Souvenir

Souvenir Therese Fowler

Resenhas - Souvenir

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Gustavo 11/01/2013

Resenha Souvenir - Therese Fowler - Desafio Literário 2013 (Janeiro: Tema livre)
Meggie e Carson são amigos de infância que se apaixonaram na adolescência e, através de um amor puro, passaram a planejar o resto da vida juntos. Porém, de maneira surpreendente e repentina, Meg termina tudo com Carson para se casar com Brian, seu chefe rico que lhe oferece “casa, comida e roupa lavada” em troca do perdão das dívidas dos pais de Meg.

Dezesseis anos depois, acompanhamos a vida de Meg, uma bem sucedida médica obstetra responsável pelos partos complicados dos afortunados da cidade, a qual se divide entre o trabalho prazeroso, mas desgastante, a filha Savannah, descobrindo a vida com um namorado mais velho, e o marido Brian, mais preocupado com os jogos de golfe e as ações da Bolsa de Valores.

Paralelamente, acompanhamos Carson, um bem sucedido astro de rock, ocupado entre os preparativos para o seu casamento com Val, uma linda atleta 12 anos mais nova que ele, às voltas com a compra da mansão em Malibu.
Apesar da vida corrida de Meg e Carson, um está constantemente presente na vida do outro, mesmo que a distância os tenha separado. Meg sempre tem no carro os CDs de Carson; este, por sua vez, sempre se lembra de Meg enquanto prepara seu casamento.

Num encontro ocasional, Meg revê Carson. Ela, já com os sintomas de uma doença debilitante, tenta disfarçar sua condição física. Ele, envolto com seu casamento, tenta disfarçar sua condição emocional.
Therese Fowler percorre a vida de Meg e Carson com graciosidade, alternando entre os dois, e nos deixando a par dos sentimentos que ambos não conseguem deixar de lado. Ao mesmo tempo, acompanhamos as vidas de todos que se envolveram direta ou indiretamente entre os dois: o pai de Meg, Brian, Savannah, as irmãs de Meg, os pais de Carson. Porém, isso não deixa o livro chato, e o que parece enrolação torna-se um pano de fundo para a construção do caráter dos personagens principais. Destaque para Savannah, cujo envolvimento com Kyle proporciona as cenas mais angustiantes do livro.

Até onde é viável utilizarmos a razão em detrimento do amor? Até onde podemos no envolver com o trabalho sem que deixemos de lado nossa família e, principalmente, nossos filhos? Até que ponto podemos ter domínio sobre nosso corpo (e nossa vida) sem que deixemos que as leis naturais atuem sobre nós?

Raiva, angústia, pena, revolta, emoção, complacência, comoção (as passagens em que Meg conta sobre sua doença foram sempre emocionantes) são emoções que se fizeram presentes no livro. E se podemos encontrar essas coisas em um livro, creio que o livro tenha cumprido seu objetivo.

Souvenir é um bom livro, daqueles que te fazem ficar parados, olhando para o nada, refletindo sobre sua vida ao virar a última página.
Flávia 11/01/2013minha estante
Oi, Gustavo. Parabéns pela resenha, gostei da história. Não conhecia esse livro. Abraços,

LUA 11/01/2013minha estante
Oi Gustavo.
adorei a resenha. também não conhecia o livro.

Cau :) 11/01/2013minha estante
Eu já li esse livro e depois de ler sua resenha, tive vontade de ler de novo!!

Cíntia 11/01/2013minha estante
Também gostei, não conhecia esse livro e me interessei.

Gustavo 11/01/2013minha estante
Que legal que vcs chegaram!

Acho que um Livro Viajante deve ser bem vindo rsrs

Hannah 11/01/2013minha estante
Olá Gustavo, gostei muito da sua resenha.
Eu não conhecia o livro e agora fiquei com vontade de ler. :)
Abs

Michelle Gimene 11/01/2013minha estante
Bacana sua resenha, Gustavo.
Que venham muitas outras!

Gustavo 11/01/2013minha estante
Era pra escrever: "legal que vcs GOSTARAM" rsrs.

Obrigado, pessoal! Que realmente venham muitas outras rsrs

Marta Skoober 20/01/2013minha estante
Legal isto:
"daqueles que te fazem ficar parados, olhando para o nada, refletindo sobre sua vida ao virar a última página."

Indira 31/01/2013minha estante
Nossa Gustavo, excelente resenha! Adorei a história, não conhecia este livro.
Vou adicionar aos meus desejados... rs

Bjo!

*Rô Bernas 01/02/2013minha estante
Gostei desse livro, apesar de me remeter momentos tristes.
Destaco o trecho abaixo:
"Seja corajosa em sua vida, Savannah, mas não tola. Arrependimentos são inevitáveis e se empilham como as pedras de um pilar, mas tome cuidado para não permitir que cheguem alto demais e que a impeçam de ver o outro lado."

Gabi 06/06/2013minha estante
Muito boa a resenha...
Amei esse livro!

Fabiana.S 15/11/2017

Souvenir: Lindo, delicado e triste.
A história narra a vida de Meg e Carson, dois jovens apaixonados que se conhecem desde crianças e se separam por decisão de Meg, que mesmo apaixonada, toma decisões pensando no bem de sua família.

O livro é dividido por capítulos entre três personagens: Meg, Carson e Savannah, filha de Meg. Além dos personagens principais, acompanhamos na narrativa as vidas de outros personagens que fazem parte da vida dos personagens principais: o pai de Meg, Brian, Savannah, as irmãs de Meg, os pais de Carson.

No decorrer da história, conhecemos a vida dos personagens, suas conquistas e dissabores, além dos conflitos familiares que enriquecem a história.

Grande parte da história se passa na vida que ambos tinham no campo, suas famílias tinham fazenda, uma vida simples. O cenário descrito dá um toque especial na beleza do romance.

Souvenir mostra os sacrifícios feitos por amor. Até onde somos altruístas e nos anulamos por aqueles que amamos.

As mensagens de Souvenir:
- Nem sempre o tempo ajeita tudo, um amor mal resolvido fica marcado no coração e nas lembranças.

- Nunca é tarde para reparar mal entendidos, viver nossa história dentro das verdades do nosso coração, dedicar todo o tempo possível a quem amamos, pois os grandes momentos de nossa vida acontecem no dia a dia, que ficam registrados nas lembranças.

Drica 15/11/2017minha estante
Parece ser uma história muito linda. Parabéns pela resenha, Fabiana!

Fabiana.S 15/11/2017minha estante
Obrigada Drica! Depois que ler me conte!

Nana 15/11/2017minha estante
Li este livro a alguns anos e também amei! Está entre meus favoritos.

Fabiana.S 15/11/2017minha estante
Entrou para os meus favoritos também Nana!

Evy 04/10/2011

Por ser um romance de estréia de Therese Fowler e num momento onde, me parece, qualquer um pode começar a escrever, o que nos traz muitos romances mornos e com narrativa pouco desenvolvida, achei o trabalho da autora muito bom! A história é bonita e bem elaborada, os personagens apesar de não tão cativantes, foram bem desenvolvidos e as passagens narradas com profundidade e não superficialidade que é o que tão comumente se encontra hoje em dia.

A história foca o casal Meg Powell e Carson Mckay que eram namorados quando jovens e acabaram separados por uma dívida que o pai de Meg tinha e que só pode ser paga pela oferta nada agradável de Brian em troca dela aceitar seu pedido de casamento. Para tentar salvar a família da falência, Meg se abnega do amor de Carson e casa-se com Brian, mudando o rumo de sua vida totalmente.

Anos se passam até que Meg e Carson se encontrem de novo e percebam que nenhum dos dois foi capaz de apagar o passado, apesar de toda as reviravoltas de suas vidas. Carson se tornou um famoso cantor de Rock que não consegue se apegar a ninguém e Meg descobre que tem uma doença rara e fatal. E mais escolhas permeiam o futuro de ambos.

Therese Fowler fugiu do "lugar-comum" dos romances extremamente melosos ou impossíveis. Traz em Souvenir um drama familiar comum e que nos remete a realidade da importância da família, do poder da fé e do amor. Gostei muito de sua narrativa envolvente e profunda e das descrições tão reais das sensações e reações do ser humano diante de um fim inevitável.

Além disso, aborda temas muito relevantes, como é o caso da filha de Meg que acaba se envolvendo com um rapaz pela internet que a induz ao uso de drogas e sexo desenfreado. A descoberta da doença de Meg e a forma como ela lida com a situação, tentando causar menor dor possível a seus entes queridos também é muito emocionante, apesar de eu não concordar com a escolha final da personagem.

Por fim, um drama muito bem escrito e que vale a pena ser conhecido. Recomendo!
Jessi 03/10/2011minha estante
Adorei sua resenha!
E é bem isso mesmo... Eu não sabia que era o romance de estréia dela, mas nossa, eu me encantei com o livro também. Mostra muito a realidade (como no caso da filha dela se envolver com um cara pela internet, e sofrer os danos) e tudo aquilo que todo leitor adora ler: romance, sofrimento, e sempre uma segunda chance!

Adorei a resenha, só firmou mais o que eu já achava sobre o livro.

Fe Sartori 04/10/2011minha estante
Quero ler, quero ler, quero ler =D

Rose 04/10/2011minha estante
Adorei a tua resenha Ly, que para variar é muito bem escrita... eu tinha gostado da sinopse e da capa, mas agora tenho certeza, vou ler este livro! Adoro romances, e acho que vou gostar deste, embora pareça ser uma história da qual vou chorar mais que rir. :)

Chris Ribeiro 19/06/2010

O passado é uma pergunta retórica constante.
Sabe, não importa quão inteligente vc seja, quão justa tenha sido sua intenção, uma escolha errada fode tudo.
Não acredito em sucesso pessoal com um coração vazio, mesmo que ambos conseguiram sucesso em suas respectivas carreiras, o sucesso não foi suficiente pra suprir este vazio.
Também não acredito que colocando uma pedra sobre um passado mal resolvido seja a saída por quaisquer que sejam os motivos.

É um livro que prende a gente do início ao fim.

Indico.
Giseli 23/07/2012minha estante
Concordo totalmente com vc... na verdade comprei esse livro, depois que li a sua resenha, e não me arrependi... Obrigada

Chris Ribeiro 23/07/2012minha estante
Fico feliz que de alguma maneira contribui com a sua escolha, Giseli.

Bjim.

Simone MK 29/05/2009

Intenso
A vida é feita de escolhas!
Chorei baldes no final do livro.
Não achei o final muito previsível, por um momento cheguei a achar que uma visita ao acupunturista-médium consertaria tudo e que todos viveriam felizes para sempre... rs.
Gostei e recomendo!
Nika 03/06/2013minha estante
Pensei a mesma coisa , achava que ela iria ao acupunturista-médium e ter uma ''cura'' ,li até o fim torcendo por uma revira-volta!
Mas apesar de triste achei o livro bonito, me emocionei muito!

MANINHA BLOOM 24/05/2009

Emocionante!!!
Um amor lindo, uma história triste, um final previsível, mas o romance é simplesmente maravilhoso!
Dri Ornellas 31/07/2010minha estante
Eu fiquei surpresa, mas não gostei desse livro, achei muito lento e arrastado.

Patricia 04/04/2013

Souvenir (Therese Fowler)
Nunca é tarde para repassar a vida a limpo, corrigir certos "erros" e ser feliz...
Um livro que mostra a força de uma mulher que ao descobrir-se à beira da morte consegue se redescobrir.
27/04/2013minha estante
Devia ter avisado que sua resenha tem spoiller

Jú Oliveira 30/12/2010

Preferido
Não sei porque, mas o livro me tocou de uma maneira! Chorei feito um bebe. Até agora o meu preferido!!
Evy 13/03/2012minha estante
Realmente é muito bonito! :)

Dri Ornellas 25/07/2010

Custei a ler esse livro, mas depois de ler muitas resenhas com elogio aqui no Skoob, decidi ler.

Mas não gostei, achei a história longa e chata; os personagens sem carisma.

De qualquer modo, a história em sim é bonita e tem seus méritos. Tratou de um assunto difícil de forma sincera e sem hipocrisia, vale o final.
Limão 25/01/2014minha estante
Concordo com tudo o que você disse...Achei o livro bem chatinho...

Regina 08/04/2009

Maravilhoso!!!!
Um livro intenso! Não consegui largar. Uma história triste e que mostra as escolhas que se apresentam em nossa vida, as oportunidades que abraçamos e as que desperdiçamos, o arrependimento e como a única coisa que resta, depois da decisão tomada, é levantar a cabeça e seguir em frente.

Foi isso que Meg e Carson fizeram. Depois que ela decidiu se casar com Brian – um casamento que salvou a fazenda da família e o futuro de suas irmãs – Meg se dedicou ao marido e a filha e à Escola de Medicina. Carson transformou sua dor e raiva em músicas e se tornou um rock star famoso e rico. Ambos bem sucedidos em suas carreiras, mas com a alma vazia. Engraçado como as pessoas podem viver normalmente sem suas almas! Vivem, amam, trabalham e fazem todas as atividades do cotidiano, mas fica sempre aquele vazio, aquela dor e insatisfação. Therese Fowler conseguiu transmitir bem essa situação, essa sensação.

Savannah, filha de Meg, é uma adolescente inteligente e sensível. Adorei essa personagem e o modo como mostrou que na adolescência somos tão ingênuos e crédulos e rebeldes e não vemos a realidade, mas aquilo que queremos. Savannah enfrenta problemas difíceis e, quem tem adolescentes na família, há o conselho de sempre observar e participar da vida deles.

Esse é um livro que traz questões dolorosas e que evitamos pensar. Mostra que viver sem saber, sem se analisar a fundo, sem remexer no passado é mais fácil e menos perturbador, mas não o ideal.

Engraçado, nunca faço associação de música com livro. Raramente penso nisso. Mas hoje, ouvindo Bring me to Life do Evanescence, achei que ela se encaixava muito bem nessa história, principalmente duas frases da música:

Frozen inside without your touch,
without your love, darling.

Bring me to life.
I've been living a lie/There's nothing inside.

@julianapena.books 09/04/2009minha estante
Nossa.. que resenha linda. Através dessa sua resenha que fiquei interessada em ler o livro. rs Vou tentar achá-lo. Parabéns e Obrigada Regina!

Nana 11/06/2009

Adorei!!!!
Uma linda história de amor, triste e emocionante!
O livro nos faz pensar nas escolhas que fazemos ao longo de nossas vidas...acertos, erros e arrependimentos!
Confesso que chorei no final. Recomendo!!!

Dhi 15/11/2009

Liindo/Maravilhoso/Exemplar
Meg + Carson = Savannah.
Um amor verdadeiro, que sobreviveu ao tempo, aos mals entendido, que simplesmente sobreviveu e continuou mais vivo, mais intenso. Não entendo muito de inglês e tentei traduzir, mas não consegui achar uma tradução certa pra isso: Takejust whatyou need, nothing more; The road is long, andyour shoulders are only so wide. Take just whatyou need and close the door; Every day youll find fresh roses and wine (se alguém souber me diga). Essa é a música que Savannah e Carson fizeram em memória a Meg, seis meses após sua morte. Um livro muito emocionante, que nos inspira a viver e nunca deixar pra trás as coisas que pra nós são importantes, independente do que os outros pensam ou deixam de pensar. Eu chorei, eu senti uma angustia quando me coloquei no lugar de Meg, quando pensei no quanto deve ser ruim você ter ELA, depois que a doença começar a agravar, você poder olhar, simplesmente olhar para as pessoas que você ama, não poder mais tocar, mais falar. E sentir que aos poucos você vai perdendo tudo, perdendo a fala, perdendo o tato, até que ELA faça você perder a vida. Meg não foi capaz de fazer os outros sofrerem vendo ela ter q passar por isso, então ela encontrou um caminho mais fácil (ao que ela considerava). Achei muito legal as cartas, as explicações embutidas nessas. Gostei, recomendo. Afinal é um lição de vida, um tanto quanto real demais. Ainda desejo ter esse livre pra mim.

notzak 04/10/2009

Souvenir
è um livro estigante que mergulha na música,e num intenso romance entre adolecentes que jamais apagou a chama do amor.

1 | 2 | 3 | 4 | 5