O Livro da Filosofia

O Livro da Filosofia Clive Hill...

Resenhas - O livro da filosofia

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Hanna155 18/05/2024

Introdução aos filósofos
Ótima introdução a filosofia, muito superficial, principalmente no contexto das obras porém, como primeiro contato é perfeito!

Lu Kraemer 31/08/2013

O Livro da Filosofia é muito bom para iniciantes da filosofia (como eu). Não é para ser lido como um livro normal de literatura, com começo, meio e fim, é para ser usado como uma enciclopédia, quando você tem dúvida sobre um filósofo, você abre o livro e ele está lá!
Tem uma ótima divisão: em épocas. Por exemplo, começa no Mundo Antigo, de 700 a.C. até 350 d.C.. Todo início de “época” vem com uma introdução, fazendo uma contextualização com a época e o filósofo correspondente, o que aconteceu: guerras, nascimentos de grandes nomes, morte de grandes nomes. É muito fácil de entender.

As épocas são: Mundo Antigo, como já falei, O Mundo Medieval, de 250 d.C. até 1500 d.C., A Renascença e a Idade da Razão, de 1500 até 1750, A Era da Revolução, de 1750 até 1900, O Mundo Moderno, de 1900 até 1950, Filosofia Contemporânea, de 1950 até os dias atuais. Ou seja, ele engloba de Tales de Mileto, Sócrates, Santo Tomás de Aquino, Descartes, Hume, Kant, Hegel, Marx, até Nietzsche, Sartre e Foucault, entre inúmeros outros filósofos, são 107 filósofos com até 6 páginas próprias, todas esquematizadas e de fácil entendimento, e mais filósofos listados e resumidos em 10 páginas ao final.

Todos os filósofos têm suas principais frases ou filosofias como título. Por exemplo, em Maquiavel a frase introdutória é “Os fins justificam os meios”, em Rousseau é “O homem nasce livre e por toda parte encontra-se acorrentado”, em Marx é “A história de todas as sociedades até hoje existentes é a história da luta de classes”.

O livro foi elaborado por vários estudiosos da matéria, como Will Buckingham, Douglas Burnham, Clive Hill, Peter J. King, John Marenbon e Markus Weeks, foi produzido pela editora Dorling Kindersley, mas editado e comercializado no Brasil pela editora Globo.

site: http://gimmeflowers.blogspot.com.br/2013/08/resenha-2-o-livro-da-filosofia.html

tortajulia 03/04/2022

O livro trata de inúmeros filósofos, fala dos aspectos gerais da filosofia e aborda os filósofos considerados mais influentes, exemplificando suas ideias e pensamentos. De forma geral eu adorei o livro, ele tinha o que eu esperava e recomendo pra quem deseja conhecer um aspecto mais geral da filosofia. Demorei um mês pra ler, o que foi um tempo bom pras leituras que faço (levando em consideração que eu estudo o dia inteiro). Recomendo!

Thamires de Fátima 17/02/2020

O livro da filosofia
O livro da filosofia, como os demais dessa coleção, faz uma compilação dos pensamentos dos principais filósofos. Proporciona conhecer outros pensadores, bem como resumir ideias que já estamos acostumados de forma bem didática. Atenda ao que se propõe: introduzir-nos às grandes ideias de todos os tempos.

João 05/02/2022

Um geralzão
Essa publicação da editora Globo Livros conta com vários autores que compilaram breves resumos do principal pensamento de uma imensa quantidade de pensadores, classificados desde a época antiga até a contemporânea.

Nessa enciclopédia filosófica, temos conhecimento dos mais diversos autores, com um curto trecho sobre sua vida, obras que os influenciaram e que eles influenciaram, além de explicações de suas principais contribuições para o pensamento filosófico.

É um ótimo livro para quem quer iniciar na filosofia e se situar dentro desse vasto campo de estudo, sendo também um ótimo livro de consulta. Recomendo, no entanto, a leitura a todos, pois a filosofia é uma área que todos deveriam ter contato, pelo menos mínimo, devido sua grande importância individual e social.

Côrtes 30/12/2022

Ótimo
Livro ótimo para iniciantes, esse é meu segundo livro para melhorar minha base geral na filosofia e posso dizer q junto com mundo de sofia esse livro é perfeito, principalmente por ter ideias e filósofos mais atuais q os livros convencionais.

Mauricio.Alcides 27/03/2016

Stephen Hawking esta errado
Termino O livro da filosofia com apenas uma certeza, Stephen Hawking esta errado, a filosofia não esta morta, apenas esta se adaptando a novas realidades.

Até pouco tempo Simone de Beauvoir era praticamente a única voz de real relevância dos movimentos feministas, Arne Naess era o único filosofo que colocava em voga questões ambientais.

Felizmente o mundo esta a mudar e as novas questões referentes a essa nova sociedade entraram nas pautas filosóficas. O meio ambiente, as desigualdades de géneros, o sofrimento animal, todos esses temas se juntam aos já amplamente debatidos no meio filosófico.

Se hoje não debatemos a necessidade da abolição da escravidão é porque já a muito tempo a superamos, creio que no futuro não iremos mais debater as necessidades de um movimento feminista justamente por crer que iremos superar os motivos que o criaram.

Enquanto não vivermos em campos paradisíacos o debate filosófico estará sempre a surgir nunca perdendo sua relevância.

No mais o livro é incrível como o resta da sua coleção, é uma especial de enciclopédia divertida ao alcance de qualquer pessoa, a obra me chamou a atenção por novos filósofos que eu não conhecia e me fez interessar ainda mais por alguns que eu já lia. Sartre e Beauvoir () eu preciso ler mais livros desse casal.

Nota: 9,5

DI @poesiadoslivros 01/05/2020

Livro Incrível
Para quem gosta de filosofia super indico este livro, escrita simples e clara. É um resumão da história da filosofia, conta a história de cada filósofo e deixa o leitor deslumbrado com tantos detalhes apesar de ser resumido. Com essa leitura pude perceber que todos os filósofos sempre trazem ideias baseados em filosofias anteriores, ou seja, filosofia é um ciclo de aprendizado e cada pessoa teve muita importância para chegarmos onde estamos hoje.

laiscunhaf 31/01/2023

O homem é algo a ser superado
Um giro pela história da humanidade ao longo da filosofia. Muitos nomes importantes são citados, e explicados aqui.

É uma boa introdução no mundo da filosofia, linguagem simples e bem ilustrado.

[2019]

Allisson 13/06/2020

Direto ao alvo
Sucinto e muito útil para consultas rápidas. Gostei muito .

Miti 27/08/2020

Manual
Um livro bom para consultas e conhecimento geral dos temas abordados por cada linha de pensamento. É um resumo que possui poucas inconsistências, mas, como todo livro generalista, não passa inerte.

Beatriz3345 26/10/2018

Esse livro é a minha new bíblia!
Os filósofos são divididos por suas eras, com cores, biografia, obras, frase principal, pensamentos, contexto da época etc. O único livro que tirei da loja e levei pra minha casa.
É um manual completo e muito bem embasado, sem contar na organização que é impecável.
TEM ATÉ LINHAS DO TEMPO CONTANDO AS COISAS MAIS RELEVANTES QUE ACONTECERAM NA ÉPOCA. Meu xodó total.

Thiago.Silva 29/11/2022

Sensacional!
Adoro essa coleção. Já havia lido os livros da sociologia e psicologia, e o da filosofia não decepcionou. Eles vão passar pelas principais ideias e correntes dos tempos antigos até os dias atuais. Vale muito a pena. Pode ler sem medo, não vai se decepcionar.

blogger.diego 07/06/2015

"O Livro da Filosofia" é com toda certeza uma ótima porta de entrada para aqueles que já se interessam por filosofia ou para quem quer começar.
O livro traz os grandes nomes da história da filosofia, sintetizando de forma didática e clara as ideias que constituem a base de nossa formação como sociedade.
A diagramação do conteúdo, ilustrações e outros recursos usados para explanação das ideias são primorosos e fornecem um ótimo apoio ao leitor leigo.
Apesar de não ser um livro acadêmico, ainda sim é uma ótima fonte de pesquisa para trabalhos.

eriksonsr 21/05/2013

A primeira vista parecia ser bem superficial, e creio que seja um pouco.. Porém tem muito mais conteúdo do que imaginei, falando de forma sucinta e explanando as ideias e algumas obras de vários filósofos, indo de pensadores do século VI a.C até os dias atuais.

Além de ter um design bem elaborado e um ótimo acabamento. Da a impressão de se estar lendo uma revista.

É um ótimo ponto de partida pra começar a estudar algumas ideias e filósofos e depois ter uma direção do que ler e estudar mais a fundo.

Algumas citações e pontos que gostei ou achei interessantes:

"Novas ideias surgem por meio da discussão, investigação, análise e crítica de ideias alheias";

"A superstição deixa o mundo inteiro em chamas, a filosofia as extingue" Voltaire;

"As tentações do mundo são a fonte de todo sofrimento e deve-se resistir a elas" Buda;

"Não há "eu" que não seja parte de um todo maior" Buda;

"O que não deseja para si mesmo, não faça para os outros" Confúcio;
"Algo é ético ou certo apenas porque uma pessoa (ou sociedade) o julga assim" Protágoras;

"O mundo material pode estar sujeito à mudança, mas o mundo das ideias de Platão é eterno e imutável";

"Quando nascemos nossas mentes são como folhas em branco, e quaisquer ideias que alcançarmos só podem ser recebidas por meio dos nossos sentidos. Ao nascer, não temos ideias inatas, então não podemos ter noção de certo e errado";

"Não existe nada na mente que já não tenha passado pelos sentidos" John Locke;

"A noção grega de filosofia como uma investigação racional independente de doutrinas religiosas foi contida com a ascensão do cristianismo. As questões sobre a natureza do universo e o que constitui uma vida virtuosa acreditava-se, deveriam ser respondidas nas Escrituras";

"Podemos dizer coisas sobre Deus, elas devem ser compreendidas como referência aos atos de Deus, e não ao "ser" de Deus" Maimônides;

"É necessário que ao menos uma vez na vida você duvide, tanto quanto possível, de todas as coisas" Descartes;

"O hoemem nasce livre e por toda parte encontra-se acorrentado." Rousseau;

"O homem é um animal que faz barganhas" Adam Smith;
"Em nosso anseio por tudo o que há de melhor na humanidade (amor, compaixão, bondade), imaginamos um ser que incorpora essas qualidades no mais alto grau possível e o chamamos de Deus" Feuerbach;
"Devemos focar menos em integridade celestial e mais justiça humana: são as pessoas nesta vida, nesta Terra, que merecem nossa atenção" Feuerbach;

"A abolição da religião como felicidade ilusória do povo é necesessária para a felicidade real" Marx

"Marx tendia a revestir o proletário com atributos totalmente virtuosos e a sugerir que a sociedade comunista daria origem a um novo tipo de ser humano. Ele nunca explicou de que maneira a ditadura desse proletariado perfeito seria diferente de formas anteriores e brutais de ditadura, nem como ela evitaria os efeitos corruptores do poder. Ele supunha a pobreza como única causa real da criminalidade";

"Nossa compreensão é sempre partir da perspectiva de um ponto particular na história" Gadamer;

"A cultura de massa não apenas nos torna estúpidos, mas também incapazer de agir moralmente" Theodor Adorno;

"Ninguém nasce mulher, torna-se mulher" Simone de Beauvoir;

"Gostamos de usar a linguagem ética para reclamar dos outros, mas somos menos inclinados a condenar a nós mesmos".

1 | 2 | 3 | 4 | 5