Steve Jobs

Steve Jobs Walter Isaacson

Resenhas - Steve Jobs

Nanda Lima 27/02/2014

As várias facetas de Jobs
Esse livro não foi uma leitura rápida – afinal, são 624 páginas. Mas, podem ter certeza, foi bastante prazerosa. Walter Isaacson escreveu uma biografia detalhada, em linguagem clara e cotidiana, e com honestidade. Steve Jobs não é endeusado em parte alguma: muito pelo contrário, seus maiores (e menores, também) defeitos e erros são expostos. O livro relata que o próprio Jobs pediu ao autor que não mostrasse a ele o que estava escrevendo, pois não queria interferir na obra.

O abandono pelos pais, a infância em uma família de classe média de Palo Alto, a influência do pai adotivo, que era muito bom em mecânica e atiçou a curiosidade e paixão do garoto, até a criação de produtos como o Ipod, Itunes, Iphone, Macbook, Ipad, passando pela parceria com Wozniak para a criação do primeiro computador Apple, fundação da Apple, saída, criação da Next, presidência da Pixar (primeiro estúdio a criar um filme de animação em 3D, o premiado Toy Story) até a volta para a Apple e consolidação da sua amada empresa são descritos em uma narrativa fluida, e a cada capítulo ficamos tomados por uma grande curiosidade em relação aos próximos detalhes que nos serão revelados de um cara que simplesmente mudou a história da computação, do cinema, da música, da telefonia e dos tablets.

Depois da leitura fui surpreendida com os sentimentos conflitantes que me tomaram em relação a Jobs: seria ele um completo babaca (afinal de contas, tratava mal os empregados, abandonou a namorada grávida, tinha um super ego) ou um gênio? E cheguei à conclusão de que ele era tão multifacetado que seria injusto de minha parte rotulá-lo. Steve Jobs foi, sim, um homem admirável em muitos aspectos. E é impossível não amar suas criações e realizações.

Para quem gosta de biografias, se interessa por tecnologia, ou mesmo para quem não entende nada de tecnologia - assim como eu - recomendo fortemente esse livro. Podem acreditar, vocês irão devorá-lo, assim como eu fiz!

site: www.umaleitoraassidua.blogspot.com

Marcos Vinicius 19/03/2014

Fantástico
Este livro é fantástico, me influenciou e influencia até hoje.

Podemos entrar na mente de Jobs e entender sua limitações sociais.

Recomendo.

Fabio Eloi 26/03/2014

Um gênio humano...
É um pouco complicado falar sobre esta biografia de Steve Jobs sem falar de como me tornei fã do seu trabalho, da sua figura "mítica" e de como foi conhecer o homem falível...

A primeira vez que tive consciência do universo de Mr. Jobs, foi bem no início dos anos 90. Lembro de ter caído em minhas mãos uma edição especial de uma revista, que falava sobre os "milagres dos computadores modernos". Nesta edição existia, claro, várias páginas falando sobre os incríveis Macintosh e sobre a Apple (naquele momento, passando pelo "hiato" de Jobs), foi meu primeiro contato com algo que já estava ocorrendo no mundo há vários anos.

Eu, que tinha acabado de "ver pessoalmente" o primeiro "PC" da minha vida (XT com tela monocromática verde), percebi que havia algo nestes computadores e nesta empresa que estava vários anos na frente daquilo que eu nem sequer imaginava. Mas, o que mais me chamou a atenção nesta revista, foi uma reportagem sobre animações feitas em computador por uma empresa que, na época, fazia apenas curtas... a Pixar. O que vi nestas reportagens foi marcante e serviu, com certeza absoluta, como mais uma peça naquilo que estava sendo construído dentro de mim, não fazia idéia de quem era Steve Jobs, mas seu trabalho já estava influenciando meu futuro. Nos anos seguintes acompanhei de longe a história destas duas empresas, o Macintosh virou um sonho de consumo e as animações da Pixar se tornaram meu padrão de qualidade, não só para animações em computação gráfica, mas referência para trabalhos feitos com carinho e qualidade.

Ou seja, faz tempo que conhecia sua presença e com o passar dos anos fui conhecendo o mito, mas o ser humano sempre foi uma sombra apenas, com base em várias especulações...

Esta biografia me fez lembrar e sentir novamente toda esta admiração inicial, da mesma forma que ajudou a lançar luz sobre fatos pessoais e sobre a personalidade de Steve Jobs... Tendo o cuidado de separar as partes não totalmente arbitrárias (e elas são facilmente identificáveis), pude entender muito do que foi importante para a formação do caráter da pessoa e a lapidação das habilidades do gênio.

Biografia escrita de forma muito profissional (nada mais natural, já que Walter Isaacson se especializou nelas), que mesmo sendo demasiadamente cuidadosa/política as vezes, não deixa de apresentar muitos fatos novos (e outros poucos polêmicos) e esclarecer algumas histórias do mito. Um livro de fácil e agradável leitura, que li em muito pouco tempo.

Recomendo para os fãs da Apple, de Steve Jobs e também para aqueles que querem entender como foi a vida de um gênio da tecnologia atual e que estará por um bom tempo presente em nosso cotidiano...

Anderson PSM 03/04/2014

Único!
Após um longo tempo de "leio"... "aaah deixa pra lá"... "leio de novo" e assim... Finalmente terminei de ler a obra sobre a magnífica história do meu grande ídolo da informática - Steve Jobs -, e essa biografia é simplesmente muito boa.
Sabe um livro que conta a história de um homem que revolucionou um mundo (e não é a Bíblia falando de Jesus - este também merece todos os créditos). De qualquer sorte é incrível como funcionava a mente desse que inteligente não era, "...pelo menos não excepcionalmente. Em compensação era um gênio... um gênio-mago" (Excelente definição).
Sou um fã da Apple, e em especial deste que, como anteriormente eu disse, revolucionou o mundo da informática!
Sensacional!
Que apareçam outros assim.
Intrigante mesmo que, quando SJ percebeu que a morte estava próxima, ele descreveu todas as suas características como pessoa. E, em algumas delas "me achei", e gostei!
Uma coisa eu digo: MUITO BOA A OBRA!
Agora é esperar pelo filme que será baseado na biografia.

fabioabu 12/04/2014

Entendi!
SInceramente, fantástico! Agora eu entendi cada centímetro do conceito da arquitetura da apple. O livro é uma incrível viagem sobre este ícone bruto, agressivo mas, e talvez por isto, transformador. Algumas pessoas nascem para construir um legado. Despois de findo o seu papel, esvaecem. Walter, obrigado por me fazer entender a importancia do que realmente aconteceu. Jobs, obrigado por ter sido a ferramenta para esta construção.

CGarrido 28/04/2014

O gênio criativo, intolerante, impaciente, arrogante, sonhador, co-criador de produtos sensacionais e capaz de fazer as pessoas transporem os obstáculos de desenvolvimento de um produto. Um alguém que foi capaz de provocar um duplo sentimento de admiração e de estranheza. O autor redige muito bem o livro. Foi uma leitura que fluiu, apesar de ser uma biografia.

Natalia 13/05/2014

Steve Jobs
Nessa biografia podemos observar quão visionário, detalhista e criativo Steve Jobs era. Ele tinha um estilo de gestão bem rígido, exigia muito de seus funcionários, mudava de opinião rapidamente, principalmente quando a opinião de algum funcionário não seguia as suas regras, era obcecado pela qualidade e design dos seus produtos.

Steve Jobs nunca fez pesquisa para saber o que seus clientes queriam, nunca seguiu as tendências de mercado. Ele dizia: As pessoas não sabem o que querem antes de mostrarmos.

O livro conta toda a vida de Steve Jobs, passando pela sua adolescência e juventude quando usava drogas, sua busca espiritual, viagem a Índia, a criação da Apple, sua saída da Apple, a criação da Pixar, sua volta a Apple, até a descoberta do câncer no pâncreas e seu falecimento em 2011.

O que me marcou muito nesse livro foi como ele é escrito. Isaacson não tenta nos passar uma imagem de Jobs como mocinho, ele nos mostra um homem bem rude, exigente, com um temperamento instável, chegando até a ser cruel algumas vezes. É uma biografia inspiradora, nos motiva a ter coragem para tomar decisões, além de ter uma excelente narrativa.

site: http://nataliasantos.wordpress.com/2014/02/15/2o-livro-do-ano-biografia-do-steve-jobs-por-walter-isaacson/

Lu 03/07/2014

Adorei
Adorei o livro, a melhor biografia que já li, ele narra bem toda a trajetória de vida e aponta as diversas falhas que ele tinha como ser humano.

Tiago 15/07/2014

Tirei algumas lições e aprendizados desse livro...

Uma coisa que achei bacana, era a mania de Jobs SEMPRE tentar simplificar os produtos e ter uma visão holística, generalista, uma visão do todo que ninguém no mercado tem...

Tinha um marketing extremamente forte e era obcecado por aparência - design.

Como pessoa ele era bem insuportável... não tinha muitas habilidades típicas de pessoas sociáveis... ele tinha características típicas de alguns empreendedores: controlador, amor, paixão pelo que fazia, uma certa obsessão compulsiva, hábitos estranhos, difícil de conviver... ele jura que a LSD ajudou demais a se tornar uma pessoa mais criativa.

Se lembrar de mais algumas partes interessantes eu posto depois.

“Alguns dizem: “Deem aos consumidores o que eles querem.” Não é assim que eu penso. Nossa tarefa é descobrir o que eles vão querer antes de quererem. Acho que Henry Ford disse certa vez: “Se eu perguntasse aos consumidores o que queriam, teriam dito: “Um cavalo mais rápido!”” As pessoas não sabem o que querem até que a gente mostre a elas. É por isso que nunca recorro a pesquisas de mercado.”

LucasGeneve 10/08/2014

O melhor livro que eu já li.
Porque a Apple é a empresa mais valiosa do mundo, sendo que, existem inúmeras outras que produzem os mesmos equipamentos? (computadores, tablets, dispositivos de áudio, etc.)

Somente esta pergunta já deveria fazer muita gente querer ler o livro. Li suas 600 páginas em menos de 5 dias, e durante este tempo, fiquei completamente fascinado. A paixão que o Steve Jobs tinha pelo que ele fazia e os fortes valores que ele nunca abriu mão com certeza fizeram a apple chegar onde pôde chegar.
A leitura é uma verdadeira aula particular de gestão empresarial. Tirei enormes lições do que fazer e não fazer. O autor escreveu o livro de uma maneira simplesmente mágica, onde tudo é muito bem amarrado.

Leitura obrigatória para qualquer pessoa que deseja atuar no ramo de gestão!

ademar111190 21/09/2014

Como é triste ver que uma pessoa como foi Steve Jobs seja tão apreciada por tantos. Algumas pessoas até mesmo tentam o imitar para meu horror. Removendo o objeto de estudo, o livro foi bem feito, merito dobrado da autora ao aguentar escrever tantas passagens repugnantes.

sonia 21/09/2014

Síndrome da deficiência de empatia
Ou, como o define outro colega seu: no limite entre as pessoas normais e os asperger de desempenho superior.
Bem, se um camarada que não toma banho, anda sujo, trata os outros como se fossem lixo, consegue: ter namoradas, ter amigos, ter sucesso... bem, ainda há esperança para os comuns dos mortais!
kkkk...
O melhor do livro é a descrição em detalhes do que se passou no Vale do silício e aquela jovem geração de engenheiros que estavam na hora certa, no lugar certo, e puderam errar muito até chegar ao PC.
Honesta, baseada em entrevista com várias pessoas que conheceram o cara, o livro agrada. Nada de politicamente correto, ali. É uma biografia autorizada, sim, mas sem censura, nua e crua.
Ainda bem que alguns genios são do tipo Einstein. Conviver com um camarada desse deve ter sido no mínimo um pesadelo!

site: http://escritoraporvocacao.blogspot.com.br/

pmilao 10/12/2014

Ótimo com uma ressalva
Um livro com linguagem fácil que flui com rapidez. Ele contextualiza sobre o advento tecnológico e seus produtos desde os computadores, interfaces até os dispositivos móveis.

O porém fica por conta, somente, da insistência do autor quanto a alguns fatos e descrição da personalidade de Jobs. Por vezes passa pela mente "eu já li isso". Um ar de repetição leve que, em momento nenhum, tira o interesse pelo livro, mas cansa um pouco. Parei e retomei a leitura diversas vezes até terminá-lo.

Thaís Sciota 14/12/2014

Citações
"Finja que está no controle, e todos irão acreditar que você está."

"Lembrar que vamos morrer é a melhor maneira que conheço para evitar a armadilha de acharmos que temos algo a perder. Você já está nu. Não há por que não seguir o que dita o coração."

"Com você, meus pés nunca mais tocaram o chão."

(Steve Jobs)

Cleyton 29/12/2014

Qualidade Apple de Biografia
Adorei essa biografia!
Neste livro temos a percepção de quem foi Steve Jobs através das palavras de Walter Isaacson (Excelente escrita), a personalidade forte de Jobs, faz com que em momentos tenhamos uma percepção ruim, mas em outros você vê a grandiosidade em seus pensamentos e na forma de mostrar o potencial de cada um em busca do seu melhor. Ao querer o melhor para os produtos e consequentemente para sua empresa, Jobs em momentos mostra o lado mais escuro de cada funcionário para buscar o máximo, algo que em algumas pessoas possa devastador, mas em alguns acendem a chama da motivação em mostrar algo muito maior.
Passamos por toda a sua história profissional, o seu primeiro emprego, a construção da Apple e seu desligamento, a criação da Next e o retorno a Apple para fazer da empresa que estava beirando a falência a uma empresa de maior lucro e maior ramo tecnológico.
São interessantes os momentos da descoberta de sua doença e a forma como trata isso tudo, formas discutíveis para alguns e apoiado por outros, mas para isso, cada um tem uma opinião.
Fica bem claro em momentos, que Jobs não foi um grande inventor, ele sempre melhorou o que já existia e o que muitos não conseguiam desenvolver com a qualidade que realmente seria interessante ao mercado tecnológico. Grandes exemplos da era de Jobs, foi a interface para computadores algo que a xerox já havia desenvolvido mas não sabia como dar andamento, Jobs pescou a ideia e a lançou. A forma as pessoas utilizavam os aparelhos para terem suas músicas favoritas em aparelhos portáteis e para esse nicho Jobs construiu o Ipod e revolucionou a maneira de como se relacionar com a música.
Celulares já existiam e novamente desenvolveram um aparelho com tecnologia que algumas empresas não tinha conseguido lançar como no caso o toque na tela. Temos grandes exemplos de como a tecnologia de hoje melhorou com algumas mudanças implementadas pela Apple durante todos esses anos.
A biografia é excelente e ao chegar nas últimas páginas, fica aquele gosto de querer mais conteúdo de querer saber mais.
Recomendo a todos que são amantes da tecnologia, seja você um fã da Apple ou não, você gostará de pontos que foram relatados nesta obra.