A volta ao mundo em 80 dias

A volta ao mundo em 80 dias Júlio Verne...

Resenhas - A volta ao mundo em 80 dias

Izabella Almeida 12/09/2021

Que reviravolta ?
Gente, me surpreendi muito com a escrita leve e fluida desse livro.. sem palavras!
É incrível como o livro te prende até às últimas páginas, simplesmente amei ?

CarolDamaso 12/08/2021

Vamos de estudar para ter dinheiro para viajar o mundo que nem fizeram nesse livro
Mais um da série: a escola mandou ler, então não tem jeito! Ok, agora falando sério, esse foi mais um livro que eu li para a escola, achei um livro médio, não achei uma usina de Chernobyl, muito menos um livro espetacular (sem ofensas pra quem gosta!).
A ideia do livro em si é uma ideia muito legal, um homem rico do séc. XIX que faz uma aposta de que conseguiria viajar o mundo em 80 dias. Pras pessoas daquela época, era uma coisa de louco. Quem, me diga quem, com todos os parafusos bem encaixados, apostaria metade de sua fortuna, numa aposta que ele poderia muito bem perder? Bem, o louco que fez isso chama-se Phileas Fogg, um grande dum fleumático bipolar londrino.
Ele realmente faz a volta ao mundo em 80 dias, o que para nós parece muito, mas para as pessoas da Era Vitoriana era como um feito incrível.
Um dos melhores pontos do livro são as viagens. Eles viajam por tudo quanto é canto (com eles eu digo o Fogg e o seu criado, um xuxuzinho), seja Índia, Japão, Estados Unidos, e isso é fascinante pra mim, que tenho a vontade de viajar o mundo.
Também foi muito interessante de ver como o homem branco tratava o nativo e suas culturas, só porque se achavam mais civilizados. Na realidade, eles eram preconceituosos e desconstruíam a cultura da maioria dos povos, transformando-as em coisas temíveis, horríveis e tudo de ruim, MAIS QUEM SOMOS NÓS PRA JULGAR?

Ok ok, vamos de falar de pontos negativos:
PRIMEIRAMENTE, temos que colocar aqui uma coisa bem clara: os conflitos são solucionados na velocidade da luz de tão rápido, chega a ser até assustador as vezes. Dá a impressão de que tudo é muito fácil, a cada dificuldade que eles tem, eles resolvem em tipo, cinco segundos, como se fosse tudo um roteiro de peça sabe? Outra coisa que me ENCOMODA é essa desconstrução e construção INTERMINÁVEL do Phileas Fogg. Numa hora ele é um fleumático insensível, na outra um bravo herói que sacrífica tudo para salvar seus amigos e companheiros, na outra hora um apaixonado, e na outra volta a ser um fleumático de novo! Essa desconstrução e construção do personagem que não tem fim, pra mim só significa uma coisa: ou ele esconde muito bem os sentimentos e cria personalidades aleatórias pra cada momento necessário pra manter a pose de cavalheiro vitoriano ou ele tem tantas camadas que é quase impossível ler o personagem em suas ações, o que o torna imprevisível e fascinante ao mesmo tempo que acontece essa construção e desconstrução sem fim.
Por mais que tenham todos esses rolos, as vezes eu me pegava torcendo o tempo todo para que eles chegassem a tempo, ficando brava quando alguma coisa atrapalhava e ficando DESESPERADA quando alguma coisa dava muito errado, quando eles perdiam um navio, quando um trem parava de funcionar. No final tem uma mensagem muito bonita, que eu gostei muito, não vou negar e o desfecho final é sim muito bonitinho, eu realmente gostei bastante.
Acho que para as pessoas da época, esse livro deve ter sido um fenômeno, o que eu não me surpreenderia se realmente tivesse sido, porque para a época, era um livro incrível, que os pais liam para seus filhos na hora de dormir. Mas eu acho que pra mim não funcionou, por mais que eu não negue que em certos pontos, é sim um livro bom.

Espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!
Mariah 14/08/2021minha estante
Resenha muito bem escrita!!

Alan kleber 14/08/2021minha estante
Já leu Viagem Ao Centro da Terra? Esse é um clássico do mesmo autor. Tem também 20.000 Léguas Submarinas.

CarolDamaso 14/08/2021minha estante
@Mariah, muito obrigada, esses comentários siginificam mto pra mim!

@Alan kleber, sim! Já li os dois, um amigo meu levou na escola a uns dois anos atrás e eu li MUITO rápido e gostei bastante, são livros realmente muito boms

CarolDamaso 14/08/2021minha estante
*bons

Letícia 10/08/2021

Planejado & Inesperado
Que leitura! Creio estar tão entusiasmada com esse livro que nem sei por onde começar a elogiá-lo. Júlio Verne é no mínimo sensacional, pois consegue agregar geografia, matemática e história de uma maneira lúdica e instigante em seus livros. Em A Volta Ao Mundo Em 80 Dias, temos o prazer de embarcar em uma grande aventura com um grupo de pessoas bastante diferentes uma da outra, unidas com um sentimento de lealdade e admiração ao sr. Phileas Fogg, o líder dessa empreitada. Tal personagem não é aquele comum dos livros e filmes de aventura, altivo e entusiasmo. Ele é um cavalheiro reservado, lacônico, observador, introvertido e espantosamente inteligente. Seus colegas que o acompanham ao longo da jornada se dividem entre explosivos, sentimentais, ansiosos e até mesmo loucos, todos encantados pela astúcia e coragem de seu líder. Foi uma das coisas que mais gostei na narrativa, a forma como Júlio descreve as personalidades e como elas se relacionam, onde cada aspecto contribui para a evolução da aventura. (Por que pessoas misteriosas e reservadas com fortes traços de inteligência tanto nos atraem? Alguém deve saber a resposta). Outro aspecto cativante, é que nós sentimos "a bordo" durante toda a história, graças as descrições precisas e ligeiras no autor ao passarmos pela Europa, Ásia e América. A contagem dos dias da viagem e todos os obstáculos que surgem nos deixam completamente vidrados e preocupados com o resultado a ponto de realmente depositar confiança em Phileas Fogg de que terminará sua viagem, apesar de cada imprevisto, um pior do que o outro (eu disse que ele era cativante). Tão cativante quanto, é seu empregado, Passepartout, um jovem francês cheio de energia e um exemplo de lealdade. Você pode achá-lo bobo ou inconsequente às vezes, mas à medida em que o sr. Fogg mostra confiança nele, você também acaba cedendo. O final do livro é surpreendente não exatamente pelo o quê aconteceu, mas como aconteceu, outro traço da narrativa de Júlio Verne, que traz o acontecimento e depois narra o que levou a este. Por fim, a história me trouxe uma deliciosa mistura de sensações entre a admiração da pontualidade e a emoção do inesperado, mostrando que os mais aventureiros podem se render às graças de um bom cronograma e os mais meticulosos podem deixar seus planejamentos de lado em nome de algo maior!

AnaJúlia 15/07/2021

.....
Peguei esse livro pra ler apenas pra escola, mas quando eu percebi q ela foi mto mais além do q uma simples leitura forçada, eu amei. Me permitir imaginar, sentir alegria, tristeza, angústia e tensão com essa leitura. Pode parecer uma leitura chata e arrastada, mas tem toda uma trama envolvida nessa história. É um " clássico " por conta do autor, e eu fiquei simplesmente apaixonada pela escrita q deixou a leitura super fluída. Li quando tinha uns 11 anos, e minha imaginação era mto fértil ( talvez ainda seja ) assim como de Júlio Verne

Gaudio 06/07/2021

um dos únicos livros que foi passado na escola que realmente me interessou e deu vontade de continuar a ler a coleção de clássicos da editora

Bibi vitt 14/06/2021

Sobre o livro
Eu sinceramente gostei do livro embora eu tenha demorado demais para terminar, provavelmente porque eu era mais nova quando eu li, talves eu fosse ler ele atualmente eu demorasse bem menos.

Vicky 23/05/2021

Eu nunca me diverti tanto lendo um livro.
Esse foi o primeiro livro que eu li do autor Júlio Verne e confesso que gostei bastante da experiência que tive com um dos universos do autor. Os diálogos são leves e engraçados na maior parte do tempo, e dentro da maior aventura (dar a volta ao mundo em 80 dias) houveram outras mini aventuras, que eu não irei contar para não estragar a experiência, mas que alegrou bastante o processo da leitura, além do final do livro que foi bem pensado e inesperado para mim. É um clássico que eu recomendo demais!.

Marcos 22/05/2021

Primeiro contato com Júlio Verne e me senti como dentro da viagem que Fileas Fogg e seu escudeiro fazem pelo mundo. A frieza e a confiança do personagem em finalizar a aposta é surpreendente.
Nota 7,5/10

rebeca 07/05/2021

legalzinho
eu só li por causa da escola mesmo, mas até que foi legal. a história foi bem construída mas a escrita não é das melhores

vaporub0 01/05/2021

li so por causa da escola. é classico e eu não gosto muito ne mas fazer oq. amei o passeportout e li tudo em 1 dia por pura pressao.

Kimberly 25/04/2021

Um ótimo livro
Amei esse livro. A leitura é muito fluida, a aventura incrível e o final melhor ainda.
Livro viciante, não consegui parar de ler até terminar. Amei!!!

Ari 15/04/2021

Li uma versão mais nova dele, então a leitura foi mais rápida
Li ele em 2019, então não lembro de muita coisa aksbksbaka
Porém, me lembro que era realmente muito bom o livro
E você fica curioso se ele consegue ou não
(Me prendia bastante nas partes das aventuras dele pelo mundo)