O Caso dos Exploradores de Cavernas

O Caso dos Exploradores de Cavernas Lon L. Fuller...

Resenhas - O Caso dos Exploradores de Cavernas

Louro 01/11/2021

Um debate sobre justiça e julgamento
Uma obra que se eternizou nos primeiros períodos das faculdades de direito ao longo do mundo. O Caso dos Exploradores de Caverna levanta um debate histórico ( e não por isso menos atual), justiça e leis andam realmente de mãos dadas? Qual o objetivo principal do aparato judicial? Colocando como objeto de analise um caso peculiar envolvendo a dificuldade de juristas experientes em tomar uma decisão justa e acertada.

Emily717 19/03/2023

Toda essa discussão dos juízes pra no final a sentença se manter e todos eles morrerem? Tô indignada

aninha.lari 10/03/2023

Primeiro livro de direito
Confesso que como meu primeiro livro lido da profissão tive dificuldade em entender algumas palavras e termos, mas conforme o desenrolar das decisões dos juízes finalmente comecei a entender.
Acredito que cada juiz teve um bom motivo para requerer àquela decisão.
No final acho que a decisão foi a mais correta mesmo.
Dei 3,5/5 mesmo por conta das palavras que tive dificuldade de entender, mas que talvez quando eu reler se torne um 5/5.

Giovanna.Pereti 09/12/2021

Caso hipotético com consequências reais
O livro é, basicamente, uma aula sobre filosofias de atuação na área do direito. Não se trata do romance da história julgada em si, apenas o julgamento.

Como leiga no assunto considero o livro um bom ponto inicial. Ele também te leva a refletir sobre diversas questões morais/éticas. Com certeza vale a leitura.

Amanda.Bauer 19/12/2021

Gostei
Um clássico do curso de direito.
Livro bom, leitura rápida. E ótimo para se questionar sobre o caso.

Pretendo reler no futuro, pois dessa vez li rápido por causa de um trabalho na faculdade. Mas quero lê-lo com mais calma e atenção

Laris 07/06/2023

Um estudo de caso
A complexidade desse livro é surreal. São tantas possibilidades, tantas opiniões que podem ser formadas. Um dos livros queridinhos do curso de Direito (não curso, mas li mesmo assim).
Já tinha ouvido falar desse livro muitos anos atrás, e finalmente depois de adulta tomei coragem pra ler. Recomendo. E recomendo muito.

Lay :) 28/12/2021

Meu tio me deu esse livro de presente e confesso que achei que não ia entender a escrita mas na verdade até que ela foi bem fluída, pretendo reler ano que vem de novo :)

Biancajml 10/03/2023

Uma situação criada para nós fazer pensar sobre o assunto. Até onde você iria para sobreviver numa situação em que não há comida? Esse livro me deixou ?

Gabrielle.Zanoni 06/07/2023

Li antes de começar a faculdade de direito e amei!! O livro coloca diferentes filosofias do direito (às vezes até opostas) para debater entre si, no contexto do caso fictício apresentado. Foi uma leitura extremamente rica em reflexões e em pausas para pensar se eu concordo ou discordo de certas posições kkkkkk

Cortina 10/01/2022

Bom livro
Acredito ser uma leitura muito importante para todos aqueles que possuem interesse na área do direito, recomendo por ser um excelente livro introdutório!

Karine 22/01/2022

Melhor livro lido na escola!
Li esse livro a 2 anos para uma aula e adorei! Foi o único livro pedido por algum professor que eu comecei e terminei, recomendo muito para quem tenha interesse!

Celaro 06/02/2022

A difícil tarefa de julgar e condenar
Um fato trágico, ocorrido em um ponto no futuro distante é analisado e discutido à luz de diferentes pontos de vista jurídicos e filosóficos. Este pequeno livro mostra a dificuldade que é julgar e condenar.

Marceli.Machado 01/04/2022

Intrigante
Adorei a leitura e já indiquei o livro a vários amigos.
E, olha, não precisa ser da área do Direito para se interessar.
Com essa leitura, dá pra ter uma noção da responsabilidade que pesa sobre quem tem a obrigação de fazer justiça.

denis.caldas 21/04/2022

Entendendo as leis
Sempre namorei esse livreto, mas só consegui pegar em um sebo, o que traz todo o seu encanto para mim; e não atrapalhou estar todo grifado e rabiscado e com post-its em várias páginas, o que trouxe mais vida vivida. Deixemos o romantismo de lado, porque de romântica a obra tem nada...

Confesso que, na minha sempre ignorância literária, não consegui me conectar com a leitura até a metade, mas depois entendi o espírito da coisa (e das leis, como dizia Montesquieu, com o perdão do trocadilho). Com essa fábula, nos é mostrado que, "aos amigos a Lei; aos inimigos os rigores da Lei", nas palavras de Maquiavel, mas que não se limita somente a isso, pois há os jusnaturalistas e os positivistas, há os políticos e os intelectuais, há a Torre de Marfim e a opinião pública.

Não quero me delongar, por medo de pecar, mas gostaria de lê-lo novamente de maneira guiada, como a antiga dona provavelmente fez em uma das salas de aula de direito positivista-progressista da terra tupiniquim. Pois, não é mais forte do que a sociedade, mais fora da realidade, a proibição de que a graduação em Direito não pode ser à distância?