Esquecer o Natal

Resenhas - Esquecer o Natal

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Cia do Leitor 19/12/2018

Esquecer o Natal
Esse ano me senti tocada pelo espírito natalino, não apenas por conta de estarmos em dezembro, mês que comemoramos o natal, mar por nunca ter lido nada com essa temática.

Após ler a sinopse do livro Esquecer o Natal de John Grisham, senti-me atraída pela premissa de um livro divertido e cheio de reflexões.

Nele fui apresentada à família Krunk, que logo nas primeiras páginas vivam um momento dramático no aeroporto, onde Luther e Nora estão se despedindo de sua filha única Blair de vinte e três anos, que estava partindo para o Peru em missão de paz em plena vésperas de natal. Ela havia sido convocada pela cruz vermelha para uma missão de paz e faria residencia lá por tempo indeterminado.

Os Krunk era o tipo família tradicional, bem quistos pela vizinhança, sociáveis e prestativos. E NUNCA, eu disse nunca deixavam de comemorar o natal la moda americana. Mesa farta, muitos convidados e uma decoração natalina de parar o trânsito.

Se não bastasse estar distante de sua filha por um ano, não teria sua presença naquele natal, noticia essa que foi recebida por sua esposa com grande comoção. E esse fatídico fato fez\ com que Luther mudasse de panos. Já que não teria Blair por perto, não faria sentido comemorar o natal sozinhos, e somando o fato de sempre ter gastos desnecessários com enfeites, comidas, cartões natalinos, presentes. Luther resolveu que o melhor seria ele e sua esposa usar suas economias comum cruzeiro nas terras caribences.

E essa noticia não foi bem recebida pelos vizinhos que acharam um absurdo os Krunks pularem o Natal, não comemorar essa linda festa era um sacrilégio, um ato de loucura, imperdoável! A noticia se alastrou por toda a cidade e levando todos ao furor de tanta indignação.

É então que foi declarado uma guerra ao casal que só queria ter um natal diferente, a sós e em paz.

Quando escolhi este livro para leitura natalina, confesso que esperava gargalhar com as atrapalhadas e situações inusitadas do casal Krunks, mas ao contrário do imaginado, eu me peguei compadecida com o drama do casal, e claro, ri de algumas situações inesperadas. Mas, devo mencionar que achei um abuso vizinhos quererem atrapalhar os planos do casal Krunk. Eles usavam muito a expressão: "pular o natal" para justificarem e repudiarem a decisão deles de curtirem o natal de forma diferente do tradicional.

Sério?! Não tem como pular algo que esta ali diante da gente.Me imaginei materializando no livro e intercedendo só pra dizer: Eles não vão deixar de festejar o Natal. Só o fará em um lugar diferente, de forma diferente e com pessoas diferentes. Ao invés de curtir em casa será em um navio. Querem para de ser pé no escroto?! Ufa, desabafei. :)

Eu sei que o autor tinha a intenção de nos mostrar o quão maravilhoso é o natal e enfatizar que o amor e o natal andam de mãos dadas. A valorizar nossos amigos, a não menosprezar, apagar a chama dentro por conta de uma causa que achamos estar perdida, a ser menos azarentos, blah blah blah... Maaaaas, não posso ignorar que temos livre arbítrio, podemos e temos que fazer escolhas desde que não prejudiquemos ninguém. Se o casal Krunk resolveram passar o natal fora e economizar pra isso, o que os vizinhos, a cidade te a ver com isso?

Tah, sei que Luther foi um pouco cabeça dura ao tomar, ou deixar de tomar algumas atitudes que não lhe custariam nada e amansaria o coração dos mais aflitos. No entanto o autor soube conduzir bem a historia de forma que tudo se encaixou bem, de forma que a mensagem reflexiva foi entregue a nós leitores com êxito.

No geral é um livro leve, feito pra nos divertir, tiramos dele muitas reflexões como já disse aqui uma trezentas vezes. Mas, também nos indignamos, falo por mim..rsrs No entanto, achei a adaptação cinematográfica "Um Natal, Muito, Muito louco" deveras superior ao livro, esse sim, me arrancou gargalhadas. Indico também!

É um livro fininho, com uma escrita de fácil entendimento e mais uma vez, divertidíssima.
Indico essa leitura para todos. -Depois assista o filme. hehehe
Boa leitura.

Virgílio César 11/02/2020

Um livro interessante e engraçado, mas em algumas páginas ficou um pouco cansativo. Por isso não dei a nota máxima. John Grisham é bem melhor escrevendo livros de tribunal.

Camila.Amadi 21/11/2020

Leve e engraçado
Com uma narrativa leve e divertida, o autor conta uma história digna de filmes das tardes de sábado.
Vale a leitura para dar fim à ressacas literárias, ou se procura um livro leve, simples, divertido e sem mistérios.
Recomendo!

Luly @projetocabeceira 08/12/2020

Divertido demais!
Esse livro é tão gostoso que li num tapa, em um dia. Quase caio de costas ao saber que um livro de Natal é do mesmo autor de O Cliente, A Firma, Tempo de Matar, Dossiê Pelicano... diferente de tudo o que Grisham já havia escrito, ele foi muito feliz mostrando que tem talento pra comédia também. É muito divertido tentar pular o Natal ao lado dos Krank e se ver as voltas com as confusões que eles arrumam com os vizinhos ao decidir trocar o tradicional Natal deles por uma viagem no Caribe. Eu amei essa leitura!

Página 94 08/12/2020

Um Natal muito, muito louco
'Esquecer o Natal' é o livro que deu origem ao filme 'Um Natal Muito, Muito Louco', meu filme natalino favorito e um clássico da Sessão da Tarde.
Ao iniciar a leitura, fiquei impressionada com o quanto o filme é fiel ao livro. Cenas inteiras e até diálogos praticamente idênticos. Claro que como toda adaptação, um ponto ou outro é alterado, mas nesse caso, eu diria que as adaptações do filme foram para melhor.
Na reta final do livro, tiveram dois pontos que me desanimaram bastante com a história. Ambos acontecem com o personagem Enrique, noivo da Blair.
Em dois momentos, o protagonista, Luther, faz comentários sobre o rapaz ser peruano e com isso, não ser branco ("Os peruanos não são morenos? - ele perguntou. Nora ficou imóvel por um segundo" Pg. 141) e ("...depois olharam rapidamente para ver o quanto Enrique era moreno. Ele não era moreno! Pelo menos dois tons mais claro do que Luther" Pg. 205).
Em outro momento, o autor faz uma piada de mau gosto sobre a nacionalidade do personagem ("Como sul-americano, Enrique hesitou mais que um pouco para entrar voluntariamente no carro-patrulha" Pg.199).
Entendo que é um livro escrito nos anos 2000, em uma época totalmente diferente, mas ainda assim, esses pontos envelheceram bem mal. No geral, o livro entrega o que propõe: uma comédia de Natal. Apesar desses pontos negativos, vale a leitura temática.

Karol 13/12/2020

O livro foi divertido e angustiante, claramente sou "team" Luther nisso tudo. Acho que eles deveriam ter sido sinceros com a filha sobre pular o natal e ter suas férias. A pressão social de consumo no natal é realmente enorme e achei bacana a tentativa de economizar.

Barbara Miho 26/07/2021

Resenha no Instagram @livrosdamiho
Eu leio os livros de John Grisham desde os meus 14 anos! Sempre amei as histórias e a escrita dele por se tratar de ficção jurídica.

Porém, este livro aqui, foge de tudo o que eu já li dele, pela primeira vez vi aqui um lado do autor que eu não conhecia: O humor.

Ele conta a história de Luther Krunk, que odeia o natal, este fez as contas e notou que todo Natal, tem um gasto absurdo somente para agradar os outros.

Então, neste Natal, ele resolve simplesmente ignorar a data e sair para um cruzeiro com sua esposa. Porém, nem tudo o que ele planejou da certo, ou será que nada da certo? Rsrs.

Me identifiquei muito com o Luther e dei boas risadas com ele haha!

É uma história muito gostosa e rápida de se ler, fiquei encantada em ver essa outra face de John Grisham! Nunca pensei que em algum dia da minha vida indicaria um livro leve escrito por ele, mas aqui está!

Adriana1161 17/12/2020

Loucura de Natal
Livro muito divertido!
Eu não conhecia a história apesar de ter um filme baseado nela, "Um Natal muito, muito louco". A história gira em torno de um casal que resolve cancelar, pular, esquecer o Natal... e todas as consequências disso, em uma rua, um bairro, uma cidade típica americana.
Um estilo diferente dos livros do John Grisham. O autor vai criando uma expectativa, e ficamos surpresos igual aos personagens.
Percebi alguns erros de tradução, mas nada muito comprometedor.
Gostoso de ler!
Personagens: Luther, Nora, Blair
Local: Cidade pequena, norte dos EUA, início dos ans 2000

Stella F.. 19/12/2020

Pulando o Natal

Luther, resolve pular o Natal, e convence a sua esposa Nora Krank que será muito bom para eles fazer um cruzeiro pelo Caribe, principalmente porque é o primeiro Natal sem a filha, que viajou e só vilta em um ano.
Faz a lista de gastos do Natal anterior e constata um gasto absurdo e acha que com a viagem se estressará menos e gastará menos. Luther é contador em uma empresa.
Todo ano é uma correria aos supermercados, gastos com cartões, decorações, doações, presentes. Em sua rua todos têm que decorar a sua casa do mesmo jeito, tem que fazer o de um projeto comum e até participar de competições. Ele quer ter liberdade de fazer o que der na telha, sem obrigações .
Quem já não passou por isso? Compra de presentes, procura do papel de presente adequado, doações à instituições, dinheiro para o lixeiro, carteiro, e etc. Não que não mereçam mas porque alguns só pensam nisso nessa época e não tem esses sentimentos tão nobres durante o ano todo?
Então tudo começa a dar errado. A filha do casal resolve vir passar as festas com eles e não há árvore, decoração, boneco de neve no telhado. Saem em busca de tudo e não há mais árvores, mais.comidas de Natal e ficam em uma saia justa.
Como os vizinhos estão zangados com o casal e indignados pelo seu “egoísmo”, ficam com vergonha de pedir ajuda.
Mas, após um acidente, os vizinhos se confraternizam para ajudá-los e surge o tão famoso “espírito de Natal” onde a comunidade toda se envolve para que a filha deles, Blair, tenha o mesmo Natal de.todos os anos.
A festa é um sucesso e no final Luther faz uma ótima ação, doando suas passagens do Cruzeiro a um casal que esta com sérios problemas de saúde.
Vamos pensar na mensagem de que não devemos olhar para os vizinhos e necessitados somente nessa época e sim estarmos sempre amparando na medida do possível às pessoas que nos cercam.

Carol 22/12/2020

Leitura leve
Comprei o livro inspirada pela Duda Menezes, do Book Addict.
Leitura agradável, que deixa um quentinho no coração. Mostra as confusões do Natal e, também,o verdadeiro espírito do Natal!

Ani C 24/12/2020

Um livro leve e divertido, a cada página senti como se tivesse assistindo ao filme Clássico da dessa da tarde

Odailsonnnn 26/12/2020

Livro muito rápido de se ler, divertido e muito envolvente. Foi o único livro com a temática de Natal q acabei lendo esse mês, mas adorei a leitura e a msg q ele deixa.

Nane 30/12/2020

Pulando o natal
Achei um livro divertido, mas em alguns momentos senti um nervoso pela pressão sofrida pelo casal protagonista e me decepcionei com o final.

Lemos Lauzada 21/04/2021

??????? ? ?????? ?? ????
Projeto: ?????? ?? ????????
Esquecer o Natal - John Grisham
[Resenha sem spoiler]

???ê ?á ???? ??????? ?? "????????" ?? ???????????? ?? ??? ?? ??? ??? ? ???í??? ? ???????? ?? ??? ?????? ?? ?é???? ??????????

O livro traz a história de um casal que decide não comemorar o natal no ano que a filha Blair vai para a África com o corpo de paz.

Para "esquecerem" o Natal, Nora e Luther Krunk, planejam passar 10 dias no Princesa da Ilha, o melhor cruzeiro do mundo, viajando pelo Caribé. Isso seria muito fácil, porém com uma vizinhança que ama o natal, vão surgir vários desafios, e situações inusitadas e com certeza são muito engraçadas.

"??????? ? ?????? ?? ????"

Tudo se complica ainda mais, quando a filha liga para os pais dizendo que está voltando pra casa para comemorar o natal, a poucas horas do embarque para a casa dos pais, fazendo com que Nora e Luther improvisem uma festa e ceia de Natal de ultima hora.

"?? ?????????? ????? ????? ???? ????? ?? ??? ?? ??á?"

Bem, esse livro é repleto de comédia e discussões, mas ele trás um final que mostra a verdadeira essência do Natal:
? ?????????????. Lembrando que também temos essa história nas telinhas com o nome: Um Natal muito, muito louco, vale muito a pena assistir.

@lais_lauzada

Guilherme 26/04/2021

Muito bom, acho que a opinião de quase todo leitor (se não todo) o livro sempre será melhor que o filme. Só depois de ler os primeiros capítulos percebi que o enredo era de um filme antigo que assisti muito na sessão da tarde, mas mesmo de posse dessa informação, e já sabendo o desfecho de toda a história, só me restou aproveitar toda a riqueza de detalhes e prazer que só um livro pode proporcionar.

1 | 2 | 3 | 4 | 5