O Caso dos Exploradores de Cavernas

O Caso dos Exploradores de Cavernas Lon L. Fuller...

Resenhas - O Caso dos Exploradores de Cavernas

Luiza Bugelli Valença 04/01/2022

Instigante, misterioso e tenso
A minha primeira leitura de 2022 foi escolhida a dedo. Queria começar o ano bem e de uma forma muito especial. Assim, peguei emprestado da minha mãe ?O caso dos exploradores de cavernas?, de acordo com ela, indispensável para os calouros do curso de direito; assim como ela um dia foi e como eu sou hoje.

O livro foi escrito pelo filósofo jurista Lon L. Fuller na década de 40. A instigante história conduz os leitores a um cenário fictício em um ano muito distante, em que um caso jurídico polêmico ocorre: cinco exploradores de cavernas amadores ficaram presos dentro de uma caverna por dias. O primeiro contato que conseguiram com o mundo externo, após mais de duas semanas presos, os fez perceber que só sairiam de lá após dez dias, caso não houvesse deslizamentos de terra. Com pouca comida, os exploradores fazem um trato: lançaremos dos dados, o resultado nos informará o azarado que será morto e depois servido de alimento para que os demais exploradores não morram de inanição. Como a corte verá este caso? Os exploradores serão condenados por homicídio?

Em primeiro lugar, é necessário dizer que o ?juridiquês? do livro é completamente legível para os leigos, visto que aparece em pequena quantidade; sendo assim, pode ser apreciado pelo público em geral. Apesar de possuir diversas discussões de cunho jurídico, o livro trás uma reflexão moral e política a respeito da legitimidade de certas leis e da rigidez do código em não se adaptar a situações específicas. Além disso, o enredo é extremamente instigante! Não permitindo que os leitores tirem os olhos do livro até o final.

Comecei 2022 muito bem no âmbito literário. Este livrinho comprado pela minha mãe na década de 90, conseguiu me motivar ainda mais para o início das aulas. E você leitor? Como será que este livro te motivará?

Arthur 31/12/2021

apesar de ser um livro jurídico, sua leitura é bem tranquila e basica, introdutória ao mundo jurídico, bem reflexiva e por vezes tem traços bem literários

Lay :) 28/12/2021

Meu tio me deu esse livro de presente e confesso que achei que não ia entender a escrita mas na verdade até que ela foi bem fluída, pretendo reler ano que vem de novo :)

Jota 28/12/2021

Bons tempos
No terceiro ano do ensino médio, meu professor de filosofia passou um trabalho em grupo. O trabalho seria um julgamento. Ele dividiu turmas que seriam acusação e defesa, e o assunto seria esse livro, ou melhor, a história narrada pelo autor. O juiz seria o próprio professor, e a nota para os alunos seria a qualidade dos argumentos, tanto para condenar os personagens do livro quanto para inocenta-los.

Foi um caos (rsrsrs).
Meu grupo inteiro jurou ter lido, mas teve gente falando que no dia estava com dor de cabeça e que isso estava atrapalhando a memória. Pra variar...
Seríamos o grupo a favor da condenação, mas minha amiga disse que era a favor da inocência dos personagens e na hora da apresentação disse que ia falar o que eu pedi, mas ela era contra. O professor então disse que, se ela quisesse, poderia ir para o outro grupo. Ela, no entanto, disse que ficaria com a gente mesmo, até porque os personagens nem existiram de verdade e aquilo "não passava de uma besteira, como o João (eu) falou".

Se estivéssemos em um julgamento de verdade e nosso professor fosse realmente o juiz, sem dúvida teria passado uma noite na cadeia.

site: https://www.instagram.com/mundolivrosehq

Larissa.Arcanjo 19/12/2021

Dilemas éticos
É uma leitura rápida e de fácil compreensão, leva a diversas reflexões sobre a moral e o direito. Muito interessante!

Amanda.Bauer 19/12/2021

Gostei
Um clássico do curso de direito.
Livro bom, leitura rápida. E ótimo para se questionar sobre o caso.

Pretendo reler no futuro, pois dessa vez li rápido por causa de um trabalho na faculdade. Mas quero lê-lo com mais calma e atenção

rralice 19/12/2021

Esse livro é voltado para o curso de direito em si, principalmente a área penal. É uma leitura simples, direta e prende. Da pra ler em até 1 hora de relógio.

Neves 13/12/2021

Clássico do Direito
Eu fico impressionada todas as vezes em que leio clássicos e como eles se adequam ao tempos atuais.
O caso dos exploradores de caverna é um livro fundamental para entendermos as ramificações da origem do Direito, assim como ajudar a compreender os diferentes pensamentos que formam uma decisão.
Na minha opinião os réus deveriam ser considerados inocentes, tendo em vista a situação excêntrica em que estavam.
O bom direito aplicado é aquele que leva em conta a legalidade e o bom senso.

Giovanna.Pereti 09/12/2021

Caso hipotético com consequências reais
O livro é, basicamente, uma aula sobre filosofias de atuação na área do direito. Não se trata do romance da história julgada em si, apenas o julgamento.

Como leiga no assunto considero o livro um bom ponto inicial. Ele também te leva a refletir sobre diversas questões morais/éticas. Com certeza vale a leitura.

Gi 24/11/2021

Muito bom para quem quer começar na área de direito
A história é ótima. O final é intrigante! Vou começar a cursar direito ano que vem, e me deixou mais que claro que cada caso pode ter diversas visões em cima das leis.
Impressionante. Muito bom!

Ani 16/11/2021

Interessante
Li ele para fazer um trabalho da faculdade é curtinho e de uma leitura relativamente simples, achei a história interessante para refletirmos.

hanna â¡ 14/11/2021

tive que ler pra fazer uma resenha pra faculdade. nao entendi quase nada do palavreado, precisei ficar lendo por 2 pdfs e nem sei direito o que eu escrevi naquela resenha?

fora isso, é um caso interessante