O Caso dos Exploradores de Cavernas

O Caso dos Exploradores de Cavernas Lon L. Fuller...

Resenhas - O Caso dos Exploradores de Cavernas

Amanda.Bauer 19/12/2021

Gostei
Um clássico do curso de direito.
Livro bom, leitura rápida. E ótimo para se questionar sobre o caso.

Pretendo reler no futuro, pois dessa vez li rápido por causa de um trabalho na faculdade. Mas quero lê-lo com mais calma e atenção

Dressa Fagundes 18/10/2023

Leitura obrigatória do meu curso. É surreal o quanto esse livro provoca uma discussão tão grande e estimula o pensamento dos que lêem. Eu sem sombra de dúvidas apoio que eles sejam punidos sim, mas não apoio a pena de morte.

Lay :) 28/12/2021

Meu tio me deu esse livro de presente e confesso que achei que não ia entender a escrita mas na verdade até que ela foi bem fluída, pretendo reler ano que vem de novo :)

carol couto 12/11/2023

O Caso dos Exploradores de Cavernas
Li em decorrência de um trabalho avaliativo da matéria de Pesquisa Jurídica. foi a segunda obra que de de Fuller e gostei bastante. mais uma vez a escrita foi bem dividida, e a leitura foi fluida. muito bom para refletir juridicamente.

Cortina 10/01/2022

Bom livro
Acredito ser uma leitura muito importante para todos aqueles que possuem interesse na área do direito, recomendo por ser um excelente livro introdutório!

Karine 22/01/2022

Melhor livro lido na escola!
Li esse livro a 2 anos para uma aula e adorei! Foi o único livro pedido por algum professor que eu comecei e terminei, recomendo muito para quem tenha interesse!

Celaro 06/02/2022

A difícil tarefa de julgar e condenar
Um fato trágico, ocorrido em um ponto no futuro distante é analisado e discutido à luz de diferentes pontos de vista jurídicos e filosóficos. Este pequeno livro mostra a dificuldade que é julgar e condenar.

Marceli.Machado 01/04/2022

Intrigante
Adorei a leitura e já indiquei o livro a vários amigos.
E, olha, não precisa ser da área do Direito para se interessar.
Com essa leitura, dá pra ter uma noção da responsabilidade que pesa sobre quem tem a obrigação de fazer justiça.

denis.caldas 21/04/2022

Entendendo as leis
Sempre namorei esse livreto, mas só consegui pegar em um sebo, o que traz todo o seu encanto para mim; e não atrapalhou estar todo grifado e rabiscado e com post-its em várias páginas, o que trouxe mais vida vivida. Deixemos o romantismo de lado, porque de romântica a obra tem nada...

Confesso que, na minha sempre ignorância literária, não consegui me conectar com a leitura até a metade, mas depois entendi o espírito da coisa (e das leis, como dizia Montesquieu, com o perdão do trocadilho). Com essa fábula, nos é mostrado que, "aos amigos a Lei; aos inimigos os rigores da Lei", nas palavras de Maquiavel, mas que não se limita somente a isso, pois há os jusnaturalistas e os positivistas, há os políticos e os intelectuais, há a Torre de Marfim e a opinião pública.

Não quero me delongar, por medo de pecar, mas gostaria de lê-lo novamente de maneira guiada, como a antiga dona provavelmente fez em uma das salas de aula de direito positivista-progressista da terra tupiniquim. Pois, não é mais forte do que a sociedade, mais fora da realidade, a proibição de que a graduação em Direito não pode ser à distância?

Alice 08/08/2022

Clássico universitário
Geralmente esse livro é recomendado no primeiro semestre da faculdade de direito, no meu caso, ganhei de presente da minha tia :) ela cursou a área e gostaria de saber se eu me interessava. Achei o livro muito legal, é um dilema, de fato, interessante. Achei a sentença final justa apesar de severa.

ydecassia 14/05/2022

Ultrapassou minhas expectativas
Esse livro é muito bom, de verdade. A primeira vez que ouvi falar dele foi num vídeo da Débora do "Olá Bocós" e depois de uns dias a professora de "Introdução ao Estudo do Direito" o recomendou na sala. Admito que enrolei um pouco a leitura e só comecei mesmo quando essa mesma professora falou de um trabalho (estilo júri/peça) e entrei na equipe deste.
O fato de ser um livro curtinho me deixou ainda mais "ansiosa" pra terminar a leitura e saber em que conclusão os ministros iriam chegar, porque sinceramente eu não saberia o que fazer na situação dos ministros ou na situação dos próprios exploradores. Me identifiquei um pouco com o ministro tatting justamente porque ele não se sentiu capacitado para opinar contra ou a favor da sentença.
Achei incrível a forma que o autor abordou o direito natural e direito positivo nessa situação e como realmente, alguns casos que podem surgir não teram sua resposta bonitinha dentro do que está escrito nas leis.
Esse sim é um livro que super recomendaria no início do curso de direito.

Lifey4R 02/06/2022

Uma introdução aos princípios do Direito...
Como alguém que em breve irá iniciar a faculdade de Direito, esse livro foi uma ótima leitura! Apresenta alguns ramos dessa ciência de forma natural, não dando margem para interpretações "corretas" ou "incorretas", demonstrando as mais variadas interpretações possíveis para um mesmo caso.

gabrielle720 26/06/2022

??????
Informativo.
É um bom artigo, nos traz vários questionamentos sobre o assunto. Conheci através de outro livro que estava lendo, eu curti.

Will 22/07/2022

Interessante
Curto, traz os votos e as discussão de juízes sobre um caso muito peculiar. Basicamente, todo aluno dos primeiros semestres de Direito deve ter lido. Tal qual um dos juízes, eu me absteria de votar nesse caso.