Justiça

Justiça Michael Sandel

Resenhas - Justiça

naivtoberead 09/11/2023

De qual justiça você parte para dizer que algo é justo?
Uma professora recomendou esse livro para um trabalho em 2019 e eu me odiei por não poder ler inteiro por conta do tempo, mas jamais o esqueci.
Anos depois consegui um exemplar e me surpreendi tanto quanto naqueles poucos capítulos que li para o trabalho. Entender que para julgar o justo pode-se partir de diversos parâmetros teóricos e dando exemplos (às vezes os maiores absurdos que a humanidade já lidou) é uma sacada genial do autor. Parece haver um viés cômico que vemos em professores de sala de aula que amam o que fazem e por isso não surpreende saber que Justiça nasce das aulas dele numa das maiores faculdades de direito do mundo.

Lívia 02/10/2023

Inesquecível
Que livro perfeito.
Sabe aquela leitura que reverbera na sua vida, nas suas opiniões e visão de mundo? Esse livro não sai mais da minha cabeça, mudou totalmente a forma com que eu enxergo os dilemas morais do dia a dia e a minha ideia de justiça. O mais legal é que ele traz vários autores diferentes (Kant, Rawls, Aristóteles, Bentham?) e isso faz com que o leitor forme a sua perspectiva sobre o tema tratado. O autor se posiciona em alguns pontos, mas a proposta desse livro não é expor uma tese, e sim fazer com que o leitor se proponha a ?escrever o livro junto com o autor?, no sentido de atribuir seu próprio significado às questões morais trazidas (como a venda de órgãos e a barriga de aluguel). Acho que todas as pessoas deveriam ler esse livro, a Justiça e a Ética fazem parte da nossa vida diária, e muitas vezes nem percebemos.

Eloísa Cristina Fernandez 01/10/2023

Uma nova forma de pensar o que é Justiça
Uma das coisas que mais amei nesse livro foi a capacidade do autor de juntar alguns conceitos filosóficos clássicos com outros contemporâneos de uma forma extremamente didática e sem ser pedante, ótima leitura para leigos e pessoas mais ligadas a autores ligados a filosofia, sociologia e direito.

Lê :) 29/09/2023

O que é fazer a coisa certa? ??
É abordado no livro, em síntese: justiça, bem comum e os princípios ideais para a melhor vivência em sociedade, baseando- se nos valores morais e cívicos, bem como nos grandes pensamentos de filósofos.

Ao decorrer dos 10 capítulos, o autor trás assuntos atuais e relevantes para incitar debates - os que mais me envolveram foram os que possuem um repertório ?polêmico?, como aborto, cotas raciais e livre mercado, dentre os quais possuo minha opinião formada e discordei em alguns pontos da leitura.

Do mais, alguns capítulos foram mais cansativos, outros nem tanto, mas, no geral, é um bom livro para ler e aguçar o senso crítico.

Marcelo 14/09/2023

Simplesmente uma das obra mais provocadoras que tive a oportunidade de ler recentemente, especialmente, quando se trata de escritos contemporâneos de filosofia política.

Guilherme.Pimenta 11/09/2023

Justiça?
Neste livro há 10 capítulos que abordam temas e situações que remetem ao raciocínio de certo e errado, fazendo o leitor refletir sobre valores morais e éticos visando melhorar nosso entendimento sobre justiça e nos apresentando alguns pensadores, como: Kant, Aristóteles, entre outros...

Gabriel Franco 08/09/2023

Um verdadeiro livro de ciência social? cada capítulo, cada parágrafo, cada linha de raciocínio reflete a nós mesmo como sociedade e a forma a qual encaramos o que é JUSTO, e mais, qual JUSTIÇA nos credencia JUSTOS para julgar o mesmo! Michael Sandel é genial do início ao fim, crítico, ácido, direto, cirúrgico. Livro para ler e reler, questionar, debater! Livro que se faz necessário agir, ideais gerados a partir de debates de uma possível, ?justiça justa? não podem se ater a teorias filosóficas apenas, se cabe um raciocínio, ?É preciso sermos mais justos com a justiças e assumirmos protagonismo no papel da mesma?

Luiz Camargo 02/09/2023

Ótima Versão
O Best Seller de Michael J Sandel é incrível. Muito bom ler a introdução inédita com a conversa entre o ministro do STF, Barroso, e Sandel. Além dessa edição comemorativa ter uma ótima encadernação.

kahrolsantana 29/08/2023

LEIAM ESSE LIVRO IMEDIATAMENTE
Eu conheci esse livro e o autor/filósofo na faculdade, a professora passou um seminário sobre o caso do carrinho de golfe de Casey Martin, a partir daí fiquei fascinada, inclusive fascinada por Aristóteles. Daquele momento em diante desejei realizar toda a leitura em algum momento, e aqui estou.
Se você é um iniciante na filosofia, esse livro é perfeito. Além de uma linguagem clara, ele traz três abordagens de justiça: utilitarismo, libertarismo e a virtude cívica. Mas não é só isso, ele não só apresenta a teoria, ele traz diversos exemplos e aplicações que isso tem na realidade, a cada exemplo você fica chocado, reflete e raciocina. Aliás, eu considero esse livro essencial para qualquer estudante da área de ciências humanas.
UM DOS MELHORES LIVROS QUE JÁ LI NA MINHA VIDA!
Finalizo aqui com a última frase do livro: "Uma política de engajamento moral não é apenas um ideal mais inspirador do que uma política de esquiva do debate. Ela é também uma base mais promissora para uma sociedade justa."

Marjory.Vargas 24/08/2023

Essencial para os profissionais da área do Direito, e recomendável para toda a população. O livro te instiga a refletir e questionar sobre várias coisas que parecem cotidianas e normais na nossa sociedade, mas que não são corretas!

Line 21/08/2023

Justiça, um livro para todos.
O livro justiça, apesar de ter nascido de um curso para estudantes de direito, enquanto livro, fez-se para todos os públicos. Traz teorias de grandes filósofos e pensadores de forma simples, acessível e compreensiva. A maioria dos debates, se não todos, tem como cenário a política estadunidense, mesmo assim, não é algo restrito, é didático.

Gavi 07/08/2023

Me surpreendeu
Por ter lido esse livro cono obrigação escolar, não tive tanto prazer em lê-lo como em um outro luvro da minha estante. Entretanto o livro me surpreendeu de diversas formas com os conceitos de filosofia bem explicados e exemplificados para aqueles que não sabem de nada do filósofo em questão. Pode não ter sido uma leitura voluntária porém super recomendo para aqueles que querem debater internamente e ter seus preceitos e ideais vistos de uma forma diferente

Sophia.Shinohara 06/08/2023

Justiça
Li o livro por ser uma leitura obrigatória da escola, mas tive muita dificuldade da leitura e de gostar do livro. Tive que colocar a meta de 30 páginas por dia pra terminar a tempo da prova que eu teria sobre o livro.
É um livro importante e com muito conteúdo sobre filosofia e sociologia, mas não é meu estilo e por isso não gostei, quanto mais eu lia menos eu entendia e menos eu lembrava do que já tinha lido, foi uma confusão, não lembro da maioria dos ensinamentos do livro, isso ocorreu por eu achar o livro extremamente chato. Talvez se eu fosse ler novamente com uma idade mais velha eu gostaria mais do conteúdo.

?A não aceitação do mérito moral como base da justiça distributiva é moralmente atraente, mas também inquietante.?

Nicole 05/08/2023

Muito interessante, esse livro causa muitos sentimentos, teve capítulos em que fiquei muito revoltada kkkkkk

looh_36 04/08/2023

O que é necessário para se fazer justiça?
Apesar de ser um pouco cansativo, eu realmente gostei do livro, aborda várias linhas de raciocínio para que você pense muito sobre qual seria o certo a se fazer, se realmente existe o certo a se fazer.

Você também consegue ver o que alguns filósofos pensam sobre, como Kant, e te molda a pensar um pouco mais sobre tudo ao seu redor.

No entanto, achei a leitura um pouco cansativa, em muitas partes parecia que eu lia a mesma coisa, mas no final eu realmente gostei.