Souvenir

Souvenir Therese Fowler

Resenhas - Souvenir

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Evy 04/10/2011

Por ser um romance de estréia de Therese Fowler e num momento onde, me parece, qualquer um pode começar a escrever, o que nos traz muitos romances mornos e com narrativa pouco desenvolvida, achei o trabalho da autora muito bom! A história é bonita e bem elaborada, os personagens apesar de não tão cativantes, foram bem desenvolvidos e as passagens narradas com profundidade e não superficialidade que é o que tão comumente se encontra hoje em dia.

A história foca o casal Meg Powell e Carson Mckay que eram namorados quando jovens e acabaram separados por uma dívida que o pai de Meg tinha e que só pode ser paga pela oferta nada agradável de Brian em troca dela aceitar seu pedido de casamento. Para tentar salvar a família da falência, Meg se abnega do amor de Carson e casa-se com Brian, mudando o rumo de sua vida totalmente.

Anos se passam até que Meg e Carson se encontrem de novo e percebam que nenhum dos dois foi capaz de apagar o passado, apesar de toda as reviravoltas de suas vidas. Carson se tornou um famoso cantor de Rock que não consegue se apegar a ninguém e Meg descobre que tem uma doença rara e fatal. E mais escolhas permeiam o futuro de ambos.

Therese Fowler fugiu do "lugar-comum" dos romances extremamente melosos ou impossíveis. Traz em Souvenir um drama familiar comum e que nos remete a realidade da importância da família, do poder da fé e do amor. Gostei muito de sua narrativa envolvente e profunda e das descrições tão reais das sensações e reações do ser humano diante de um fim inevitável.

Além disso, aborda temas muito relevantes, como é o caso da filha de Meg que acaba se envolvendo com um rapaz pela internet que a induz ao uso de drogas e sexo desenfreado. A descoberta da doença de Meg e a forma como ela lida com a situação, tentando causar menor dor possível a seus entes queridos também é muito emocionante, apesar de eu não concordar com a escolha final da personagem.

Por fim, um drama muito bem escrito e que vale a pena ser conhecido. Recomendo!
Jessi 03/10/2011minha estante
Adorei sua resenha!
E é bem isso mesmo... Eu não sabia que era o romance de estréia dela, mas nossa, eu me encantei com o livro também. Mostra muito a realidade (como no caso da filha dela se envolver com um cara pela internet, e sofrer os danos) e tudo aquilo que todo leitor adora ler: romance, sofrimento, e sempre uma segunda chance!

Adorei a resenha, só firmou mais o que eu já achava sobre o livro.

Fe Sartori 04/10/2011minha estante
Quero ler, quero ler, quero ler =D

Rose 04/10/2011minha estante
Adorei a tua resenha Ly, que para variar é muito bem escrita... eu tinha gostado da sinopse e da capa, mas agora tenho certeza, vou ler este livro! Adoro romances, e acho que vou gostar deste, embora pareça ser uma história da qual vou chorar mais que rir. :)

Gabriela Neves 30/05/2011

Cativante
Eu me apaixonei pela capa de Souvenir a primeira vista, porém dando uma primeira olhada no livro e virando as primeiras páginas supus que se tratava de um clichê absoluto, com um final bem previsível. Mas, quando fui mais a fundo e li nas entrelinhas o que a autora realmente quis dizer... Ah! Descobri que o livro, de certa maneira, é diferente.
Souvenir trata-se das escolhas da vida. Escolhas que mudam todo o rumo de uma história e mexe com todas as pessoas ao seu redor. É um livro para os adoradores do drama e que não se importam em derramar algumas lágrimas. O tipo de livro que, se for possível, você ler numa tacada só.
Nas primeiras páginas você já se ver envolvida no relacionamento de Meg e Carson e percebe o tamanho amor que compartilham, para logo em seguida tudo ser desmanchado com uma simples escolha. A escolha de Meg.
Enquanto ela convence a si mesma que fez a coisa certa, Carson tenta convencer a si mesmo de que a odeia.
Vinte anos depois, com a vida de esposa, mãe, dona de casa e médica, um acontecimento na vida de Meg vida faz com que ela pense em todo o seu passado e queria mudar seu presente e futuro. Mas como vai ser possível?
Enquanto tenta organizar sua vida e refazer suas escolhas, Meg ainda tem que lidar com Savannah, sua filha de quinze anos, que não é uma filha problemática, mas que vem causando certas preocupações.
Você torce por Meg, sente a dor de Carson e tenta de alguma maneira fazer que Savannah acorde para vida e veja onde está se metendo (foi a única personagem que me irritou em certos capítulos).
O livro está repleto de paixão, dor, orgulho e tantos outros sentimentos que estão em volta do amor, até mesmo ódio. E além de tudo isso, é um livro real, com um desfecho real. Ele meio que deu uma sacudida em mim e deu pra perceber que nem tudo são flores.
Enfim, apesar de eu não ser muito fã de dramas, eu realmente gostei de Souvenir. Ele é aquele tipo de livro que por mais que lhe faça chorar, você não consegue parar de ler. Recomendo.

[http://cabecadventoo.blogspot.com/]

Leninha Sempre Romântica 26/05/2011

O livro nos remete ao universo de três personagens diferentes: Meg, Carson e Savannah, cada um com seus segredos íntimos.

Meg sempre foi a mulher resolvida que tomava a frente nas decisões, e assim ela tomou as rédeas do seu futuro, sempre pensando primeiro na felicidade dos outros, e nem sempre na sua. Foi capaz de abandonar Carson, o amor da sua vida, para se casar com Brian, o homem que seria responsável pela salvação financeira de sua família, ela abriu mão de sua vida em prol de seus pais e irmãs, e agora ela terá que abrir mão de algo mais precioso em prol da felicidade de Savannah, sua filha.

Savannah só queria atenção, um pouco de carinho e é assim que ela se envolve num emaranhado de problemas, achando que o amor seria seu porto seguro. Savannah é intensa como toda adolescente que vê num rapaz mais velho sua válvula de escape, ela só não esperava que as coisas tomassem proporções tão esmagadoras.

Carson está de casamento marcado com Val, uma jovem cheia de vida que o fazia lembrar-se de quando era jovem e cheio de sonhos, mas aquele Carson morreu no dia em que a mulher de sua vida se casou com outro, o deixando ferido, despedaçado. Sua carreira de sucesso se deu apenas por que ele não tinha mais a quem amar, então amou a música intensamente, expressando nela suas dores, angústias e solidão.
Três destinos que se encontram, corações que se buscam, mas que precisam ser fortes para enfrentar a batalha que está por vir.
Um livro Tocante, visto por três visões diferentes, e que se completam.

Posso dizer que Souvenir é literalmente como seu título diz, um livro de lembranças, que toca por sua simplicidade, uma história que poderia ser real por ser tão intensa.

Esse é o tipo de livro que consome quem lê, nos faz refletir sobre nossas escolhas e atitudes, que nos faz pensar nas palavras ditas, mas acima de tudo Souvenir é um livro que nos faz sonhar, sonhar com um futuro diferente, com uma nova chance, sonhar em poder sonhar.

Então me vejo aqui, estarrecida e sem saber como me expressar sobre esse livro, acho que tudo que eu disser não será capaz de expressar o que senti ao ler Souvenir, quando comecei a leitura já sabia que ele me devastaria, e claro, uma história de amor, onde o destino separa duas pessoas que se amam é meu mote preferido, mas me deparei com algo ainda mais intenso, uma história de amor linda, triste, mas acima de tudo cheia de lições.

Acho que uma história triste tem mais que apenas a função de nos tocar, acho que Souvenir é mais que uma história emocionante, ela me fez pensar no que deixamos de fazer por estarmos ocupados demais, deixando os melhores dias passarem por nós como se fossem se repetir sempre, não é bem assim, o livro nos mostra que o dia de hoje pode ser nosso último, e que devemos dar valor ao máximo em cada minuto.

Então, prepare seu coração se você decidir ler Souvenir, ele te tocará, te dará razões para ser feliz com a sua realidade.

É muito difícil definir um livro que te seduziu, me entreguei aos braços de Souvenir como se faz realmente às lembranças, sabia que ao ler esse livro ele deixaria marcas, e claro, não poderia ser diferente.

Souvenir em uma palavra: ARREBATADOR

Danni 11/05/2011

Para ser lido e relido....
Sem palavras...simplesmente maravilhoso!
Não espere um final feliz, pois não tem! É simplesmente emocionante até a última página!
Para ler e reler sempre, uma lição de coragem e amor!
Alguns trechos do livro...

"Isso só prova que o futuro não existe. Tudo o que realmente temos é o agora".pág 213

"Seja corajosa em sua vida,Savannah, mas não tola.Arrependimentos são inevitáveis, e se empilham como pedras de um pilar...mas tome cuidado para não permitir que cheguem alto demais e que impeçam de ver o outro lado". pág 224

"Algumas pessoas questionarão como eu lidei com doença e morte, e talvez você também.Suas amigas talvez não entendam.As pessoas podem pensar que fui egoísta,ou que cometi o pecado absoluto.Vou lhe dizer diretamente:eu não acredito no inferno cristão-o inferno está aqui na Terra, nos erros que cometemos,na maneira como as pessoas sofrem,nos massacres, na fome e nas guerras-,na insistência de nossa cultura em proibir que uma pessoa em agonia seja legalmente auxiliada a morte misericordiosa.Quando você compreender como a ELA age como uma prisão inescápavel,como pode degradar uma pessoa,privá-la de sua humanidade,seu orgulho,sua habilidade em ser e fazer todas as coisas que definem "viver",talvez você entenda por que decidir não impor isto a mim e nem a você.
Agora,vou descer do palanque". pág 275

Simplesmente leiam! Vale muito apena!

Vanessa 03/04/2011

Longe de ser um romance com cenas arrebatadoras e um final onde todos foram felizem para sempre.
Meg durante toda sua vida teve que tomar a frente para resolver os problemas de sua família, deixando de lado sua própria felicidade. Depois de anos, casada, médica e com uma filha de 16 anos ela acaba descobrindo-se com uma doença rara e sem cura. Optando pelo caminho menos doloroso para sua família, ela mais uma vez toma a frente da situação para colocar tudo em ordem antes de partir. Inclusive, revelar para sua filha e seu grande amor, alguns 'segredos' do passado.

Fefa 02/04/2011

Antes de começar a ler Souvenir pensei que seria um romance arrebatador e inesquecível, a julgar pelo título e pela capa. Uma pena que para por aí! O livro tem uma trama monótona e suuuuuuper lenta. A sensação é de que a história não sai do lugar. Achei o enredo bem superficial também, apesar do número considerável de páginas. Algumas [poucas] passagens me surpreenderam e em alguns casos achei que as coisas enfim iriam engrenar, mas tudo não passava de provocação, porque nada de fato acontecia, e foi assim até o final.

A mocinha, Meg Powell, para quem tem que lidar todo o tempo com circunstâncias que a obrigam a tomar decisões importantes é um ser apático, covarde, passivo. No fim, as protagonistas atuam como coadjuvantes e as personagens secundárias figuram apenas, como meras personagens casuais, robóticas. O único que consegue escapar desse aparente automatismo é o Dr. Clay, de quem gostei muito e lamento por não ter tido um desenvolvimento maior na história. Homem de iniciativa, esse Dr. Clay!

O produto de tudo isso é que Souvenir é uma grande decepção literária.

Jess Ribeiro 27/03/2011

Um livro que eu apaixonei pela capa e sinopse, mas que com o passar das páginas fui perdendo o interesse. Achei o desenvolvimento da história muito lento, sem acontecimentos o que ocasionou a desistência da leitura.

Jú Oliveira 30/12/2010

Preferido
Não sei porque, mas o livro me tocou de uma maneira! Chorei feito um bebe. Até agora o meu preferido!!
Evy 13/03/2012minha estante
Realmente é muito bonito! :)

LissBella 09/12/2010

“A felicidade existe apenas no que é real e verdadeiro”

Com certeza é meu livro preferido. Um livro, um dos poucos, que voltarei a ler e reler.

Therese Fowler é perfeita como escritora. Delicada, gentil e muito intensa. Começa o livro com uma frase de John Lennon, que já nos excita a leitura desde a primeira página... “O amor é uma promessa, o amor é uma lembrança, uma vez concedido, jamais esquecido, nunca deixe que desapareça”.

Meg abandonou seu grande amor por razões familiares, mas por toda sua vida, pensou em Carson como insubstituível... “lembraria... como se sua vida, se suas vidas dependessem disto, como se pudessem conquistar a eternidade”.

Mas, ainda assim, Meg seguiu a vida... sempre pensando que “algumas memórias eram afiadas como navalhas” e “o seu passado era onde vivia todos os seus pesadelos”, ou os seus sonhos...

Carson nunca mais amou de verdade. Sim, viveu, foi feliz, mas nunca mais amou... seu coração ainda seria de Meg, por todos os anos do porvir... “seu coração queria se agarrar à esperança, mesmo quando a esperança lhe era inalcançável, negada. Ele fechou os olhos... desejando que ela libertasse o anseio fútil por um passado que nunca acontecera e um futuro que jamais aconteceria”.

“Uma pessoa nega ou perde coisas que vale a pena manter, quando tranca o passado. Mas se você arrasta muito o passado consigo, ele simplesmente o esmaga”.

Viveram anos assim... “separados por janelas de vidro e palavras duras, e, votos de casamento”. Mas no fundo, sempre souberam “que eles não tinham qualquer controle, nem sobre a morte, nem sobre as forças estranhas que uniam as pessoas, nem sobre o amor”.

Até que a vida os colocou novamente, frente a frente...

Alguns trechos maravilhosos:

“Durante a maior parte da minha vida eu tranquei minhas melhores lembranças, meus sentimentos mais verdadeiros, para que não pudessem demolir a fachada que construí. Uma fachada muito bonita, respeitável, mas ainda assim uma fachada. Aprendi quase tarde demais que a felicidade existe apenas no que é real e verdadeiro”.

“a verdade inevitável da vida: que coisas más acontecem com pessoas boas a cada minuto de cada dia, tão certo quanto o sol está sempre nascendo e morrendo, em algum lugar no horizonte.”

“Engraçado como todo mundo pensava tanto no futuro desconhecido e inefável, e tão pouco em cada momento real e tangível do agora.”

“Seu destino encontra você, não importa aonde você vá”.

“contudo, ele sabia que a quantidade de anos vividos não era uma medida de qualidade de vida em questão. A medida estava em como se vivia. E no que se deixava para trás”.

“A vida não dava garantias... em geral a coisa certa é a mais difícil de fazer”.

Lindo livro. Recomendo!!!

May 04/11/2010

Linda História de Amor!
Quando li esse livro a única coisa que pude dizer foi que esse história me arrebatou e que amor verdadeiro se pode reviver na época em que se puder viver, não importa como nem porque. A vida é uma só e só temos oportunidade de vivê-la uma vez, apesar de que amores assim possam ter vindo de outras vidas, já que demonstra-se ser tão forte e arrebatador...

*Rô Bernas 03/11/2010

Souvenir de Almas
Este livro é um verdadeiro souvenir para nossas almas.

Um livro encantador e triste, muito triste.
Nos faz refletir e muito sobre nossas escolhas/renúncias ao longo da vida.

Em determinado momento só consegui parar de ler quando acabei e isso foi às 3h25 desta madrugada...não chorei, mas me emocionei e muito com um fato deste livro, pois meu pai teve a mesma iniciativa de Meg, enfim...

Um livro pra ser lido com muito cuidado, pois será um verdadeiro souvenir em nossas lembranças. AMEI!

Danni 20/05/2011minha estante
Amei esse livro tbm Ro!

May 21/06/2011minha estante
Ro, é seu?? Me empresta? rs

*Rô Bernas 21/06/2011minha estante
Era meu...já troquei. :/

Ale 27/10/2010

“Souvenir” o nome por si só é um convite à leitura!
Uma estória simples, encantadora (gosto assim, coisas simples) rs...
Pra mim, tudo passa uma mensagem, e creio q se resuma ao tempo q vooc perde pensando, ou ao tempo que ganha realizando! Somos a forma banalizada do q realmente é pra ser, cheios de dogmas de preconceitos e teorias q no fim não nos servem pra nada!
Já imaginou, ou já tentou imaginar oq poderia ter sido se sempre tomássemos a decisão q sabemos, q não é a mais certa? Mas q é a que realmente queríamos! Mas não estou falando vzs, falo sempre!?! As vzs penso sobre isso, minha conclusão é q isso é uma coisa q não se pode imaginar, só temos o direito de vivenciar as escolhas ou não, simples assim!
Mas no final das contas, podemos ser a virgula q retarda por certo tempo o destino, mas nunca o ponto final!!
E quando eo disse acima “uma estória simples” isso tudo pode ser relativo, pq vê a q viagem cheguei? rsrs...
(e aew é q está à verdadeira função de um bom livro)!! ;]

Lisse 29/08/2010

Primeiro quero contar a história de como esse livro chegou nas minhas mãos. Lá estava eu com minhas amigas numa feira de livro e eu fiquei em dividida entre esse livro e "O Homem dos meus sonhos", e escolhi esse.
Comecei muito empolgada com o romance de Meg e Carson mas logo o livro me decepcionou e diminui a frequência da leitura. Não que o livro seja ruim, não é bom. Mas não gostei das escolhas que a protagonista fez, eu faria totalmente o contrário.
Através de um drama muito bem escrito, que te arremete a três personagens diferentes: Meg, Carson e Savannah, a escritora Therese Fowler, é capaz de escrever três histórias em uma, e fazer você chorar, se irritar querendo jogar o livro na parede, te faz se condescendente, e entre outras emoções.
Presa a um casamento rotineiro, Meg Powell divide seus dias entre cuidados com o pai viúvo, com sua rotina médica e com a filha adolescente, cujo violento despertar da sexualidade inspira preocupações.
Muitos anos Carson McKay, agora um astro do rock, volta à cidade natal para cuidar dos preparativos de seu casamento com uma mulher mais jovem. Essa são duas vidas completamente distintas. Mas, um dia, duas décadas antes, Meg e Carson haviam sido unha e carne. Namorados de adolescência, formavam o típico casal que todos esperam ver casados ao completarem 21 anos. Pelo contrário: ao chegar à maioridade, Meg anunciou repentinamente que iria se casar com outro homem. O motivo - necessidade financeira - nunca chegou ao conhecimento de Carson. Magoado, ele abraçou a música, caiu na estrada e ganho o mundo.Agora Carson está de volta e a ponto de dar um significativo passo na vida. É justamente quando Meg faz uma descoberta que irá perturbar o equilíbrio de todos à sua volta. E a lembrança do primeiro amor poderá se tornar realidade um última vez.
Meg é uma protagonista diferente, que mantem uma rotina louca, mas continua presa ao seu passado. Carson foi alguém muito indefinido para mim, achei estranho, só o que ficou claro foi seu amor pela protagonista. Já Savannah foi algo totalmente inesperado, algo louco, que me fez ficar apreensiva também.
Na contra-capa do livro tem uma pergunta: "E se a única pessoa que pode ajudar você fosse aquela cujo coração você partiu?"

1 | 2 | 3 | 4 | 5