Souvenir

Resenhas - Souvenir

1 | 2 | 3 | 4 | 5

ELB 10/03/2015

Every Little Book
Começo dizendo que Souvenir não é um livro qualquer, aquele que você está em um momento de bobeira, pega ele, senta na rede e começa a ler enquanto come chocolate. Não. Você precisa estar no clima, porque a história é bem pesada, não no sentido de cenas fortes, mas no sentido de te dar um tapa na capa.

(...) Leia mais no blog!

Resenha feita pela Nathy, postada no ELB!

site: http://www.everylittlebook.com.br/2014/01/resenha-souvenir-therese-fowler.html

Nys 03/10/2013

Meu Souvenir
Um dia, procurando coisas para ler, encontrei Souvenir por acaso e deixei ali, para uma leitura futura. Passaram-se semanas, em que eu via o livro, lia a sinopse e depois desistia da leitura, não era o que eu queria ler. Esses dias, decidi, finalmente lê-lo, acabar com o suspense de vez. Parecia um livro morno, que seria chato e cairia na mesmice de sempre, previsível. Era o que eu pensava.

Comecei a ler, mais por tédio que qualquer coisa, sem nenhuma esperança. E o livro, no começo, parecia tudo o que eu pensara, mas então, em algum ponto das primeiras 70 páginas, alguma coisa mudou, sem eu saber quando ou o quê. Eu só não conseguia parar de ler, a coisa foi tomando um rumo inesperado, as personagens eram muito mais do que eu imaginava, havia coisas escondidas, naquela sinopse sem graça. Depois disso, eu não podia parar de ler.

O livro conta a história da Doutora Meghan Hamilton, antes Powell, uma obstetra, casada, mãe de uma filha adolescente. Completamente comum, à primeira vista. Uma mulher beirando os 40 anos, sem paixão no casamento, sempre trabalhando demais e com pouco tempo para a filha. Mas isso é a casca da história de Meg, a ponta do iceberg. Seu grande amor do passado, da adolescência, Carson McKay, um famoso rockstar, acaba de marcar casamento com uma mulher quase dezoito anos mais nova. É aí que o livro começa e é em algum ponto da narração, que divide-se entre Meg, Carson e Savannah, a filha de Meg, que as coisas vão tomando outro rumo, de alguma forma surpreendente, mas não totalmente inesperado. Meg descobre que está doente, Carson volta para a cidade natal deles e Savannah conhece Kyle.

Além dos três, há Brian Hamilton, o marido de Meg, um homem de negócios muito ocupado entre seu trabalho e os jogos de golfe, que pouco aparece na história e do qual não sabemos o lado da história. O conhecemos pelas impressões de Meg, os comentários de Savannah e alguma citação de Carson. Há o pai de Meg e suas quatro irmãs, além de Val, a noiva de Carson e os pais dele. Kyle, Rachel, melhor amiga de Savannah e mais alguns personagens, sem grande relevância. Somos apresentados à todos, mas não com profundidade, pois não há necessidade.

Meg... Meg é uma mulher fantástica, apesar de um pouco frustrante, ela é a filha mais velha, a irmã mais velha, a mãe e esposa responsável, alguém que nunca se coloca em primeiro lugar. Alguém que deixou seus sonhos de lado, para proporcionar conforto e segurança para os que ama. É uma personagem cheia de dúvidas, de remorsos, de fantasmas do passado, que parece real, tangível, alguém que poderíamos conhecer ou que já conhecemos. Uma mulher como todas as outras. Houveram momentos em que me esqueci que estava lendo uma história fictícia, que Meg era apenas uma personagem no livro.
Carson é um homem diferente, mas igual a muitos. Um homem que nunca conseguiu viver realmente no presente, que sempre viveu à sombra do passado. Mas um personagem cativante, do começo ao fim, mesmo em seus momentos mais deprimentes. E Savannah uma adolescente típica e previsível, porém com o agravante de se achar ainda mais esperta que todos os outros. Acontecem coisas com ela no livro, que já sabemos que irão acontecer desde a primeira vez que somos apresentados aos fatos, mas que ela, com toda sua inteligência e esperteza, simplesmente não enxerga, deixando tudo mais angustiante. Quis sacudi-la, trazê-la de volta à realidade e depois confortá-la.
As três personagens principais do livro são extremamente bem construídas, tangíveis e humanas. Fowler fez um excelente trabalho com elas, indo mais além do que a história.

E quando o grande acontecimento chega, no livro, eu esqueci que era um livro, esqueci que era ficção, esqueci que não havia nada que eu pudesse fazer. Eu só queria adentrar a história, mudar alguma coisa, fazê-la menos real. Não consigo explicar, eu sabia o que aconteceria e acho que o livro é fantástico exatamente pelo jeito que aconteceu, mas ainda assim, eu queria que não fosse um livro tão brutalmente real, que fosse mais como um conto de fadas e tudo se resolvesse com magia e o "felizes para sempre". Foi uma experiência angustiante, de modo algum agradável sentimentalmente, mas que valeu cada segundo da minha leitura. O livro de Fowler é incrível, bem escrito, detalhado do jeito certo, lento na medida exata. Eu mudaria o final, sem dúvidas, mas sei que se ele não terminasse daquele jeito, nunca poderia ser um ótimo livro, como é.
Vale à pena, vem com grandes questões que nos fazem pensar e faz o que, na minha opinião, todo livro deveria fazer: nos levar para dentro dele e fazer-nos esquecer que é apenas uma história, letrinhas num papel.

Sabbra 07/07/2013

Oq eu posso falar sobre esse livro?

estou ainda tentando colocar meus sentimentos em ordem.
é um livro intenso....muito emocionante....

Meg deixou o amor da sua vida aos 17 anos e se casou com outro, pensando em salvar sua familia.
Se passaram 20 anos depois dessa decisão, ela é uma medica bem sucedida, uma mãe e uma esposa quase exemplar.
Carson depois de ter seu coração quebrado por Meg virou um famoso Rock Star prester a se casar com uma bela jovem...

Mais 20 anos podem acabar com um sentimento verdadeiro? Um amor verdadeiro?
Meg tem seu trabalho, os problemas com sua filha adolescente, e um marido......Eu não posso dizer muito dele, Brian conseguiu "conquista-la" 20 anos atrás e no decorrer do livro nos mostra que ambos levam um relacionamento até aonde podemos dizer "normal".

Meg cuida de seu pai viúvo, tenta conciliar sua profissão com as novas descobertas de sua filha na vida adolescente, mais até onde a gente se sacrifica pelo amor da família? Quando você começa a se deparar com um sentimento de que você acabou falhando nas suas decisões, que você deixou de lado sua familia, seus filhos, que você priorizou coisas que agora é tarde mais para reparar.
Mais será que agora é tarde demais para tentar reparar nos seus erros?? O destino poderá lhe dar uma segunda chance antes que seja tarde demais?

Enfim.........leiam....Eu não sou muito boa em me expressar, mais esse livro me deixou de ressaca Literaria, rs e eu precisava comentar sobre ele......

Ana 10/04/2013

Intenso
Souvenir primeiro me conquistou pela capa, e depois pela temática: um amor interrompido. Livro de estréia de Therese Fowler. Um grandioso início. A narrativa se inicia nos relatando com sensibilidade uma paixão tórrida entre Megan e Carson. No entanto, logo no começo, ela fere o seu grande amor da pior maneira possível - se casa com outro homem- Na realidade Meg é coagida ao matrimônio. Os anos passam, ela tem uma vida estável, porém insípida. As armadilhas do destino fazem com que o casal de ex-namorados, Megan e Carson, se reencontrem, ele um astro do rock, ela uma obstetra com uma filha adolescente. E quando pensamos que agora eles terão uma nova chance, somos surpreendidos com uma reviravolta dramática. O livro nos emociona e faz refletir: E se tivéssemos agido de uma forma diferente? Pois a vida raramente nos dá uma segunda chance.

Patricia 04/04/2013

Souvenir (Therese Fowler)
Nunca é tarde para repassar a vida a limpo, corrigir certos "erros" e ser feliz...
Um livro que mostra a força de uma mulher que ao descobrir-se à beira da morte consegue se redescobrir.
27/04/2013minha estante
Devia ter avisado que sua resenha tem spoiller

Gustavo 11/01/2013

Resenha Souvenir - Therese Fowler - Desafio Literário 2013 (Janeiro: Tema livre)
Meggie e Carson são amigos de infância que se apaixonaram na adolescência e, através de um amor puro, passaram a planejar o resto da vida juntos. Porém, de maneira surpreendente e repentina, Meg termina tudo com Carson para se casar com Brian, seu chefe rico que lhe oferece “casa, comida e roupa lavada” em troca do perdão das dívidas dos pais de Meg.

Dezesseis anos depois, acompanhamos a vida de Meg, uma bem sucedida médica obstetra responsável pelos partos complicados dos afortunados da cidade, a qual se divide entre o trabalho prazeroso, mas desgastante, a filha Savannah, descobrindo a vida com um namorado mais velho, e o marido Brian, mais preocupado com os jogos de golfe e as ações da Bolsa de Valores.

Paralelamente, acompanhamos Carson, um bem sucedido astro de rock, ocupado entre os preparativos para o seu casamento com Val, uma linda atleta 12 anos mais nova que ele, às voltas com a compra da mansão em Malibu.
Apesar da vida corrida de Meg e Carson, um está constantemente presente na vida do outro, mesmo que a distância os tenha separado. Meg sempre tem no carro os CDs de Carson; este, por sua vez, sempre se lembra de Meg enquanto prepara seu casamento.

Num encontro ocasional, Meg revê Carson. Ela, já com os sintomas de uma doença debilitante, tenta disfarçar sua condição física. Ele, envolto com seu casamento, tenta disfarçar sua condição emocional.
Therese Fowler percorre a vida de Meg e Carson com graciosidade, alternando entre os dois, e nos deixando a par dos sentimentos que ambos não conseguem deixar de lado. Ao mesmo tempo, acompanhamos as vidas de todos que se envolveram direta ou indiretamente entre os dois: o pai de Meg, Brian, Savannah, as irmãs de Meg, os pais de Carson. Porém, isso não deixa o livro chato, e o que parece enrolação torna-se um pano de fundo para a construção do caráter dos personagens principais. Destaque para Savannah, cujo envolvimento com Kyle proporciona as cenas mais angustiantes do livro.

Até onde é viável utilizarmos a razão em detrimento do amor? Até onde podemos no envolver com o trabalho sem que deixemos de lado nossa família e, principalmente, nossos filhos? Até que ponto podemos ter domínio sobre nosso corpo (e nossa vida) sem que deixemos que as leis naturais atuem sobre nós?

Raiva, angústia, pena, revolta, emoção, complacência, comoção (as passagens em que Meg conta sobre sua doença foram sempre emocionantes) são emoções que se fizeram presentes no livro. E se podemos encontrar essas coisas em um livro, creio que o livro tenha cumprido seu objetivo.

Souvenir é um bom livro, daqueles que te fazem ficar parados, olhando para o nada, refletindo sobre sua vida ao virar a última página.
Flávia 11/01/2013minha estante
Oi, Gustavo. Parabéns pela resenha, gostei da história. Não conhecia esse livro. Abraços,

LUA 11/01/2013minha estante
Oi Gustavo.
adorei a resenha. também não conhecia o livro.

Cau :) 11/01/2013minha estante
Eu já li esse livro e depois de ler sua resenha, tive vontade de ler de novo!!

Cíntia 11/01/2013minha estante
Também gostei, não conhecia esse livro e me interessei.

Gustavo 11/01/2013minha estante
Que legal que vcs chegaram!

Acho que um Livro Viajante deve ser bem vindo rsrs

Hannah 11/01/2013minha estante
Olá Gustavo, gostei muito da sua resenha.
Eu não conhecia o livro e agora fiquei com vontade de ler. :)
Abs

Michelle Gimene 11/01/2013minha estante
Bacana sua resenha, Gustavo.
Que venham muitas outras!

Gustavo 11/01/2013minha estante
Era pra escrever: "legal que vcs GOSTARAM" rsrs.

Obrigado, pessoal! Que realmente venham muitas outras rsrs

Marta Skoober 20/01/2013minha estante
Legal isto:
"daqueles que te fazem ficar parados, olhando para o nada, refletindo sobre sua vida ao virar a última página."

Indira 31/01/2013minha estante
Nossa Gustavo, excelente resenha! Adorei a história, não conhecia este livro.
Vou adicionar aos meus desejados... rs

Bjo!

*Rô Bernas 01/02/2013minha estante
Gostei desse livro, apesar de me remeter momentos tristes.
Destaco o trecho abaixo:
"Seja corajosa em sua vida, Savannah, mas não tola. Arrependimentos são inevitáveis e se empilham como as pedras de um pilar, mas tome cuidado para não permitir que cheguem alto demais e que a impeçam de ver o outro lado."

Gabi 06/06/2013minha estante
Muito boa a resenha...
Amei esse livro!

Lú Crisóstomo 09/06/2012

Belíssimo drama
Belíssima história, personagens complexos, amor, traição, dor, doença.
Drama bem escrito, tem momentos que a caixa de lenço é seu companheiro inseparável de leitura. Recomendado!

Tânia Gonzales 27/03/2012

Uma estrela a mais pelo título
É um bom livro, mas foi uma leitura cansativa.
Algumas partes são lentas e outras(as decisivas) são rápidas demais, por isso não consegui me emocionar.

É uma história triste que faz refletir, mas poderia ser melhor desenvolvida.

Gostei muito do título. Achei perfeito. Dei uma estrela a mais por causa dele.

Rafa Oliveira 08/03/2012

Souvenir - Therese Fowler (Reflexivo e tocante)
Romance de estréia da autora Therese Fowler. Levando isso em consideração, ela fez um ótimo trabalho. O livro conta a história de Meg e Carson, que se conhecem desde a infância.

Durante a adolescência, se apaixonam perdidamente e vivem um lindo romance, até que Meg resolve se casar com Brian, um homem que salva sua família da falência.

Dedicada a sua profissão e devota a sua filha adolescente Savannah, de repente Meg recebe a noticia que irá mudar sua maneira de ver a vida. Mergulhada nos diários de sua mãe e tocada pela volta de Carson, Meg descobre que tem uma doença rara e fatal tendo a extrema preocupação em poupar seus entes queridos do transtorno que sua doença traz.

Por outro lado, depois de abandonado por seu grande amor, Carson mergulha no mundo da musica, que faz com que ele se torne um astro do rock mundialmente conhecido. De casamento marcado com a surfista Val, Carson se vê de volta ao passado quase 20 anos depois quando reencontra Meg e descobre que o sentimento entre eles estava apenas adormecido.

Um livro muito bem escrito, sentimental sem ser meloso, que aborda temas como mentira, família, o poder da fé, a força do amor e a importância de viver como se hoje fosse o último dia de nossas vidas.
Não concordei muito com o desfecho de Meg, porém, como o proprio livro retrata, nossa vida é feita de escolhas.

Só não dou 5 estrelas porque senti falta em saber como foi que Carson virou essa estrela do Rock. No livro só retrata a fase em que ele morava na fazenda e tinha uma vida simples e depois quando já era mundialmente famoso, mas em nenhum momento aborda em como ele chegou ao estrelato.

Mas enfim, esse livro me tocou muito com sua linda história. Um livro que nos faz pensar em nossas vidas e nas vidas das pessoas que estão ao nosso redor.

Jeanne 25/02/2012

Souvenir conta a linda historia de amor de Meg e Carson. Amigos na infância, namorados na adolescência, sempre estiveram juntos e apaixonados. Vivendo numa pequena cidade, o amor deles era enorme e todos tinham a certeza que, um dia, eles se casariam, disso ninguém duvidava. Até que Meg terminou o namorado com Carson sem motivos aparente e iniciou um romance com Brian que veio a se tornar seu marido.

Se Carson tivesse casado com Meg, eles teriam ficado morando na fazenda vivendo com dificuldades, mas certamente apaixonados e felizes, com a separação tomaram rumos bem diferentes.

Carson se tornou um grande artista. Compositor, cantor, uma celebridade do rock. Suas músicas são repletas de sentimentos, perda e amor. Está noivo e com os dias contados para o casamento.

Meg realizou-se profissionalmente, é obstetra e profundamente apaixonada pela profissão.

Carson nunca esqueceu Meg e para ele a separação nunca será superada, a prova disso está nas músicas que escreveu e escreve.

Meg, casada e com uma filha adolescente vive numa casa magnífica onde tem todo o conforto, mas sente que falta algo. Vive uma vida sem grandes emoções e tem um amor imensurável por sua filha Savannah.

Um grande problema fará com que eles se reencontrem. Começou ai o meu choro, o meu sofrimento, a minha crença que dias melhores sempre virão. A cada capítulo eu torcia, chorava, torcia e chorava novamente.

Não fui curiosa em ler as resenhas que contam toda a história do livro. Só sabia que ao meu lado não poderiam faltar lenços para enxugar as lágrimas. Não tinha a menor idéia de como, porque e em que condições eles se reencontrariam. Leiam o livro, não contarei mais nada para que possam apreciá-lo da mesma forma que eu.

Uma história de amor belíssima com todo o drama que meu coração poderia suportar.

Tenho a convicção de que esse, sem dúvida nenhuma, é um dos livros que guardarei para sempre em minhas lembranças. Recomendo.

Beto 05/11/2011

Descaminhos da vida...
O livro é um romance que mais uma vez contempla o dinheiro em detrimento do amor, por favor não existe somente isto na vida, podemos fazer escolhas sem considerar a parte financeira, portanto nós podemos escolher outros caminhos, podemos acertar ou errar, mas são caminhos. A leitura é agradável, porém substima a nossa inteligência, quando ela reencontra o amor perdido é por causa de uma doença terminal, pieguice...

marlene 17/10/2011

Carson e Meg são adolescentes loucos um pelo outro até que, aos 21 anos, ela anuncia que vai se casar com outro homem. Carson, atordoado, mergulha na música para afogar suas mágoas, o que acabará; por fazer dele um grande astro do rock. Meg se entrega ao papel de esposa do homem que salvou sua família da ruína e a sua profissão de obstetra. Duas décadas se passam até que as lembranças da juventude vêm bater com força à porta dos dois.
Meg estava com um problema. Ela tinha a doença de Lou Gehrig – ou ELA – uma doença neurodegenerativa fatal, que matava a pessoa aos poucos, paralisando todos os seus movimentos, até o ultimo suspiro.
Meg precisava de Carson, não só por causa da doença fatal, mas porque ela não queria mais sentir sofrer.
Assim como ela, ele também precisava dela por perto, porque a dona de seu coração era ela.
Algumas coisas nós ganhamos, algumas nós perdemos. E o livro, deu a entender que não importa o quão louco seja, mas devemos fazer, nunca desistir, porque como Meg, a vida poderia mudar em questão de dias, literalmente.
Em muitas partes do livro eu me encaixei na situação de Meg.
Esse livro é para aqueles que não se importam de chorar.
Enfim, eu gosto de livro deste gênero drama e romance, me traz para mais perto da realidade, me mostra que nem tudo são flores, nem tudo é azul, que existem desafios, barreiras e batalhas a vencer.

1 | 2 | 3 | 4 | 5