O filho de mil homens

O filho de mil homens Valter Hugo Mãe

Resenhas - O Filho de Mil Homens

Caio 10/09/2020

"Somos o resultado de tanta gente, tanta história, tão grandes sonhos que vão passando de pessoa a pessoa que nunca estaremos sós"
Fazia tempo que não lia algo tão poético quanto o livro "O filho de mil homens" de Valter Hugo Mãe. Muito bem recomendado, foi o primeiro (de muitos, eu espero) dos romances do autor que li.

Um livro que fala de histórias de vida, de solidão e de encontros, de vivências, de traumas, preconceitos, discriminação, de amor e de gente. Fala de gente de verdade, que quer ser feliz.

A escrita do autor chama muito a atenção para a escolha das palavras, que parece ter sido feita à dedo, só para deixar o leitor com aquela cara de embasbacado a cada frase e para tentar nos dizer que nunca é tarde para buscar ser feliz!
@Estantedelivrosdamylla 10/09/2020minha estante
Eu amei. Também foi minha primeira leitura das obras do autor, e foi uma experiência única.

Dan 10/09/2020minha estante
Grata pela resenha! Estava sem saber por qual obra de Mãe iniciar. Agora sei. :)

Alícia 14/09/2020minha estante
nossa, fiquei com mais vontade de ler!!! ?

Nath 02/05/2023

Poético, sensível e profundo. Esse livro é um misto de sensações. A sensibilidade dos personagens é incrível. É um livro excelente.
Felipe Zamoran 03/05/2023minha estante
??????

Felipe Zamoran 03/05/2023minha estante
Mandei um monte de coração, mas acho que o Skoob transforma em pontos de interrogação kkkk

Nath 06/05/2023minha estante
Aqui aparece coração ?? kkkk

Luna 24/07/2020

Encantador!!!
No início, o livro parece uma porção de contos independentes, mas ao passar as páginas as histórias vão se encontrando de modo que todos os envolvidos convergem para a se tornarem componentes de uma grande família.

Abordando temas como a solidão, a hipocrisia social, o "ser mulher", a homossexualidade, entre outros, o autor usa uma narrativa incrível, poética e cheia de profundidade - cada trecho é digno de nota! Ler com um marca-texto é essencial nesta aventura...

Várias frases se repetem, em contextos diferentes e com personagens também diferentes, e elas vão sendo ressignificadas ao longo da história... Como o trecho "para dentro do homem o homem caía", que ao final toma outra forma, assim como o amor e a felicidade que vão assumindo várias possibilidades... Nada mais justo, já que essas definições são subjetivas e individuais. É mágico!!!

Escolheria "resiliência" como palavra central para esse livro, tendo em vista que a felicidade é duramente apresentada como um estado de conformação com a realidade.... mas, de todo jeito, bela porque é possível.

TRECHO: "Somos o resultado de tanta gente, de tanta história, tão grandes sonhos que vão passando de pessoa a pessoa, que nunca estaremos só." (p. 205)
Adriele 24/07/2020minha estante
Quero tanto ler esse livro

Adriele 24/07/2020minha estante
Já está na minha lista

Luna 24/07/2020minha estante
Vale muito a pena!!! Vai com tudo ?

Livia 20/05/2020

Maravilhoso!
Nesse livro, o autor conta uma história simples de um jeito incrível e poético. É uma leitura tão rica em sensibilidade que acalenta o coração. Envolve ainda temas como a adoção, homofobia, discriminação e opressão machista. A história gira em torno de um pescador, Crisóstomo, que busca adotar um filho para se sentir completo. Ao mesmo tempo, há outras histórias que vão se entrelaçando. É um livro para ser lido devagar para que se possa dirigir cada poesia inserida em seus capítulos. Considero-o o meu favorito de 2020 e o primeiro romance que desejo reler.
Nanda Fernandes 20/05/2020minha estante
Deu até vontade de ler!!! :)

Livia 21/05/2020minha estante
Eu amei, Nanda. Não sei se você gosta desse estilo. Ele é bem característico. Mas se você for ler, me fala depois o que achou. Abraços.

Nanda Fernandes 21/05/2020minha estante
Falo sim! ;*

Ana - @edicaodebolso 10/03/2021

O filho de mil homens
"Todos nascemos filhos de mil pais e de mil mães, e a solidão é sobretudo a incapacidade de ver qualquer pessoa como nos pertencendo, para que nos pertença de verdade e se gere um cuidado mútuo."

??ATENÇÃO - Esse livro faz parte da série: li, amei e não encontro palavras a altura para falar sobre ele."

Em O filho de mil homens, a história é contada de uma forma tão sensível e cheia de metáforas para a vida, carregada de sentimentos, poética até, que não tem como não sentir o coração aquecido com as palavras de VHM, não tem como não sentir-se tocado com essa narrativa.

A história gira em torno do inesquecível e solitário Crisóstomo, mas ao longo dela outros personagens são inseridos, cada um com suas características e particularidades que trazem a trama temas como amor, solidão, segunda chance, machismo, preconceito, dores e perdas .

Suas histórias se cruzam de forma brilhante mostrando que somos todos resultados de muitas histórias que se entrelaçam ao longo da vida.

Primeiro contato com Valter Hugo Mãe e finalizei a leitura completamente encantada com o autor.

É mais que uma indicação de leitura, é praticamente um pedido, leia O filho de mil homens e se encante você também.
asnmendes 10/03/2021minha estante
É muito difícil ler os livros de vhm e não colocá-los nessa série! Super indico os outros ?

Ana - @edicaodebolso 10/03/2021minha estante
Aaaaa alguém que me entende! RS.
Impossível ler apenas um, né?
Obrigada

asnmendes 10/03/2021minha estante
Ele deveria ser obrigatório para qqr pessoa!
Parabéns pela resenha!

Gisele.Maravieski 08/06/2017

VHM é um grande poeta
Mais um livro emocionante de Valter Hugo Mãe. Quando li "A desumanização" achei que seria sua grande obra, mas "O filho de mil homens" supera. A narrativa tem a densidade que é peculiar do autor, cheia de poesia e sentimentos, e o enredo se desenvolve de forma humana. Acho que esse livro deveria se chamar "A humanização", pois, por meio do amor, é como ele me fez sentir, completamente humanizada.
Jimena 09/06/2017minha estante
Linda resenha, Gi. A sensação é essa mesmo! De redenção da humanidade.

Gisele.Maravieski 12/06/2017minha estante
Amei o livro, Ji! Ficou marcado em mim!

Jimena 06/12/2018minha estante
Em mim tb ?

Edna Souza 13/01/2023

"Pertenciam-se e comunicavam entre si pela intensidade dos sentimentos. Tinham inventado uma família."

Aos quarenta anos Crisóstomo resolve buscar um filho, que é o que falta para sua vida ficar completa. Encontra um órfão que o completa. E depois dessa busca encontra também Isaura, mulher rejeitada por não ser virgem e vê a possibilidade e completar ainda mais sua vida e história.

Em meio a essa busca e encontro surgem outros personagens que embelezam a escrita e trazem reflexões para diversos temas.

Livro de leitura leve e encantadora. Tendo como principal objetivo mostrar como o amor muda e constrói laços jamais imaginados.
Gleidson 13/01/2023minha estante
Maravilhoso, né? Eu tô gostando bastante. Interessante como o autor vai tecendo a história.

Edna Souza 13/01/2023minha estante
Maravilhoso mesmo!! Não podia ter escolhido livro melhor para começar o ano!!

Kamyla.Maciel 13/01/2023minha estante
Amo!!!!

Luizinho 31/03/2020

O que te falta para ser feliz?
Aquele autor que da vontade de ler até a lista do supermercado

Diferentes tramas de diversos personagens complexos e muito bem construídos, que se entrelaçam e nos deixam cada vez mais envolvidos por suas histórias e cotidianos.

Personagens esses em busca da felicidade nas coisas mais corriqueiras da vida, como um casamento dos sonhos, um filho perfeito e a aceitação e o afeto da mãe...

*Quote: "Deve nutrir-se carinho por um sofrimento sobre o qual se soube construir a felicidade... ...Nunca cultivar a dor, mas lembrá-la com respeito, por ter sido indutora de uma melhoria, por melhorar quem se é."

**Resenha editada a partir do histórico de leitura no skoob.
Leticia 09/04/2020minha estante
Migo, não sabia que tu tinha lido esse. Tô louca pra ler

Luizinho 09/04/2020minha estante
É perfeito, amo esse autor

Leticia 09/04/2020minha estante
Vou ler assim que terminar o que eu tô lendo

Bruno.Vargas 13/01/2021

Um brinde à família, um brinde ao amor.
Sem dúvidas o livro me convidou a fazer este brinde do título com um carinho especial!

Um livro grande tal qual a galinha de Gemúndio! Sem tabu na escolha dos vocabulários, que desenham cenas das mais nojentas às mais belas e doces.

Inicialmente uma atmosfera pesada de pessoas com valores que poderia se dizer desprezíveis, mas em meio a tudo isso existe Crisóstomo, um pescador de almas, e mais do que isso um grande educador.

Esta obra é para todas as pessoas que acreditam que a família não limita-se nas relações consanguíneas! Às vezes precisamos buscá-la em outras pra engrandecer a nossa!
E para os que não acreditam nisso, não duvidar que temos 1000 pais e 1000 mães que nos antecederam.. então em algum lugar nossas árvores genealógicas se entrelaçam!

Crisóstomos, Isauras, Camilos, Antoninos e Mininhas! Gratidão!
Lucas M. 07/02/2021minha estante
VHM é incrível!
A máquina de fazer espanhóis é fantástica ?

Bruno.Vargas 07/02/2021minha estante
Ah! Super!!! Vou jogar na meta de leitura aqui. Acabei de ver uma amiga q tá lendo e fiquei curioso. Daí tu fala aqui. Haha sinais

Clara 24/12/2020

Para dentro do homem era um sem fim.
Valter Hugo Mãe tem uma escrita excepcional, simples e singular, entretanto, sinto que "O filho de mil homens", não consegui me tocar tanto, houve tantos pormenores que para mim a leitura tornou-se um pouco chata em certos momentos.
O final é o mais emocionante, a sensibilidade com que é escrito o final é única, mas o restante do livro não me agradou.
Pati 25/12/2020minha estante
Estava aqui refletindo sobre minhas leituras do Mãe ao ler teu comentário. Tive uma primeira impressão de VHM muito avassaladora com o Máquina de fazer espanhóis. Depois li o Desumanização e fiquei bastante intrigada com a tristeza e a história em si. Quando fui ler meu terceiro livro do autor, Filho de mil homens, minhas expectativas estavam tão altas que senti uma certa desconexão. O livro é sem dúvida poético e bonito, mas acho que eu esperava uma revolução e acabei encontrando 'só' a beleza da escrita. Pretendo reler algum dia, baixando a expectativa, pra ver o que saí da segunda leitura.

Clara 25/12/2020minha estante
Nossa super lhe entendo, o primeiro do Mãe que eu li foi "O paraíso são os outros", achei tão fofinho e encantador, que resolvi encarar outro e foi "O filho de mil homens", eu saí tão decepcionada da leitura, esperava algo tão grande do livro.... Para mim alguns personagens receberam atenção demais, foi uma descrição massante e isso não me atraiu nem um pouco.
Mas pretendo ler "A máquina de fazer espanhóis", para ver se as expectativas vão aumentar. Haaha

Valério 13/07/2015

Sutilezas de amor
O livro transborda, pinga amor. Traz histórias aparentemente isoladas que se fundem e onde sobressai a grandeza do ser humano, mesmo nas mais comoventes adversidades.
O livro emociona, nos leva a refletir com profundidade, a questionar nossa fé na humanidade. E, por fim, renová-la.
Isto posto, vamos ao estilo. Valter Hugo Mãe escreve tão belamente como pouquíssimos. Abusa do português, extraindo-lhe nuances e estrofes que mais se assemelham a músicas e poesias.
É o primeiro livro que li do autor. Que, daqui por diante, farei questão de ler bem mais.
Este livro entra para o rol dos melhores livros que já li em minha vida. E, sem dúvida, encabeçará a lista dos melhores livros do ano (que faço anualmente).
Raras são as vezes em que um autor consegue colocar tanto amor em uma história, passando longe de clichés e tendo o estilo tão cativante.
Valter Hugo Mãe entra na categoria dos grandes mestres da literatura mundial, no minha opinião de apaixonado pelos grandes clássicos.
Recomendo, com incontido entusiasmo, a leitura deste grande livro.
Vanessa.Pitsch 18/07/2015minha estante
Fiquei morrendo de vontade de ler e já o encontrei! Agora é só esperar a vez dele na fila! :)

Valério 19/07/2015minha estante
Que responda, hein, Vanessa? Tomara que goste. Para grandes expectativas, há muito mais responsabilidade. Bom proveito. Bjo

Vilamarc 20/04/2020

Reinventando Famílias
O melhor desse livro é a ampliação do conceito de família, de como as metades se procuram e se acham, de como se estranham, de como se complementam e se ajustam, e se enriquecem.
Um livro que nos ensina a superar pré-conceitos, em ver além das aparências e em desvelar os rótulos para enxergar o que as pessoas têm de melhor. Ir além das visões sociais restritivas.
Adorei ao final o desejo do autor...
Anna Raísa 28/04/2020minha estante
Perfeito! Vc achou a expressão que eu procurava para descrever esse livro "Reinventando Famílias".

Vilamarc 28/04/2020minha estante
;)

Pedro Nabuco 20/09/2015

A simplicidade como nobre virtude.
O Filho de Mil Homens é um livro simples, o que não é demérito algum, é apenas o que ele é: simples. E em sua simplicidade é impregnado de lirismo e reflexões.
No livro, nos é apresentado um cenário de vida interiorana, onde os acontecimentos particulares se confundem com o que ocorre no coletivo.O autor traz para sua obra, de maneira natural, temas complexos como o preconceito, e sem julgamentos, Valter Hugo Mãe traz um retrato de uma vida simples e banal, daquela em que se faz o que se pode com o que se tem, e na qual as aspirações não ultrapassam a realidade em que se vive e os sonhos são ingênuos e, justamente por isso, verdadeiros.
Essa ingenuidade e banalidade em que vivem os personagens diverte e ao mesmo tempo causa uma certa nostalgia, o mundo contemporâneo é tão complexo, tão cheio de distrações, de metas "importantes" a alcançar, de objetivos "urgentes" a percorrer que ao nos deparar com um homem de 40 anos que só quer um filho para criar nos sentimos ao mesmo tempo, divertidos por sua pureza e simplicidade, como se ele fosse alguém simplório demais que não chega a ter ambições sérias, e nostálgicos pela profundidade do desejo simples de um homem incauto e ingênuo.
A escrita do autor é muito interessante, ora prevalecendo o pensamento de um dos personagens, ora uma voz narrativa, ele cria um cenário linguístico muito envolvente e interessante, fazendo com que nos sintamos verdadeiramente imersos nos sentimentos e dilemas dos personagens por suas óticas próprias.
Por fim, é um romance belíssimo, permeado por um certo romantismo é um ótimo contraponto à minha recente leitura de "Memórias Póstumas de Brás Cubas". Além de uma prazerosa experiência literária e um promissor primeiro contato com o autor, deixou reflexões interessantes que me fizeram pensar na máxima: ser feliz é simples, difícil é ser simples.
Vale demais a leitura!
Mariana 13/12/2015minha estante
Excelente resenha!

Mayane25 30/12/2015minha estante
Sua resenha diz exatamente o que está me fazendo adorar esse livro. Valter Hugo Mãe foi uma bela descoberta pra terminar 2015. :)

Paula 20/06/2012

Um amor que muda o mundo
"O filho de mil homens" foi a primeira obra de Valter Hugo Mãe que tive o prazer de ler. Fui indicada e não me decepcionei; me surpreendi, aliás.
A obra conta diversas histórias simultâneas que se entrelaçam no decorrer dos capítulos. Crisóstomo, um humilde pescador já no auge de seus quarenta anos, sonha em encontrar um filho para chamar de seu. Sozinho, sem amor e sentindo-se extremamente perdido, ele pede à natureza que lhe envie um menino para que possa cuidar e dedicar todo um amor que tem estocado dentro de si. Eis que a natureza atende seu pedido e, junto com um menino - agora órfão de uma mãe anã e de um pai desconhecido-, presenteia-o com o amor de uma mulher já acabada pelas tristezas da vida. Isaura mostra-se simples e descrente, mas aprende com Crisóstomo que a vida pode mudar num repente e moldar-se de acordo com o que somos. "A felicidade é o que podemos ser".
Dentre esses personagens, temos vários outros que abordam temas como a homossexualidade, o preconceito, a solidão, o abandono e a felicidade de forma simplória.
O livro é de uma sensibilidade incrível, particularmente nunca fiquei tão encantada com a descrição tão perfeita de sentimentos recorrentes no dia a dia. Valter Hugo tem minha admiração e devoção.
Um livro que todos deviam ler. 5 estrelas, sem sombra de dúvida!
***
“O Crisóstomo disse ao Camilo: todos nascemos filhos de mil pais e de mais de mil mães, e a solidão é sobretudo a incapacidade de ver qualquer pessoa como nos pertencendo, para que nos pertença de verdade e se gere um cuidado mútuo. Como se nossos mil pais e nossas mil mães coincidissem em parte, como se fôssemos por aí irmãos, irmãos uns dos outros. Somos o resultado de tanta gente, de tanta história, tão grandes sonhos que vão passando de pessoa a pessoa, que nunca estaremos sós.”
Mariana 23/06/2012minha estante
Como sempre, sua resenha está maravilhosa. Muito bem escrita e nos faz querer ler o livro! Parabéns!

DIRCE 08/07/2012minha estante
Parabéns!
Esse livro irá fazer parte da minha Estante.
Tenha uma feliz semana.
bjs

Kamyla.Maciel 24/08/2020

Todos deveriam ter um pouco de Crisostomo
Todos deveriam ter a oportunidade de conhecer Valter Hugo Mãe.

Ele foi uma supresa maravilhosa nesse período de pandemia pra mim. Que escrita linda, poética e nada chata!

Nesse livro, ele fala de Crisóstomo, um homem que chegou aos 40 anos sem filhos e assim se sentia metade do que ele deveria ser. Mesmo diante da possibilidade de nunca ter esse filho, ele não desiste, é um personagem cheio de sabedoria, ternura e empatia com o outro.

É um livro sobre os encontros da vida, sobre o fim da solidão, sobre formar uma família com aqueles que dividem as mesmas dores, sobre preconceitos, machismo, homofobia, desconstrução. Mas, principalmente, um livro sobre AFETO.

Encantador!
Geórgia 25/08/2020minha estante
Entrou pra minha lista!

Kamyla.Maciel 26/08/2020minha estante
É lindo, suspeito que você vai amar! ??