O Iluminado

O Iluminado Stephen King...

Resenhas - O Iluminado

Gustavo Rodrigues 31/01/2021

Stephen King em sua essência.
Excelente! Não tenho outra palavra pra descrever esse livro. Talvez seja o melhor que li do King até agora.

Em linhas gerais, o livro conta a história de Jack Torrance, sua esposa Mendy e seu filho Danny. O pai é contratado para ser zelador do Hotel Overlook durante o inverno, época em que o estabelecimento fica isolado do mundo por conta das nevascas, e acaba levando sua família com ele. Chegando lá, coisas estranhas começam a acontecer, afetando diretamente Danny, que tem talentos incomuns, e o próprio Jack.

A escrita do King é algo que me atinge com muita força, sempre fico imerso na história já a partir das primeiras páginas, e com esse livro não foi diferente. Que história foda, com uma ambientação detalhada, bem feita, personagens fortes, trama bem articulada, além de tantas outras qualidades.

Acho que o ponto mais alto do livro é a construção do personagem Jack Torrance. A perda de sanidade é feita de forma gradual, escalonada, e não de forma abrupta. Através de detalhes você consegue perceber como o hotel tá afetando a cabeça dele aos poucos,a proveitando-se de seus pontos fracos, e cada dia mais ele vai perdendo o controle de si mesmo.

Outra coisa que curti muito foi a atmosfera criada em volta do Hotel Overlook. Já de cara é perceptível que lá é um lugar macabro, cercado de histórias estranhas. E a cada página as coisas vão ficando mais macabras, o hotel vai se tornando um personagem da história. Acho até parecido com o que o King fez com a cidade de Derry, em IT: A Coisa.

Senti medo, agonia e tensão, principalmente. A sensação que o livro passa é que algo de ruim vai acontecer a qualquer momento, não se tem um minuto de paz.

Tudo acontece no ritmo perfeito, nada é apressado ou atrasado demais. Por muitas vezes o coração veio na boca, e parar de ler foi uma tarefa muito difícil.

Mais uma vez S.K mostra porque é o rei do terror. Nada supera o que esse senhor consegue fazer pra tornar coisas relativamente simples em histórias tão profundas e aterrorizantes.
Rubis 09/02/2021minha estante
Fiquei ansioso pra ler ???

alê 06/03/2021minha estante
quero tanto ler algum livro desse homem!!

Talitha 23/04/2021minha estante
Pela sua resenha já quero ler

Granola 26/05/2021minha estante
Como faz pra ler?

Ana 23/06/2021minha estante
Resenha perfeita!!

Himawari 14/08/2021minha estante
caralho, vou até ler depois dessa resenha ?

C7istia11 28/08/2021minha estante
Não sei como o king não gostou da adaptação do Kubrick

Ana Macedo 05/10/2021minha estante
Estou lendo ele no momento, e concordo plenamente com sua resenha. Um dos pontos mais altos da narrativa, com certeza, é a descrição do personagem Jack, nossa eu amei, vc consegue compreender a história dele e sua personalidade. A sensação de agonia que King faz a gente ter é única e intrigante. Leiam esse livro

Lelê 13/11/2021minha estante
Oiii , cai de paraquedas aqui no app , como faço pra ler esse livro ??? Quero muito ler

Airton 29/12/2021minha estante
A história da livro é simplesmente incrível ?

FlAvia.Alessandra 11/01/2022minha estante
Esse foi o primeiro do king q li. Fiquei meio perdida mas perseverei e gostei muito ñ amei mas reconheço q esse autor é muito original e ele desenvolve personagens como ninguém.

Yas 19/01/2022minha estante
Quero mto ler, mas morro de medo de, bom, dar mto medo KKKKKKKK

Alexandre.Atanasov 24/07/2022minha estante
Boa resenha!

lana 19/12/2022minha estante
adoro stephen king e o jeito que ele escreve seus livros. estou na página 51 e percebi a maneira que os personagens são desenvolvidos de maneira clara, mas ainda assim misteriosa; por exemplo, o danny, mostra seu ponto de vista e o que ele vê, mas se você não ler a contra capa ou a sinopse provavelmente vai ficar confuso e só entender um tempo depois. em poucas páginas, conseguimos ver o passado do jack e ver sua "evolução" como pai e marido. um clássico do cinema, sempre vou recomendar!

Tiago71 21/09/2023minha estante
Acabei de ler agora !! Sua resenha foi perfeita !! Achei muito boa a leitura apesar de ter demorado a terminar a leitura . A relação que é construída do filho com o pai é muito forte . Os detalhes do hotel , a transformação e a perturbação de Jack é muito legal . Foi o primeiro de King , irei ler outros sem dúvida . Recomendo o livro

Rafael1815 09/02/2024minha estante
Botei na minha lista

Maria15099 05/03/2024minha estante
Assisti o filme e fiquem muito sedenta por resposta, no filme tem muitas pontas soltas, já no livro tudo vai se interligando ao seu decorrer, um livro otimo para quem gosta de suspense, o livro tem contração mas com outro título Dr. Sono, dany volta ao antigo hotel com um propósito maior recomendo que leiam tbm.

Heliton 03/07/2020

Coisas terríveis acontecem, e são coisas inexplicáveis.
"O mundo é um lugar cruel, não se importa com a gente, não odeia nem você nem a mim, mas também não morre de amor por nós."

Esse foi o meu primeiro livro lido do Stephen King, e dentre vários thrillers que ele já escreveu decidi começar por esse a fim de conhecer mais sobre a sua populariade no gênero.

Em "O Iluminado" os personagens centrais: Danny, Wendy e Jack, formam uma família padrão e de relacionamento saudável, isso é bem verdade, se visto aos olhos de fora. Porém, não é bem assim, pois o que realmente existe dentro dessa família é um pai que lida com seus problemas de trabalho como escritor e com o alcoolismo; uma mãe preocupada com o bem estar de seu filho e ao mesmo tempo receosa com o marido que tem, devido a alguns acontecimentos passados; e Danny, uma criança que possui um dom capaz de fazer coisas que uma pessoa normal não seria capaz de fazer. E junto a isto, surge um cenário que serve de palco para o desenrolar desse enredo: um hotel, ou pior, O Hotel Overlook.

De início, demorei a engrenar na história, mas depois de algumas páginas de desenvolvimento e alguns capitulos mais a frente, eu fiquei mais preso nela. A base para construir a história é sempre o ponto lento de gêneros assim e de muitos outros, mas o diferencial é notado assim que tudo já está preparado para se encaminhar para o desfecho, e aqui isso é muito bem feito. Se teve furos, não vi, pois tudo que tinha na história foi bem explicado e colocado nos momentos certos. O Hotel Overlook e seus muitos mistérios deixou o suspense bem aceso durante toda a narrativa a partir do ponto em que foi introduzido, dando aquela sensação de insegurança a todo momento por parte dos personagens.

Confesso que o gênero thriller, durante muito tempo, nunca chegou a me atrair ao ponto de pôr entre os meus gostos particulares de leitura. Antes de ler "O Iluminado", já havia lido outros thrillers apenas por curiosidade e recomendações, e depois de me dar essa chance de ler alguns desse gênero fui me adaptando e tomando gosto por ela. Essa leitura foi apenas uma confirmação do gosto diante essa incerteza, "se eu realmente gosto do gênero, porque não ler um dos autores de maior destaque dele?" , e aqui estou.

Para quem não leu nada do autor, assim como eu, começar por esse creio que seja uma grande experiência, seguindo que foi um dos primeiros livros dele a levá-lo a vitrine de um dos melhores autores de thrillers.
Q 21/07/2020minha estante
Concordo é uma história que prende com o passar da leitura. Foi o primeiro livro que li de King e me apaixonei pelos enrredos.

Heliton 22/07/2020minha estante
Olha só, começamos em sintonia. E a história é assim mesmo, começa frio e vai esquentando, literalmente :0

Souza 05/08/2020minha estante
Não tem como ler nesse app não ?

Heliton 06/08/2020minha estante
Não ? o skoob só serve pra organizar seus livros.

Ick 24/08/2021minha estante
Meu primeiro foi O cemitério, me prendeu mais que este, caso queira ler novamente algum do autor, pode ir sem medo

Heliton 25/08/2021minha estante
Anotado aqui, entre tantos livros a gente fica até na dúvida qual escolher

André L. Pavesi 31/05/2010

Um dos maiores livros de um mestre em sua melhor forma!
Na primeira vez que li O Iluminado eu tinha apenas 12 anos - damn, lá se vão vinte e cinco anos; provavelmente ele foi um dos primeiros livros não infantis que li, se não foi o primeiro. Por isso o escolhi como tema da minha primeira resenha no Skoob.

Dessa primeira leitura, lembro-me claramente de ficar muito impressionado com certas passagens óbvias as gêmeas pelo corredor, a sensação de não-estou-sozinho-aqui que domina Danny no túnel de neve, os animais de arbusto se mexendo e parecendo segui-lo, o detalhe das marcas de meia-lua feitas pelas unhas de Jack nas palmas de suas mãos (cada detalhe que criança guarda!!) e principalmente o maldito quarto com o fantasma da velha morta na banheira (nessa noite temi o escuro do meu quarto como nunca antes!!). Mas a principal lembrança dessa leitura é a sensação de algo maior, um sentimento de que havia algo novo no mundo lá fora pelo menos novo para mim, aos doze anos.

Ao longo dos anos, tive a oportunidade de reler a obra mais umas três ou quatro vezes, o que me permite vê-la com vários olhos, digamos assim.

Lendo O Iluminado com olhos de adulto, revisitei as velhas passagens e os velhos sustos, mas pude perceber muito melhor o verdadeiro drama na vida de Jack Torrance, um sujeito aparentemente condenado a uma vida medíocre de promessas não cumpridas, com uma luta constante contra seu vicio e principalmente, um batalha deseperada para não perder sua família. Entendi melhor o dilema e a dor que domina a personagem ao perceber o tamanho do mal que estava fazendo às pessoas mais importantes em sua vida.

Mas em termos técnicos, digamos assim, um detalhe se destacou em especial (posso estar enganado, mas acho difícil) não há eventos físicos contundentes, não há nada explicito, todas as aparições acontecem de forma individual, apenas vozes e imagens na cabeça de um individuo, alternadamente entre Danny e Jack, quase como se os fantasmas acabassem sendo uma alucinação compartilhada entre pai e filho. O horror que persegue a esposa de Jack é o próprio marido transtornado, levado a loucura pelos fantasmas do Overlook ou seria pelo seu próprio alcoolismo? Ela seria poupada por não ter o brilho compartilhado por eles (e também pelo velho cozinheiro do hotel, um dos personagens mais intrigantes da obra do King na minha opinião), ou tudo não passou de delírium tremens de Jack repassado para o filho através de uma ligação especial alimentada pela força do hotel?

Somos levados a crer que o iluminado do título é Danny, e que Jack é apenas um joguete menor das forças do hotel Danny seria o verdadeiro alvo, o prato principal mas quem nos garante que todas as sensações e aparições que Danny vivencia não são apenas projeções da mente adoecida de Jack, alimentadas pelo Overlook? Realmente não saberia dizer.

Sinceramente, não busco aqui estabelecer verdades absolutas, mas apenas compartilhar com a comunidade minha impressão sobre um dos maiores livros do escritor que me mostrou verdadeiramente como a leitura viria a ser importante na minha vida.

Ab, A.
Lucia Sousa 29/11/2010minha estante
Sua resenha me deu vontade de ler o livro.Sei que vou ficar umas duas noites sem dormir direito,mas vou ler assim mesmo!Valeu!

bardo 31/07/2011minha estante
Você citou uma hipótese bem interessante,certo que no caso o personagem Dick é quem parece definir o caminho, afinal deixa-se claro que ele não só sento o Overlook, com este lhe é tremendamente hostil. Mas por outro lado, poderíamos ver Jack como um "iluminado" que fracassou, a luz feita em trevas, bem ao estilo Star Wars, afinal fica a impressão que ao dominá-lo o hotel fica muito mais forte.
Sem dúvida é um dos melhores do King.

Nath 21/05/2012minha estante
A tua resenha esclarece exatamente o meu sentimento em relação à possível ''conexão mental'' entre Jack e Danny. Muito boa :)

Yasmine 24/05/2012minha estante
É gostoso ler este livro. Não é entediante, não pelo menos pra mim, leitura fácil,li ele com simplicidade sem necessidade de muito entendimento. Stephen King é um ótimo escritor, já li várias de suas obra, gostei da maioria. O Iluminado é uma delas, que livro gostoso de ler! Quanto mais eu avançava mais vontade de ler eu tinha.

Ju 29/07/2012minha estante
... a qualquer momento sentiria uma fria mão segurar seu tornozelo...
Medo. isso define essa obra incrível do SK. todas as vezes em que eu li a sensação sempre foi a mesma.
Medo.

Silvia 28/10/2012minha estante
Ótima resenha :)

Natália 30/12/2014minha estante
Li esse livro e simplesmente fiquei passada na hora em que o Danny diz "Você não é o meu pai" e depois do diálogo, Jack "aparece" e diz pro filho correr, ele vira o taco em direção ao rosto e começa a se bater

Manu 16/01/2015minha estante
Acabei de ler e não lembro das gêmeas no corredor, estava convicta de que elas existem apenas no filme do Kubrick. A única menção e olhe lá é quando explicam ao Jack que o antigo zelador tinha duas filhas, não?

Mara 16/10/2015minha estante
Manu, acabei de ler o livro e esta parte das gêmeas não está no livro (fiquei atenta pra ler essa passagem, pois é uma das cenas mais populares do filme)

Ana Zeszotko 24/07/2016minha estante
Gostei da sua resenha!
Não achei a parte das gêmeas no livro... Por que será?

Marco 08/08/2016minha estante
gostei da tua visão,fecho contigo!

Fany.Nowak 23/05/2017minha estante
Gostei da sua resenha. Parabéns! Mas, cara, fiquei procurando as tais gêmeas e não as encontrei nesse livro! Onde elas estão?

Marlonbsan 04/01/2022

O Iluminado
Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel Overlook, passando o inverno, período no qual não haverá hóspedes, além dele, Wendy, sua esposa, e Danny, seu filho. O que parecia ser a solução dos problemas financeiros se torna um pesadelo, quando o hotel começa a se manifestar.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos o que acontece com alguns personagens chaves. A linguagem é simples, mas como de costume, King recheia a história com informações e detalhes sobre determinados acontecimentos.

No geral, a história do livro é bem simples e definida, a progressão é um pouco mais lenta no início, devido a construção da base do que é narrado, descrições de locais e passado dos personagens.

O primeiro contato que tive com essa história foi através do filme e, apesar de não lembrar muitos detalhes, há muitas diferenças, já que o livro utiliza de uma vertente mais introspectiva, o que pode ser difícil de se assimilar em uma produção cinematográfica, mas preciso reassistir ao filme para ter uma opinião mais definida.

King consegue criar personagens com características bem marcantes, assim como o passado de cada um e traz informações relevantes sobre eles, demarcando o seu papel e o que eles poderão representar na história, a construção deles é muito bem trabalhada. Não senti medo lendo o livro, mas entendo haver partes que podem mexer com o imaginário, ainda mais pelos assuntos abordados.

No geral, é uma leitura completa, que traz pontos interessantes na narrativa, mas que se estende um pouco em algumas partes e acaba deixando a leitura um pouco mais densa e a progressão mais lenta. Mas como sempre, é uma história que envolve já que é bem construída.

Laís 07/01/2022

?Você tem um dom ? continuou Hallorann, virando-se para ele. ? Sempre chamei isto de iluminação.?

Que delícia reencontrar essa história depois de tantos anos. Lembro de quando li pela primeira vez, ainda na escola, e do quanto me apaixonei pela história.
Sem sombra de dúvidas é uma das melhores história do Mestre.
Kah.Ximenes 07/01/2022minha estante
Sou doida pra ler esse livro!!

Laís 07/01/2022minha estante
Leia! Sei que sou meio suspeita por ser muito apaixonada pela escrita do King mas vale muito a pena!

Kah.Ximenes 07/01/2022minha estante
Eu tenho o livro dele Sobre a Escrita e a forma como ele conta de alguns livros dele... A minha vontade é de ler tudo kkkkkkk

Kah.Ximenes 07/01/2022minha estante
Imagino e super, King tem uma narrativa muito instigante!!

Renata989 07/01/2024

Meus sinceros aplausos para este livro e o autor que o escreveu.
?O Iluminado? foi o primeiro livro que li do tão aclamado autor Stephen King.
A escrita é, digamos concreta e um pouco cansativa. Por exemplo, toda vez que um personagem era introduzido na história, apresentava-se todo o contexto do motivo pelo qual aquele personagem estava ali naquele momento, além de seu passado.
Como qualquer suspense, a ação só acontece no final, mas também tem acontecimentos de arrepiar durante o desenvolvimento. Ainda sim, achei a história um pouco arrastada.
Mas o final recompensou todos os pontos negativos.
Falando um pouco sobre a adaptação, já aviso que é bem diferente. Tem muitos aspectos diferentes, incluindo a personalidade do Jack.
O filme é ótimo, mas uma péssima adaptação.
AlexN 07/01/2024minha estante
Mas a construção lenta é pro leitor justamente se importar com o que está em risco para os personagens no terceiro e derradeiro ato. Já li esse livro tantas vezes e acho o ritmo perfeito. King consegue fazer parecer que conhecemos intimamente os personagens num estalar de dedos.

chamadebel 07/01/2024minha estante
ahh! fiquei curiosa para ler pois o filme é meu favorito de terror/suspense. ?

thaynA148 07/01/2024minha estante
o livro realmente é incrível, mas também sou apaixonada pelo filme. são duas visões mt boas, e acho que se o filme fosse exatamente como o livro não seria tão bom... tem coisas que não funciona em audiovisual

@aprendilendo_ 19/11/2021

Resenha de "O Iluminado"
Publicado pela primeira vez em 1977 e escrito por Stephen King, renomado autor norte-americano, “O Iluminado” conta a assustadora história de Jack Torrance, sua esposa e filho. Na trama, quando Jack aceita um emprego de zelador, acompanhamos a família partindo para uma temporada solitária no famoso hotel Overlook, o qual, nos invernos, fica isolado do mundo por conta da neve. O que os protagonistas não imaginavam, no entanto, é que, por conta de um talento sobrenatural de Danny, filho do casal, criaturas fantasmagóricas iniciarão uma caçada mortal e enlouquecedora com o fim de conquistar os poderes do menino.

De início, com uma ótima ambientação, a escrita de King consegue imergir o leitor muito bem na história e em seus contextos. Nesse sentido, mesmo com o livro se passando em poucos cenários, toda a trama contida nas entrelinhas se destaca, e o hotel, repleto de segredos em cada detalhe, acaba por parecer imenso como uma cidade, com a constante sensação de que seria possível fazer livros específicos, seja para a história do hotel, seja para o passado da família Torrance. Como consequência, tem-se um desenvolver o qual, apesar de complexo, traz consigo uma narrativa completa e muito bem estruturada, sem furos de roteiro ou partes usadas de forma banal e desnecessária.

Em outro ponto, há todo o aspecto dos personagens e sua degradação perante a insanidade induzida pelo hotel. Desde Jack, até o jovem Danny, consegue-se ter uma incrível estruturação das personalidades, enquanto é demonstrado o trauma de cada um e como isso influencia em suas atitudes e tentações durante a trama. Nesse sentido, a obra não funciona apenas como um terror, mas, igualmente, como um drama familiar repleto de estudos de personagem, os quais destrincham cada um em sua psique. Assim, o livro tem um tom muito mais real e impactante do que o normalmente encontrado em obras de terror.

“O Iluminado” é um livro complexo em suas entrelinhas, personagens e história, o que gera, desde as primeiras páginas, uma singular imersão do leitor à trama. Vale a pena a leitura.
Nota: 9,8

Instagram: @aprendilendo_

site: https://www.aprendilendo.com.br/

Regis 12/01/2023

Medo e descontrole resumem esse livro
O livro inicia com uma citação de um conto de Edgar Allan Poe, o que evidencia certamente as raízes literárias e influências do autor.
Ao longo do livro houveram mais algumas poucas citações de Poe: "A Máscara Rubra Dominava Tudo!", assim como algumas de Lewis Carroll: "Por que um Corvo é como uma escrivaninha?".
O autor tem o dom de entrelaçar essas citações iniciais no restante dos capítulos de uma forma que, o que parecia apenas um pensamento aleatório no início vá se infiltrando ao longo de suas descrições e se torne a substância da qual a mente do personagem é feita. Essa Habilidade de criar pensamentos e a intrincada psique das entidades de seus livros é o ponto mais cativante dos enredos de King.
O personagem se torna real, absurdamente real e humano através de suas palavras. Não uma figura rasa que apenas será usado para um propósito, mas alguém  insuspeito, genuíno que passamos a conhecer intimamente como se fôssemos seres ubíquos, capazes de mergulhar no pântano de suas mentes e desvendar seus segredos mais abstrusos, acobertados pelo sedimento concentrado no imenso e desmedido leito profundo.

Jack, Danny e (em menor grau) Wendy são palpáveis, criveis, tornando-se no decorrer da narrativa pessoas que conhecemos tão bem quanto a nós mesmos.
Sendo assim, fica impossível não se importar com os três, sofrer e sentir imensa e intensamente tudo que vivenciam ao longo da série de eventos que lentamente nos vão sendo apresentados.

O autor nos envolve na vida dos três com uma perícia singular e a história se torna uma jornada prazerosa, interessante e assustadoramente cativante.
O suspense vai sendo paulatinamente construído e quando chega ao ponto de ebulição, surpreende e prende nossa atenção causando uma tensão poderosa que aterroriza fazendo a respiração ficar suspensa por tempo suficiente para que o leitor sinta seus pulmões chamejarem e se contrair em busca de ar.
O terror de Stephen King é envolvente e se infiltra através da pele permitindo que o horror e a angústia da lenta e imersiva construção tome posse de cada poro do legente

Um livro absurdamente assombroso que me prendeu do início ao fim. Que recomendo certamente para quem adora personagens magnificamente construídos e uma história que o agarra pelo braço te fazendo imergir nas águas da mais maravilhosa tensão, enquanto assiste o controle escorrendo lentamente por entre os dedos dessas pobres e assustadas criaturas.
Max 12/01/2023minha estante
Inesquecível também é a versão no cinema com a impagável interpretação de Jack Nicholson... rsrs ?

Regis 12/01/2023minha estante
Não vi ainda, Max. Estava esperando fazer a leitura primeiro, agora vou apreciar a obra de Kubrick. ?

Josy 13/01/2023minha estante
Leia Dr. Sono. Completa a história e traz coisas novas, e os personagens são incríveis também - até os vilões.

Regis 13/01/2023minha estante
Seguirei seu conselho, Josy. Obrigada. ??

Léo 15/01/2023minha estante
Que resenha maravilhosa, Régis! ?

Regis 18/01/2023minha estante
Obrigada, Léo. ?

HenryClerval 26/01/2023minha estante
Adoro saber que também gostou muito de O iluminado. Que venham outros bons livros do King para você.

Regis 26/01/2023minha estante
Sei que é sei preferido, Leandro, e realmente é muito bom. E o Danny é um fofo. ?

Regis 26/01/2023minha estante
Sei que é seu preferido, Leandro. O livro é ótimo e o Danny é um fofo. ?

Julia Agnes | @pontoparagrafoo 21/09/2021

Vida longa ao Rei!
Hoje o autor que leva o sobrenome certo, completa 74 anos e não poderia escolher dia melhor para expressar todas as emoções vivenciadas ao longo das 520 páginas de um de seus maiores títulos, O Iluminado. Publicado originalmente em 1977, o livro teve algumas partes especiais perdidas ao longo dos anos, até que um fã dedicado e abençoado decidiu colaborar entregando estes adendos finais que estão presentes nesta edição que resenho, à história do tão macabro Hotel Overlook e seus visitantes - ou seriam residentes?

Conhecemos a família Torrance, que é constituída pelo casal Jack e Wendy e seu filho Daniel. Jack é contratado para ser zelador por uma temporada de inverno, na qual o Hotel Overlook não estará recebendo seus hóspedes, levando então consigo sua família para que lá possam residir temporariamente. Até que, coincidências estranhas passam a acontecer não só com o menino Danny - que por si só já sofre com sua sensibilidade - mas até com seus pais. Após traumas do passado, os Torrance sofrem abalos intensos com a influência que o Overlook passa a exercer sobre suas mentes presas na neve intensa, distantes do mundo e ansiosas por uma vida melhor.

Não é preciso dizer que assim como todo hotel antigo, o Hotel Overlook tem lá sua cota de mistérios que cercam sua identidade, desde sua formação à como qualquer proprietário que tentou gerenciá-lo acabou frustrado por não ver retorno em seus investimentos. Apesar de ser uma leitura com uma quantidade significativa de páginas, não conseguia parar de ler O Iluminado até que chegasse as páginas finais, e quando o fiz, queria mais. Não era o suficiente tudo que havia lido sobre o Hotel, sobre os Torrance, nem sobre os proprietários.

O prazer em ler essa narrativa por si só é uma experiência indescritível, mas há gratidão em ter conhecido através da edição especial da Biblioteca Stephen King, que além de muito bem feita, - tanto por fora como por dentro - contém as informações adicionais perdidas ao longo dos anos, desde que King publicou pela primeira vez em jornal. Essas mesmas partes que foram capazes de aquietar a mente curiosa de quem vos fala, já que precisava de respostas para todos os fatos sobre o Hotel e aqueles que ali passaram. O melhor de tudo é que trata-se de fato do começo e fim da história na íntegra.

A construção e evolução - ou regressão - das personagens é apenas uma das coisas que Stephen King não deixa a desejar. A descrição de todo o ambiente, assim como a personificação de simples objetos e a capacidade de dar maior ênfase à certas situações, é de uma intensidade fora do comum. Além de toda a atenção dada às fortes emoções dos leitores, o autor é capaz de criar pensamentos do ponto de vista de uma criança à um adulto fora de si de forma estonteante, sem perder a fluência e sem deixar pontas soltas.

A maior parte dos capítulos em O Iluminado instiga o leitor e a leitura logo de primeira tem uma imersão muito forte. Mesmo que ainda seja o primeiro contato com o autor, não é um empecilho lê-lo, já que não abrange linguagem rebuscada, conta ainda com piadas que favorecem a descontração para o clima tenso e até mesmo músicas muito boas citadas para acompanharem a leitura. Se tornou um dos meus favoritos e apesar de ter suspeição para falar de Stephen King, é um livro realmente memorável.

Vale a pena conhecer, sem dúvidas!

Não deixe de nos acompanhar em nosso Instagram: @pontoparagrafo23
Ou pelo nosso site: pontoparagrafo.art.br

site: https://www.pontoparagrafo.art.br/post/resenha-o-iluminado

@vcdisselivros 12/06/2020

Bem-vindo ao Hotel Overlook
A maioria das pessoas quando escuta o título O iluminado se recorda do filme clássico estrelado por Jack Nicholson.

Ainda assim, como hoje estamos em sua maioria entre leitores, venho com a resenha desse livro que de certo modo mostrou o quanto a adaptação é falha se comparada.

Na trama, Jack Torrance aceita o emprego de zelador em um grande hotel por pensar que o local seria perfeito para um recomeço.

Ele deve se mudar para o Overlook com a família e passar todo o inverno isolado pela neve, deixando para trás o alcoolismo, os acessos de fúria e os fracassos do passado.

Tudo o que Jack quer é um pouco de paz para se dedicar à escrita, mas conforme a neve se intensifica, o local começa a ficar mais remoto e sinistro.

Todo grande hotel tem sua parcela de fantasmas e Overlook não foge à regra, já que as forças que existem no local começam a brincar com a sanidade da família em uma tentativa de atrair o filho do casal, Danny, para o seu círculo.

O que o hotel não esperava é que possuir o garoto se mostra um desafio mais difícil do que o esperado, levando ao extremo as fraquezas do pai para atingir o filho, que é dotado de um dom sobrenatural cobiçado pelos demais.

A EXPERIÊNCIA DA LEITURA

Ainda que eu tenha lido poucos livros do King, O iluminado foi de longe minha melhor investida com o autor. O modo como tudo é contado e a escrita envolvem tanto que fica difícil se desligar da história mesmo quando terminamos.

É incrível ver o quanto uma família, que de certa forma já era desestruturada, pode ser levada ao limite em questão de poucos meses.

Torna-se curioso observar como laços de sangue se tornam tão frágeis quando expostos a outras influências.

Como vocês podem imaginar as diferenças entre o filme e o livro são gritantes.

Enquanto um mostra um pai de família insano desde o primeiro minuto, o outro exibe toda uma linha do tempo, expondo um comportamento peculiar que vai se intensificando.

Outro ponto é o final, que no livro é anos luz melhor, na obra temos de fato um desfecho.

BIBLIOTECA STEPHEN KING

Como um plus, a edição especial do livro traz prólogo e epílogo inéditos, que acreditem se quiser, fazem toda a diferença.

No total são 57 páginas a mais que a edição normal, então determinadas questões do livro são aprofundadas ao ponto de tornar esclarecedor tópicos que antes tinham um ponto de interrogação.

Como exemplo, conhecemos a origem do hotel, a vida do fundador, a difícil infância de Jack e muito mais.

LEIA

A resenha acima é somente um arranhado do que o livro proporcionou, a verdade é que claro, somente lendo você irá entender a razão da minha paixão.

O livro poderia ser nota máxima se não perdesse tanto tempo com referências antigas e americanas (maioria não entende, porém é compreensível pelo ano de publicação original do livro), bem como uma questão que ficou solta e que me empertiga até hoje, mas vamos considerar que o King deixou esse ponto solto para a imaginação.

gisele.inter 08/04/2024

O iluminado
Eu assistia muito o filme quando era criança e morria de medo! Depois de adulta assisti novamente e vi que não era tudo aquilo.
Mas sempre quis ler o livro, mas queria o físico (como sempre).
Simplesmente amei a leitura, obviamente mil a zero no filme!
Apenas leiam!

Jess 19/04/2021

Eu amo a escrita desse homem com todo o meu ser!

A forma como ele consegue nos colocar dentro do livro é incrível. Demorei um tempo, e vários livros, pra me acostumar com a escrita dele, a forma como ele se aprofunda em tudo, mas depois que você percebe a beleza nisso tudo, é maravilhoso.

Não sei nem por onde começar a escrever sobre a aventura que foi voltar ao Hotel Overlook, pois o conhecia muito bem desde criança, através do clássico filme. O livro é muito mais explorado, obviamente, sendo os seus personagens ou as cenas, também a história de ambos.

É incrível. Sem mais palavras, apenas: Stephen King.

Fernanda Coelho 10/05/2023

Genial
Meu primeiro contato com o King e já adianto que foi uma experiência deliciosa.

Que história incrível.. o hotel (que lugar, meus amigos), os personagens e seus traumas, e como ganham força dentro do hotel!

Alguns trechos são bem perturbadores, o que da mais vida ainda ao livro. Em determinados momentos achei que fosse enlouquecer com eles, já me sentia no próprio hotel ????

Obrigada aos que me indicaram e acompanharam a leitura comigo, temos aqui uma nova leitora do King! Hahaha
Fabio 10/05/2023minha estante
O King conquista fácil né Fernanda?
Bem vinda ao Kingverso!
Tamo Junto!

Tammi.Mello 12/05/2023minha estante
Ahhh que maravilha!!! É muito bom, quando as pessoas lêem e se apaixona pelo seu autor favorito ?

Fernanda Coelho 12/05/2023minha estante
E tem como não se apaixonar?! ??

David 14/05/2023minha estante
Bem-vinda ao kingverso!!

NayLyra 16/05/2023minha estante
Se você iniciou por esse e gostou, já que tem uma carga mais pesada, com certeza vai virar fã do King.
Anota aí. ??

Fabio 16/05/2023minha estante
Livraço Fernanda, apesar de ter lido há tempos, eu ainda lembro de quase tudo como se tivesse lido ontem kkkk

Fabio 16/05/2023minha estante
Agora, eu acabei de ver que It, a coisa, esta na sua lista de leitura rsrs ... ai sim, vc vai ler uma das maiores Obras-Primas do King, para mim, o favorito!!!

Andre.28 20/05/2020

Stephen King: Uma Aula de Escrita Criativa
Certos livros tem o poder de escrita, de enredo e de composição textual tão grande que acabam com poder de se eternizarem como clássicos. O Iluminado; livro de 1977 escrito pelo mestre do horror Stephen King, tem todos os esses ingredientes de clássicos, uma história envolvente que envelhece muito bem a cada passagem de geração. Devido a dimensão do poder da criatividade, do apuro técnico da construção narrativa dos personagens e da história de King, e a forma magistral de conduzir um terror psicológico em termos emocionais progressivos, que vão tomando forma e conduzem as emoções do leitor, O Iluminado tem essas típicas características de um clássico.

Esse livro tem uma historia de muitas facetas: paranormais, terror psicológico, drama, horror sobrenatural e linguagem simples, com muitas referências ao gênero do terror. Um enredo que tem homem com problemas alcoólicos e tendências violentas, uma mulher instável e passível num casamento quebrado, e um filho com poderes paranormais. Junte esses personagens a um hotel isolado no meio do nada com um histórico macabro de assassinatos e povoado de entidades sobrenaturais numa áurea assassina. Esse é enredo de O Iluminado. Jack Torrance, um homem com problemas com álcool e tendências violentas, Wendy Torrance, uma mulher instável que vive os dramas de um casamento em crise, e Danny, o jovem filho de 6 anos do casal que tem poderes sobrenaturais e consegue ler mentes e ver espíritos.

Jack é contratado para ser uma espécie de caseiro do Hotel Overloock, um hotel que fica no meio das gélidas montanhas do Colorado e que fecha suas portas durante os meses de inverno. Isolado num hotel com histórico de assassinatos, Jack, Wendy e Danny vão passar pelos piores momentos de suas vidas, vivendo sobre a tensão e o medo, com a áurea dos espíritos mortos e dos poderes sobrenaturais do hotel. Danny ainda estabelece uma relação com antigo cozinheiro do Overloock, Dick Halloran explica os poderes “iluminados” de Danny e o alerta sobre os perigos (incluindo o quarto 217 ou 237).

As referências e a criação da atmosfera de tensão do ambiente são coisas que caminham com o enredo. Stephen King consegue articular, na medida certa, as descrições dos ambientes com o desenvolvimento fluido de uma narrativa textual, uma criação minuciosa do perfil psicológico dos personagens e a gradual percepção do ambiente de horror em que estavam inseridos. No livro, os toques sobrenaturais se sobressaem em muitas das passagens. O componente de terror é muito bem explorado, em diversos momentos terror ganha uma forma mais densa, a evolução progressiva do medo e colapso que leva ao ápice da narrativa são marcas da história que intercala primorosamente uma linguagem simples com um enredo de terror clássico. King aqui explora bem todo o seu potencial na criação. Os últimos 30% do livro são uma verdadeira aula de escrita criativa. Fenomenal narrativa e capacidade de articular criações em um enredo. King construiu um clássico do horror com maestria e minúcia! Fantástico!

Kaio.Rodrigues 16/01/2021

Tirem as máscaras!
Primeiro livro do Stephen King que leio e gostei bastante. O início é bem lento e, posteriormente, alguns capítulos voltados mais para o horror se revezam com muita descrição. Entretanto, a forma como o autor faz essa descrição é bem interessante, pois é justamente isso que torna as personagens mais complexas e assim elas são desenvolvidas sublimemente. Em algumas partes realmente há passagens assustadoras, mas fiquei com a impressão de que isso ocorre mais no começo do que no final. No fim do livro temos mais a presença de suspense. Desse modo, é um ótimo livro e, em breve, pretendo ler a continuação.