Olhai os Lírios do Campo Erico Verissimo

Resenhas - Olhai os Lírios do Campo

banana20 11/05/2024

O que dizer sobre o livro se ele ja diz tudo sobre si?
Esse é o segundo livro de Erico Verissimo que eu tive a honra de ler, percebo como ele se dedicou nesse livro, como ele evoluiu do primeiro que li (Clarissa) pra esse. O próprio olhar crítico dele ficou mais aguçado e maduro e a forma como ele introduziu no romance foi sucinta.

Vou recomendar pra minha mãe.

Luiza3302 08/05/2024

A vida começa todos os dias!
Eu li o livro pelo Kindle, seguindo o clube do Raul Martins (que por sinal, indico de olhos fechados).
A história é dividida em duas partes: a primeira é bem mais envolvente que a segunda?

São abordados vários temas como: ascensão social, complexo de inferioridade, ódio aos judeus, etc.
Eu acho interessante identificar o período em que o livro foi escrito, o que pra mim explica ele ter sido um sucesso de vendas. (Contexto da Revolução de 1930, e do Nazismo).
As aspirações da sociedade na época foram retratadas de uma forma explícita, até caricata demais:
Ricos fúteis x Pobres coitados, sem nuances de personalidades e camadas.
Uma relação amorosa de amor incondicional que o público adora pois sabe que é tão inverossímil quanto desejável. Mas pra quem está apaixonado da pra se identificar hahaha
Uma passagem com certeza inesquecível do protagonista em relação a seu pai é bem chocante. Ponto alto do livro?
Achei que o final ?jogou? alguns acontecimentos que deviam ter sido mais elaborados, além de ?esquecer? de finalizar o arco sobre o irmão do protagonista.
No nosso contexto atual, a moral da história me soou meio ingênua, mas marquei várias frases que gostei.

?? ele sabia ? se sabia! ? que um dia, não muito remoto, ele ainda beijaria com amor essa mesma vida incoerente, sórdida, brutal e apesar disso, ou talvez por isso mesmo, bela.?

Silvia87 08/05/2024

Sensível, lindo.
Esse é um dos livros mais bonitos e tocantes que eu já li. A maneira como Verissimo transmite a mensagem central da obra é magistral e o crescimento de Eugênio é algo que, apesar de lotado de sofrimentos, nos aquece o coração ? especialmente porque ele não surge como um personagem que inspira pena, mas sim raiva num primeiro momento. Ver o caminho de amadurecimento dele traz uma torcida inevitável pelo seu sucesso. O VERDADEIRO sucesso.

O pecado do livro é se estender demais em algumas partes, que ficam um pouco cansativas. Alguns momentos de questionamentos internos feitos por Eugênio soam repetitivos depois de um tempo, o que poderia ter sido evitado. Apesar disso, é uma leitura que, com toda a certeza, vale muito a pena.

Loli.carol 06/05/2024

Simplesmente sensacional!
Meu primeiro contato com Érico Veríssimo e surpreendi com quantos sentimentos esse livro foi capaz de causar em mim?
Foi um pouco assustador me identificar com o Eugênio mas acredito que essa tenha sido a intenção do autor, porque através de uma nação muito crua e íntima dos pensamentos do personagem é impossível o ser humano não se identificar com alguns deles.
Foi uma verdadeira viagem no tempo (Brasil de 1930) e de introspecção? recomendo muito!

Fernando.Risso 05/05/2024

"Olhai os lírios do campo" foi o primeiro livro de sucesso de Érico Veríssimo. Como o próprio autor disse, foi a obra que o possibilitou trabalhar, de fato, como escritor.

O livro conta a história de Eugênio, médico nascido em uma família humilde de Porto Alegre que, desde a sua infância, possuía a grande ambição de enriquecer e de se "tornar alguém", o que ele identificava como subir de classe social e abandonar a pobreza.

O livro é dividido em duas partes. A primeira se passa durante a infância, a adolescência e a formação de Eugênio enquanto médico. A segunda se passa após um acontecimento significativo da história e é mais reflexivo (e, sinceramente, é a parte que eu mais gostei, pois contém muitos diálogos interessantes). Ambas as partes, porém, estão profundamente conectadas com a relação de Eugênio e Olívia, a mulher de sua vida.

Recomendo não ler o prefácio do autor, porque contém alguns spoilers do que acontecerá no livro e, além disso, há também as suas impressões sobre a história, escritas décadas depois, o que pode "contaminar" a experiência do leitor.

A construção do ambiente de Porto Alegre da década de 30 é um dos pontos altos do livro. Dá a impressão de que o leitor está vivendo naquela cidade, naquele momento histórico. É bem imersivo.

Além disso, os diversos diálogos filosóficos, históricos, religiosos e políticos entre os personagens são bastante interessantes.

Embora seja um livro escrito na década de 30, as suas mensagens continuam bastante atuais, pois o materialismo, o consumismo e o desprezo pelos valores humanísticos, infelizmente, somente cresceram depois disso.

Com certeza foi um livro que me fez pensar sobre o que realmente importa na vida.

Amanda3913 01/05/2024

O livro é bom em todos os aspectos, com personagens bem construídos. Em alguns momentos a história se arrasta um pouco, mas nada demais. A primeira parte é a melhor. Eugênio e Olivia são personagens diferenciados. O primeiro é ambicioso e deseja sucesso e ascensão social a todo custo, enquanto Olivia é mais realista e racional. Enfim, a história é boa, gostosa de ler e em vários momentos é emocionante.

Kassio Coimbra 28/04/2024

Olhai os Lírios do Campo
Meu primeiro Érico Veríssimo, indicação de um amigo-irmão, e me encantei com a escrita do autor.

Mesmo sendo um livro de 1938, algumas temáticas abordadas são tão atuais que impressionam, como o antissemitismo e o medo ao comunismo, sempre constante em uma parcela da sociedade brasileira.

A luta interior do personagem principal, Eugênio, com seu complexo de inferioridade e sua evolução enquanto ser humano nos prende à leitura!

Com certeza, agora me sinto instigado em conhecer outras obras do autor. Que venham os próximos!
Guilherme Amin 28/04/2024minha estante
Excelente resenha! Adorei acompanhar sua leitura e ler suas impressões. Quanto ao livro, já está na minha estante! ?

Kassio Coimbra 28/04/2024minha estante
Obrigado, amigo! ?

Andywholovebooks 24/04/2024

???
?E quando o amor ao dinheiro, ao sucesso nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu?

- Amei o livro, esperava uma história bem diferente antes começar a ler, não li a sinopse mas era um livro que me chamava a atenção a tempos. Confesso que acompanhar a história foi um processo bem reflexivo, me vi no Eugênio várias vezes mas não tenho muito orgulho disso, acho que todos deveriam ler e sempre lembrar de fazer uma pausa e olhar os lírios do campo.

Cristiane 24/04/2024

Não é a toa que é considerado um livro clássico.

Tive a impressão de estar lendo o roteiro de um novelão das 9!

Drama, romance, desilusões, baixa auto estima, arrogância, tudo junto e misturado.

Mariana Rodrigues 23/04/2024

Olhai os Lírios do Campo
Eugênio Pontes, moço de origem humilde, a custo se forma médico e, graças a um casamento por interesse, ingressa na elite da sociedade. Nesse percurso, porém, é obrigado a virar as costas para a família, deixar de lado antigos ideais humanitários e abandonar a mulher que realmente ama. Sensível, comovente, Olhai os lírios do campo é um convite à reflexão sobre os valores autênticos da vida.

cams 22/04/2024

Olhai os Lírios do Campo
Quando comecei essa leitura, não tinha expectativas e nem sabia o que esperar. Mas, ao decorrer da história, fiquei surpresa positivamente. Tratando-se de uma época em que a sociedade era estruturalmente diferente, são vistas condições de vida que seriam inaceitáveis atualmente, por mais que ainda existam. O drama da primeira parte e o contraste com a mudança de Eugênio na segunda fazem com que a leitura seja mais proveitosa e, apesar do vocabulário difícil, fluida. Contudo, o personagem principal, devido a sua melancolia e raiva à vida, principalmente na primeira parte. me irritou, pois achei irreal alguém conseguir ser tão perfeita como Olívia existindo alguém como Eugênio. Mas, ainda assim gostei muito e aprendi muitas coisas.

Carlachfr 18/04/2024

Cativante
Finalizei março com ele.
Esse romance é tão gostoso de ler. A forma como a história de vida do Genoca se desenvolve é perfeita.
Torci para ele e Olívia se entendesse e ficassem juntos antes de qualquer coisa, infelizmente as coisas precisaram ser diferentes para que Eugênio pudesse amadurecer e olhar a vida com outros olhos.

soufernanda 14/04/2024

Por que devemos olhar os lírios do campo?
Se você é alguém atormentado pelas incertezas do futuro, alguém que há muito não consegue relaxar e vive buscando o sucesso, mesmo que não saiba de fato o que "sucesso" significa, então prepare-se para ser lido. Isso mesmo. A cada página você terá a sensação de que é o livro que está lendo você e não ao contrário.

Você acompanhará Eugênio, protagonista desta obra, seguir por um caminho tortuoso, enquanto comete os mesmos erros que você e isso lhe causará muita angústia e vergonha, como se seus pecados estivessem sendo expostos ao mundo por um estranho.

Neste mundo em que vivemos, é raro encontrar alguém capaz de "viver por viver". Alguém que não desperdiça os seus dias correndo freneticamente contra o tempo e que se preocupa mais com o próximo do que consigo mesmo. Se você é um sobrevivente dessa espécie raríssima, assim como Olívia, orgulhe-se! Se não, ainda há tempo de melhorar.

(Não se preocupe, você não vai cair de paraquedas em um desses pretensiosos livros de auto ajuda. Essas são apenas algumas reflexões que o livro me provocou).