O Diário de Suzana Para Nicolas

O Diário de Suzana Para Nicolas James Patterson

Resenhas - O Diário de Suzana para Nicolas

Jessica Oliveira 19/02/2014

O Diário de Suzana para Nicolas
Katie sempre se viu como uma pessoa "normal", um pouco alta de mais, magra de mais e sem nenhum atrativo que uma "femme fatale" deve possuir. Por isso é uma grande surpresa quando ela conhece o poeta Matt Harrison e ele se mostra interessado nela.

Matt é o cara perfeito, lindo, romântico e um tanto quanto misterioso, ele nunca fala sobre o seu passado e apesar de os dois já estarem juntos a quase um ano, Katie ainda não sabe absolutamente nada da sua vida, a não ser claro, que ele é um poeta e que se inspira em seu cotidiano para fazer seus poemas.

Para Katie o relacionamento dos dois está bem perto de ser perfeito, mas em uma noite, que para ela era mais que especial, Matt termina tudo o que há entre os dois e sem nenhuma explicação vai embora, deixando Katie a ver navios e com um coração quebrado.

Após alguns dias desse incidente, Katie recebe um pacote de Matt onde ele, em um bilhete, diz que todos os segredos que ele nunca contou para ela estão ali e que assim ela poderá entender melhor por que o relacionamento dos dois não poderia continuar. Dentro desse pacote encontra-se um diário, O Díario de Suzana para Nicolas, e é a partir desse diário onde pelos olhos de uma outra mulher Katie poderá enfim conhecer o homem que foi a pior e a melhor coisa em sua vida.

A narrativa do livro se divide entre Katie e Suzana que narra através de seu diário. A narrativa é de fácil compreensão mas ao mesmo tempo é "pesada" por ser muito, mas muito emocionante. Apesar um leitor mais atento já saber ao início do livro quem é Suzana e Nicolas, e qual é ou foi a importância dessas duas pessoas na vida de Matt, isso não diminui em nada a carga emocional que James Petterson coloca em suas palavras.

O livro poderia ser apenas mais um livro com uma história triste, mas a forma com que o autor foi escrevendo e envolvendo o leitor, me fez ao final do livro ficar com a sensação de que Katie e Suzana fossem minhas amigas de infância. Em vários pontos do livro chorei, sorri e acima de tudo me emocionei. Em muitas partes senti raiva de tudo o que estava acontecendo mas percebia então que essas partes eram de suma importância para o enredo da história.

Não tenho palavras para dizer o quão perfeito é esse livro, tenho certeza que pode se passar muitos anos mas a história dela vai ficar gravada em minha cabeça. Esse é um daqueles livros que é impossível não se apaixonar, se emocionar e querer reler sempre que possível. Acho que até aqui ficou bem óbvio que a minha cotação não poderia ser nada menos do que cinco estrelas perfeitas.

site: www.booksandmovies.com.br

Emily 17/02/2014

Magnífico!
Você começa sem muitas expectativas, mas no decorrer do livro se surpreende com tamanha perfeição. Vale mt a pena.

Glauci 14/02/2014

Envolvente e encantador.
Li esse livro em três horas, comecei e simplesmente não consegui parar.
O livro tem uma história triste, mas belíssima.
Uma surpresa em cada página. Cheio de reviravolta, muito bem escrito. Estou acostumada com os livros policiais desse autor, mas confesso que a forma com que ele narra essa história, me surpreendeu.
Eu lia e ficava tentando formar na minha cabeça como ele ia terminar a história, confesso que não fiquei surpresa, porém fiquei muito comovida.

Blog NR 02/02/2014

Para quem ainda não teve o prazer de ler esse livro só tenho a dizer que você não tem noção do quê está perdendo! Para quem já leu, entende minha euforia o livro é PERFEITO. Confesso que não sabia o que esperar conheci James Patterson por meio da saga Alex Cross, adorei o jeito de escrever. Mas até então nunca li um romance do Patterson. É finalmente uma competição para Nicholas Sparks para minha estante!

Antes de começar a resenha quero agradecer meu amigo Matheus \o/ que disponibilizou o livro especialmente para o blog!

A escrita me prendeu desde o início do livro, me conquistou logo no começo e me fez sorrir de cara. A dúvida de Katie cresce em nós a cada página, sendo o grande mistério e suspense do livro. Não só pela dúvida, somos cativados pelo desenrolar dos fatos.

As personagens são apaixonantes. Todas, sem exceção. É impossível não ser cativado por Suzana, Katie, Matt e o pequeno Nicolas, o que, por si só, é contraditório, já que o sofrimento de Katie é muito bem exposto e a reação mais natural seria a de sentir repulsa por quem foi responsável por magoá-la.

Não há muito além disso que possa ou necessite ser dito. Este não é um livro para ser pensado, e sim sentido. Não há tempo para reflexões durante a leitura, alguns poucos pensamentos aparecem, mas, na quase totalidade, somos arrebatados por sensações. A única coisa que me lembro de ter pensado foi em como James, sendo um homem, conseguiu transmitir tão bem as emoções, reações e reflexões de duas mulheres diferentes. Sua sensibilidade foi ímpar.

Não tem como parar de ler, a cada revelação você sente uma necessidade angustiante de continuar e saber como é o desfecho.

Nada do que eu disser aqui conseguirá definir tudo que senti com essa história e, por isso, ela precisa ser lida e sentida por cada um. Beleza, tristeza, sorte e azar se misturam por completo e tornam-se um só neste que virou um de meus livros favoritos, definido não por uma palavra, mas sim pelo impacto em meu coração.

site: http://notinhasderodape.blogspot.com.br/2014/01/resenha-o-diario-de-suzana-para-nicolas.html

Mallu 26/01/2014

Perfeito!
Essa foi a minha última leitura de 2013, meu primeiro livro do Patterson e não tenho número para definir quantas estrelas ele merece. Essa não será uma resenha muito longa, até porque esse livro deve ser sentido. Nada que eu falar aqui vai chegar perto do que essa obra prima transmite.

Resumidamente, a história começa com Katie, uma mulher sofrendo pelo término de namoro repentino com Matt. As coisas estavam indo tão bem, quando de repente, Matt rompeu com ela sem explicações. No dia seguinte, ela encontra um embrulho na frente de casa. Ao abrir, se depara com um bilhete de Matt e um volume encadernado trazendo na capa "O Diário de Suzana para Nicolas". O bilhete apenas dizia que ali Katie encontraria todas as respostas.

E é aí que embarcamos nessa linda história. De amor, sim. Mas não o amor entre homem e mulher. Um amor ainda maior: o amor de uma mãe pelo seu filho. Suzana é a ex-mulher de Matt e Nicolas, o filho deles. Katie sabia que ele já havia sido casado antes, mas nunca imaginara que ele era pai. E o que encontra naquele diário vai muito além das respostas que ela precisava.

Gente, eu comecei a ler em uma noite, estendi a leitura por toda a madrugada, mas chegou a um momento em que eu tive que deitar, fechar os olhos e absorver tudo aquilo que estava ali escrito. No outro dia, peguei novamente o livro e li. Finalizei a leitura em lágrimas, muitas lágrimas. A história consegue ser tão autêntica que em momento algum você se pega achando que está lendo uma história fictícia.

E pela primeira vez desapeguei de um livro a ponto de sair emprestando para todo mundo que eu conheço. Na minha opinião, não é só uma história que deve ser passada adiante, é uma experiência. Acho impossível não tirar nenhuma lição de vida dele. Por isso digo: LEIA, LEIA AGORA, LEIA LOGO, LEIA O MAIS RÁPIDO E QUANDO VOCÊ TERMINAR, RELEIA!

Como disse no começo, não vou mais me prolongar. Só trago aqui um trecho que me marcou (já que não dá pra anexar o livro todo aqui, risos). Essa é a lição das cinco bolas, preste bem atenção e depois reflita sobre está ou não perdendo tempo demais com a bola de borracha:

"Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha. Se você a deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas - família, saúde, amigos e integridade - são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada ou vai se quebrar de vez. Depois de compreender a lição das cinco bolas, você terá começado a atingir o equilíbrio na sua vida."

site: http://livrocomdieta.blogspot.com.br/2014/01/resenha-o-diario-de-suzana-para-nicolas.html

Wal Frederico 15/01/2014

Sessão da tarde ou H20 com glicose!
É o primeiro livro que leio do autor.
Para quem gosta de romance "sessão da tarde" é um prato cheio.
Não é meu estilo de leitura."

Felipe Miranda 10/01/2014

O Diário de Suzana para Nicolas - James Patterson por Oh My Dog estol com Bigods
Ganhei esse livro em uma promoção tempos atrás, mas só tive tempo para lê-lo recentemente. Aqui está um livro que superou minhas expectativas. Não que eu não esperasse muito mas não esperava tanto. Tanta perfeição, tanta delicadeza, tanta comoção.Que estória l-i-n-d-a! Li o livro em pouquíssimo tempo,a estória realmente é muito envolvente.

Após um ano de relacionamento, Matt termina com Katie. Durante todo esse tempo ele não falou muito sobre seu passado. Um dia após o término, Katie recebe um diário. O Diário de Suzana para Nicolas. Matt, já fora casado com Suzana e tinha um filho chamado Nicolas. Katie vai descobrir sobre o passado de Matt e seus motivos para abandona-la.

No Diário, Suzana conta toda a história de amor com Matt, desde como eles se conheceram até o nascimento de Nicolas.Todas as complicações,os problemas,os momentos felizes,sinceramente,um livro nunca me tocou tanto como esse. O amor demonstrado no livro chega a ser surreal de tão puro e verdadeiro. Eu fiquei bem tocado mesmo, é trágico, é lindo, é para ser lido e relido, juro que ainda leio esse livro de novo.

Suzana, Nicolas e Matt: para sempre um. O livro vai alternando entre as anotações de Suazana e as reações de Katie ao decorrer da leitura do diário. Eu demorei para fazer essa resenha, geralmente quando o livro é muito bom, eu tenho dificuldade em descreve-lo em palavras, nada que escreva aqui vai ser fiel a grandiosidade da obra. Cada detalhe do livro é perfeito. Posso até compara-lo as obras do Nicholas Sparks, de verdade. Quero mais livros do James Patterson assim.

Quem já teve o prazer de conhecer essa estória de amor linda?

site: http://www.ohmydogestolcombigods.com/2012/05/resenha-o-diario-de-suzana-para-nicolas.html

Fahh Barbosa 10/01/2014

O diário de Suzana em para Nicolas
O livro para mim foi uma lição de vida, onde sabemos que aquele velho preconceito de que "Um homem não chora" não é mais verdade, Matt nos demonstra isso na forma de cuidar e de amar Suzana, mas é claro que Suzana tem sua parte,James Patterson uso de forma clara e nítida para escrever o livro.Por isso recomendo sim o livro mas o final foi como todo conto de fada, já presentimos o que ia acontecer,no entantanto isso não diminui a qualidade de uma leitura emocionante, clara e objetiva, prendendo do ínicio até o final.

#Suzana e Nicolas não merecia morrer daquele jeito

HARRY BOSCH 04/01/2014

O diário
Na referida obra,o autor se mostra dinâmico ao se aventurar num estilo completamente diferenciado ao qual esta habituado.É uma história de amor,na qual estão presente as fragilidades e surpresas da vida e principalmente as oportunidades de recomeço.

Thamyres Ruiz 04/01/2014

Emocionante!!!
Estava ansiosa para ler esse livro, e realmente, ele me surpreendeu!

Eu já esperava muito dele, porém ele superou minhas expectativas.

A história já começa agitada e com o passar das paginas você vai percebendo que o livro se trata de varias formas de amores e a sua narrativa é bem leve e envolvente.

Conta a história de Kate, Suzana, Matt e Nicolas. São personagens que tem suas vidas entrelaçadas por fatos que só são revelados ao final do livro.
O livro mostra como o amor é um sentimento único e lindo! Mostra como podemos superar barreiras que podem parecer insuperáveis. Mostra o poder da reconstrução de nossas vidas e mostra como é importante termos força para escrever as paginas das nossas vidas. Além de nos cativar com o amor à pessoa amada e o amor de mãe para filho. Simplesmente lindo!

É um livro maravilhoso, recomendo a todos! É tão bom que li em 3 horas, em meio a emoções como risos e choros.

Leiam! Não irão se arrepender!

Pamela V 15/12/2013

Um relato sobre amor, fé e esperança

O que mais gostei deste livro foi fato de que - apesar de ter sido escrito em forma de diário- é um relato quase como um testemunho, de que devemos ter fé no amor, que o merecemos e de que mais cedo ou mais tarde ele virá.
Não acredito que seja questão de sorte.

Hoje em dia muitos livros, alguns clássicos até, relatam sobre a falta de amor.
Que não é necessário,que as pessoas não acreditam no amor, é como esperar por um conto de fadas infatil. O que não é verdade.

Katie Wilkinson vivia um namoro tranquilo com Mattew Harrison até que de repente ele resolve termiar com ela e para explicar a situação ele entrega o diário de Susana, na esperança que ela entenda o que está acontecendo.

Susana aos 35 anos teve um problema cardíaco grave, tem histórico desta doença na família,e até por ser medica formada em Harvard, foi
totalmente negligente com sua saúde,tonta e obtusa.
Quando ela soube do problema dela, geralmente quem tem passa a tomar
remédios e ter sua rotina mudada drasticamente.

O estranho também é Susana contar em seu diário para o filho algum conteúdo sexual. Corajosa.
Durante a primeira gravidez de Susana ela teve pré-eclampsia, que evoluiu para uma eclampsia. Segundo o que li em pesquisas, isso acontece com 5% das mulheres gravidas, geralmente na 1° gravidez, tem que ser feito muito acompanhamento médico, pode até ser fatal e não há uma cura.
A única 'cura' é a indução ao parto.

Só muitos anos depois, com muitos exames descobre que tem um problema com as válvulas, mas não é dito precisamente o que é.(?)
Susana volta então ao interior onde sempre foi feliz na adolescência e então ela conhece Matt Harrison e reencontra Matt Wolfe um ex-namorado.

Matt Harrison pelo visto é um 'cowboy' muito sexy, educado, gentil e que não gosta de falar sobre seu passado.
Susana em um determinado momento foi muito egoísta, teimosa por seguir adiante e não pensar na família dela.
O que não gostei muito que para mim não é muito verdadeiro, é Susana e Matt ficaram falando quanta 'sorte' eles tem e tiveram.

A questão do livro é você acredita num amor para toda a vida ou não?
Eu acredito.
Katie então termina o diário e descobre tudo o aconteceu e o que vem acontecendo com Matt.
Sobre katie e Matt faltou uma continuação, por isso que eu não gosto de livros em forma de diário. A menos que este seja histórico.
Gostaria de saber o que aconteceu com eles.
O mais obvio seria que eles conseguiram seguir em frente e ter uma vida a dois maravilhosa.

Rosiane 11/12/2013

Leituras & Opinião
O Diário de Suzana para Nicolas como o nome já diz é um diário escrito por Suzana para seu filho Nicolas, mas se engana quem acha que é apenas isso. Ele é contando na maior parte do tempo por Katie.

Ele tem um ar de mistério com o gostinho de aconchego. Conta a história de duas mulheres que tem suas vidas mudadas a partir de um determinando momento/acontecimento. Quando comecei a ler mergulhei em um mundo vintage , a casa de Katie era assim. Continuando lendo vou descobrindo um pouquinho de sua vida, suas manias. Da ate para conhecer seus amorzinhos (uma gata e um cachorro) e vamos entrando em uma vida agitada de uma grande cidade.

O diário é divido por partes/personagens, da para ter uma boa ideia quem é que esta narrando a história naquele momento ou de quem o diário esta falando. É um livro pequeno, mas com uma história linda e uma lição para ser levada por toda a vida.

Eu ganhei esse livro de um amigo (como não amar pessoas que lhe dão livro

site: http://aestranhars.blogspot.com.br/2013/11/leituras-opiniao-o-diario-de-suzana.html

Carol 23/11/2013

O diário de Suzana para Nicolas
Aproximadamente um mês do termino do livro e só agora resolvi fazer a resenha. Isso geralmente ocorre quando gosto muito da história e fico meio que sem palavras para descrevê-lo, o que não foi o caso. Pois é, definitivamente não odiei, mas não morri de amores. De qualquer forma, segue minhas considerações...
Katie Wilkinson vivia um ótimo momento profissional e amoroso, não se aguentava de tanta felicidade, até que Matt Harrison, seu atual namorado, decide colocar um fim no relacionamento sem maiores explicações. Katie, obviamente desmorona.
Após um tempo do rompimento, Katie recebe uma encomenda de Matt, um diário. O diário de Suzana para Nicolas, nele Katie encontrara todas as respostas (junto com novas perguntas) para o comportamento do ex.
Suzana, uma médica bem sucedida, mãe, casada e apaixonada por Matt, resolve escrever um diário para seu filho Nicolas, com todos os acontecimentos dos primeiros preparativos para maternidade até seu relacionamento com o pai de Nick.
Conforme Katie avança na leitura do diário, tudo vai se encaixando, apesar das enormes novas duvidas que se criam, tudo é passo a passo esclarecido. Katie se apega as palavras de Suzana e a seu modo de ver a vida.
O livro é dividido em três pontos de vista: Katie, Diário (Suzana) e Matt Harrison. Com isso conseguimos um panorama completo da história por todos os ângulos.
Não me apaixonei pela trama, apesar do final me surpreender de certa forma era uma das possibilidades esperadas desde o começo da leitura. Isso não é spoiler, Patterson nós apresenta possíveis finais para o livro durante a leitura, se destacando apenas por um detalhe...
Por fim, sei que se trata de ficção e tudo nela é ilusório, mas odiei o fato de todos-TODOS os personagens serem nada menos que perfeitos; Generosos, lindos, ricos, humanos e ainda por cima casais exemplares, com amor, carinho, compreensão... Poxa isso não existe, clichê demais. Talvez seja esse detalhe do 'perfeito demais' que me desagradou, porque em um todo o desenrolar da trama foi bem construído e o final apesar de triste e de ter deixado meu coração em pedacinhos, também não me decepcionou.

Ta ai um livro clichê estilo Nicholas Sparks, só que com traços de escrita particulares de James Patterson.

"Preciso avisá-la, porém, de que algumas partes provavelmente serão difíceis de suportar. Nunca planejei me apaixonar por você, mas me apaixonei."

Acima de qualquer comentário: LEIA!

NOTA: * * *

site: http://carolina-diaz-s2.blogspot.com.br/

Thai 22/11/2013

Resenha O Diário de Suzana para Nicolas
Katie é editora e uma no atrás conheceu Matt, um poeta que a procurou para editar seu livro de poesias. Charmoso e romântico, Matt é tudo que Katie sempre esperou em um homem, um verdadeiro companheiro para os momentos bons e ruins... pelo menos era isso que ela imaginava. Um ano depois, quando ela pensou que as coisas entre eles evoluiriam para o próximo passo Matt simplesmente se fechou como uma ostra e a dispensou com o clássico “não da mais”.
Katie ficou destroçada. O que tinha acontecido? Como? Quando? Eles pareciam tão bem juntos. Será que foi apenas ilusão? Quando tudo começou a ruir? Nesse momento ela precisava tanto dele
Matt é um homem com feridas que nunca cicatrizaram. Ele quer que Katie o compreenda e por isso envia a ela um precioso diário: o diário de Suzana (sua mulher) para Nicolas (seu filho com Suzana). As páginas escritas com infinita ternura evidenciam o amor de Matt e Suzana e o quanto Nicolas sempre foi e será amado. Nesse caderno se encontram todas as respostas que Katie precisa, basta ela abrir o coração e a mente.
Esse é um dos livros mais lindos que já tive a oportunidade de ler, também é a primeira obra que li de James e fiquei encantada. O livro é curto, são apenas 223 páginas de pura emoção, confesso que em vários momentos tive de parar a leitura e enxugar as lágrimas. Em primeiro plano pensei que Matt era só mais um homem sem escrúpulos que usou Katie e seu amor e depois a descartou friamente para por fim a uma vida dupla, mas conforme as páginas vão passando é impossível não se sensibilizar com sua história e torcer por um futuro feliz.
Os amantes da boa leitura não devem deixar de ler essa história de amor entre Suzana, Nicolas, Matt e Katie.

site: http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br