Olhai os Lírios do Campo

Olhai os Lírios do Campo Erico Verissimo

Resenhas - Olhai os Lírios do Campo

valmir 21/05/2024

Olhai...
" A vida começa todos os dias", costumava dizer Olivia.

Dentro do seu tempo, com seu estilo, me agradou , apesar de algumas vezes ser cansativo para mim, sem desmerecer o livro.

Apesar de algum moralismo religioso, é um livro que apresenta boas discussões, alguns diálogos interessantes.
Foi bom mas poderia ser melhor, foi a sensação que tive. ( opinião exclusivamente pessoal de leitor amador).
Porém, curioso estou por outras obras de Érico.

GabrielaTabita 21/05/2024

Olhai os lírios do campo
Comecei o livro por uma recomendação de um amigo, que insistia que eu e Olívia tínhamos muito em comum. Logo no início da leitura, percebi que teria que ser paciente, já que a primeira parte do livro foca bem mais na infância de Eugênio. Porém, que grata surpresa foi perceber que a primeira parte me prendeu tanto quanto, ou até mais, do que a segunda! É bem verdade que o livro possui muitos trechos de puro idealismo, como o próprio Érico Veríssimo escreve anos depois da sua publicação, porém, foi uma leitura que me salvou ao fornecer um alimento espiritual. Bem escrito, com diálogos extremamente simples e paradoxalmente complexos, virou um dos meus favoritos.

Thevis 20/05/2024

Tocando o coração
É um livro bom que toca teu ser, não posso dizer que merece um Nobel, mas ele mostra um jeito novo de abordar os problemas e dificuldade da vida (Pq a vida do homi é fod*, o autor não ajudou o protagonista kdkdk).

Michela Wakami 19/05/2024

Razoável
Confesso que ainda não descobri se gosto ou não da escrita do autor.
Sempre termino os livros dele, achando que falta algo, principalmente no que se diz respeito aos coadjuvantes, eles simplesmente desaparecem e eu fico aqui a ver navios.
E olha que muitos desses coadjuvantes, apresentavam grandes potenciais a brilharem ao lado dos protagonistas, mas o autor simplesmente da um chá de sumiço neles.

Infelizmente achei esse livro, um pouco monótono, algumas partes não me convenceram e outras não me agradaram.
Mas com certeza teve coisas relevantes que me conduziram a conclusão da leitura.

anoca 19/05/2024minha estante
esse livro não é um dos melhores do érico?. gosto bastante de clarissa

Michela Wakami 19/05/2024minha estante
Uma pena, Anoca. Se eu for arriscar outro livro do autor, depois de ler a série O tempo e o vento, será Clarissa, obrigada pela dica.

banana20 11/05/2024

O que dizer sobre o livro se ele ja diz tudo sobre si?
Esse é o segundo livro de Erico Verissimo que eu tive a honra de ler, percebo como ele se dedicou nesse livro, como ele evoluiu do primeiro que li (Clarissa) pra esse. O próprio olhar crítico dele ficou mais aguçado e maduro e a forma como ele introduziu no romance foi sucinta.

Vou recomendar pra minha mãe.

Luiza3302 08/05/2024

A vida começa todos os dias!
Eu li o livro pelo Kindle, seguindo o clube do Raul Martins (que por sinal, indico de olhos fechados).
A história é dividida em duas partes: a primeira é bem mais envolvente que a segunda?

São abordados vários temas como: ascensão social, complexo de inferioridade, ódio aos judeus, etc.
Eu acho interessante identificar o período em que o livro foi escrito, o que pra mim explica ele ter sido um sucesso de vendas. (Contexto da Revolução de 1930, e do Nazismo).
As aspirações da sociedade na época foram retratadas de uma forma explícita, até caricata demais:
Ricos fúteis x Pobres coitados, sem nuances de personalidades e camadas.
Uma relação amorosa de amor incondicional que o público adora pois sabe que é tão inverossímil quanto desejável. Mas pra quem está apaixonado da pra se identificar hahaha
Uma passagem com certeza inesquecível do protagonista em relação a seu pai é bem chocante. Ponto alto do livro?
Achei que o final ?jogou? alguns acontecimentos que deviam ter sido mais elaborados, além de ?esquecer? de finalizar o arco sobre o irmão do protagonista.
No nosso contexto atual, a moral da história me soou meio ingênua, mas marquei várias frases que gostei.

?? ele sabia ? se sabia! ? que um dia, não muito remoto, ele ainda beijaria com amor essa mesma vida incoerente, sórdida, brutal e apesar disso, ou talvez por isso mesmo, bela.?

Silvia87 08/05/2024

Sensível, lindo.
Esse é um dos livros mais bonitos e tocantes que eu já li. A maneira como Verissimo transmite a mensagem central da obra é magistral e o crescimento de Eugênio é algo que, apesar de lotado de sofrimentos, nos aquece o coração ? especialmente porque ele não surge como um personagem que inspira pena, mas sim raiva num primeiro momento. Ver o caminho de amadurecimento dele traz uma torcida inevitável pelo seu sucesso. O VERDADEIRO sucesso.

O pecado do livro é se estender demais em algumas partes, que ficam um pouco cansativas. Alguns momentos de questionamentos internos feitos por Eugênio soam repetitivos depois de um tempo, o que poderia ter sido evitado. Apesar disso, é uma leitura que, com toda a certeza, vale muito a pena.

Loli.carol 06/05/2024

Simplesmente sensacional!
Meu primeiro contato com Érico Veríssimo e surpreendi com quantos sentimentos esse livro foi capaz de causar em mim?
Foi um pouco assustador me identificar com o Eugênio mas acredito que essa tenha sido a intenção do autor, porque através de uma nação muito crua e íntima dos pensamentos do personagem é impossível o ser humano não se identificar com alguns deles.
Foi uma verdadeira viagem no tempo (Brasil de 1930) e de introspecção? recomendo muito!

Fernando.Risso 05/05/2024

"Olhai os lírios do campo" foi o primeiro livro de sucesso de Érico Veríssimo. Como o próprio autor disse, foi a obra que o possibilitou trabalhar, de fato, como escritor.

O livro conta a história de Eugênio, médico nascido em uma família humilde de Porto Alegre que, desde a sua infância, possuía a grande ambição de enriquecer e de se "tornar alguém", o que ele identificava como subir de classe social e abandonar a pobreza.

O livro é dividido em duas partes. A primeira se passa durante a infância, a adolescência e a formação de Eugênio enquanto médico. A segunda se passa após um acontecimento significativo da história e é mais reflexivo (e, sinceramente, é a parte que eu mais gostei, pois contém muitos diálogos interessantes). Ambas as partes, porém, estão profundamente conectadas com a relação de Eugênio e Olívia, a mulher de sua vida.

Recomendo não ler o prefácio do autor, porque contém alguns spoilers do que acontecerá no livro e, além disso, há também as suas impressões sobre a história, escritas décadas depois, o que pode "contaminar" a experiência do leitor.

A construção do ambiente de Porto Alegre da década de 30 é um dos pontos altos do livro. Dá a impressão de que o leitor está vivendo naquela cidade, naquele momento histórico. É bem imersivo.

Além disso, os diversos diálogos filosóficos, históricos, religiosos e políticos entre os personagens são bastante interessantes.

Embora seja um livro escrito na década de 30, as suas mensagens continuam bastante atuais, pois o materialismo, o consumismo e o desprezo pelos valores humanísticos, infelizmente, somente cresceram depois disso.

Com certeza foi um livro que me fez pensar sobre o que realmente importa na vida.

Amanda3913 01/05/2024

O livro é bom em todos os aspectos, com personagens bem construídos. Em alguns momentos a história se arrasta um pouco, mas nada demais. A primeira parte é a melhor. Eugênio e Olivia são personagens diferenciados. O primeiro é ambicioso e deseja sucesso e ascensão social a todo custo, enquanto Olivia é mais realista e racional. Enfim, a história é boa, gostosa de ler e em vários momentos é emocionante.

Kassio Coimbra 28/04/2024

Olhai os Lírios do Campo
Meu primeiro Érico Veríssimo, indicação de um amigo-irmão, e me encantei com a escrita do autor.

Mesmo sendo um livro de 1938, algumas temáticas abordadas são tão atuais que impressionam, como o antissemitismo e o medo ao comunismo, sempre constante em uma parcela da sociedade brasileira.

A luta interior do personagem principal, Eugênio, com seu complexo de inferioridade e sua evolução enquanto ser humano nos prende à leitura!

Com certeza, agora me sinto instigado em conhecer outras obras do autor. Que venham os próximos!
Guilherme Amin 28/04/2024minha estante
Excelente resenha! Adorei acompanhar sua leitura e ler suas impressões. Quanto ao livro, já está na minha estante! ?

Kassio Coimbra 28/04/2024minha estante
Obrigado, amigo! ?

Andywholovebooks 24/04/2024

???
?E quando o amor ao dinheiro, ao sucesso nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu?

- Amei o livro, esperava uma história bem diferente antes começar a ler, não li a sinopse mas era um livro que me chamava a atenção a tempos. Confesso que acompanhar a história foi um processo bem reflexivo, me vi no Eugênio várias vezes mas não tenho muito orgulho disso, acho que todos deveriam ler e sempre lembrar de fazer uma pausa e olhar os lírios do campo.

Cristiane 24/04/2024

Não é a toa que é considerado um livro clássico.

Tive a impressão de estar lendo o roteiro de um novelão das 9!

Drama, romance, desilusões, baixa auto estima, arrogância, tudo junto e misturado.