O Iluminado

O Iluminado Stephen King...

Resenhas - O Iluminado

Vee_1008 18/01/2024

Puro cinema
Eu sinceramente não consigo encontrar palavras no meu vocabulário que descrevam as sensações que tenho com esse livro.

Já é minha terceira vez lendo e em todas elas consigo me surpreender como se fosse a primeira vez, essa é de longe minha história favorita do Stephen King e se duvidar é meu livro favorito de todos, essa é uma das poucas vezes que mesmo lendo em momentos e idades diferentes minha opinião continua igual.

Não consigo tecer críticas que não sejam positivas, tudo é bem feito e interessante, até quando você acha que não faz sentido, ou não tem porque, o livro te leva a uma explicação juntando tudo. Pra mim é fascinante ver como o King constrói personagens, por que esse livro é sobre isso, todos são importantes, principalmente o Hotel, ver como ele ganha vida e é levado como alguém é surreal.

Já falei várias vezes como amo esse cara e muito provavelmente vou continuar a falar, seus livros são incríveis e esse aqui tem um toque especial, é o tipo de história que não tem como esquecer.

Lhyz 13/01/2022

"Não havia vozes. Foi sua imaginação. Foi o vento"
Admito que a experiência teria sido 100% melhor se eu não tivesse visto o filme primeiro, porém King sabe como te prender.

A vantegem óbvia de ler o livro é estar dentro dos detalhes que aos poucos vai construindo a tensão final e com o Iluminado não foi diferente. King vai aos poucos trazendo o sobrenatural para as atividades mais cotidianas possíveis e te deixa imerso nas cenas que aparentemente são sem conexão (até você descobrir que elas estão interligadas em poucos capítulos depois).

A história é incrível e a adaptação do filme também é muito boa. Recomendo.

Marcus 03/03/2020

"Morrer é uma parte da vida. A pessoa tem que se ligar nisso, se quiser tornar-se um ser humano em sua totalidade. E, se o fato de sua própria morte era difícil de ser entendido, pelo menos não era impossível de ser aceito."
Um clássico do terror. Toda vez que leio uma obra do Stephen King eu me impressiono com a riqueza de detalhes e também com a forma de criar o horror. Ele faz o leitor se apegar aos personagens, conhecer e se importar com eles. Esse livro é incrível, quem gosta do gênero sem dúvida deve ler.
Ju 04/10/2020minha estante
Meu preferido ? King é O cara haha

Marcus 04/10/2020minha estante
Esse é um dos melhores mesmo kkkkk

Bruna | @bmartinssss 06/08/2021

Eu e King não conseguimos nos entender ainda (minha leitura interminável de it ta ai para provar ?), mas ainda tem vários livros dele que tenho vontade de ler.

O Iluminado foi uma leitura que eu adorei. Teve algumas partes chatas, que achei meio desnecessárias, mas de modo geral foi uma leitura que eu gostei muito. Me assustei, fiquei com medo e me surpreendi horrores. Mais um livro que entrou para a lista dos melhores do ano. Leitura super recomendada!

Ps: infelizmente não posso dizer a mesma coisa do filme, terminei de assistir na força do ódio ?
Fabio Pedreira 07/08/2021minha estante
O filme é muito ruim kkkkk

Bruna | @bmartinssss 07/08/2021minha estante
Ai simm hahahha

Fabio Pedreira 08/08/2021minha estante
Eu passei o filme todo rindo kkkkk

Bruna | @bmartinssss 08/08/2021minha estante
Eu tive mistura de indignação com risada hahah foi triste e eu tinha tanta expectativa

Fabio Pedreira 08/08/2021minha estante
Somos dois. Ouvia falar horrores, de que era um dos melhores filmes. Quando fui ver...

Bruna | @bmartinssss 08/08/2021minha estante
Simm.. agora quero ver Doutor Sono, mas tenho medo das expectativas, apesar de não ter lido o livro ainda hahah

Fabio Pedreira 09/08/2021minha estante
Dr. Sono o livro é muito bom. Não assisti ainda porque queria reler. Tempo que li. Mas acho que não tem como ser pior que a adaptação de O Iluminado kkkk

Bruna | @bmartinssss 09/08/2021minha estante
Não tem como mesmo hahahah

Fabio Pedreira 10/08/2021minha estante
Kkkkk

Daniel 12/08/2021

O iluminado
História fantástica, nada enrolada (apenas um capitulo achei bem massante), te prende bastante e você quer saber mais a cada capítulo, pra quem gosta desse gênero deve amar, tem varias cenas pesadas, o que era de se esperar.
Apesar de não ser fã do King, que foge muito da minha zona de conforto e tirando algumas cenas bem pesadas, eu adorei.

joaoneto 29/07/2021

Cansativo, irritante e decepcionante.
Confesso que o iluminado foi uma grande de uma decepção, com um protagonista extremamente chato, irritante e amargo. Uma escrita enrolada e extremamente prolixa.
Uma das coisas que mais me incomodou nesse livro é que ele foca em muitas coisas que não são relevantes para a história e em diversos momentos dá literalmente sono.
Gosto muito do Stephen King, mas esse livro não foi para mim
Duda 29/07/2021minha estante
Eu abandonei ele na metade, se não me engano. Comprei ele com uma expectativa alta, logo depois de ter terminado It (q eu gostei MUITO) e esperava que fosse tão bom quanto, mas quando fui lendo tive a mesma visão que a sua, realmente a escrita é prolixa e eu dormi lendo (o q acontece muito raramente)

Luana 29/07/2021minha estante
Que eu me lembre disso quando buscar por um livro dele para ler

joaoneto 29/07/2021minha estante
Nossa realmente muito cansativo esse livro, ele dá cada vez mais sono a cada página.

joaoneto 29/07/2021minha estante
Eu acho o Stephen King um grande autor, tem livros dele que eu amo (por exemplo: Salem e Ascensão) mas realmemte esse livro não dá.

Stephanny.Manini 02/04/2021

Um livro intenso e que foi difícil de terminar de ler, pois ao mesmo tempo que eu queria saber o final, não conseguia terminar kkk, mas a escrita é muito boa e que final foi esse, já quero assisti o filme para poder comparar.
Pierre.Oacks 04/04/2021minha estante
Assistiu ao filme?
Gostaria de saber suas impressões sobre ele.

Vinicios0 26/01/2024

Perfeito
Começar o ano com essa leitura fluída e maravilhosa não tem preço.
A estória te prende desde o primeiro parágrafo e só te solta no último ponto.
Personagens bem desenvolvidos e nada de final aberto!
Afinal esta é uma obra prima do mestre King.

go5rae 10/07/2023

Um dos mais consagrados do Stephen King por uma clara razão. Esse livro é uma tensão física, tudo é minuciosamente construído pra te causar arrepios e consegue facilmente. É uma história quase que desnecessariamente detalhada mas todos os detalhes se completam e se entrelaçam fazendo válida toda a atenção que você presta à eles
O protagonista ser uma criança tão nova faz com que esse livro tenha uma visão que seria impossível de se ter por meio de qualquer outro personagem. É a mistura perfeita da pureza infantil com o amadurecimento prematuro e forcado. Nenhuma adaptação do mundo seria o suficiente pra representar tudo que essas quase 500 páginas tem, é uma experiência única.
Pedro 10/07/2023minha estante
Um dos livros mais aterrorizantes que já li.

Marcus168 10/07/2023minha estante
Obra de arte esse livro

Vitor 10/07/2023minha estante
Amo esse

Mary Baratela 21/09/2023

REDRUM
"Monstros são reais e, fantasmas também. Eles vivem dentro de nós e, às vezes, eles vencem."

Bora lá... mais uma leitura do Rei concluída com sucesso e satisfação.

Durante a leitura eu percebi mtas diferenças com a adaptação cinematográfica. Eu sempre gostei muito do filme, mais depois de ler o livro, eu passei a entender os motivos pelos quais o King detestou a adaptação. No filme a história acaba ficando mto vaga se comparada ao livro, dentre mtos outros detalhes.
O King se aprofunda e explora cada personagem com maestria, e apesar do desenvolvimento vagaroso, cada detalhe agrega ainda mais ao decorrer da história.
Cada página te prende e fica cada vez mais difícil largar o livro. O King consegue te colocar em estado de imersão, dá pra sentir o medo, a angústia e as aflições dos personagens.
O passado do hotel Overlook também é muito bem explorado. Todo o mal que habita no hotel derivado de tantas tragédias, é capaz de corromper e levar a loucura.
Já está entre os meus favoritos do King, excelente. Espero gostar da continuação.
Fabio 22/09/2023minha estante
Aeee parabéns pela resenha,Mary!
Adorei!!!

Mary Baratela 22/09/2023minha estante
Muito obrigado Fabio, pelo carinho de sempre ???

Joao 24/09/2023minha estante
Excelente resenha!

Mary Baratela 24/09/2023minha estante
Muito obrigado João ???

carolina.soares 08/08/2022

King é King né, não me decepcionou nesse livro.
Gostei que mostrou bem as percepções da mulher do que no filme. Mas o foco total realmente é na relação dentre o Jack e o Danny.

Pronta pra rever o filme.
Juliana Madna 08/08/2022minha estante
Meu favorito dele ??

rangelzi 14/06/2023

Po, Bomzin ??
Irmãos, o livro é pica! No entanto, acho que ele demora muito para chegar ao clímax. Atualizei aqui e disse: 'O livro está começando agora', e sim, na verdade só começa lá pelas páginas 300, o que é um pouco frustrante considerando o tamanho do livro. Na minha opinião, ele não deveria se aprofundar tanto nas vidas dos personagens.
Várias vezes, eu estava lendo e precisava voltar um pouco para entender sobre quem ele estava falando. O livro é mais ou menos, mas tá tudo bem.
Até me esqueci de mencionar que terminei de lê-lo.
Agora estou partindo para outro thriller. Vamos que vamos! Obrigado, rapaziadinha!
Fabianna1 14/06/2023minha estante
Ele é bem lento pra se desenvolver mesmo, mas adorei! É um thriller psicológico muito bom!

Duda Braga 14/06/2023minha estante
Gostei do filme

JuniorBelford 27/04/2021

O Iluminado
O Iluminado é um livro de terror do autor Stephen King, lançado pela primeira vez em 1977, e relançado diversas vezes ao longo dos anos. O livro conta a história de Jack Torrance, um alcoólatra aspirante a escritor, que é oferecido o trabalho de zelador do histórico Hotel Overlook, localizado em uma área isolada nas montanhas, durante o período do inverno, quando o hotel fica vazio.

Flávia Menezes 15/09/2021

AS LÁGRIMAS QUE CURAM SÃO TAMBÉM AS QUE ESCALDAM E CASTIGAM?
?O Iluminado? é o terceiro livro publicado de Stephen King, e no ano de sua publicação, foram excluídos o prólogo e o epílogo, onde King descreveu toda a história do Hotel Overlook, detalhando sobre os primórdios de sua construção, passando sobre todas as tragédias e crimes acontecidos, bem como conta um pouco sobre a relação complexa de Jack Torrance e seu pai. Felizmente a versão que eu li, continha esse material extra, renomeado para ?Antes do Ato? e ?Depois do Ato?. Um material riquíssimo, e que vale muito a pena ser lido.

Desde as primeiras páginas, ?O Iluminado? me encantou completamente, e vou ousar aqui em dizer que, para mim, essa é a maior obra-prima do King, talvez perdendo apenas para ?IT? (muito embora não seja essa a opinião do próprio King).

Além de ter uma narrativa muito poética, a riqueza de detalhes dessa história, e como as cenas vão se interpondo e se complementando é assustadora, e muito fascinante. Meu fascínio foi tão grande, que confesso que não queria terminar logo essa história. Na verdade, não queria que ela acabasse nunca.

As partes adicionais sobre o Hotel Overlook, me deixaram ainda mais extasiada com a riqueza de detalhes que esse autor consegue desenvolver, e com uma narrativa que não é só descritiva (algo que deixa a história sempre cansativa), mas que ao contrário, nos seduz pelos sentidos, ou seja, nos emociona e nos envolve de uma forma muito natural.

A sensação é de que King nos conta uma história real, com aqueles detalhes que só existem na vida real. E essa é a mágica do King: de como ele, enquanto escritor, consegue descrever suas histórias com uma minúcia de detalhes, criando uma vida fictícia como se fosse real, visualizando passado, presente e futuro como se estivesse vendo um filme que se passa diante dos olhos dele, e vai passando para a ponta da caneta.

?O Iluminado? é uma história que vale muito a pena ser lida, não apenas pelo brilhantismo com a qual foi escrita, mas pela verdade dos personagens, suas dores e seus amores. E aqui eu preciso dizer que Jack Torrance foi o meu personagem predileto. E esse não é um personagem fácil para se colocar em um lugar desses, já que suas características mais marcantes envolvem alcoolismo e agressividade, que muitas vezes resulta em violência física.

Mas, a forma como o King o desenvolveu é bastante instigante, porque além de toda a fachada, você é pego(a) pela verdade do personagem. Pelas suas falhas, suas cicatrizes. Ou seja, pela forma mais humana que um personagem ficcional poderia ter. E eu confesso que do começo ao fim, eu torcia por ele. Acho que até mais do que Wendy e Danny, eu tinha fé em Jack.

Mas claro, falando em personagens virtuosos, King não os deixou de fora aqui, e eles foram muito bem representados especialmente por Wendy Torrance e por Richard Hallorann, que faz um discurso final bem verdadeiro e muito emocionante. Quanto a Danny, ele é um garotinho, e foi bem representado como tal, com a inclusão de como King gosta de mostrar o quanto as crianças são mais ousadas, e consequentemente mais corajosas do que os adultos.

E eu acho esse pensamento que se repete em muitos de seus livros, algo que nos faz pensar no quanto ser criança é acreditar no mágico, no fantasioso, e de que amanhã tudo poderá ser melhor. Algo que deveríamos sempre nos recordar, e trazer essa essência de volta à tona nos nossos dias de pessoas crescidas, não importando quanto anos tenhamos.

Antes de concluir minha estadia e fazer o meu checkout no Hotel Overlook, quero aproveitar para finalizar com essa frase perfeita que Hallorann diz para Danny, e que serve para mim, e para você também:

?O mundo é um lugar duro, Danny. Não se importa com a gente. Não odeia você nem a mim, mas também não morre de amor por nós. Coisas terríveis acontecem no mundo, e são coisas que ninguém pode explicar. Indivíduos bons morrem de forma ruim e dolorosa, e deixam as pessoas que os amam sozinhas. Às vezes, parece que só as pessoas ruins permanecem sadias e prósperas. O mundo não ama você, mas sua mãe o ama e eu também. Você é um bom menino. (...) Mas veja, você deve continuar vivendo. É sua obrigação, neste mundo duro, manter vivo o seu amor, e seguir adiante, não importando como. Segure as pontas e vá em frente!?
Francisco 15/09/2021minha estante
Excelente é a palavra que define sua resenha!. Com certeza concordo que devemos trazer aos nossos dias da vida adulto que acreditávamos quando crianças: no mágico, no fantasioso e muitas vezes o otimismo de um amanhã melhor. Sua resenha fez com que eu aspire ler "O Iluminado" o quanto antes. ;)

Flávia Menezes 15/09/2021minha estante
Você ainda não leu? Puxa?então eu vou ficar agora no seu pé pra você ler! :) É um livro realmente incrível. E eu agradeço mesmo pelas palavras. Esse livro é excepcional. Tanto pela escrita, quanto pela história. Não há nenhum ponto entediante. Só brilhantismo e muita emoção. ???

Francisco 15/09/2021minha estante
Sem dúvida alguma é excepcional, com brilhantismo e emoção. ;)

Joao 15/09/2021minha estante
Parabéns pela resenha Flávia! Só uma palavra a resume: maravilhosa! Esse livro é a melhor criação de mitologia que o King fez a meu ver. O Overlook é riquíssimo e assim, poderia descambar para um terror barato de espíritos e fantasmas, porém King o transforma em uma trajetória espetacular e com uma história super robusta e assustadora.
PS: Jack foi meu personagem preferido também, apesar de ser um pouco triste ser espectador da sua destruição como ser humano através da influência do Overlook.
Parte agora para a continuação focada no filho de Jack heheh.

NayLyra 15/09/2021minha estante
0 defeitos !!!!

Flávia Menezes 15/09/2021minha estante
João, nossa?agradeço mesmo pelas palavras. E olha, concordo 100% com você, que poderia ter sido um terrorzinho bem meia boca, mas não. Foi incrível mesmo! E Hallorann tem uma passagem final espetacular! O quase se entregar ao ?poder? do Overlook? os diálogos finais com Danny. Eu fiquei apaixonada, apesar da tristeza pelo Jack :) Mas agora vou em frente e ler Dr Sono. Espero que não seja decepcionante, porque eu amei mesmo esse livro. Aqueles que a gente diz: por que eu não li antes? Kkkk Mas sempre chega na hora certa!

Nay ??

Joao 15/09/2021minha estante
Perfeito Flávia. Vai em frente em Dr. Sono mas esse eu não posso falar nada porque não li ainda. Se você curtiu esse estilo de terror de O iluminado, te recomendo um conto do King chamado Quarto 1408. Talvez você curta e me lembra bastante esse tipo de horror.

Flávia Menezes 15/09/2021minha estante
João, então vou deixar os comentários do Dr Sono escondidnhos pra não te dar spoilers. E já vou baixar esse conto que você falou! Obrigada pela dica ;)

Joao 15/09/2021minha estante
Kkkkkkkkkkkk. Fica tranquila. Acho que sou um dos poucos que não liga pra spoilers heheh

Flávia Menezes 15/09/2021minha estante
Bom saber! :) Mas olha?eu também não. Desde que não seja algo muito significante, de resto é bom ter uns spoilers pra saber se vai ser bom ou não. ;)

Douglas Finger 16/09/2021minha estante
Otima resenha Flavia! ?? estou querendo começar a ler King ? devo começar por esse?

Flávia Menezes 16/09/2021minha estante
Olha, Douglas?. Pra você eu penso que vai ser uma ótima escolha esse. Pela narrativa, pela trama. Tenho certeza de que vai gostar! ?