Souvenir

Resenhas - Souvenir

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Cida Zientarski 09/04/2022

Sobre "Souvenir", de Therese Fowler
Por amor, faça aquilo que jamais faria.

Souvenir, em francês, "Lembranças", é sobre a história de Meg, sua família, e as escolhas que fez para o bem da mesma. Meg justamente precisou se afastar das lembranças que envolvem um antigo amor.

Mas infelizmente, ou felizmente, as lembranças são tudo o que pode salvar Meg.

"Ela escreveu sobre como uma pessoa nega ou perde coisas que vale a pena manter quando tranca o passado. Mas, se você arrasta muito do passado consigo, ele simplesmente a esmaga."

Amores que deveriam ser para toda a vida, desencontros, amargura, esperança, e então o fim. Esse livro é uma mistura de sentimentos, de acontecimentos que levam a caminhos indesejados e explosões de sentidos. São menos de quatrocentas páginas, mas ler essa história parece levar uma vida toda, e ao terminar a última página parece que segundos se passaram desde que você começou o livro e você, como leitor, merecia mais, os personagens mereciam mais, a vida merecia mais, mas na vida real nem tudo é sobre merecer, as coisas simplesmente acontecem, e essa é a dura lição dada por Therese Fowler.

Souvenir merece uma indicação, é um cinco estrelas, porque não é a história de uma mocinha perfeita, onde tudo acabará certo mesmo se as escolhas forem erradas. Nem todas as escolhas serão corretas, nem tudo acabará de uma forma bonita. O livro é sobre a vida e a morte, e a fé para ter forças de dar um último olá e adeus, uma segunda chance para poder amar e dar um fim à uma história que começou cedo demais e não teve a chance de durar para ser um feliz para sempre.

"Durante a maior parte de minha vida, eu tranquei minhas melhores lembranças, meus sentimentos mais verdadeiros, para que não pudessem demolir a fachada que construí. Uma fachada muito bonita, respeitável, mas ainda assim uma fachada. Aprendi quase tarde demais que a felicidade existe apenas no que é real e verdadeiro. Eu recuperei aquelas partes de minha vida nestes últimos meses, e fui mais feliz do que já mais tinha sido."

Boa leitura!!!

Tami 26/06/2020

Achei um livro bem básico, daquelas histórias que não se diferenciam. Apesar de trazer alguns temas mais impactantes, a história não se aprofunda muito nos personagens então não me soou verdadeiro ou emocionou. Mesmo os temas trazidos são tratados com muita superficialidade. Ainda, o romance principal, da forma rápida como foi passado, não me deu a sensação de "nossa, eles realmente eram um o amor do outro" e de realmente torcer por eles, sabe? É um livro bonzinho, passa bem o tempo, mas para mim é bem esquecível.

Alessandra 23/05/2020

História Triste.... bem triste !!
Para quem quer ler um livro de amor com um par romântico de suspirar, definitivamente não é este livro. A autora não entrega a sinopse do livro, não veremos um encontro romântico e redentor entre Carson e Meg. Carson na verdade aparece bem pouco no livro (uma pena, pois foi o personagem que mais perdeu com tudo). A história é sobre a vida de Meg e de todos que a rodeiam e sua escolha quando tinha 21 anos ao trocar seu grande amor por outra pessoa. Meg gostaria que esta escolha ajudasse a melhorar a vida de todos em sua volta. Mas será que conseguimos mudar o destino ? Como uma escolha pode afetar todos em sua volta ? Passados 20 anos Meg enfrenta um situação bem complicada e começa a questionar se a escolha que fez foi a correta, afinal a vida seguiu seu curso e a única pessoa que continua triste é ela.
Achei a narrativa bem lenta, poderia ter diminuído umas 100 páginas. Também achei o livro bem triste, do começo ao fim só tem tristeza. Nenhum personagem é feliz. Meg seguiu infeliz e apaixonada em Carson a vida toda, seu pai com uma culpa enorme por ter negociado a filha. O marido de Meg, Brian, não conseguiu ter o casamento que sempre sonhou e em consequência disso a filha do casal savannah não tem pais presentes. As irmãs de Meg seguiram uma vida medíocre mesmo com o "sacrifício"que Meg fez e quando ela desperta para a vida e tem oportunidade de começar de novo, a vida dá uma rasteira bem grande nela. O que acho de tudo isso? Viva a vida que você tem vontade de viver, não deixe nada para fazer amanha, seja feliz, não faça escolhas pensando na felicidade de outras pessoas porque a vida é muito frágil e o passado não tem volta.
Pode parece insensível, mas não tenho pena de Meg e muito menos empatia. Ela fez a escolha dela, muito errada por sinal, não voltou atrás e seguiu a vida continuando a errar. Minha simpatia vai toda para o Carson que merecia uma mulher muito melhor e uma vida muito mais feliz sem o fantasma de Meg. Espero de verdade que no epilogo ele seja feliz de verdade !!

Cris 11/04/2019

Tinha tudo para ser ... mas não foi.
Meggie e Carson são apaixonados desde crianças e sonham em viver juntos para sempre, porém, com uma situação financeira complicadíssima, Meggie se vê praticamente obrigada a abandonar esse sonho para se casar com o poderoso Brian.

Os anos se passam e hoje Carson é um astro do rock prestes a se casar com uma garota mais nova e Meggie tornou-se uma renomada médica casada e mãe de Savannah, uma adolescente estudiosa e bem curiosa sobre a vida. Tudo estava seguindo seu ciclo até que Meggie é diagnosticada com uma rara doença que a leva a pensar em todas as suas escolhas feitas até agora. Será que abandonar um verdadeiro amor em prol da felicidade dos outros teria valido a pena?

(...) Seja corajosa em sua vida Savannah, mas não tola. Arrependimentos são inevitáveis, e se empilham como as pedras de um pilar - tome cuidado para não permitir que cheguem alto demais e que a impeçam de ver o outro lado.

Therese Fowler tinha tudo para fazer de "Souvenir" o livro de cabeceira de muitos. Sabe aquele livro emocionante com muitas lições a ensinar sobre a vida e suas escolhas? Pois bem, mas novamente me vi na mesma encruzilhada quando terminei "Esc@ndalo", mais uma vez, a autora se conteve e não derramou emoção para as páginas. Livros desse molde geralmente nos fazem debulhar em lágrimas e reflexões, no entanto, ao finalizar o último capítulo senti falta de algo, talvez seja daquela lágrima descendo pelo rosto, quem sabe rs?

A construção da história é apresentada pelos olhos de Meggie, sendo assim, facilmente nos colocamos em seu lugar. Em nenhum momento me vi julgando suas decisões e muitos menos as consequências de seus atos, tudo ali resumia-se em uma única palavra: altruísmo. Aos poucos e através de flashbacks conhecemos mais de perto o relacionamento de Meggie e Carson, é impossível não se envolver e ficar triste com o quase desfecho dos dois. Nesse ponto a autora soube detalhar muitíssimo bem, trouxe para a roda aquela premissa de amor de infância jamais esquecido e superado. Certamente não teria seguido o mesmo rumo escolhido pela protagonista, mas com certeza teria ido atrás do Carson, boa Meggie rs!

Já a participação dos personagens secundários foi perdendo as forças, creio que a autora preferiu focar no reencontro do casal apaixonado para ater as últimas arestas e dar um final meio que digno para ambos... não chorei, mas se tudo tivesse sido escrito pelo Nicholas Sparks teria me acabado de tanto chorar! Ô homem para desnudar a alma no papel.

Enfim, é uma ótima história escrita por alguém que não se desnudou completamente; de qualquer forma, leia! Acho que já li dramas demais e meu coração está envolto por uma crosta de sofrimentos que, dificilmente, se romperá por qualquer drama.

(...) Durante a maior parte de minha vida, eu tranquei minhas melhores lembranças, meus sentimentos mais verdadeiros, para que não pudessem demolir a fachada que construí. Uma fachada muito bonita, respeitável, mas ainda assim uma fachada. Aprendi quase tarde demais que a felicidade existe apenas no que é real e verdadeiro. Eu recuperei aquelas partes de minha vida nestes últimos meses, e fui mais feliz do que já mais tinha sido.

Patricia Chame 30/07/2018

Dê uma olhada em sua estante ...
Há mais de um ano que resolvi priorizar a leitura dos livros que tenho na estante.
Sim, livros "em papel".
Preferencia? Não. Amooooooo meu kindle e não imagino minha vida sem, mas o fato de olhar para aquela imensa estante cheia de livros que de alguma forma pararam ali (por troca, presente, compra, indicação ...) e não ter lido boa parte deles começou a me incomodar MUITO!
Qual a vantagem?
Descobri vários livros excelentes meios "esquecidos" nas prateleiras e venho tendo gratas surpresas.

SOUVENIR foi uma dessas surpresas. Quando o peguei há alguns dias e olhei para a capa feia e tentei me lembrar como ele chegou a mim. Passei o olho rapidamente na sinopse e pronto, logo lembrei que foi indicação.

Resultado? Li em dois dias. AMEI, chorei e guardei vários trechos que pretendo reler vez ou outra.

Recomendo tanto a leitura como aquela olhada em sua estante.

"Seja corajosa em sua vida, Savannah, mas não tola.
Arrependimentos são inevitáveis e se empilham como as pedras de um pilar, mas tome cuidado para não permitir que cheguem alto demais e que a impeçam de ver o outro lado." PÁG 224

"Isso só prova que o futuro não existe. Tudo o que realmente temos é o agora".pág 213

Uma fachada muito bonita, respeitável, mas ainda assim uma fachada.

“A verdade inevitável da vida: que coisas más acontecem com pessoas boas a cada minuto de cada dia, tão certo quanto o sol está sempre nascendo e morrendo, em algum lugar no horizonte.” - Meg

"Por amor, faça aquilo que jamais faria"

“Uma pessoa nega ou perde coisas que vale a pena manter, quando tranca o passado. Mas se você arrasta muito o passado consigo, ele simplesmente o esmaga”.

“Seu destino encontra você, não importa aonde você vá”.

“contudo, ele sabia que a quantidade de anos vividos não era uma medida de qualidade de vida em questão. A medida estava em como se vivia. E no que se deixava para trás”.

“A vida não dava garantias... em geral a coisa certa é a mais difícil de fazer”.

Fabiana.S 15/11/2017

Souvenir: Lindo, delicado e triste.
A história narra a vida de Meg e Carson, dois jovens apaixonados que se conhecem desde crianças e se separam por decisão de Meg, que mesmo apaixonada, toma decisões pensando no bem de sua família.

O livro é dividido por capítulos entre três personagens: Meg, Carson e Savannah, filha de Meg. Além dos personagens principais, acompanhamos na narrativa as vidas de outros personagens que fazem parte da vida dos personagens principais: o pai de Meg, Brian, Savannah, as irmãs de Meg, os pais de Carson.

No decorrer da história, conhecemos a vida dos personagens, suas conquistas e dissabores, além dos conflitos familiares que enriquecem a história.

Grande parte da história se passa na vida que ambos tinham no campo, suas famílias tinham fazenda, uma vida simples. O cenário descrito dá um toque especial na beleza do romance.

Souvenir mostra os sacrifícios feitos por amor. Até onde somos altruístas e nos anulamos por aqueles que amamos.

As mensagens de Souvenir:
- Nem sempre o tempo ajeita tudo, um amor mal resolvido fica marcado no coração e nas lembranças.

- Nunca é tarde para reparar mal entendidos, viver nossa história dentro das verdades do nosso coração, dedicar todo o tempo possível a quem amamos, pois os grandes momentos de nossa vida acontecem no dia a dia, que ficam registrados nas lembranças.

Drica 15/11/2017minha estante
Parece ser uma história muito linda. Parabéns pela resenha, Fabiana!

Fabiana.S 15/11/2017minha estante
Obrigada Drica! Depois que ler me conte!

Nana 15/11/2017minha estante
Li este livro a alguns anos e também amei! Está entre meus favoritos.

Fabiana.S 15/11/2017minha estante
Entrou para os meus favoritos também Nana!

Julia 15/04/2017

Lembranças. Lembranças maravilhosas. Lembranças que salvam uma vida condenada.
Eu estou oficialmente de ressaca. Sonhei várias vezes com cenas que li em Souvenir e continuo emocionalmente abalada, gente! Eu tinha uma idéia totalmente diferente do que seria esse livro antes de começar a lê-lo. Um clichê, talvez, um complicado triângulo amoroso com vários arrependimentos, uma menina pobre, um rapaz pobre e um rico, mas não foi assim. O romance de estréia de Therese Fowler entrou, com honra, pros meus favoritos.
Souvenir conta a história de Meg Powell e Carson McKay, de como sempre se conheceram e se amaram intensamente, planejando cada próximo passo de suas vidas juntos. Tudo parecia perfeito. Eles eram jovens e nada podia dar errado, certo? Bom, na verdade não. Tudo foi por água abaixo quando Meg decidiu terminar o namoro, quase noivado, para aceitar a proposta de casamento de Brian, seu rico chefe.
Anos se passaram, mas nem Meg e nem Carson conseguiram enterrar seu amor. Ainda assim a vida seguia, até que Meg se vê em uma situação devastadora e começa a repensar as escolhas de sua vida e aonde elas à levaram, finalmente admitindo que não era feliz. Casada e com uma filha adolescente, Savanah, Meg se vê voltada novamente ao passado, e dessa vez, ela pretende refazer tudo, se é que ainda é possível.
Consequências. Máguas. Amor pleno. Destino.
Souvenir é uma história complexa que nos faz refletir sobre nossas próprias vidas e decisões, de como as vezes negligênciamos algo que sabemos que jamais poderá ser realmente esquecido, de como tomamos decisões erradas que podem ser prejudiciais para outras pessoas também, e podem ser por toda a vida. Nos faz querer pensar melhor antes de cada decisão, nos faz querer ser melhores e pensar nas consequências, as vezes devastadoras, de nossos atos.
Souvenir nos lembra de que lembranças podem ser crueis e ao mesmo tempo podem ser maravilhosas.

Gi 09/12/2016

Meg e Carson
Esse livro é simplesmente lindo. No começo a narrativa não me Prendeu tanto. Gosto mais de livros em 1 pessoa.
Mas quando descobri do que se tratava insisti e me apaixonei. É uma lição de vida. Te faz pensar mais na vida, No hoje, no amor.

Daniela 30/09/2016

Imensamente triste!
Esse livro é daqueles que nos faz repensar a vida e as escolhas que fazemos, também nos faz pensar até que ponto devemos ser altruístas e até que ponto vale a pena deixar de lado a nossa felicidade para ajudar alguém que amamos! Esse livro me deixou triste, imensamente triste!

"Seja corajosa em sua vida, Savannah, mas não tola. Arrependimentos são inevitáveis, e se empilham como pedras de um pilar - mas tome cuidado para não permitir que cheguem alto demais e que a impeçam de ver o outro lado" - Meg

Meg e Carson estão juntos desde criança, o que era uma amizade pura se transformou em um amor intenso e verdadeiro. Eles tinham planos e um futuro que nada e nem ninguém poderia mudar, mas mudou, tudo mudou e um dia Meg largou tudo e casou com outro homem. Para Carson, Meg o tinha deixado porque se apaixonou por um homem melhor que ele, rico e que poderia dar o mundo para ela, mas a verdade de Meg era outra.

Meg deixou para trás o seu sonho de ser feliz ao lado do homem que amava para ajudar sua família a se reerguer, ela desistiu dela para não deixar sua família perecer diante de uma situação difícil, agora mãe de família, médica e com uma vida bem sucedida Meg descobre algo terrível que a fará questionar tudo a sua volta e infelizmente perceber tarde de mais que deixou passar sua chance de ser verdadeiramente feliz. Anos se passaram e o passado retorna a vida de Meg e Carson de forma avassaladora, o amor que viveram e estava a muito tempo adormecido decide cobrar dos dois respostas.

“Durante a maior parte da minha vida eu tranquei minhas melhores lembranças, meus sentimentos mais verdadeiros, para que não pudessem demolir a fachada que construí. Uma fachada muito bonita, respeitável, mas ainda assim uma fachada. Aprendi quase tarde demais que a felicidade existe apenas no que é real e verdadeiro” - Meg

Já considerei esse livro imensamente triste no primeiro capitulo, ali você vê Meg infeliz escolhendo a felicidade dos outros e abandonando a sua, ali você conhece um Carson abandonado que não entendo o que mudou, é doloroso você vê alguém caminhando para um futuro que não deveria ser seu, deixando de lado todos os seus sonhos, é no mínimo frustrante e te dá àquela vontade de entrar no livro e mudar tudo!

Existe outros personagens importante nesse livro, entre eles está Savannah filha de Meg, uma personagem definitivamente irritante, apesar de ser uma filha incrível com sua mãe, na vida sentimental (vamos usar esse termo só para ficar bonito aqui) ela se tornou alguém desesperadamente estúpida, cada vez que eu lia o envolvimento dela com o cara SUPER ERRADO eu sentia o estômago revirar e me perguntava diversas vezes "será que realmente existem pessoas assim?"

Minha história com Souvenir é bem complexa, esse livro é praticamente impossível de se encontrar e eu li uma resenha que me deixou louca por ele, então desesperada por ter em minhas mão corri no skoob e procurei por alguém que quisesse trocá-lo, e felizmente eu encontrei, fizemos a troca e quando o livro chegou fiquei com medo de ler, porque foi tanta expectativa que temi me desapontar, então depois de um tempo decidi ler e quando estava em um pouco mais da metade interrompi a leitura por um mês, a carga emocional desse livro é mesmo muito pesada, o livro é triste demais não estava preparada para o que aconteceria com esses personagens. Mas então, terminei a leitura e o que eu achei afinal? Bom, foi mesmo muita expectativa em cima do livro o que acabou o tornando menos do que deveria ser, apesar de triste não me fez chorar como eu esperava (sim, isso é importante para mim) e terminei a leitura com aquela sensação de “falta alguma coisa aqui”, mas é claro que eu recomendo a leitura, o livro trata de alguns temas impactantes e que te faz refletir sobre a vida, sobre suas escolhas, sobre as escolhas dos outros e mais um monte de outras coisas. Leiam, leiam sim!

"Por amor, faça aquilo que jamais faria"

Ps: bom eu sou muito música acho que quem lê minhas resenhas sabem, então lendo esse livro e vendo Meg e Carson com suas vidas só pensei em uma música: Te esperando do Luan Santana, com isso é possível perceber o nível de tristeza desse livro.

site: www.blogemcomum.com.br

Priscila.Bueno 26/08/2016

Sensacional!
É um livro sobre renúncias, arrependimentos, mágoas, saudade, aprendizado e acima de tudo muito amor. Amor do passado, amor que nunca cicatrizou e amor do presente. Por que o futuro nem sempre pertence à nós.
Super recomendo e se preparem pra chorar muito!!!

Eu Conto Um Conto 12/09/2015

Devastador
Preciso admitir que tenho forte tendência a me afeiçoar a livros dramáticos, devastadores, que provocam dor e muitas lágrimas. Terminei a leitura de Souvenir com a respiração fatigada e o coração demasiadamente em frangalhos. Que história linda! Triste, mas não deixa de possuir sua beleza.

Sabe quando uma notícia te faz desacreditar no sentido da vida, da felicidade e da esperança? Um livro sobre escolhas, renúncias, mágoa, ressentimento, erros, arrependimentos, e acima de tudo, sobre o amor.

Souvenir narra a história de Meg Powell e Carson McKay. Eles foram tudo um para o outro da infância à adolescência: melhores amigos, namorados, amantes, alma gêmea. Oriundos de famílias simples, planejavam ficar juntos até o fim dos seus dias, vivendo no galpão reformado da fazenda dos pais de Carson, ter muitos filhos e serem muito felizes. Até que tudo mudou quando Meg, aos 21 anos, decide de repente pôr um ponto final nesse relacionamento para casar-se com outro homem, o ricaço Brian Hamilton. O responsável por livrar sua família da ruína.

Anos se passam e Meg, ainda casada e agora mãe da adolescente de 15 anos, Savannah, dedica-se à profissão de obstetra, em ser dona de casa e a cuidar do pai. Carson, por sua vez, após um período sucumbido à dor e a amargura, investe na carreira de músico, até transformar-se em um famoso astro internacional do rock. Muitas mulheres esquentaram sua cama ao longo dos anos, porém nenhuma que substituísse ou o fizesse esquecer seu grande amor. Nenhuma com quem quisesse casar. Isso muda quando Carson conhece Valerie Haas, uma famosa surfista e que era dezessete anos mais nova que ele. O que Carson não imaginava era reencontrar Meg após tantos anos, justamente no local em que fora tirar as medidas para o smoking que usaria em seu casamento. O reencontro paralisara ambos, dominados por sentimentos adormecidos e de muita saudade. As lembranças desabam como cascata, neste e nos dias que se seguiram, especialmente quando Carson descobre que a ruptura não havia acontecido pelo motivo que ele acreditara durante todos esses anos. Mas tal descoberta não é a única notícia impactante sobre a Meg que Carson recebe...

Eu provavelmente não conseguirei expressar com palavras a maneira como o livro me tocou. Mesmo agora, depois de ter finalizado a leitura, não consigo parar de pensar sobre a história. Simples, porém intensa e melancólica. Fictícia, obviamente, mas ao mesmo tempo tão real, tão linda e dolorosa. Senti revolta, impotência, queria mudar, fazer algo para que as coisas entrassem no eixo no fim das contas. A Meg abriu mão de tanto em nome da família, e numa idade tão jovem. Abriu mão dos planos, dos sonhos e do grande amor. E eu o tempo todo me perguntava, “a troco de quê?”. Eu sei que há coisas que acontecem que são inexplicáveis, que não sabemos por que elas acontecem e que não é necessariamente fácil aceitar o que fora reservado para nós. Mas se há uma lição a tirar dessa leitura é que não devemos gastar tanto tempo pensando e planejando o futuro, pois a vida é o que acontece agora.

Um livro incrível, angustiante, brutal, que nos faz refletir sobre nossas escolhas, que em muitos momentos fez-me esquecer que era ficção, mas que vale cada página lida.

“Por amor, faça aquilo que jamais faria.”

site: http://eucontoumcontoblog.blogspot.com.br/2015/09/resenha-souvenir.html

@garotadeleituras 27/08/2015

E se...
Estamos tão acostumados com o poder de decisão, porém nem sempre conseguimos êxito com as consequências... e é nesse meio de escolhas que se desenvolve a estória de Carson McKay e Meg Powell, amigos de infância que posteriormente se torna o primeiro e único amor de ambos. Acostumada desde muito cedo a ajudar os pais com as responsabilidades, Meg é persuadida a terminar com Carson e Casar com o milionário Brian em troca do perdão da hipoteca da fazenda, salvando sua família da ruína e deixando para trás o sonho de felicidade ao lado de Carson, que para não sucumbir a perda, se dedica a música e torna-se um astro de rock famoso, enquanto ela, uma médica obstetra famosa, mãe de Savannah,esposa, filha e dona de casa, sempre preocupada com as cargas alheias. De repente, o destino mais uma vez cruel arrasta Meg por uma nova jornada, diagnóstica com ELA, corre contra o tempo para não sucumbir a doença e explicar alguns erros do passado e ao mesmo tempo tem que conciliar os conflitos com a sua filha adolescente... Carson é reentroduzido novamente na sua vida nos últimos momentos como forma de redenção para Meg, que vítima de escolhas e do se/mas/porém viveu uma vida automática regadas por lembranças de um passado que poderia ter propiciado o futuro perfeito. Particularmente nunca chorei tanto lendo um livro; emocionante, impactante e reflexivo, Souvenir é um livro que vale a pena a leitura!!!

Três Leitoras 17/05/2015

Resenha: Souvenir
Ainda estou meia "baquiada" sem ação ao terminar esse livro. Olhando pro nada e pensando na vida, nas ações, nas atitudes ... na vida!
Meggie e Carson são amigos de infância que se apaixonaram na adolescência. Aquele amor que tudo é lindo e maravilhoso, que se faz planos para terem o tão querido final feliz. Mas, simplesmente de um dia pro outro, Meg termina tudo com Carson para se casar com Brian, um home rico que lhe oferece “casa, comida e roupa lavada” em troca do perdão das dívidas dos pais de Meg. Esse é o ponto. Meg trabalhava e dava tudo para seu pai pagar essa divida, então a proposta de Brian era irrecusável.

Meg é uma médica obstetra responsável e bem renomada, a qual se divide entre o trabalho prazeroso O tempo passa, precisamente dezesseis anos. Meg, casada e com uma filha chamada Savannah.

Carson, um bem sucedido astro de rock, está prestes a se casar com um mulher que tem a metade de sua idade, a Val, e linda atleta.

Meg vem sentindo algo estranho em seu braço e perna. Uma doença debilitante que ela acredita ser por atos do cotidianos.

Em um encontro com Carson, Meg tenta disfarçar as "sequelas" que já aparecem dessa doença, ainda pra ela desconhecida. Enquanto Carson tenta disfarçar o seu abalo psicológico no reencontro.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG

site: http://tresleitoras.blogspot.com.br/2015/04/resenha-souvenir.html