O Livro da Filosofia

O Livro da Filosofia Clive Hill...

Resenhas - O livro da filosofia

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Cazuz0 29/12/2022

Conheça melhor a filosofia
Este foi um livro que li o ano inteiro aos pouquinhos, foi ajudando nos meus estudos, ajudando a adquirir repertório sociocultural, e mais importante que isso, interesse cada vez maior pela filosofia, a qual eu já amava antes de começar a leitura.
Ao ler este livro você vai passar por todos os períodos da história da humanidade e pelos maiores pensadores de cada época sobre temas diversos, tais como a metafísica, gnosiologia, ontologia, política (embora não tenha tanto foco em política), ética, epistemologia, filosofia da ciência, filosofia da linguagem, etc.
Enfim, é uma leitura bastante didática e um livro com o design maravilhoso, super colorido, com bastante imagens e folhas de qualidade (isso explica o preço elevado).
A leitura é bastante rápida e as ideias são bastante claras e sintetizadas. Confesso que terminei a leitura almejando conhecer ainda mais os filósofos com os quais me deparei.

blogger.diego 07/06/2015

"O Livro da Filosofia" é com toda certeza uma ótima porta de entrada para aqueles que já se interessam por filosofia ou para quem quer começar.
O livro traz os grandes nomes da história da filosofia, sintetizando de forma didática e clara as ideias que constituem a base de nossa formação como sociedade.
A diagramação do conteúdo, ilustrações e outros recursos usados para explanação das ideias são primorosos e fornecem um ótimo apoio ao leitor leigo.
Apesar de não ser um livro acadêmico, ainda sim é uma ótima fonte de pesquisa para trabalhos.

Thiago.Silva 29/11/2022

Sensacional!
Adoro essa coleção. Já havia lido os livros da sociologia e psicologia, e o da filosofia não decepcionou. Eles vão passar pelas principais ideias e correntes dos tempos antigos até os dias atuais. Vale muito a pena. Pode ler sem medo, não vai se decepcionar.

eriksonsr 21/05/2013

A primeira vista parecia ser bem superficial, e creio que seja um pouco.. Porém tem muito mais conteúdo do que imaginei, falando de forma sucinta e explanando as ideias e algumas obras de vários filósofos, indo de pensadores do século VI a.C até os dias atuais.

Além de ter um design bem elaborado e um ótimo acabamento. Da a impressão de se estar lendo uma revista.

É um ótimo ponto de partida pra começar a estudar algumas ideias e filósofos e depois ter uma direção do que ler e estudar mais a fundo.

Algumas citações e pontos que gostei ou achei interessantes:

"Novas ideias surgem por meio da discussão, investigação, análise e crítica de ideias alheias";

"A superstição deixa o mundo inteiro em chamas, a filosofia as extingue" Voltaire;

"As tentações do mundo são a fonte de todo sofrimento e deve-se resistir a elas" Buda;

"Não há "eu" que não seja parte de um todo maior" Buda;

"O que não deseja para si mesmo, não faça para os outros" Confúcio;
"Algo é ético ou certo apenas porque uma pessoa (ou sociedade) o julga assim" Protágoras;

"O mundo material pode estar sujeito à mudança, mas o mundo das ideias de Platão é eterno e imutável";

"Quando nascemos nossas mentes são como folhas em branco, e quaisquer ideias que alcançarmos só podem ser recebidas por meio dos nossos sentidos. Ao nascer, não temos ideias inatas, então não podemos ter noção de certo e errado";

"Não existe nada na mente que já não tenha passado pelos sentidos" John Locke;

"A noção grega de filosofia como uma investigação racional independente de doutrinas religiosas foi contida com a ascensão do cristianismo. As questões sobre a natureza do universo e o que constitui uma vida virtuosa acreditava-se, deveriam ser respondidas nas Escrituras";

"Podemos dizer coisas sobre Deus, elas devem ser compreendidas como referência aos atos de Deus, e não ao "ser" de Deus" Maimônides;

"É necessário que ao menos uma vez na vida você duvide, tanto quanto possível, de todas as coisas" Descartes;

"O hoemem nasce livre e por toda parte encontra-se acorrentado." Rousseau;

"O homem é um animal que faz barganhas" Adam Smith;
"Em nosso anseio por tudo o que há de melhor na humanidade (amor, compaixão, bondade), imaginamos um ser que incorpora essas qualidades no mais alto grau possível e o chamamos de Deus" Feuerbach;
"Devemos focar menos em integridade celestial e mais justiça humana: são as pessoas nesta vida, nesta Terra, que merecem nossa atenção" Feuerbach;

"A abolição da religião como felicidade ilusória do povo é necesessária para a felicidade real" Marx

"Marx tendia a revestir o proletário com atributos totalmente virtuosos e a sugerir que a sociedade comunista daria origem a um novo tipo de ser humano. Ele nunca explicou de que maneira a ditadura desse proletariado perfeito seria diferente de formas anteriores e brutais de ditadura, nem como ela evitaria os efeitos corruptores do poder. Ele supunha a pobreza como única causa real da criminalidade";

"Nossa compreensão é sempre partir da perspectiva de um ponto particular na história" Gadamer;

"A cultura de massa não apenas nos torna estúpidos, mas também incapazer de agir moralmente" Theodor Adorno;

"Ninguém nasce mulher, torna-se mulher" Simone de Beauvoir;

"Gostamos de usar a linguagem ética para reclamar dos outros, mas somos menos inclinados a condenar a nós mesmos".

Sonally.Cecilia 06/05/2022

Muito útil!
O livro serve para ter um panorama geral dos principais autores e ideias que formaram o pensamento filosófico no decorrer dos anos. Além de abordar os temas de forma organizada e resumida, os autores criaram mapas mentais e imagens que ajudam a entender melhor o pensamento de cada um. Na página de cada filósofo vemos também as conexões que o mesmo fez com outros autores, em quem ele se inspirou para criar sua ideia central e a quem ele inspirou.

É bastante útil para quem quer ter uma noção básica, conhecer as principais ideias para depois se aprofundar no filósofo que desejar.

Ericles Santos 10/12/2022

Cumpre o propósito que se destina
O manual traz resumos das principais ideias dos filósofos, da antiguidade à era contemporânea. É sucinto, mas cumpre o propósito ao qual se destina. Vale a pena leitura.

Theo.en 07/08/2023

Filosofico
Um livro otimo repleto de explicações claras frases intrigantes assim como grandes historias e pensamentos.
O livro não se aprofunda muito em certos temas por imagino profundidade requerir mais conteudo paginas mas quanto ao objetivo que considerei ao ler o livro ele da diversas visoes de diferentes ramos da filosofia sendo assim um otimo livro inicial da filosofia.
Gostaria de recomenda lo a todos interessados por filosofia de iniciante a avancado

Barbara193 25/09/2023

??
Livro que sintetiza os principais elementos dentro dos pensadores elencados. A escrita permite acessar diferentes conceitos, ideias, ?escolas? de pensamento, continuidade e interrupção de abordagens filosóficas.

Ótimo para quem, como eu, desconhece sobre a origem de certos pensamentos, formas de relações interpessoais, economia, trabalho, ciências etc., que estão costuradas na nossa cultura e são inerentes ao desenvolvimento humano e da globalização.

???????? e ??/2

rdrg 26/05/2021

Na real já estava lendo esse há séculos mas finalizei só nesse ano. É bem resumidinho mas interessante pra quem quer ter uma noção bem geral sobre os principais filósofos e linhas de pensamento.

Brenda 30/07/2020

O primeiro livro que comprei da coleção e me levou a comprar mais 4, ainda pretendo ter os outros no
Essa ideia de condensar a filosofia em um livro suuuper dinâmico e atrativo, quase como um revista, simplesmente foi feita pra mim!

Apresentar os fatos em origem cronológica e histórica faz você relacionar cada palavra com a época e também com a atualidade!

A linguagem é simples e o máximo de complicado que vc vai encontrar são palavras direcionadas da filosofia que são explicadas no glossário ao final.

Qualquer amante da filosofia vai amar esse livro!

Pedro.Henrique 01/06/2020

O Livro da Filosofia
Um bom manual para quem quer iniciar na Filosofia, nós indica os Filósofos, seu pensamento e fundamento básico, o tempo de vida e quando criou sua abordagem, os principais contra pontos. Partindo deste ponto buscasse as obras essenciais a serem estudadas...

Tati- Leitora 19/04/2020

Incrível
O livro é muito bom realmente ajuda a ter um entendimento melhor de vários filósofos diferentes. Aprendi muito enquanto lia e agora quero ler vários livros dos filósofos que me interessaram mais. Também reparei a pouca quantidade de mulheres que havia no livro o que me fez triste por pensar em quanto conhecimento foi desperdiçado pela sociedade só por achar que mulheres são inferiores aos homens.

xarlito 16/04/2024

Quase gozei lendo
Nooossa qtesaaaaao de livro mds ele explodiu minha cabeça (sou iniciante). Os desenhos são lindos e satisfatórios

Erica 28/03/2015

Excelente! Traz o pensamento de cada filósofo de forma leve e clara. Lerei outras vezes.

Rafaela Rezende 09/12/2013

Lendo para sempre.
É o livro de cabeceira ideal para todo admirador/a da filosofia.
Livro ideal para folhear, buscar e compreender. Há páginas obrigatoriamente lidas de clássicos, e páginas de filósofos completamente desconhecidos que valem a pena cada segundo que são descobertos por alguém. Vale a pena ter!

1 | 2 | 3 | 4 | 5