O Iluminado

O Iluminado Stephen King...

Resenhas - O Iluminado

Lucas 17/01/2023

O Iluminado
É um dos livros do King que eu mais tinha vontade ler, e gostei muito.
A história se arrasta um pouco, demora para começar a acontecer as coisas mais sobrenaturais do livro, mas dá para ver o jeito que o hotel afeta os personagens mesmo sem precisar fazer realmente que aconteca algo.
Eu acho que talvez poderia ter falado mais da história do lugar em outros momentos, mas pelo que mostra dá para entender bem as coisas que aconteceram por ali.
O final do livro foi muito bom, eu já vi muita gente falando que o Stephen King não consegue escrever bons finais algumas vezes, não sei se falam do final desse, mas para mim foi muito.
Gostei bastante, quero ler logo mais livros do autor
gabysgrazi 17/01/2023minha estante
tem a continuação desse, chama Doutor Sono

Luiza 17/01/2023minha estante
ax q eu cheguei na metade e abandonei, achei q a história tava mto confusa,

Rayssa 17/01/2023minha estante
stephen king ???????

Vênus_Alice 24/12/2023

O iluminado
Livro excelente!
Não se tornou meu livro favorito do King (o que é muito difícil de fazer um ranking dos 3 primeiros kkkk), mas foi uma leitura muito emocionante.
O escritor traz uma narrativa muito envolvente e sua forma de descrever o Danny, a criança iluminada, faz com que nos encantemos e torcemos por ele a cada capítulo. Eu simplesmente fiquei muito tensa e preocupada, como se estivesse na história. O hotel vai amendrontando e me deixando insone como se estivesse no local junto com a família.
Parece que a família toda (e talvez nós leitores), entram em uma psicose coletiva, é uma loucura e agonia.
Flávia Menezes 24/12/2023minha estante
Fiquei curiosa, Alice. Qual o 1o? ??
Bela resenha, Alice! Gostei desse clima de apreensão que você consegue passar. Foi bem assim o livro todo mesmo. ????

Vênus_Alice 24/12/2023minha estante
Obrigada, que livro!
Não sei dizer o primeiro, mas Misery, Depois e Escuridão Total Sem Estrelas têm o meu coração!

Flávia Menezes 24/12/2023minha estante
Que maravilha saber disso! Vou ler ?Escuridão Sem Estrelas? sem medo em 2024 então! ??

Vênus_Alice 24/12/2023minha estante
Vai amar, depois me conta!

Udson3 29/12/2023minha estante
O que eu mais gostei em "O iluminado" foi o detalhamento da construção do personagem do Jack Torrance, algo inexistente no filme do Kubrick, mas bem reproduzido na minissérie dos anos 90. Infelizmente, por eu ter assistido as adaptações bem antes, a leitura tardia do livro não me causou tanto impacto, mas como fã do King, gostei, embora tenha tido emoções mais inéditas com a leitura de "Doutor sono" hehe

Queria Estar Lendo 13/11/2020

Resenha: O Iluminado
A minha terceira escolha para a Maratona Literária de Halloween 2020 foi O Iluminado, um clássico do Stephen King que, anos atrás, eu não tive coragem de terminar. Muito corajosa que sou, finalmente consegui - e que leitura aterrorizante que foi!

A história acompanha a família Torrance nos preparativos para viver o novo emprego do pai, Jack - tudo porque, por problemas financeiros, ele escolheu ser zelador em um hotel durante o recesso de inverno, quando a neve bloqueia estradas e transforma aquele lugar em um ponto inacessível por semanas.

Wendy e Danny, sua esposa e filho, vão acompanhá-lo no que deveria ser um período de férias e diversão solitária. Mas, por causa do dom iluminado de Danny, que permite que ele veja e ouça e entenda coisas além da compreensão normal, a família descobre que o hotel tem uma história macabra e viva e pronta para afetá-los até a morte.

O Iluminado está entre uma das histórias que mais me aterrorizou na vida - e não, não estou falando daquela atrocidade que é o filme. Uns anos atrás, eu tentei ler e não passei da primeira cena com os arbustos porque, francamente, sou cardíaca.

"Este lugar desumano cria monstros humanos."

E o que o Stephen King tem em dom para escrever terror é quase sobrenatural. Ele te dá umas fisgadas no emocional com descrições macabras, acontecimentos estranhos, olhares por cima do ombro e perseguições em corredores sem fim; ele coloca personagens em quartos assombrados com portas trancadas e te faz implorar pra acabar logo pelo amor dos céus!

E, como sempre, seus personagens são os pontos mais bem trabalhados e bem desenvolvidos dentro da obra. Todo mundo sempre lembra de O Iluminado pela icônica cena do Jack Nicholson com a cabeça na porta gritando "Here's Johnny" (e é a única que eu salvo daquele filme), mas a minha maior tristeza com o filme é o quanto se perdeu na composição dos personagens.

"Seja lá o que REDRUM fosse, estaria ali."

A história do próprio Jack, com seu lado sombrio e o que queria melhorar, é intensa. A gente acompanha esse pai e marido que já teve rompantes de raiva por causa do alcoolismo mas que, depois de meses sem beber, parece se sentir confiante para o emprego e para dar um recomeço para a família.

O hotel, no entanto, é mau. E desperta em Jack seu pior lado; a tensão que nasce com a chegada deles naqueles confins do mundo até o mundo em que a primeira nevasca cai, sentenciando os três ao hotel e suas estranhezas, é de arrepiar a alma.

Enquanto Jack vive embates silenciosos e então gritantes dentro da sua personalidade explosiva e das ínfimas tentativas de contê-la, Wendy, a mãe amorosa e cuidadosa que só quer encontrar nesse recomeço um motivo para seguir em frente com o marido, vive seu pior pesadelo dentro das paredes do hotel.

Eu gostei muito do desenvolvimento dela e como ela é uma mulher frágil e amedrontada, mas disposta a fazer tudo para proteger o filho.

Danny, por sua vez, é o ponto principal da narrativa e para onde tudo converge. Seja a montanha-russa que Jack está vivendo, a dedicação de Wendy ou mesmo o desejo silencioso e intrínseco do hotel de alcançá-lo; porque a coisa má que vive entre aquelas paredes está atrás do garotinho e, quanto mais perto chega, maior o desespero.

Eu preciso dizer que a cena com o Danny no parquinho e a cena do elevador me fizeram tremer na base como nenhum outro livro conseguiu. O King sabe como perturbar; ele sabe como entrar na sua cabeça e te colocar nos corredores do hotel. Ele te faz sentir o que os personagens estão sentindo, e por isso o terror funciona tão bem.

O Sr. Hallorann, chef do hotel, outro Iluminado que passa pelo caminho de Danny antes de fecharem tudo e deixarem a família à própria sorte, é outro personagem muito importante para a história. Não só pelo que ensina a Danny a respeito do dom que eles têm como também por sua participação em determinado ponto da trama.

É necessário pontuar que, sendo uma publicação de 1977, não é um livro tão sensível quanto deveria - especialmente em relação ao Hallorann, um homem negro, e alguns comentários sexistas que aparecem no decorrer da trama. Eu não achei tão problemático quanto poderia ter sido, mas têm trechos e descrições que poderiam ter passado por uma correção mais sensível.

"- Todo grande hotel tem seus escândalos. Assim como todo grande hotel tem um fantasma."

Essa edição da Biblioteca Stephen King é absolutamente TUDO para mim. Não apenas pela tradução e pela diagramação ótimas, mas também pelo acabamento primoroso, arte e tudo mais que enchem os olhos. E de bônus ainda apresenta uma espécie de 'antes e depois' do hotel - antes da família Torrance e depois dela.

De resto, é um livro com todo o terror que você pode pedir de um hotel assombrado. Tem um começo lento, como em toda obra do King, mas a partir do momento em que os personagens pisam no Overlook, você pode ter certeza de que vai perder o sono e a tranquilidade junto com eles.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2020/11/resenha-o-iluminado.html

Kaio.Rodrigues 16/01/2021

Tirem as máscaras!
Primeiro livro do Stephen King que leio e gostei bastante. O início é bem lento e, posteriormente, alguns capítulos voltados mais para o horror se revezam com muita descrição. Entretanto, a forma como o autor faz essa descrição é bem interessante, pois é justamente isso que torna as personagens mais complexas e assim elas são desenvolvidas sublimemente. Em algumas partes realmente há passagens assustadoras, mas fiquei com a impressão de que isso ocorre mais no começo do que no final. No fim do livro temos mais a presença de suspense. Desse modo, é um ótimo livro e, em breve, pretendo ler a continuação.

Patricia Lima 04/03/2020

O Iluminado
O Jack é alcoólatra, mas faz um tempo que ele parou de beber, e nós acompanhamos muito isso durante o livro, o controle que ele tenta manter pra não voltar a beber

E isso trouxe um desenvolvimento incrível pro personagem ao longo da história, principalmente porque esse hotel não é um hotel normal, ele tem algumas coisas sobrenaturais que vão se aproveitar dessa fraqueza do Jack.

Além disso o filho dele, o Danny, que é um garotinho pequeno, possui um dom, que eles chamam de iluminação, que seriam uma espécie de premonição através de sonhos, e ele também sente as coisas de forma diferente.

E é muito legal e assustador ao mesmo tempo acompanhar isso, porque esse hotel acaba sendo o pior lugar pra uma pessoa iluminada ficar.

Eu gostei muito do livro, gostei muito dos personagens principalmente, é um livro que acontece aos poucos, mas me envolveu de uma forma que eu gostei.

Ele não foi tão assustador como eu pensei que seria, mas teve umas duas cenas que me deixaram de olho arregalado depois.

Eu me surpreendi também pelo fato da Wendy, que é a esposa do Jack e mãe do Danny, ter bastante destaque no livro, e ela foi aquela mãe guerreira, que faz de tudo pra proteger o filho, o livro mostra o ponto de vista de todos os personagens.

Karol 30/11/2022

Embora os acontecimentos demorem para desenrolar, os personagens são bem construídos e complexos, então nossas expectativas/ansiedade aumentam em relação ao que pode acontecer em breve. É justamente por isso que a obra é tão interessante.

O que mais me encantou, foi a tensão da narrativa, o clima de suspense é construído no ritmo certo e somos envolvidos com tanto ardor na história que, mesmo após o final do capítulo, ela continua passando pela nossa cabeça.

nagilak 12/12/2023

ODEIO O JACK
Cada vez que aparecia o pensamento desse desquerido eu ficava com raiva.
O começo da leitura fluiu tão bem, tava em um otimo ritmo, mas infelizmente nao consegui manter por conta de trabalho e faculdade.
A escrita é ótima e os personagens bem escritos.

Thiago Neiva 12/04/2021

Um terror psicológico interessantíssimo
Jack Torrance arruma um trabalho com seu amigo alcoólatra que consiste em tomar conta do Hotel Overlook, porém seus cuidados se restringem apenas ao inverno, onde, nas montanhas (onde o hotel reside) vira basicamente um inferno ao contrário, ninguém sai, ninguém entra, além, obviamente de um frio terrível e dos fantasmas. Ah, sim, os fantasmas... afinal, um hotel conta muitas histórias, e nem todas elas acabaram bem...

Entramos na mente de Jack Torrance e vemos sua destruição psicológica com sua família: Wendy, sua esposa e Danny, seu filho iluminado. O início do livro acontece super lento, mas, quando você percebe, a merda já está acontecendo e você não quer mais largar a leitura. Os personagens são super bem explorados e todos, sem exceção alguma, são cativantes demais. Estou louco para ler a continuação! Stephen, nunca decepcionarás!
Mariana 12/04/2021minha estante
Muito bom, realmente King nunca decepciona rsrs. Adorei a resenha

Lea.0 15/03/2022

Redrum
Eu tentei ler esse livro por uns 2 anos e eu sempre lia duas páginas e cansava. No início a escrita do Stephen (ainda mais pra quem nunca leu nada dele) pode parecer meio entediante. Mas façam um esforço, não irão se arrepender.

Como falei antes a escrita do King é fantástica e consideravelmente ríspida. Existem muitos termos grosseiros que são consideravelmente difíceis de encontrar em livros (pelo menos para mim). Devo citar também que existem termos bem racistas, vi isso como uma crítica até para a sociedade em alguns momentos.
É assustador e macabro. Possui cenas perturbadoras em vários momentos. Quem lê e imagina um ?filme? na sua cabeça, assim como eu, vai sentir e visualizar a essência do terror do King nesse livro.

Sobre o livro x filme:

Eu faço parte do grupo de pessoas que assistiu o filme e depois leu o livro no caso desta obra. Acredito que, pra quem viu o filme é MUITO mais fácil de entender alguns momentos da história que eu tenho certeza que pra quem não viu o filme deve ter sido extremamente confusos.
O filme, pode se dizer, que foi baseado no livro ou inspirado em 40% da história do livro. Não leiam achando que vai ser igual no filme pois é completamente diferente.
Não acho que o livro seja melhor do que o filme ou vice-versa pois, na minha opinião, ambos são excelentes, porém, o filme não passa a essência da história contada no livro. Mas em >minha< opinião continua sendo muito bom!
nix 15/03/2022minha estante
nossa eu fui assistir o filme depois de ler o livro e achei o filme super confuso, fiquei imaginando que não iria dar pra entender se eu não tivesse lido antes

resenhasdajulia 24/05/2021

"Este lugar desumano cria monstros humanos."
A família Torrance, composta por Jack, Wendy e Danny passa por momentos difíceis devido aos problemas de Jack, que foi expulso da escola na qual lecionava.

Quando ele consegue um emprego como zelador do Hotel Overlook, que ficaria fechado durante o inverno, a família fica esperançosa.

Jack é um alcoólatra em recuperação e com histórico de agressividade, portanto, esse local paradisíaco é o cenário ideal para que ele consiga escrever seu sonhado livro, além de se aproximar de sua família.

O vilão desse livro é o próprio Overlook, esse hotel com um passado obscuro e que faz de tudo para se apossar de Danny, devido ao seu dom da iluminação.

Não é um dos meus favoritos do King, mas eu adorei!
Madu 24/05/2021minha estante
Já entrou pra minha lista!

resenhasdajulia 24/05/2021minha estante
Aii, espero que goste!

ivy! 09/06/2021minha estante
coloquei ele hj no carrinho da Amazon??

drago 10/11/2021

O Iluminado
gatilhos no livro: violência, sangue, abuso infantil, vicio alcoólico, pensamentos suicidas.

Merece o hype que tem.

Esse livro foi minha segunda experiência com o Stephen King e devo dizer que não superou minhas expectativas mas atendeu a elas.

O livro é sobre uma família que vai passar o inverno em um hotel no alto da montanha, pois o pai vai trabalhar como zelador nesse período em que o hotel fica vazio e isolado. Porém, o filho da família, Danny, que é um menino fora do comum, com visões e capaz de ouvir pensamentos, não tem um bom pressentimento em relação ao hotel, que por sua vez, possui segredos e histórias assustadoras.

Quero começar dizendo que eu amo a escrita do King. Muita gente acha ela enrolativa, mas eu realmente gosto do jeito que ela torna tudo detalhado e bem explicado, traz uma realidade para narrativa e me absorve pra dentro do livro, me prendendo sempre que eu começo a ler. Claro que esse fator contribuiu para que a leitura fosse prazerosa para mim.

As personagens e suas histórias são muito bem exploradas e construídas durante o decorrer da narrativa e acho que se envolver com elas e se interessar por seu desenvolvimento é fundamental para a leitura desse livro, já que ele possui pouquíssimas personagens presentes, sendo assim, elas têm muita relevância e participação no livro.

A forma como o livro se baseia e se desenvolve mexe bastante com o sentimento do leitor e sinto que muitas vezes me senti sufocada e apreensiva junto das personagens. A ideia do livro de que eles estão presos e isolados no alto de uma montanha em pleno inverno, cercados de todas as coisas assombrosas do hotel, nos faz ler o livro absorvendo um pouco da sensação presente nele.

Foi uma leitura extremamente envolvente e fluida. Senti diversas coisas com essa leitura e acho que o livro merece bastante toda a repercussão que teve. Se você é uma pessoa que gosta de terror ou quer começar a entrar nesse universo de livros (como eu), arrisco dizer que é um bom começo e um ótimo pontapé inicial para conhecer o Stephen King e sua obra.

Nathane6 15/11/2021

Primeiro contato com Stephen King
Li meu primeiro livro do autor aos 30 anos de idade e ao término fiquei com a breve sensação de tempo perdido. Eu teria amado ler esse livro aos 17/18 anos. Mas tudo bem, a gente ainda pode aproveitar a escrita fantástica do autor. O que me afastou dessas obras foram os filmes, detestei todos que assisti, confesso. Então pensei que os livros eram toscos, tais como as adaptações cinematográficas. Um grande engano, pelo jeito. Depois que terminei essa história, fiquei com vontade de ter o poder de esquecer que um dia eu assisti ao filme do Kubrick. No geral, é um bom livro. Mas é uma história muito arrastada, demora acontecer algo, de fato. Lá pelo capítulo 18 (mais de 150 páginas), quando o Jack encontra um álbum de recortes é que a história "pega no tranco", isso pra mim foi uma eternidade. E por falar em Jack, eu o adorei!!! Sei que é o vilão, mas no livro a construção é muito diferente. No filme você bate o olho no Jack Nicholson e já percebe um total psycho killer. No livro esse personagem tem camadas. Tive empatia por ele em diversos pontos. Ele possui terríveis defeitos, mas também foi vítima. Cheguei ao nível de detestar a Wendy, por influência dele ou o hotel também me manipulou??? Me peguei torcendo pelo desastre, mesmo sabendo o final. Vou levar esse personagem comigo por muitos anos. Os melhores capítulos são os narrados pelo Sr. Torrance. No filme eu dei graças a Deus com o final que ele recebeu. No livro fiquei totalmente arrasada. Não é uma história de muitos sustos, não fiquei impressionada em nenhuma parte, mas a escrita é fluida, os diálogos são bons e o final achei corrido, poderia ter mais tensão. Super recomendo a leitura.
Gabrielle 18/11/2021minha estante
O filme é terrível!!

Gabrielle 18/11/2021minha estante
Não no sentido assustador, ele é bem ruim mesmo kkkk

Nathane6 18/11/2021minha estante
Sim.... hoje eu entendo pq o Stephen King não gostou do filme hehe

Sabrina 20/06/2023

Engoli
Quando o Stephen King não enrola igual em IT, ele é espetacular. Engoli esse aqui. Bem melhor que o filme.

Odeio livro que enrola. IT foi um trauma de tão ruim. Não é terror, nem drama, nem nada. É chato.

Felizmente a maioria que li do King é perfeito. Terror psicológico de qualidade.

O Iluminado tá entre os melhores de terror que li esse ano.

Kira 29/03/2021

King é o precursor das histórias de terror, muito do que ele criou se tornou base para vários que vieram depois e acredito que com este livro não é diferente.
De 1977 o Iluminado, em sua época, acredito eu, deve ter sido chocante e apavorante, mas lendo agora e com uma experiência de alguém que adorava filmes de terror (vi umas centenas dos anos 90/2000) realmente achei muito fraco, carregado de clichê, não conseguiu me assustar em momento algum.
A narrativa carece muito de mais elementos e desenvolvimento para preencher melhor seu alicerce.
Enquanto falta de uma base sólida, sobra de pontos completamente irrelevantes para a história, tornando a leitura extremamente enfadonha, prolixa e arrastada.

Contudo não posso deixar de dizer que o autor escreve bem, principalmente a personalidade dos personagens que é bem desenvolvida.
Considero que para alguém que não conhece nada ou pouca coisa do gênero é um livro mais interessante.
kaloskagathos 29/03/2021minha estante
Esse livro é muito influente no gênero terror/horror, porém King reutiliza vários elementos já apresentados nos velhos romances góticos (clichês). Tbm fiquei incomodado com a prolixidade do romance, apesar de todo o resto ser mt bem desenvolvido.

Kira 29/03/2021minha estante
Pois é até perdi um pouco a vontade de ler os outros livros, considerando que vi outros comentários sobre as outras obras dele serem enroladas hahaha

kaloskagathos 29/03/2021minha estante
Aí depende, alguns livros como Salem e O concorrente são frenéticos. Os livros de contos também são ótimos. O próprio It, a Coisa é menos maçante que O Iluminado, tem mais ação etc.

Kira 29/03/2021minha estante
Ah entendi vou dar mais uma chance então, obrigada pelos comentários

vitoria 19/07/2023

Perfeito
Os personagens são bem construídos e a história é excelente! Eu fiquei muito nervosa durante a leitura
Carla Maria 19/07/2023minha estante
Esse livro é incrível