Justiça

Justiça Michael Sandel

Resenhas - Justiça

imfillipe 17/07/2023

Um bom início em ética e filosofia política
Um livro com linguagem simples e didática sobre questões morais/éticas da filosofia, recomendo para quem quer ter o primeiro contato com o assunto. Sandel apresenta de maneira simples algumas das formas de pensar a ética e a política de acordo com alguns filósofos, colocando em debate situações e assuntos complexos. Entretanto, é inegável a falta da apresentação da visão de Marx nesse livro.
Recomendo a leitura do texto "Justiça: o que é fazer a coisa certa. Michael Sandel se esqueceu de Marx?"

Mandy 09/05/2023

Ótimo livro, introduz algumas correntes filosóficas para abri o debate acerca do que é justiça e como alcança-la. É muito interessante a forma que o escritor interliga e confronta uma corrente de pensamento e outra.

Nath 25/03/2023

Desafiador
O título desta resenha descreve esse livro. Isso porque esse livro te desafia a ir além dos limites de suas convicções. Aborda assuntos de extrema importância na sociedade fazendo links perfeitos entre pensamentos de grandes filósofos e a atualidade e trazendo sempre duas versões sobre essas questões.
Amei o livro e com certeza amaria ainda mais ter feito o curso que o originou.

@quixotandocomadani 17/03/2023

O livro tem uma línguagem fluida e fácil de ler. Do meio para o fim fica um pouco cansativo, mas no balanço geral gostei bastante da leitura: me fez conhecer conceitos e pensadores (utilitarismo, livre mercado, Kant, Aristóteles...) sempre explicando os dois lados da moeda, citando exemplos e situações para que o leitor possa tirar suas próprias conclusões.

“O desafio é imaginar uma política que leve a sério as questões morais e espirituais, mas que as aplique a interesses econômicos e cívicos.”

O conceito de uma sociedade justa está ligado ao que seria uma sociedade boa? Que tipo de discurso político nos levaria nessa direção? Como atrelar tudo isso à liberdade individual?

Me peguei pensando bastante sobre JUSTIÇA X LIBERDADE. Será que somos suficientes maduros e responsáveis para cada um escolher o que é melhor para si? Michael defende que uma sociedade justa requer um forte sentimento de comunidade e cidadania, acho que seria um ótimo caminho para aprendermos a ser mais tolerantes e menos egoístas.

site: https://www.instagram.com/quixotandocomadani/

Fabiano 15/03/2023

Cativante e surpreendente
Justiça promove uma leitura fluida expondo conceitos filosóficos e políticos de forma eficaz, acrescentando uma nova visão a uma tema fundamental para as sociedades pretensiosamente democráticas. Cativante do início ao fim pode surpreender até mesmo o mais experiente estudioso do assunto.

Simone 19/02/2023

Com um viés totalmente de esquerda, a leitura foi excelente para aguçar meu senso crítico.
Recomendo!

Liviacozy 17/02/2023

Leitura acadêmica maravilhosa
O livro 'Justiça: O Que é Fazer a Coisa Certa' de Michael Sandel é uma leitura fascinante que desafia o leitor a pensar mais profundamente sobre os conceitos de justiça e moralidade. Sandel apresenta diversos casos e dilemas éticos, desde o caso do prisioneiro de guerra até a distribuição de recursos em uma sociedade, e convida o leitor a refletir sobre as diferentes perspectivas que cada um desses casos apresenta.

O que mais me impressionou no livro foi a maneira como Sandel apresenta os argumentos de diferentes filósofos, tanto clássicos quanto contemporâneos, e os coloca em diálogo uns com os outros. Isso ajuda o leitor a ver como as ideias morais evoluíram ao longo do tempo e como diferentes filósofos abordaram questões semelhantes.

No geral, 'Justiça' é um livro desafiador e provocador que vale a pena ler para quem busca uma compreensão mais profunda do que significa fazer a coisa certa em diferentes situações. A leitura é acessível e envolvente, e recomendo a todos que estão interessados em filosofia, ética e justiça social.

maria 16/02/2023

Sociedade
O que você acredita ser certo ou errado?
Questões pra refletir sobre a vida em todos os aspectos. Somos donos de nós mesmo? o que importa é a felicidade da maioria? Ou o motivo? Quem merece o que? Questões debatidas na visão do autor que nos deixam intrigados sobre.

Paulo2175 12/02/2023

Um livro visto sob uma outra dinâmica sob o óbvio

É um livro que nos tira da zona de conforto, para refletirmos até onde somos responsáveis por inúmeros acontecimentos, como a igualdade , racismo, aborto, política e outros assuntos que geram uma discussão , muitas das vezes filosóficas ou teológicas .
Qdo Kennedy, em 1968, discursou sobre o PIB dos Estados Unidos que chegara , na época , a 800 bilhões de dólares, porém nesse PIB estavam embutidos: poluição do ar, destruição de florestas, propaganda de cigarros, programas de televisão que estimulava a violência e venda de brinquedos perigosos para as crianças etc . Era portanto um PIB que não garantia saúde , educação de qualidade para todos. Paramos para pensar até onde a obsessão pelo dinheiro e bens materiais vale a pena .
Justiça trabalha muito com as ideias de Aristóteles , Jeremy Bentham, Emmanuel Kant, John Stuart Mill, Robert Mozick e John Raws. E vamos notar como essas idéias estão enraizadas na nossa política , nos tribunais e na vida das pessoas, enfim é um livro para avaliarmos se somos capazes de ter uma discussão sensata sobre que tipo de sociedade realmente queremos .

Alex 05/02/2023

Bom, mas
Reduz a concepção de justiça à democracia liberal. Os debates abordados estão todos no contexto estadunidense, como o "dilema" de um oficial americano entre matar pastores de cabras afegãos ou pôr em risco o seu pelotão. Ainda assim permite compreender a dinâmica de debates polêmicos e difíceis, como cotas e legalização do aborto, seja pela perspectiva de justiça utilitária, liberal, kantiana, igualitária ou aristotélica. Para mim, o mérito está na reflexão se somos responsáveis por ações de nossos antepassados, como o escravagismo e o nazismo, e os debates sobre dever moral cívico e a responsabilidade coletiva.
Recomendo a leitura do artigo "Michael Sandel se esqueceu de Marx?", por Eduardo Sadalla Bucci, no site LavraPalavra.

nick 27/01/2023

muito interessante
demorei um pouco na leitura desse livro porque sempre que sentava pra ler queria absorver todas as informações que o autor estivesse tentando me passar.

por mais que em algumas partes a leitura tenha sido um pouco chatinha, no geral foi muito interessante

o autor tem uma didática incrível e nos explica assuntos complexos de importantes filósofos de maneira simples através de exemplos muito fáceis de serem entendidos

achei uma leitura muito interessante que me fez até refletir sobre alguns tópicos e o que eu realmente penso sobre eles, me trazendo um novo ponto de vista

Rebeca 23/01/2023

Livro INCRÍVEL
Esse livro é simplesmente perfeito! Perfeito. Todo mundo devia ler. Todo mundo.
A proposta, a forma de abordagem e a junção do teórico+prático te força a pensar MUITO, amo demais.

Liiiups 22/01/2023

Inspirador!
"Justiça" foi um dos livros que mais me fizeram sair da zona de conforto, e é por isso que merece uma nota acima da média.

Sempre explicando cada um dos ideais sobre justiça e os ilustrando com inúmeros dilemas morais, Michael J. Sandel realmente cria uma "explosão" mental sobre algo tão importante na sociedade: justiça.

Esse livro te faz pensar sobre como a justiça é importante para o mundo, mais importante até do que você achava. É que a justiça, querendo ou não, é a base dos assuntos e problemas mais impertinentes da humanidade, e saber o que é justo e pôr esse aprendizado em prática é, basicamente, acabar com esses problemas.

A forma como as ideias são trabalhadas te faz sempre refletir sobre cada uma delas, e a neutralidade do autor faz crescer a amplitude de respostas para as perguntas. Ele ainda fecha o livro com chave de ouro, mostrando um pouco do seu pensamento ( eu até me emocionei ) e uma proposta do que poderia ser, para ele, um mundo mais justo.

Naty 12/01/2023

As discussões do livro são maravilhosas
Não dita aquilo que devemos ver como justo, mas nos faz olhar para dentro de nós mesmos e pensar aquilo que consideramos certo e errado, não só nessas situações descritas, mas em outras discussões que cercam nosso dia a dia e nossa vida

nuabbo 09/01/2023

Esse li durante a faculdade, é incrível como as ciências humanas se conectam e nos fazem pensar em diversos padrões que nos são impostos.
A cada capítulo, imensas perguntas... o que é fazer a coisa certa? E por qual motivo isso é certo?
Enfim, leitura maravilhosa...