Casa de Pensão

Casa de Pensão Aluísio Azevedo

Resenhas - Casa de pensão

Rubi 13/10/2022

Eu não gosto desse tipo de livro. Sempre tentei não ler e só estudar a obra mas esse ano tomei coragem e li. Tem partes boas e a história te prende, mas eu gosto de pensar que o ser humano não é tão ruim e que ele pode agir de uma maneira melhor e sem tanto interesse. Sei que o livro está de acordo com a escola que ele pertence mas ainda assim ele me deixa incomodada. Eu não leria se não fosse para o vestibular e acho que esse livro não é para qualquer pessoa porque , para mim, ele é um pouco pesado ao retratar a sociedade tão crua e maldosa

Karen 13/03/2023

Não gostei muito, talvez seja pela escrita difícil e os capítulos longos. Mas lendo o resumo em um site, eu achei legal.

Milene 21/03/2023

Plot twist bom
Como qualque livro clássico, a escrita desse é antiga e difícil de ler, mas a história no geral é legal, o final é a melhor parte porque tem muitas reviravoltas. No começo do livro eu não gostei muito do personagem principal por ele só vadiar, mas no final até que dá dó dele. O propósito do livro, considerando aa época e a escola literária que está, foi cumprido, mostrou a realidade daquele momento. Além disso, o que torna mais interessante é saber que foi baseado em fatos reais.

almeid. 12/06/2023

Esse livro tem muitas reviravoltas, é uma leitura cansativa, assim como muitos livros de época, mas não tão previsível

miguel 15/06/2023

Melhor que o último
Por deus se o próximo livro for sobre um jovem do maranhao que vai/foi pro rio se apaixona e nas ultimas 20 páginas acontece toda a emoção do livro e o arco que vai matar ele por conta dessa paixão eu vou fazer QUESTAO de ressucitar o aluisio azevedo pra espancar ele
miguel 15/06/2023minha estante
mas foi melhor ler esse que 'o mulato' os personagens aqui sao mt mais interessantes e no meio do livro pelo menos ALGUMA coisa acontece

pampamcviana 23/07/2023

A vida como ela é
Como já comentado em resenhas anteriores, um clássico não é um clássico à toa. Apesar de algumas (pequenas) mudanças culturais, a história do livro poderia muito bem acontecer nos dias atuais. Nela, mostra-se o ser humano sem "máscaras", com todos os seus ardis e interesses. Inclusive é muito interessante a questão dos "interesses". Todo relacionamento é baseado nisso, e nem sempre é algo ruim. Mas, no caso do livro, foi.

Um breve resumo sem spoilers: Amâncio é um maranhense que vai para o RJ estudar medicina. Nem tanto pelo curso, mas pelo lugar. Seu histórico de vida o fez dissimulado e manipulador, e ele queria uma rotina boêmia e "namoradeira", sem responsabilidades. Encontra um amigo, o Paiva, que o apresenta para João Coqueiro. Este o convida para morar em sua pensão, e após um plano elaborado, consegue convencê-lo. A partir daí a história se desenvolve, baseada na Questão Capistrano, um caso verídico (é interessante, podem pesquisar no Google).

Gostei muito da forma irônica usada para apresentar os diferentes personagens, sem hipocrisia. Ninguém é "mocinho", talvez todos sejam "vilões". Muitas questões psicológicas são colocadas em pauta, principalmente as vindas da infância. Lá é colocado que você é fruto de seu meio, no caso a família, e a forma como é criado vai impactar em seu caráter como adulto. Além disso, apresenta os relacionamentos sem romantização, inclusive questionando a ideia do casamento. A única romantização percebida foi a de Amâncio por dona Ângela, sua mãe. O final cortou meu coração.

Espero que, quando lerem este livro, gostem dele assim como eu.