O Diário de Suzana Para Nicolas

O Diário de Suzana Para Nicolas James Patterson

Resenhas - O Diário de Suzana para Nicolas

Ana 04/11/2013

Nunca quis tanto escrever um diário antes!

O início da história fala sobre o sofrimento de Katie ao ver que seu namoro com Matt de quase um ano acabou. Por terem um namoro perfeito o sofrimento parece inacabável até que no dia seguinte ao termino recebe na porta de sua casa um pacote com um diário dentro. Matt o deixou em frente a sua porta. Ao começar a ler o diário, descobre ser de Suzana, esposa de Matt e mãe de Nicolas. A primeira atitude é se sentir ''a outra'' e se perguntar porque Matt faria isso? Quando decide começar a ler o diário, Katie mergulha na história de Suzana, suas atividades, profissão, o porque da sua mudança de Boston para uma pequena ilha, como conheceu Matt e a vinda de Nicolas ao mundo. Simplesmente, um diário de amor dedicado a Nicolas. Ao fim do diário, Katie entende o porque Matt terminou. E mais do que isso, não o julga.

O Diário de Suzana para Nicolas foi um livro muito importante que li esse ano. Nunca pensei na possibilidade de ser mãe e como seria se algum dia eu fosse, mas agora eu entendo o porque ser mãe é tão importante. Além disso, a história tem raízes no amor verdadeiro, o perdão, e claro, a vontade de começar de novo. O livro é única e exclusivamente dedicado ao amor. A forma com que o diário acaba é triste, mas é linda, e seja da forma que for, muito especial para todos os envolvidos. Se você nunca teve um diário, acho bom começar um!

Aconselho o livro: as pessoas que acreditam em amor verdadeiro.

O livro possui 224 páginas facilmente lidas (se houver apego) em 1 dia.

Laís 22/10/2013

Nunca esteve nos meus planos ler este livro, até que fui comprar chocolate nas americanas e o vi numa promoção imperdível: apenas 9,90. Decidi arriscar e comprei. E o passei na frente de outras leituras por pura curiosidade. E não deu outro: INCRÍVEL. Não me arrependi em momento algo. É um livro tocante, apaixonante, inesquecível. É difícil descrever como a história de James Patterson me tocou na alma.

Muita gente me dizia que eu ia ver muito de Nicholas Sparks nele, e sim, realmente vi, mas apenas romantismo, porque do resto James foi muito muito original.

Amei o Nicolas, a Suzana, O Matt, a Katie e principalmente o Gus. Ah, como amei o Gus. Enfim, recomendo e recomendo muito esse romance delicioso, com certeza você vai devorar em uma tarde, como aconteceu comigo!

S. Entre Amigas 14/10/2013

Duas mulheres, o amor pelo mesmo homem e as revelações que unem seus destinos.
Complexo, intrigante, apaixonante. Essas três palavras definem completamente o teor dessa história. A primeira vez que pego um livro de JAMES PATTERSON para ler, e o engraçado é que ele é um dos autores que mais vendem no mundo, mas nunca me bateu aquela curiosidade, sabe? Devo confessar que essa foi uma super primeira impressão.

KATIE WILKINSON está completamente apaixonada por MATT HARRISON, apesar de o achar um tanto quanto reservado, a moça já sente que é com ele que quer passar o resto de sua vida, e esta prestes a dar um passo mais importante no relacionamento deles quando, do nada, Matt decide romper com ela. Ainda assustada, no dia seguinte, Katie vê um embrulho em sua porta... Um embrulho enviado por Matt, ali ela encontrará a resposta para todas as dúvidas que adquiriu na noite anterior, ou poderá criar mais dúvidas ainda.

O embrulho é na verdade um diário escrito por SUZANA para NICOLAS. Quem é Suzana? Esposa de Matt, e Nicolas, filho do casal. Katie se vê então espantada ao saber que seu namorado já tinha uma família. No diário, Suzana conta para seu filho toda a sua história com Matt, e Katie se vê lendo tudo aquilo, sofrendo pelo seu namorado, mas sentindo uma grande amizade crescer por Suzana. Mas esse não era o sentimento qual ela deveria sentir.

O livro é dividido por partes, 'KATIE', 'O DIÁRIO', 'MATTHEW', podemos ter uma noção do ponto de vista dos protagonistas... Quando estamos na parte de Katie, nos ligamos em como ela está absorvendo a história de Suzana, em O Diário temos tudo o que Suzana escreveu para seu filho, e a parte de Matthew também faz parte do diário.

Comovente, outra classificação para esse livro. Durante a leitura não sabemos qual posição tomar, Matt deve ficar com Suzana ou com Katie? As histórias de amor de ambos os casais são deverás emocionantes. Apesar de sempre parecer errado por toda a história, Matt é um personagem apaixonante. Ele traz a vida ao livro, é o homem sonhado por todas as mulheres.

Fiquei esperando o momento em que eu iria chorar, era o que todos os que já leram o livro me comentaram, e ele chegou... Confesso que chorei horrores nas 10 páginas finais. A conclusão da história é feita em poucas páginas, mas isso não faz com que o final do livro seja corrido, ele tem a dose de surpresa esperada por todo o leitor.

Eli Coelho 05/10/2013

Um romance açucarado com final surpreendente
É claramente um romance para mulheres.

Um homem perfeito, uma mulher tentando refazer sua vida em um lugar tranquilo. E uma pergunta: Como esse homem perfeito trai a mulher? Porque? E o que revela esse diario afinal que explique porque ele deixou Katie apesar de dizer que a ama.

O final surpreende um pouco. Triste.

Livro curto. Capítulos curtos. Muito romantismo (chegar a ser diabético..rs..rs..). Segue a linha de Nicolas Sparks. Gostei.

Dreeh Leal | @dreehleal 29/09/2013

O diário de Suzana para Nicolas - James Patterson
Esse livro me tocou profundamente! Por isso estou a semanas tentando escrever essa resenha sem conseguir. Tenho certeza que ela não sairá como eu quero, mas mesmo assim espero que vocês gostem.

Katie Wilkinson é a editora sênior de uma reconhecida editora especializada em romance e poesia. Ela conheceu Matt Harrison ao ler um manuscrito de poesia dele. Encantada com o material, ela compra seus direitos de publicação e durante o processo de publicação do livro eles acabam se envolvendo. Eles eram perfeitos um para o outro, gostavam das mesmas coisas e se entendiam como ninguém. Katie nunca duvidou do amor que os unia. Por isso, depois de quase um ano de relacionamento, ela não conseguiu entender o porquê Matt quis terminar o relacionamento. No dia seguinte ao rompimento ela recebe um pacote que ela reconhece ter sido de Matt, ao abrir ela se depara com um volume encadernado intitulado ‘O diário de Suzana para Nicolas’. Tudo que ela consegue se lembrar é que, Suzana é o nome da ex-mulher de Matt, e Nicolas provavelmente era o filho deles. Junto do caderno vem um bilhete de Matt dizendo que ao ler ela entendera o motivo do rompimento, e assim ela começa a fazer.

Antes de iniciar a leitura eu fiquei me perguntando sobre quem o livro, Suzana ou Katie. Mas não tem como escolher uma só. A vida dessas mulheres tem em comum o amor por um maravilhoso! No decorrer da estória vamos conhecendo mais sobre a vida de Suzanna e claro, sobre como ela e Matt chegaram a ficar juntos, e ao filho deles. Adianto logo que o final foi incrível, e me emocionou por demais! A cada novo personagem que aparecia eu ficava me perguntando se era ele que ia mudar o rumo da vida perfeita de Suzana e Matt, mas eu nunca, nenhuma vez sequer, pensei que as coisas fossem acabar do jeito de foi.

A escrita do autor me encantou. Ele intercala a leitura do diário e as reações de Katie. Nos momentos do diário a emoção, os sentimentos que as palavras passavam eram muito fortes, e eu tinha a impressão de que aquilo realmente era o diário de alguém. A trama tem algumas reviravoltas, o que deixa o livro mais empolgante de se ler. Como é bem pequenininho o livro, acho que eu demorei um ou dois dias para finalizar a leitura. Mas a vontade que da é que não interrompê-la a nenhum momento!

A diagramação é bem simples, e passa totalmente o espirito do livro. A fonte utilizada é um pouquinho menor do que a usual, mas nada gritante. A sinalização entre o diário e Katie é feita por uma pagina em branco descrito de quem vamos falar a seguir.

Esse livro é indicado para todas as pessoas, mas quem gosta de romance e ainda não leu esse, está perdendo um grande livro.

site: http://livrosetudoqueadebom.blogspot.com.br/2013/09/resenha-o-diario-de-suzana-para-nicolas_27.html

Olivia 24/09/2013

Sem palavras!!
Simplesmente Amei!!!
Chorei igual uma idiota!
Nesse livro você vive uma monta russa de emoções em poucas páginas, adorei todos os personagens e o o que o destino apronta com Matt...

LEIAM TODOS! Vale muito a pena

Gabi Fernandes 21/09/2013

Desnecessariamente trágico.

James Patterson tem mais de 230 milhões de livros vendidos pelo mundo.

Por quê ?!

O vocabulário deste autor é pobre e a escrita piegas. Aliás, não gosto deste formato de diário. Acho covarde e pouco louvável. Quer dizer, qualquer pessoa pode escrever um diário, não ? Escrever um diário voltado a um "menininho" de 0 a 12 meses, então ! Qualquer pessoa. Mesmo. Diferente do estilo de prosa. Boa prosa é para poucos. E, certamente, não para James Patterson.

Os personagens são perfeitos. Perfeitos demais. Demais para serem, sequer, críveis. E, sendo assim, eu me pergunto, como é possível se identificar com algum deles ? Talvez não dê. Talvez quem aprecie de fato este livro, aprecie o fato de sonhar. Sonhar em ser perfeito como essas pessoas, sonhar em se apaixonar por um Matt Harrison e ser correspondida. Em ter filhos perfeitos.

Até aí, tudo certo. Quer dizer, piegas ? Piegas. Mas não condeno algo pelo simples fato de ser piegas. Ou, pelo menos, não condeno tanto assim.

O que eu realmente condeno é o final apelativo. É a manobra desnecessariamente trágica para angariar leitores a este livro. Querer ganhar as pessoas no choro. E só nisso.

Por que não explorar o fato de se dar valor a família ? Em trabalhar com o que se ama, mas se permitir dar valor a quem realmente nos ama ?

Achei, durante a primeira parte do livro, que esta seria a linha seguida. Mas, não foi. James Patterson se tornou repetitivo. Não acrescentou sentido a sua proposta. Não soube desenvolvê-la bem. E, sem conseguir um bom desenvolvimento, encerrou a história com tragédia. Quis comover o leitor com tragédia e choro.

O final, simplesmente, não faz sentido. Não tem nexo. É ridículo. Desconexo. Mal desenvolvido. Na minha opinião, asqueroso.

Primeiro e último contato com este autor. Não quero mais ler algo assim. De jeito nenhum. Se alguém quiser ver como se desenvolve uma história de perda de alguém querido, eu aconselho que leia John Green. James Patterson não.

Ananda 21/09/2013

O diário para Katie
Katie, uma jovem editora que tinha um relacionamento de quase um ano com Matt, se vê triste e desolada com o rompimento por Matt. Ela não vê explicação para tal ato, pois sempre pensou que o seu relacionamento fosse perfeito demais para acabar.
Ela queria alguma explicação urgente por isso, mas o que ela não esperava era encontrar respostas em um diário que Matt dá a ela. Ele foi escrito por Suzana, uma jovem médica que também se relacionou com Matt e com esse relacionamento nasceu Nicolas. O diário escrito de Suzana para Nicolas conta desde a época em que seus pais se conheceram, se casaram e tragédias que, para Katie, foram um choque enorme a todos e até para ela que nunca conheceu Suzana mas que simpatizou.

O livro tem poucas páginas, mas nem por isso deixou com aquele gostinho de livro fraco ou incompleto. Porque sabemos muito bem que se for bem escrito, sendo o livro grande ou pequeno, ele agrada de qualquer jeito. Os capítulos são divididos em momentos em que Suzana escreve para Nicolas, ficando em primeira pessoa; e momentos em que Katie está lendo ou suas reações quando lê e suas lembranças, ficando em terceira pessoa.

Os personagens são de uma profundida a cada página, que a gente acaba se identificando ou simpatizando com eles. Além de tirar várias lições de vida, como a lição das 5 bolas. O trabalho, família, saúde, amigos e integridade são as nossas 5 bolas. O trabalho é uma bola de borracha, se você deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro são bolas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada ou lascada ou vai se quebrar de vez. Então é preciso preservá-las pois são únicas e preciosas.

É um livro romântico, e por isso não dei uma nota alta porque não sou fã desse gênero. Não sou mesmo! Ainda mais misturado com drama. E se não tiver na balança uns momentos engraçados, começo a achar depressivo e a leitura não rende. Mas mesmo assim, consegui ler rápido o livro e recomendo para quem gosta de livros assim.
Eu, mesmo sendo quase impossível chorar com um livro, fiquei chocada e comovida nas páginas finais. Realmente deu uma vontadezinha de chorar. Então posso dizer que é m livro emocionante e acho que as pessoas deveriam ler para dar mais valor à vida e as pessoas que amamos e estão a nossa volta.

Citações:
" Agora acredito em anjos. Só de olhar para você, meu menininho querido, é impossível não acreditar.
Estou pensando em quanto eu amei você quando estava na minha barriga, em como o amei no instante em que nos conhecemos. Quando o vi pela primeira vez, você olhou direto para o papai e para mim. A expressão em seus olhos dizia: 'Oi, eu estou aqui!' " pág 24

" Havia um limite de leitura do diário que Katie conseguia suportar por vez. Matt a alertara sobre isso no bilhete: algumas partes provavelmente seria difíceis de suportar. Agora Katie sabia que não era apenas difícil, mas avassalador.
Estava passando por um momento em que começava a duvidar que houvesse finais felizes na vida real, mas havia. " pág 104

site: http://www.cadernodeanotacoes.com.br/2013/05/o-diario-de-suzana-para-nicolas-james.html

Blog MDL 13/09/2013

Após quase um ano de namoro, Katie é abandonada por Matt sem nenhuma explicação. Como uma mulher apaixonada, ela não consegue evitar sofrer por aquele homem que ele imaginava ser o seu futuro marido. Desesperada para entender o que aconteceu entre eles, ela sai sem norte pela cidade e quando volta a sua casa depara-se com um embrulho endereçado a ela. Sem saber o seu conteúdo, ela o abre e é surpreendida por um caderno e um bilhete de Matt. Diante daquela surpresa, mesmo magoada, ela começa a folhear aquelas páginas e é sugada para dentro da história de Suzana, uma médica que após sofrer vários infortúnios em sua estadia em Boston, resolve deixar tudo para trás em busca de uma nova vida e parte para a pequena ilha de Matha’s Vineyard, local onde ela se redescobre e se reconecta com as coisas simples da vida. É lá também que ela conhece Matt, um homem divertido e inteligente, por quem se apaixona perdidamente e com quem vive um romance mágico que é coroado com a benção que foi ter o seu filho Nicolas.

Contudo, lendo aquele diário, Katie não consegue entender porque Matt o deixou em sua casa, muito menos porque ele quis fazê-la sofrer mostrando para ela como tinha uma família feliz e como ela havia sido apenas um passatempo. O que ela não esperava era que as respostas para os seus questionamentos além de serem mais profundas do que ela jamais poderia imaginar, se tornariam o motivo real para que ela se desatasse das amarras da mágoa e seguisse com sua vida em frente, assim como mandava o seu coração.

Seguindo a linha de escrita rápida dos seus demais livros, em "O Diário de Suzana para Nicolas", o autor James Patterson traz para os seus leitores uma história onde passado e presente se misturam para narrar o amor de duas mulheres pelo mesmo homem. Escrito em uma mescla de primeira e terceira pessoa, logo nas primeiras páginas vemos o sofrimento de Katie por ter sido abandonada e a esperança de Suzana em obter as melhores coisas da vida. Como os acontecimentos ocorrem em épocas diferentes, a vida de Suzana é narrada através do seu diário, o que colabora para que o leitor se sinta mais próximo a ela que a Katie, cuja história quase passa despercebida, já que ela fica durante 80% do livro à margem da história, sendo apenas uma espectadora da vida do homem que ele ama. Talvez tenha sido por isso que eu não consegui ter tanta afinidade com ela, pois apesar do seu visível sofrimento, o autor não se aprofunda muito em sua história e peca mais uma vez em suas discrições rápidas que apesar de serem bem efetivas não envolvem o leitor de forma com que ele compartilhe as dores da personagem.

Pessoalmente, eu teria gostado muito mais do livro se ele tivesse sido narrado sob o ponto de vista de Matt, já que por ele ser o elo que une Suzana e Katie, seria muito mais interessante ver em primeira mão os momentos que ele viveu com ambas, bem como, o sentimento que ele nutria por elas, até porque não fica muito claro o que ele sente verdadeiramente por Katie, pois no término do livro eu fiquei muito mais com a sensação de que ele a via como um bote que o estava resgatando do seu naufrágio pessoal a alguém que ele amava. Além disso, o que posso dizer a vocês é que o livro é bem bonitinho, possui um drama convincente que é capaz de arrancar até algumas lágrimas e só não leva nota máxima porque o autor teve problemas em aprofundar a história através de descrições e caracterizações dos personagens principais. Em suma, "O Diário de Suzana para Nicolas" é um bom livro para se ler, mas não é tão encantador quanto poderia ter sido.

site: http://www.mundodoslivros.com/2013/03/resenha-o-diario-de-suzana-para-nicolas.html

Francielle 06/09/2013

O diário de Suzana para Nicolas
Aquela história que você nunca mais vai esquecer. De vidas entrelaçadas pelo amor.

Contada de forma sensível e comovente; com uma mistura de romance e suspense. Impossível parar de ler. Quando você começa não quer mais parar.

Cada página virada surge uma nova duvida; uma nova revelação. O leitor é transportado para o cotidiano dos personagens, e sente junto com eles todo amor, tristeza, otimismo, angustias, alegrias, duvidas, lições de vida...

Emocionante do inicio ao fim.

Tente ler sem chorar, mas já aviso: vai ser difícil.

P.S.: deixei de lado outro livro pra ler este e não me arrependi. Desde que li o titulo já imaginei que o livro seria bom. Na verdade é muito mais do que imaginei. Superou minha expectativa. Super recomendo.

P.S.: Não dá pra esquecer a "lição das cinco bolas" e algumas frases que ficaram marcadas: "Não é uma sorte?" "Mãos à obra e coração em Deus." "Nós é muito melhor do que eu" (...) Lições simples pra levar durante a vida :)

Tâmara Moya 25/08/2013

Meus Comentários
Faltam-me palavras para descrever a grandeza desse livro. O autor me conquistou de inicio com sua forma direta e ágil de narrar os fatos. O livro é narrado por Katie e vai se alternando com as escritas de Suzana no diário. O autor me fez sentir como se fizesse parte da história e essa proximidade só me fez gostar muito mais do livro.
O livro não é sobre duas mulheres disputando o mesmo homem. É um livro sobre o amor, a família, o casamento e a importância de tudo isso em nossa vida. É também apaixonante, envolvente, arrebatador e me levou às lágrimas em diversos momentos.
O livro é fantástico! Com uma história simples, me emocionou mais do que eu poderia esperar e me marcou de uma forma única. Esse é um daqueles livros que nos acrescenta. É através de livro com este que descobrimos o quanto algumas leituras são ricas em aprendizado.
Recomendo!

Editora: Arqueiro

Ano: 2011

ISBN: 978-85-8041-027-3

Número de páginas: 223

Sinopse: Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”.

Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.

site: http://www.oblogdamari.com/2013/04/o-diario-de-suzana-para-nicolas-james-patterson.html

Nana 14/08/2013

Eu ganhei esse livro a mais de um ano e só essa semana o peguei para ler, provavelmente porque eu sabia que não é bem o tipo de leitura que me agrada.
O Diário de Suzana pra Nicolas é um romance bem mulherzinha, nada contra o gênero, mas eu não me agrado muito desse tipo de leitura.

A história começa com a Katie sendo deixada pelo Matt, que parece ser o amor de sua vida.
Ela começa a nos contar como o relacionamento deles era perfeito, como gostavam das mesmas coisas, se davam bem na cama e em tudo que um casal precisa para ser feliz.
Enfim... ela não consegue entender porque se tudo ia tão bem entre eles, um dia de repente ele resolve terminar o relacionamento que tinha tudo para dar certo e um provável casamento, como ela mesma já vinha fantasiando.
O Matt some, mas deixa na porta dela um diário que tem o mesmo nome do livro.
A katie toma coragem e começa a ler o diário, eu teria colocado fogo e mandado as cinzas para ele, mas enfim... A curiosidade dela falou mais alto e ela começou a ler.

Esse diário era a Suzana relatando para o Nicolas, o filho dela e do Matt, como começou a história de amor de seus pais, ela conta tudo até depois que Nicolas nasceu.
Para a Katie é uma tortura ficar lendo como Matt era atencioso e romântico com a Suzana, eu particularmente acho que ele é perfeito demais.
A ideia do livro em si é boa, eu gostei disso, mas eu achei o romance muito, mais muito açucarado sabe. Não tem uma intriga, uma briga, nada... São muitas flores.

Confesso que o livro me prendeu pela curiosidade, porque fiquei querendo saber o que podia ter dado errado no perfeito relacionamento entre Matt e Suzana para que ele a deixasse e começasse a se relacionar com a Katie.
Tem apenas um capítulo do livro que me emocionou a ponto de me fazer lacrimejar, e por esse capítulo valeu a pena a leitura e a recomendação que eu faço para que vocês leiam esse livro.

De certa forma tirei algumas lições boas dessa história, como valorizar a família, amigos e a vida em si antes do lado profissional.
Foi o primeiro livro que li do James Patterson e não sei eu leria mais livros dele nesse gênero, como esse foi presente eu li e se ganhar outro não poderia fazer desfeita e com certeza leria, mas não sei se compraria rs.

Para quem gosta de romances mais doces que o doce de batata doce, leia esse livro, pois há 99,99% de chances de você gostar da leitura.
É só isso que eu tenho para falar sobre esse livro, ele é bem curtinho, eu li em um dia... Então não dá pra fazer uma resenha muito grande se não acabo soltando um spoiler.

site: http://letrasdanana.blogspot.com.br/2013/08/resenha-o-diario-de-suzana-para-nicolas.html

Rose 31/07/2013

É dificil fazer uma resenha deste livro, pois me falta palavras para descreve-lo...
O livro fala de Katie, uma editora que conhece Matt, um homem que proporciona a ela momentos maravilhosos, mas seu passado é um mistério, já que ele não gosta de falar sobre o assunto. Em um dia do nada, ele simplesmente termina o relacionamento com ela... e alguns dias depois, deixa um pacote na porta de sua casa. Neste pacote contém um diário, "O diário de Suzana para Nicolas", Suzana fala de seu casamento com Matt e do Nick, o filho deles... e cada página lida, uma descoberta surpreendente...

“Há versos de um poema sobre barcos de pesca e suas tripulações entalhados na Docks Tavern, em Vineyard: “Os barcos tão esperados / chegam vazios ou afundam nas profundezas. / E os olhos primeiro perdem as lágrimas / e depois o sono.” Vi esses versos uma noite quando não conseguia mais chorar nem dormir. A terrível verdade deles quase me esmagou”.