A Arma Escarlate

A Arma Escarlate Renata Ventura

Resenhas - A Arma Escarlate

Nanda 14/06/2021

SIMPLESMENTE INCRÍVEL
É impressionante como A Arma Escarlate tem a mesma essência de Harry Potter mas sendo totalmente original. É tudo muito bem feito, a autora fez um trabalho incrível de pesquisa, ela escreveu sobre o Brasil de verdade, mesmo numa história de fantasia. Eu, como fã de Harry Potter: AMEI.
Chorei tanto no final, chorei, não consegui suportar a tensão acumulada ao longo do livro.
Obrigada, Renata Ventura.

mandy de andrade 02/06/2021

Perfeito!
Me surpreendeu! No início não me apeguei ao livro, foi até difícil que continuar a leitura, mas na metade já fiquei viciada e não conseguia parar de pensar em como Hugo e os Pixies resolveriam tudo ?. Ansiosa para ler o próximo!

Igor.Porfirio 27/05/2021

Espetacular!
Parabéns à autora por escrever um livro tão longo e tão cheio de ação e detalhes em cada capítulo.

Parei 2 vezes de ler porquê encontrei outras leituras que me fisgaram com mais urgência, mas nada desmerecendo esta obra.

Há semelhanças com Harry Potter, confesso, tanto no cenário, teor da história e personalidade de alguns personagens. Entretanto, a fluidez de ideias e enriquecimento de detalhes fazem desta obra diferente e... brasileira: A adição de outras escolas em cada região, a temática carioca em todos os cantos, a inserção de algumas criaturas do folclore e os feitiços serem originados de línguas nativas. Que vasta pesquisa e conhecimento da autora!

Muito bem construído, cenários e personagens completos. Alguns plots legais. Mas, acima de tudo, foi incrível a evolução do protagonista no decorrer de toda a história.

Pelo o que posso observar, esta saga tem grande potencial e, pelo o que pesquisei e já ouvi falar, a autora é foda então não estou receoso em saber que o que virá, será muito legal!

Dulci 27/05/2021

A arma escarlate
Ele aborda muitos assuntos no geral mas ele se aprofunda bastante no tráfico de drogas, eu o considero um livro "leve", a história se passa no Brasil oque isso torna muito divertido ( na minha opinião) e pra quem é fã de Harry Potter é uma ótima opção pois eu acho bem parecido já que o personagem principal é enviado pra uma escola de magia e bruxaria...bom acho q é isso Sorry não sei fazer resenha ??

João 25/05/2021

O melhor do Brasil é o brasileiro
Mano do céu, que saudade que eu tava do mundo bruxo depois do intensivão de HP q fiz ano passado hahaha
Sem dúvida o melhor do Brasil é o brasileiro! E Renata Ventura prova isso brilhantemente com A Arma Escarlate. Mano, ela apresenta um protagonista que mora numa favela do Rio de Janeiro e que se vê imerso num ambiente de criminalidade e do nada descobre que é bruxo! Idá ou Hugo Escarlate é um jovem complexo, não confia em ninguém e isso acaba levando ele a se meter em encrencas o tempo inteiro. Mas ele acaba fazendo amigos que se importam com ele verdadeiramente. Amigos esses que vão animar ainda mais sua estádia na escola de bruxaria, que pasmem, fica embaixo do Cristo Redentor! Isso mesmo hahaha Cada personagem é único e a gente consegue aprender com cada um deles. E os feitiços? Renata conseguiu abrasileirar tudo com muita inteligência. Sem contar na forma que ela apresenta várias lendas, inclusive a da Mula sem Cabeça! Simplesmente fantástico! Leiaaam ??
Luana 26/05/2021minha estante
eu to apaixonada nesse livro socorro ??

João 26/05/2021minha estante
Muuuuuito bom

ANDER CELES 26/05/2021minha estante
Que interessante. Não conhecia. Fiquei com vontade de ler.

João 26/05/2021minha estante
É uma leitura gostosinha, pode colocar na sua lista q você vai curtir

Luana 25/05/2021

LEIAM
Apenas PERFEITO pra matar a saudade do mundo bruxo ja conhecido, e acabar se apaixonando por todo esse universo novo aqui no Brasil, com a nossa escola em um lugar incrivel, com nossa diversidade, nosso folclore, nossos sotaques, nossa história, enfim perfeito ??

De cara vc se apaixona pelos personagens. Uns fazem merda pra caralho mas vc sempre fica na torcida pra q eles consigam se resolver, uns que são uns nenens e vc quer proteger de todo o mal, e tudo isso em um ambiente que a gente conhece e que a gente se pergunta de como seria desde a leitura do primeiro livro de harry potter.

Acho q a escritora desenvolveu tão bem esse novo cenário do universo que nós já conhecíamos, mas de um jeito tão único e tão brasileiro, sabe? Apresentando tb os problemas do mundo não-bruxo, como o que o Hugo e sua mãe enfrentavam na favela, envolvendo tráfico e tals.

Acabei demorando pra ler esse livro por pura falta de tempo, pq o livro em si é super interessante, não me lembro de nem uma parte que foi ?arrastado?

Enfim, se vc gosta do universo bruxo e tem saudade, leia que vc não vai se arrepender??

To meio desesperada pra ler o próximo
socorro?

wonupabo 22/05/2021

Superou minhas expectativas
A autora conseguiu propor e oferecer com maestria um cenário e história totalmente originais e muito bem pensados. O livro desenrola uma história que já nos prende do começo ao fim, gozando de personagens, criaturas, cenários e eventos que intrigam e empolgam. Me surpreendeu do começo ao fim e já estou esperando a continuação chegar na minha casa para que eu possa ler mais desse universo mágico incrível.

Thiago 14/05/2021

A história é brilhante, a Renata conseguiu trazer para o Brasil uma história do mundo bruxo, sem perder o encanto e a magia desse mundo e incluindo a realidade brasileira nele. Ela conseguiu abordar muitos temas e problemas presentes em nossa cultura, muitos de forma bem enfática. O livro começou maravilhosamente bem, porém no meio perdi um pouco o estímulo, pois apesar de ter gostado dos diversos temas abordados, acho que em alguns momentos, foram abordados muitos de uma vez, o que acabou carregando a história. Mas o final do livro é completamente compensador, ela conseguiu concluir a história de forma incrível, com ótimas reviravoltas e pontas para o próximo livro.

Lua 13/05/2021

Estava há um tempo querendo ler esse livro rs
E é tão diferente do que eu esperava! Não esperava a Renata abordar a realidade no Morro Dona Marta! Gostei muito de conhece a Korkovado e concordo quanto a europização das coisas hahaha

Hemilly | @pastelescritor_ 06/05/2021

Já pensou na possibilidade de existir uma escola de Magia e Bruxaria no Brasil?

Em A Arma Escarlate a @renata_ventura_escarlate nos apresenta essa possibilidade, e como nosso país é muito grande nós acabamos descobrindo que aqui existem 5 escolas espalhadas pelo nosso território.

O ano é 1997, nosso narrador é o Idá, um adolescente de 13 anos que vive no morro da Santa Marta no Rio de Janeiro até o dia em que entra em contradição com a sua família e com um dos chefes do tráfico ele acaba recebendo uma carta carta dizendo que ele é um bruxo e que sua vaga está garantida na escola do Notre Dame do Korkovado.

Ele então sai fugido e jurado de morte com o objetivo de aprender magia e salvar a sua mãe e avó da violência, da falta de dinheiro e da iminência do perigo no dia a dia.

"Os amigos são sempre a proteção da gente. Mais forte do que essa que tu carrega no peito."

Esse livro me envolveu em uma aventura durante toda uma semana, com diversos acontecimentos, violências, termos e nomes genuinamente brasileiros que trazem uma imersão sensacional para a história.

"Mas não pense que eu não acredito nisso, Hugo. A Magia é um dom sim, e com ela vem muita responsabilidade. A questão é: o que você faz com o que lhe é dado?"

Para além de uma história de magia nós temos temas sobre questões sociais, recortes de classe, colonização e descolonização, além de decisões nada fáceis de serem tomadas. Cada personagem tem uma faceta diferente, e carregam um pouquinho de esperança, de empatia, de questionamentos sobre o que é ou não ser responsável e quem dita isso.

Hugo Escarlate me preocupou e imagino quanta confusão ele ainda vai causar no Korkovado e nas escolas que vai visitar. Mal posso esperar pra saber como essas história termina.

letticia 30/04/2021

No começo eu tava amando tanto, mas lá pros 70% do livro eu achei q começou a ficar cansativo nada de MUITO interessante tava acontecendo e o Hugo só faz merda coitado.
Mas foi muito legal ler sobre bruxos no Rio de Janeiro e eu quero sim ler os outros da saga pq por mais q o livro ñ tenha me prendido muito ele te deixa curiosa pra saber o vai acontecer depois

William108 28/04/2021

Gostei muito da leitura! Como eu amo muito Harry Potter, quando vi sobre esse livro fiquei empolgadissimo para ler. E não me decepcionei em nada. A história é tão boa e vc se apega tanto aos personagens.

Muitos chamam esse livro de "Harry Potter brasileiro" por ser baseado nas obras da JK e pelo mundo mágico, mas a história foi muito bem adaptado à realidade brasileira. A escola não é tão perfeita como Hogwarts, o protagonista não é um herói (talvez um anti herói?). Vc se sente num caso de amor e ódio com Hugo, mas em muitas das vezes vc entende as ações dele, mesmo não sendo corretas. Já estou louco para ler os próximos.

Acho que todo Potterhead deveria dar uma chance pra Renata e apreciar essa linda obra brasileira.

Clarinha 27/04/2021

Uma aventura bruxa no Brasil
Concluindo a releitura desse livro espetacular, convencida pela própria Renata anos atrás a ler esta aventura bruxa no nosso Brasil, só posso dizer que sou apaixonada por uma história.

"A Arma Escarlate" é mais do que um livro contendo elementos que nos lembram Harry Potter, é um livro que trás nossa realidade brasileira, assim como fortes elementos da nossa cultura e folclore que mereciam mais destaque na nossa literatura nacional.

Uma leitura que te leva do Morro do Dona Marta, para dentro do Corcovado, onde podemos encontrar a Escola de Magia e Bruxaria do Rio de Janeiro (Nossa Senhora do Korkovado), uma das cinco escolas do nosso Brasil, cenário deste maravilhoso livro. Acompanhamos a história de Hugo Escarlate, um jovem morador do Dona Marta que se descobre bruxo no dia em que resolve fugir do morro ameaçado de morte por um dos traficantes locais.

Além de Hugo temos diversos personagens que chamam nossa atenção e que nos cativam até mesmo mais do que nosso protagonista, como os Pixies, grupo composto por Caimana, Viny, Índio e Capí (particularmente meu personagem favorito e meu crush literário #1).

Envolvente, cativante e rico em cultura brasileira. Um livro muito bem escrito e que se mantém na minha lista de favoritos.
andreqc 27/04/2021minha estante
AMEI A RESENHAAAA ??

Meena 22/04/2021

Hugo e seu caos
Conheci a história do Hugo por indicação e fui logo comprando a saga toda.
Para meu gosto, a escrita foi muito lenta e isso me deixou um pouco sem vontade de ler, mas fui lendo um pouco por dia, até que chegou o momento em que tudo virou uma bola de neve e o Hugo só podia esperar ela chegar.... melhor parar ou conto a história toda kkkk
Quase esqueci, eu adorei ter como espaço o nosso país, estou tão acostumada a imaginar essas magias só por um "olhar europeu".
E dps de ler vc vai ficar assim: Renata paga minha terapia....

alA.0 19/04/2021

Apaixonada pelo universo bruxo brasileiro! ??
Apesar da leitura ter sido bem lenta ela fluiu bem (???) haha. Em muitos momentos eu não tinha vontade de parar de tanto curiosidade sobre o desenrolar dos acontecimentos.
Hugo é aquele protagonista que a gente tem que se segurar pra não estressar, muitas vezes só faz besteira. Muitos dos outros personagens são maravilhosos (Capí estou falando de você), e fazem com que a gente torça pra eles conseguirem por juízo na cabecinha do Hugo. E ah, as referências que a autora colocou são otimaaaas
Única coisa que eu não gostei tanto nesse livro foi a falta de explicação sobre algumas coisas. As vezes eu sentia que a autora jogava uma informação mas não se extendida em explica-la muito bem, retomando só muito tempo depois.
Lalaura 19/04/2021minha estante
Esse livro é brasileiro?