O Diário de Suzana Para Nicolas

O Diário de Suzana Para Nicolas James Patterson

Resenhas - O Diário de Suzana para Nicolas

Raffafust 09/05/2014

Imaginem que um livro te deixa muito triste? Mas ao mesmo tempo te dá esperanças naquela famosa " luz no fim do túnel" e você se divide entre vários sentimentos?
Foi assim que me senti depois de finalizar a leitura de " O diário de Suzana para Nicolas", ao contrário do que vi muita gente perguntando, não, esse livro não é de Nicholas Sparks mas sim do Mestre do Suspense James Patterson. E como será que se saí o autor número 1 do mundo em esconder fatos e desvendá-los em um romance? A resposta é muito, muto bem! O livro tem uma história comovente mas também um toque de delicadeza que me espantou vir de um homem, mas talvez justifique por um homem apaixonado ter escrito.
Na história conhecemos Kate, que acabou de levar um pé na bunda de Matt, ela se sente a última das mortais e não tem força bem para levantar da cama, mal quer saber de livros - que é com o que trabalha - e sente até raiva quando chega em casa arrasada querendo sumir do planeta e se depara com um pacote em formato de livro.
Ao abrir ela vai ver que se trata de um diário, sim, o diário que dá nome ao livro, e que Suzana é a esposa a autora daquele documento onde faz um resumo dos dias que conheceu o pai da criança até o nascimento de Nicolas ( o filho dos dois) e outros assuntos. A primeira impressão é de ser uma brincadeira de péssimo gosto, afinal quem lhe enviou foi Matt, o ex que lhe deu um fora e que aparentemente ainda é casado e tem um filho!
Dor demais, mas ela resolve encarar, e a cada página uma nova descoberta, a cada capítulo nos impressionamos e nos emocionamos, difícil segurar a lágrima até a última página.
Se contar mais temo que estrague a grande surpresa , para o leitor que ainda não o leu basta saber que é a linda história de duas mulheres que amavam o mesmo homem.
Lindo, de um jeito que fico sem saber qual palavra descreve melhor o como um livro que é puro sentimento pode ser definido.

Lari 08/05/2014

Muito bom esse livro essa historia muito ótima amei

Charlenne 06/05/2014

Tem umas lições muito bonitas, mas às vezes parece autoajuda.
Não é de todo bom ou de todo ruim.

Lili 28/06/2017minha estante
Achei bobo ele sumir,a história excessivamente dramático e melancólico.Acho que não sou romântica,não consegui achar tão emocionante quanto falam,mas gostei dos personagens.

Lara Duarte 23/04/2014

"Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Você esta mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha. Se você a deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas - família, saúde, amigos e integridade - são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada ou vai se quebrar de vez."

Katie Wilkinson é uma editora completamente apaixonada pelo poeta Matt Harrison, porém, o relacionamento perfeito dos dois acaba. E ela simplesmente não entende o motivo de Matt ter terminado tudo com ela e esta sofrendo muito com isso. Mas as respostas que ela tanto procura serão reveladas logo, pois um dia depois do rompimento, Matt deixa na porta de Katie um caderno que possui o seguinte titulo: "O diário de Suzana para Nicolas".
Segundo Matt, ao ler o diário, ela entenderia tudo, e assim, Katie começou sua leitura.

Ao começar a ler, ela descobriu, que Suzana é uma médica que após sofrer um infarto devido a sua vida corrida resolve mudar-se para a ilha de Martha's Vineyard. Lá, ela passou a viver tranquilamente, dando verdadeiro valor a vida. E foi naquela pequena ilha, que ela conheceu Matt, e com ele construiu uma linda história de amor, que aumentou ainda mais com o nascimento do filho deles: Nicolas.

Mas por que Matt entregou esse diário a Katie? Por que ele quer que ela leia a história dele com outra mulher? E mais, por que em um ano que estiveram juntos, ele nunca lhe contou nada disso, nem mesmo sobre seu filho?

E ao folhar de cada página, Katie descobre o verdadeiro passado do seu amado.

"Nicolas querido, meu pequeno principe,
No momento que escrevo este primeiro texto você tem duas semanas de idade. Mas quero começar contando algumas coisas que aconteceram antes de você nascer. Quero começar antes do começo por assim dizer.
Isso é para você Nick: a história de Nicolas, Suzana e Matt."

Que livro mais lindo! Eu nunca tinha lido nada do autor e comecei muito bem! A leitura foi perfeita e envolvente. O autor intercala os momentos do diário, com os momentos de Katie após a leitura de cada parte, e a narrativa me fez querer ler mais e mais e descobrir tudo o que aconteceu.

Os personagens do livro são lindos, impossível não amar Katie e Suzzana, as duas personagens são maravilhosas e o que Suzzana escreveu no diário é lindo, ela é uma mãe maravilhosa e meiga, e passa tanto sentimento para seu filho que chega a emocionar.
Através do diário de Suzzana descobri o quanto Matt é amoroso, querido e carinhoso.
E o mais interessante é que quando eu li na capa: "duas mulheres, o amor pelo mesmo homem e as revelações que unem seus destinos" eu pensei que seria uma disputa entre as duas, e foi completamente diferente do que imaginei, foi uma leitura marcante e muito bonita, em que o amor esta presente o tempo todo de uma forma pura e apaixonante.

A narrativa é leve e super rápida e possui um final muito emocionante. Sinceramente, foi muito difícil fazer essa resenha, é difícil dizer o quanto gostei da leitura e o quanto ela me marcou, acho que todos os adjetivos não seriam suficientes, eu gostei da capa, gostei da diagramação e me apaixonei pela narrativa!
Recomendo muito esse livro, leiam e se emocionem com essa linda história de amor!!

site: http://www.magialiteraria.com/2013/01/o-diario-de-suzana-para-nicolas-james.html

GianiPlata 23/04/2014

O Diário de Suzana para Nicolas - James Patterson
O Diário de Suzana para Nicolas, é uma história emocionante, que prende o leitor do inicio ao fim! É uma leitura leve e simples.
James Patterson e Editora Arqueiro estão de parabéns!

O livro é dividido pelas visões dos personagens, Suzana (o diário), Katie e Matt.
A história é narrada em primeira pessoa, o que deixa o leitor em total contato com todas as emoções dos personagens (eu ri e chorei diversas vezes).
Katie é uma editora de livros muito importante que trabalha na cidade de Manhattan, e através de seu trabalho acaba conhecendo e se apaixonando pelo maravilho e misterioso Matt (ele é muito discreto quando o assunto é seu passado).
Suzana é a mãe de Nicolas, que resolve escrever esse diário para quando o filho for mais velho, poder saber como teve uma infância feliz.
Durante a leitura, podemos sentir todo o amor de Suzana por seu marido e filho. Ela conta como deixou a agitada vida de médica da cidade grande (após um terrível problema de saúde) para viver em um recanto de alegria e paz numa cidadezinha do interior chamada Martha´s Vineyard. Descreve sua nova vida maravilhosa ao lado de seu amado Matt. Nos emociona com sua gravidez de risco (Devido ao problema de saúde), e o parto difícil de Nicolas (quase me afoguei em lágrimas nessa parte!).
Nos ensina uma importante lição: A das Cinco Bolas (Não é Spoiler!!!), onde nos mostra que todos nós fazemos malabarismo com 05 bolas 01 de borracha (que representa nosso trabalho), e outras 04 de vidro (que representam: saúde, família, amigos e integridade) a de borracha podemos derrubar a qualquer momento que ela apenas quicará e voltará para nossas mãos, já as de vidro, temos que cuidar muito bem, pois qualquer queda pode ser fatal.
Bem, a história começa com o fim do namoro de Katie e Matt. (Assim do nada!) Durante um jantar especial que Katie preparou para dar duas ótima noticias a Matt, ele resolveu que não poderiam mais continuar juntos e se foi sem dar nenhuma explicação (Fiquei chocada!!!). A única coisa que deixou para Katie foi um diário e um bilhetinho dizendo que ali ela poderia encontrar as resposta que procurava, mas que fosse forte, pois alguns trechos poderiam ser difíceis de suportar...
Katie começa a ler o diário e acaba criando muito carinho por Suzana, e pensa que até poderiam ser amigas (em outras circunstâncias...). Acaba criando raiva de Matt, pois até então ele tinha duas esposas! (Também não é spoiler! Tá na sinopse que as duas amam ele!).
Só após o ler as últimas páginas daquele incrível diário, Katie descobre o motivo pelo qual seu querido Matt se foi....
Essa será uma história que jamais esquecerei, e que com certeza vou ler novamente!

A vida é uma só! Vivam com intensidade e sem medo de errar! Arrisque, explore, ame, sorria, ouça, aproveite o dia com quem você ama! Seja Feliz Acima de tudo!

Boa Leitura!!!
*********************

site: http://aestranhaestantedagi.blogspot.com.br/2012/01/o-diario-de-suzana-para-nicolas-james.html

William 22/04/2014

Simplesmente emocionante
Eu conhecia James Patterson só dos seus livros de ficção policial. Ganhei esse livro no domingo de pascoa e aproveitei o feriado para lê-lo já que é um livro pequeno de apenas 131 paginas.
A história de um escritor de poemas(Matt) que se apaixona por sua editora(Katie) é simplesmente fantástica.
Patterson consegue nos prender nos mistérios envolvendo o relacionamento de Matt e Katie e o diário que Matt entrega para Katie que Suzana escreveu para o filho deles (Suzana e Matt) Nicolas.
Com um final de tirar lagrimas dos olhos do mais exigente leitor.

A Garota do Livro 03/04/2014

"Não é uma sorte? ".. Eu, acho
que a cada dia que passa
deveríamos pensar isso, agradecer
a nossa mera existência nesse
universo são abstratamete
maravilhoso.
"A vida é um grande milagre, uma
série de pequenos milagres a
cada dia. A gente só precisa
aprender a olhar para ela sob a
perspectiva correta."

Caroline Gurgel 25/03/2014

Romântico, mas forçosamente triste
É difícil falar sobre esse livro, pois por mais que pareça bem comercial ele também é acolhedor, de certa forma. James Patterson vende livro como quem vende água no verão, mas eu nunca havia lido nada dele antes. Conhecido por seus romances de suspense, me surpreendi quando vi seu nome na capa do livro para-morrer-de-chorar que tanto me recomendaram. Bem, eu não chorei.

O diário de Suzana para Nicolas conta a estória de Katie, Matt, Suzana e Nicolas. Katie achava que havia encontrado o amor da sua vida até que um dia Matt, o namorado, rompe o relacionamento repentinamente. Alguns dias depois lhe entrega um diário, O diário de Suzana para Nicolas, que pode ser a explicação que ela precisava.

Bem, ou é um diário ou não é. Ponto. O fato de que aquilo ora parecia um diário ora um livro de memórias me incomodou um pouco no começo. Em alguns trechos Suzana escrevia o "diário" no presente, em outros, no passado. Era estranho, mas fui me acostumando e quando relevei esse detalhe consegui aproveitar melhor a estória, que, diga-se de passagem, é interessante.

A escrita é simples, não tem nada de extraordinário, os parágrafos são curtos e os capítulos curtíssimos. Muitos só completam uma página e meia, o que dá a impressão de uma leitura ainda mais rápida. Isso não é necessariamente ruim, pelo contrário, penso que aqueles leitores mais "preguiçosos" podem se apaixonar por livros a partir da leitura deste aqui - e isso é positivo. O fato de eu não ter amado esse livro não tem a ver com isso. Explico.

Gosto de livros que me fazem chorar, pode parecer loucura, mas gosto. Sofrer pelos personagens, se angustiar, ficar com o coração acelerado, a respiração cortada e as mãos suadas "faz meu tipo". Mas e chorar de tristeza? Não, não gosto de chorar de tristeza, gosto de chorar de emoção, mesmo que ela seja triste - e não sei se dá para perceber a diferença, mas eu a sinto. Tampouco consigo derramar uma lágrima quando isso é claramente o objetivo do autor. Tem trechos que é tudo muito descarado, muito forçado, ele tenta tanto que me dá a impressão que não sou eu quem sou fria, mas ele, o autor.

Entendo perfeitamente porque tantos amaram essa estória, entendo mesmo. E apesar de não ter visto o filme, tenho a impressão de que "faria meu tipo". Se prestarem atenção na curva das notas que as pessoas dão para essa estória verão que ela forma um C. Tem tantas 5 estrelas quanto tem 1, e ali no meio quase nada. Um "C" perfeito, ou amam ou odeiam. Dizer que odiei seria uma mentira, mas não posso dizer que amei. Tem uns momentos super doces, bem românticos e bonitos que me fizeram sorrir. Dancei junto e cantei junto... mas não consigo perdoar a tentativa frustrada do autor de me emocionar. Isso sem falar nos seus personagens perfeitos, por perfeitos entendam não críveis, pouco plausíveis. Será que existe algum Matt por aí? Muito improvável.

Apesar de tudo, ainda recomendo para as românticas-choronas - vão se derramar.

★ ★ ★ ☆ ☆
❤ ❤ ❤ ♡ ♡

Leeh 17/03/2014

O Diário de Suzana para Nicolas
A escrita do Autor:
Quando criei o blog eu já tinha o hábito da leitura, mas não era tão frequente e eu lia apenas livros disponíveis na biblioteca da escola ou os que eu comprava em sebos, assim como diversos outros autores que já resenhei aqui este é o primeiro livro que leio de James Patterson que confesso a vocês que no decorrer da narrativa eu cheguei a pensar que a escrita era de uma mulher, geralmente leio muitos romances de autores do sexo feminino e creio que já me acostumei, acreditei que nem seria um romance tão bom assim e acabei subestimando o autor. A divisão do livro é muito boa e a escrita é repleta de altos e baixos, não no sentido de coisas ruins e boas e sim de viradas na estória , talvez esse tenha sido um dos motivos pelo qual eu dei 5 estrelas.

O livro :
Para quem leu a sinopse e achou interessante eu vos digo, é algo incrivelmente perfeito e que lhe fará ficar sem folego.
O diário de Suzana para Nicolas é narrado de 3 formas, primeiramente temos os pensamentos e as falas de Katie, em decorrência temos a leitura do Diário e também podemos entender o lado de Matt. Katie é uma mulher determinada, que sempre quis viver sua vida da forma como lhe era conveniente foi por isso que saiu bem cedo da casa de seus pais para morar sozinha. Ela sempre achou que nunca iria viver um amor igual ao dos filmes, mas logo que se apaixonou pelo escritor de poesia Matt sabia que ele era o homem da sua vida. Os dois viveram momentos incríveis e inesquecíveis para Katie, mas pelo o que parece Matt não achou isso. Porque no dia 18 de Julho de 2004 Katie lhe trouce a noticia de que o primeiro livro dele estava pronto para ser vendido e ele simplesmente foi embora, sem qualquer tipo de explicação.
Sem entender muito bem o porque fora deixada por Matt, Katie se vê novamente sozinha. Até que ela encontra um " Presente" deixado por ele na porta de seu apartamento. O tal presente é um diário onde no titulo se encontra a seguinte frase: " O diário de Suzana para Nicolas", Katie fica sem folego e sem compreender, será que Matt é casado e nunca contou nada para ela , depois de um ano juntos? Matt seria capaz de magoar duas mulheres ao mesmo tempo? ela sabia algumas coisas de Suzana, pois Matt já havia mencionado seu nome algumas vezes, mas quem poderia ser Nicolas?
Katie, agora estava cheia de perguntas e um diário para ler. Mas o que ela ainda não sabia é que desse diário muitas coisas bonitas e tristes iriam surgir e que Matt estava apenas tentando entender o porque de tudo isso estar acontecendo justamente com ele.

Minha opinião:
Ouvi milhares de pessoas falarem muito bem desse livro e ganhei um exemplar de natal. Como tinha outras leituras em mente o deixei de lado e ele acabou sendo minha primeira leitura de fevereiro.
Garanto a vocês que não poderia ter começado de melhor forma. É um livro pequeno, fácil de ler e de compreender, não o achei previsível, o defini como diferente, porque de certo modo são 3 "narrativas" diferentes. Diversas pessoas disseram que choraram muito, infelizmente eu chorei apenas nos minutos finais. Não quer dizer que o livro não seja emocionante, só que talvez eu não estivesse tão sensível. Porém me comprometo a revelar que foi uma leitura gratificante e que me fez pensar em muitas coisas, em como umas coisas podem acabar facilmente e como outras podemos simplesmente pensar um pouco menos e dar valor ao que realmente importa. É um livro que me deixou bastante pensativa e que mereceu as 5 estrelas por não ter deixado nada a desejar.
Recomendo a leitura.

Quotes:

" Boas lembranças são como talismãs, Nicky. Cada uma delas é especial. Vocês as coleciona, uma a uma, até que um dia olha para trás e descobre que elas formam um longo cordão colorido. "

" [...]. O amor entre duas pessoas pode durar muito tempo quando elas amam a si mesmas e estão prontas para dar amor a outra pessoa. "

" [...]. "Tudo pode estar indo perfeitamente bem e então um dia, bum, somos apanhados de surpresa... um maldito e mísero golpe que nem tivemos chance de ver. " "

Bom pessoal, espero que tenham gostado da resenha e quero também pedir desculpas pelo blog está um pouco desatualizado é que estamos todas ocupadas com a volta as aulas e vocês sabem como é tudo fica um pouco mais complicado e tempo que é bom ninguém tem. Enfim, um beijo enorme da Lêeh e espero de verdade que tenham gostado.

site: http://maetoescrevendo.blogspot.com.br/2014/02/resenha-40-o-diario-de-suzana-para.html

Nara 13/03/2014

Amor perfeito
Apesar do tom "super perfeito" da história, o livro surpreendeu. Acredito que seja difícil existir um amor assim, tão perfeito como o de Matt e Suzana, porém transmitiu a imagem de um grande amor. Me emocionei muito.

"Nós é melhor do que eu."
"Nicolas, Suzana e Matt. Para sempre um."

Aninha 11/03/2014

Lindo, lindo, lindo!
Matt termina seu relacionamento com Katie e ela fica totalmente devastada. No dia ao seguinte ao rompimento Kate recebe um envelope de Matt, o diário de Suzana para Nicolas.

Katie confusa começa ler o diário e acaba aprendendo muitas lições com a doce Suzana.

Suzana é a mulher de Matt e mãe de Nicolas, filho de Matt. Ao decorrerd do diário conhecemos Suzana, o seu relacionamnento com Matt e o enorme amor que eles sentem pelo pequeno Nicolas.

Sempre ouvi falar desse livro, que era ótimo. Bom, eu gostei. Mas não atingiu minhas expectativas. Achei lindo, suave, muito bom de se ler, mas infelizmente queria bem mais da estória, ainda mais do final de Matt e Katie.

ItaloRangel 23/02/2014

Simplicidade...
Não é nenhuma obra prima Machadiana. Não se aproxima da forma como Nicholas Sparks conta suas histórias, em alguns momentos, talvez. Mas o que faz esse livro bom é exatamente a simplicidade com que foi escrito. A sutileza dos gestos e personagens que se tornam surreais. O "água com açúcar" é sempre bom para fugir da realidade elétrica e avassaladora do nosso dia-a-dia. Às vezes uma leitura despretensiosa é muito bem vinda. É pacífica e nos traz mensagens do que realmente vale a pena. É por isso que gosto de "águas com açúcar". De coisas simples. Como esse livro...

Vitória 21/02/2014

Apaixonante, simples e encantador!
Essas três palavras por si só já são capazes de definir este livro.

Apesar de não ler muito livros do gênero, fiquei encantada com esse, que com certeza não deixou nada a desejar durante a narração, além de conseguir me prender do início ao fim.
O livro é de uma simplicidade incrível, com capítulos pequenos, que facilitam na leitura. Não tem como não se apaixonar pelos personagens e suas histórias, que são narradas através do Diário escrito por Suzana, como indica o título.

O livro conta a história de Katie Wilkinson, que após 11 meses é abandonada por seu namorado Matt, que tanto amava, sem nenhum motivo ou razão aparente. No dia seguinte ao término, ao chegar em casa, ela encontra um pacote em sua porta e logo descobre que esse é um pacote deixado por Matt. Ao abrir, ela se depara com um diário, que tráz escrito na capa "O diário de Suzana para Nicolas", e - ainda sem as respostas que tanto procurava - é nesse diário que ela encontra as respostas de que necessitava para saber o que realmente acontecera para que Matt a deixasse, já que o relacionamento deles parecia tão perfeito.

Assim que começa a ler o diário, ela descobre que Suzana é a mulher de Matt, e Nicolas, seu filho. E é a partir dai que ela começa a entender tudo. No decorrer do diário, uma história vai sendo contada por Suzana, a história de "Nicolas, Suzana e Matt".

Como gosto de coisas simples e encantadoras, nem preciso dizer que me apaixonei pelo livro, que além de tudo isso, ainda nos reserva uma grande surpresa. O final é surpreendente, eu posso dizer que não esperava, ao chegar em um certo capítulo, que não dizia muita coisa ainda, já pude entender tudo logo de cara.

A história é linda, e o livro vale muito à pena ser lido! A maior lição que podemos tirar do mesmo é o valor da família, e que, se você encontrar a pessoa certa para a sua vida, que você ame e que ela a ame na mesma intensidade, você já encontrou basicamente tudo.

"Não é uma sorte?"

Jessica Oliveira 19/02/2014

O Diário de Suzana para Nicolas
Katie sempre se viu como uma pessoa "normal", um pouco alta de mais, magra de mais e sem nenhum atrativo que uma "femme fatale" deve possuir. Por isso é uma grande surpresa quando ela conhece o poeta Matt Harrison e ele se mostra interessado nela.

Matt é o cara perfeito, lindo, romântico e um tanto quanto misterioso, ele nunca fala sobre o seu passado e apesar de os dois já estarem juntos a quase um ano, Katie ainda não sabe absolutamente nada da sua vida, a não ser claro, que ele é um poeta e que se inspira em seu cotidiano para fazer seus poemas.

Para Katie o relacionamento dos dois está bem perto de ser perfeito, mas em uma noite, que para ela era mais que especial, Matt termina tudo o que há entre os dois e sem nenhuma explicação vai embora, deixando Katie a ver navios e com um coração quebrado.

Após alguns dias desse incidente, Katie recebe um pacote de Matt onde ele, em um bilhete, diz que todos os segredos que ele nunca contou para ela estão ali e que assim ela poderá entender melhor por que o relacionamento dos dois não poderia continuar. Dentro desse pacote encontra-se um diário, O Díario de Suzana para Nicolas, e é a partir desse diário onde pelos olhos de uma outra mulher Katie poderá enfim conhecer o homem que foi a pior e a melhor coisa em sua vida.

A narrativa do livro se divide entre Katie e Suzana que narra através de seu diário. A narrativa é de fácil compreensão mas ao mesmo tempo é "pesada" por ser muito, mas muito emocionante. Apesar um leitor mais atento já saber ao início do livro quem é Suzana e Nicolas, e qual é ou foi a importância dessas duas pessoas na vida de Matt, isso não diminui em nada a carga emocional que James Petterson coloca em suas palavras.

O livro poderia ser apenas mais um livro com uma história triste, mas a forma com que o autor foi escrevendo e envolvendo o leitor, me fez ao final do livro ficar com a sensação de que Katie e Suzana fossem minhas amigas de infância. Em vários pontos do livro chorei, sorri e acima de tudo me emocionei. Em muitas partes senti raiva de tudo o que estava acontecendo mas percebia então que essas partes eram de suma importância para o enredo da história.

Não tenho palavras para dizer o quão perfeito é esse livro, tenho certeza que pode se passar muitos anos mas a história dela vai ficar gravada em minha cabeça. Esse é um daqueles livros que é impossível não se apaixonar, se emocionar e querer reler sempre que possível. Acho que até aqui ficou bem óbvio que a minha cotação não poderia ser nada menos do que cinco estrelas perfeitas.

site: www.booksandmovies.com.br