O Caso dos Exploradores de Cavernas

O Caso dos Exploradores de Cavernas Lon L. Fuller...

Resenhas - O Caso dos Exploradores de Cavernas

Mikah 29/07/2022

Interessante
O livro é clássico para quem é do direito e traz muitas reflexões sobre há existência de um crime ou não. É bom para refletir e entender um pouco mais sobre julgamentos

laurinha 24/02/2023

Um livro sobre direito e moral
Um caso interessante em que uma Corte Americana deve julgar um caso em que 5 homens ficam presos em uma caverna e um se sacrifica (ou é sacrificado?) em prol da vida dos demais, haja vista a quase impossibilidade de permanecerem tantos dias presos em uma caverna sem alimentos. Diversas questões relacionadas tanto à moral quando ao direito são levantadas neste livro. Quando a norma é abstrata e é ausente previsão legal que possa ser usada para absolver os réus que, no ponto de vista da moral devem ser absolvidos, mas no da lei condenados, o que fazer? Absolver ou condenar? Eis a questão a ser discutida.

Isaah 04/08/2022

Ótimo livro, eu n sou estudante de direito nem nada mas msm assim consegui entender tudo e aprendi varios termos oq eu acho mt bom. Recomendo mt pra qm quer uma historia curtinha

(Indgnada com esse final)

Gabes_Ricci 06/01/2023

Acho que cumpre a proposta
Não vejo o livro como algo para ser uma leitura gostosa ou fácil, mas algo para nos lembrar e nos fazer reconsiderar nossas opiniões e conclusões, principalmente no âmbito para decisões jurídicas e sua constante disputa entre moralismo ou positivismo - visto que muitas vezes não é possível uma parceria desses dois, e com relação a isto creio que atenda muito bem a expectativa.

Não acho uma leitura fluída ou remotamente satisfatória, mas ainda uma que é majoritariamente necessária.

Alice 08/08/2022

Clássico universitário
Geralmente esse livro é recomendado no primeiro semestre da faculdade de direito, no meu caso, ganhei de presente da minha tia :) ela cursou a área e gostaria de saber se eu me interessava. Achei o livro muito legal, é um dilema, de fato, interessante. Achei a sentença final justa apesar de severa.

anna 14/08/2022

Me surpreendeu
Esse livro foi uma indicação da minha mãe, já que assim como ela, quero seguir o ramo do Direito, achei que o livro seria bem mais técnico e mais "nichado", mas ele é de fácil entendimento e me fez refletir bastante, uma ótima leitura!

Oliveira 17/11/2022

O caso dos exploradores da caverna
? Um ótimo livro para estudantes de direitos, e amantes de bons casos jurídicos.

?O livro nos trazem reflexões relevantes :

?"Vale a pena tirar uma vida para salvar as demais?"

?"Quais sanções o estado deveria impor?"

?"Seria justo o Estado punir os sobreviventes tirando-os a própria vida? sendo que pessoas morreram tentando salva-los?"

?A resposta para todas essas questões, você, leitor, conseguirá tirar suas próprias conclusões ao ler essa obra magnífica.

? Boa leitura.

Carol 20/08/2022

Clássico da faculdade de Direito
Acho que os professores recomendam esse livro para todo estudante de Direito e comigo não foi diferente. Leitura muito interessante, mas cheia de termos técnicos, achei meio nichado. É uma leitura muito boa que não deveria ficar só na bolha. Traz muitas reflexões importantes sobre a filosofia, moral, ética e justiça. Final polêmico, eu não gostei haha, mas curti MUITO a leitura.
Muito rápido, leitura de 40 minutos. Nos faz pensar e repensar sobre muita coisa.

Ana 22/09/2022

Eu li esse livro pra faculdade de direito. A professora passou essa leitura para analisar a nossa opinião pessoal em base de "direitos" presentes no direito. Nem queria colocar estrela nesse livro, mas pra fazer a resenha eu tenho que colocar estrela. Eu gostei do livro, trouxe muitos questionamentos para minha vida pessoal e jurídica.

Lauri 15/09/2022

foi minha primeira leitura para faculdade, e confesso que me surpreendeu muito. diante a leitura, tive diversos pensamentos e reflexões sobre o caso. de certa forma, foi um livro que me marcou em alguns questionamentos. foi sensacional a maneira como fiquei empenhada com a história. de longe foi uma ótima leitura.

Gabi 11/05/2024

Análise crítica: O Caso dos Exploradores de Cavernas
"O Caso dos Exploradores de Cavernas", de Lon L. Fuller é um clássico para estudantes de Direito. O livra aborda o julgamento de 4 homens acusados de homicídio em, aparentemente, uma época futura e distópica.
A história, ao contrário do que se pode imaginar, não é sobre a vida das personagens, mas a sentença dos acusados. Essa discussão se torna interessante visto que, devido a um motivo qualquer, perdeu-se registros das leis, dessa forma um grupo de juízes deve avaliar o caso desses homens e decidir se esses devem ser sentenciados à morte ou não.
Cada juiz demostra argumentos diferentes, e é possível ver diversos aspectos de uma lei um tanto quando mais "primitiva". Essa leitura não traz uma resposta concreta, mas nos faz pensar como a lei pode ser única, mas a aplicação dela pode variar.
Enfim... Se você fosse um juiz, qual sentença você daria?

Alessandra 04/04/2019

Alguns meninos se perdem em uma caverna. Ao decorrer dos dias acabam por sortear um deles para morrer e servir de alimento para os outros. O livro discorre sobre argumentação jurídica, mostrando que toda história tem duas facetas.

Carla 23/08/2020

Li esse livro novamente, depois de alguns anos formada. Engraçado como a gente toma novas lições a medida das nossas experiências. A partir do debate entre juízes, o livro mostra como os valores de cada um são ilustrados em uma sentença, além de, brilhantemente, descrever a diferença entre o direito natural e positivo.

Bru 26/09/2020

Acho a história muito interessante, recomendo, principalmente para quem gosta de teorias e debates