O Caso dos Exploradores de Cavernas

O Caso dos Exploradores de Cavernas Lon L. Fuller...

Resenhas - O Caso dos Exploradores de Cavernas

carol couto 12/11/2023

O Caso dos Exploradores de Cavernas
Li em decorrência de um trabalho avaliativo da matéria de Pesquisa Jurídica. foi a segunda obra que de de Fuller e gostei bastante. mais uma vez a escrita foi bem dividida, e a leitura foi fluida. muito bom para refletir juridicamente.

jlucass 09/11/2023

Li p faculdade, mas gostei do livro! Fala sobre 5 exploradores onde ao adentrar em uma caverna, eles acabam por ficar presos devido a um desabamento de pedras e ao decidirem eliminar um dos 5 para sobreviver, o livro gira em torno desse caso juridicamente falando.

Estrela 07/11/2023

Múltiplas facetas do mesmo caso
Neste livro, enxergamos o caso através de diferentes óticas, e foi intrigante perceber que eu mudava de opinião conforme os argumentos iam sendo apresentados e difundidos ao decorrer do livro, no entanto, é importante salientar que apenas me dei conta disso, quando me vi concordando plenamente com os dizeres de um determinado juiz e achando seus argumentos bem fundamentados, até que outro juiz em questão, com uma visão completamente antagônica, me fez vislumbrar ditos falaciosos e lacunas na fala do antecessor.
Essa história nos incita a uma profunda reflexão sobre a ética, sobre aquilo que é ou não é justo, e a postura do Direito em meio a essas questões.
Assombrosamente inteligente e filosófico! Um clássico atemporal que decerto serve como analogia até os dias atuais.

Rayssa 03/11/2023

É um livro interessante e que traz muitos questionamentos.
Foi uma leitura interessante e eu teria terminado antes se não tivesse me esquecido dele.

v1toriasousa 03/11/2023

Acusação ou defesa?
Um ótimo livro que me rendeu um debate extremamente construtivo. Me fez desenvolver teses argumentativas e foi essencial pra mim.

Lulu 18/10/2023

Muito ruim a situação de comer carne humana para sobreviver, se eu estivesse lendo ?O Jantar Secreto? acharia tranquilo. No entanto, li para a faculdade, então na minha opinião vejo motivos para indiciar, mas ao mesmo tempo não acho correto por lei. No geral, o livro é bem ruim pra você perder a cabeça com as jurisprudências.

Dressa Fagundes 18/10/2023

Leitura obrigatória do meu curso. É surreal o quanto esse livro provoca uma discussão tão grande e estimula o pensamento dos que lêem. Eu sem sombra de dúvidas apoio que eles sejam punidos sim, mas não apoio a pena de morte.

steph 09/10/2023

Livro com vasto conteúdo
Esse livro foi o principal motivo pelo qual ganhei gosto pela área do direito, posso dizer que ele me prendeu do início ao fim, a todo momento que iria ler para saber o que iria acontecer com os exploradores.
posso dizer que esse livro me ajudou muito a entender um pouquinho sobre o mundo jurídico.

super recomendo!!!
PatyScarcella 09/10/2023minha estante
Ele foi citado no livro que estou lendo.

Victoria 04/10/2023

Non ex regula ius sumatur, sed ex iure quod est regula fiat
"Da regra não se extrai o direito, ao contrário, a essência do Direito é que cria a regra."

Foi bom no geral. Quando eu li a introdução do José Roberto de Castro Neves eu acabei esperando mais sendo sincera.

Foi uma leitura bem fácil, e bem rápida, se eu tivesse mais tempo certeza q dá para ler esse livro em poucas horinhas.

Lendo esse livro eu entendo como ele é importante para pessoas iniciantes no âmbito jurídico ou para pessoas que querem ler um dilema moral no geral acho legal também.

Um livro bem trabalhado para o seu propósito, no geral eu gostei!

A nota não é muito boa pq sendo sincera eu esperava mais, achei esse livro mediocre.

jAlia372 03/10/2023

Mt bom!!
O livro trata de um julgamento, de 4 homens que ficaram presos em uma caverna e para sobreviver mataram um dos seus companheiros.
Nesse livro vai discorrendo a voz da acusação e da defesa, ambos tem argumentos muitos fortes, muito bom ler, deu até uma emoção.
Um livro muito bem escrito, recomendo!!

dorinha17 26/09/2023

A gente se presta a cada coisa
Eu li obrigada pq to fazendo uma cadeira que mandou ler isso sei lá pq e eu percebi que
1) odeio direito
2) jusnaturalismo é a coisa mais p@u mole já inventada essa ideia de que "ai na caverna firmaram um novo pacto social então era uma nova configuração" é uma p0rr$ pq não teve testemunha, não teve ninguém pra arbitrar as condições nas quais esse pacto foi firmado, só serve pra trazer uma aura de insegurança que a qualquer momento eu posso levar uma pedrada na cabeça pq algum maluco doente tá no estado natural dele enfia o estado natural no rab0
Maria.Julya 15/10/2023minha estante
Mds q surto kkkkkkkkk

Paula1735 23/09/2023

um clássico do curso de direito! no geral é um bom livro, nos faz exercitar a compreensão de justiça e é muito válido para estudo.

Grasi 21/09/2023

A história é envolvente, eu pensava que não iria gostar, por conta de ser um livro que foi passado pela faculdade, mas acabou sendo bastante interessante, por causa que esse livro o você pode ter várias opiniões sobre o julgamento dos acusados... É isso estudantes de direito ou com cadeira em uma matéria de direito não fiquem com medo de ler esse livro ele é bastante interessante e fácil de ler

Duda 19/09/2023

Interessante
Traz uma história muito bacana, com diferentes ângulos de análises
Distintas perspectivas, o que torna a leitura e a construção de uma opinião sobre o caso, muito "pensante"