Incidente em Antares

Incidente em Antares Erico Verissimo

Resenhas - Incidente Em Antares

Cibele 05/06/2022

Maravilhoso
Esse livro é separado em duas partes, a primeira que trata da parte histórica da cidade de Antares, e a segunda parte trata do incidente em si ponto é um livro maravilhoso vale a pena ser lido é um clássico.

Rafaelah 19/10/2022

...
? Li-ber...
? Cala a boca, bobalhão!

Que livro maravilhoso! Até hoje continua sendo uma leitura muito atual, adoro livros assim

Edy 17/08/2023

Uma leitura leve e fluida, que fala sobre o cenário político do Brasil de maneira cômica. Uma leitura que expõe a forma que política brasileira funciona.

Marcos Santos 02/05/2021

Uma história divertida
A história conta a rivalidade de duas famílias de antares que são coronéis que disputa o domínio político e econômico da região, e narra o início da ocupação do local e faz um panorama dos principais fatos políticos da época. E conta também um fato sobrenatural de forma divertida e crítica ao mesmo tempo da hipocrisia e mentiras das figuras mais importantes da cidade. vale a pena leitura.

Jefferson Vianna 30/06/2020

Um clássico da nossa literatura e que todos deveriam ler...
Não posso negar, este livro está na minha estante há pelo menos seis anos e somente agora eu o notei e senti vontade de lê-lo... “Incidente em Antares” é a prova de que obras preciosas podem estar acumulando pó, ao invés de serem lidas, portanto uma dica: revise a sua estante periodicamente! Lançado em 1971, em plena repressão da Ditadura Militar, o livro é uma espécie de crítica política e, sobretudo social, onde a narrativa tende a ser cômica e por vezes trágica. Verissimo faz um magnífico apanhado histórico em relação à política brasileira e brilhantemente une a ficção com a realidade. O livro é dividido em duas partes, na primeira parte acompanhamos a fundação da cidade de Antares, assim como a rivalidade dos Campolargos e dos Vacarianos, duas famílias que anseiam pelo poder e pelo domínio local, sendo uma a opositora da outra. Na segunda parte é narrado o incidente, uma grave geral que inclui os coveiros e como consequência sete defuntos acabam insepultos, levantam de seus caixões e exigem um enterro digno, porém, antes chamam a todos para um “acerto de contas” espalhando as suas podridões para a indignação dos vivos. Eu ri e não foi pouco! Após a leitura fica a seguinte reflexão: “Ano após ano nada muda na sociedade e na vergonhosa política brasileira!” Livro fantástico, um clássico da nossa literatura, que todos deveriam ler. Leitura recomendada. Ah, e antes que eu me esqueça #forabolsonaro.

Quotes: “Morte não é privilégio de ninguém. Todos morrem. Os ricos e os pobres, os inteligentes e os estúpidos. Uma coisa que eu aprendi com a velhice, foi fazer as pazes com a minha morte.” – pag. 117, “o homem jamais se habitua à ideia da própria morte, por outro lado aceita sempre, e com admirável facilidade, a morte alheia.” – pag. 348 e “se a morte é a única coisa absoluta da vida, por que não hei de fazer da minha existência também um fato absoluto?” – pag. 442.
Juliana Rodrigues 30/06/2020minha estante
hahahaha

Amei a resenha! ??

É sempre maravilhoso quando encontramos preciosidades perdidas na nossa estante, esses dias também separei vários clássicos que tenho há anos e nunca consigo parar para ler, pois não estão visíveis.

Jefferson Vianna 01/07/2020minha estante
Obrigado, Juh... ??

Sim, é sempre bom verificar a estante e "desvendar" novas histórias, livros que sem querer acabam ficando "esquecidos"... Estou "descobrindo" a minha estante esses dias... rsrsrs

Adrielle104 09/05/2021

Incidente em Antares - Érico Verissimo @companhiadebolso
Não julgue um livro pela capa. Não julgue um livro pela sinopse. E foi justamente o que fiz, mas ainda bem que li, porque posso aprender com o erro.

Extremamente política essa ficção narra toda a vida de uma pequena cidade no sul do Brasil, desde o seu surgimento até sua expansão.

Érico Verissimo trouxe vários fatos e cronologias políticas brasileiras, e representou muito bem o coronelismo e hipocrisia moral da sociedade.

Com uma pitada de humor inteligente explorou várias personalidades contidas em um povo que pouco expande além dos limites de sua cidade e mente.

Através de uma situação tragicômica em meio a greve trabalhista os mortos não sepultados se levantam e se revoltam, levando para a cidade toda a podridão de suas vidas, figura e literalmente. Bem no estilo "Não temos nada a perder".

Abaixo os trechos que destaquei:

"Quando nos convém, invocamos a Constituição. Quando não convém, estamos prontos a rasgá-la."

"Um ser humano não é uma moeda apenas, com verso e reverso. É um poliedro, com milhares de faces. E há milhares de maneiras de ver uma pessoa, um ato, um fato."

"Aquilo sobre o que ninguém fala ou escreve não existe. Se um espelho reflete um ato e um fato que consideramos escandaloso, quebramos o espelho e voltamos as costas para o ato e o fato, dando a questão como resolvida. Neste país quase todos os problemas políticos, econômicos e sociais são solucionados no papel."

"..Mas o povo ficou sabendo. - Que é o povo? Um monstro com muitas cabeças, mas sem miolos. E esse "bicho" tem memória curta."

".. Mas já pensou, coronel, que um golpe do Exército pode levar o país tanto para a esquerda como para a direita?"

" Acho que no Brasil devemos ser pessimistas a prazo curto e otimistas a prazo longo."

Apesar de extensa e lenta, ótimo livro.

#incidenteemantares #ericoverissimo #resenha #bookster #lerantesdemorrer #livrosefuxicos #resenhaliteraria #books #dicasdeleitura #livrosobrepolitica #coronelismo

Rosana 11/07/2021

Orgulho em ler uma obra dessa magnitude, sabendo que é de um escritor brasileiro.
Aqui, o autor traz grandes críticas do regime ditatorial, e envocando até o sobrenatural, traz duras criticas do real, o chamado realismo fantástico.
Trata de assuntos como: violência, corrupção, autoritarismo, adultério, religião, luta de classes; enfim, vale muito a pena.

Samantha 11/05/2020

"Incidente em Antares", de Erico Verissimo, como muitos outros clássicos, é um livro assustadoramente atual. Todas as críticas que o autor faz à sociedade antarense, moradores de uma cidade fictícia do Rio Grande do Sul, ainda se aplica hoje em dia no Brasil.
A história fala sobre uma greve ocorrida em 1963, onde todos os trabalhadores de Antares param de trabalhar em protesto por seus péssimos salários. No entanto, sete mortes ocorrem na cidade e os coveiros se recusam a enterrar os defuntos, que acordam e exigem seus direitos de sepultamento.
Além dessa trama, o livro fala principalmente da história de Antares, desde sua fundação, os longos anos de disputa entre duas famílias muito poderosas locais (Campolargos e Vacarianos), passando pelos governos de Vargas, Joao Goulart, Jânio Quadros, JK (sempre mostrando as posições políticas dos chefes dessas famílias) até chegar nos dias do Incidente. Essa explicação da história da cidade pega uma boa parte do livro, mas vale muito a pena para entrar na segunda parte bastante familiar da cidade, perceber as críticas do autor e fazer uma viagem no tempo pela História do Brasil pré-ditadura militar.
A escrita do Verissimo é incrível, a forma irônica como ele apresenta algumas cenas me conquistou. O autor inclusive fez os personagens falarem mal dele na história (eu ri demais nessa parte).
Todos os personagens apresentados (e são muitos) tem uma profundidade incrível e neles também pude ver as atitudes de muitas outras pessoas.
Agora quero conhecer outras obras do autor!

Leticia 23/08/2021

Ler Érico Veríssimo é um deleite. A escrita do autor é simples, mas não simplória. Érico explora o Brasil, aponta para o tragicômico de nossa sociedade, homens e mulheres travestidos de paladinos da moral e dos "bons costumes", mas nada mais é que uma máscara que esconde infâmia e covardia.
Um livro de 1971 que se mostra atualíssimo, e como a história do Brasil se repete.
MachadiAninha 23/08/2021minha estante
Faz um tempo que eu to namorando os livros do Erico. Pelo que falasse, deu muita vontade de conhecer esse! Já lesse "Olhai os lírios no campo", dele?

Leticia 23/08/2021minha estante
Incidente em Antares entrou para a minha lista de favoritos, leia mesmo. "Olhai os lírios" ainda não li, mas está na minha lista.

Tais Brito 23/08/2021minha estante
Li no começo do ano e adorei. Acho inclusive a primeira parte mais envolvente do que a segunda. Quero ler outras coisas do autor.

Leila 21/09/2022

Delícia de livroooo. Falar que gosto muito do Érico Vérissimo é chover no molhado, mas sinceramente não esperava encontrar essa comicidade na obra, disfarçando toda a politiquez e os temas sérios, simplesmente genial. Genteeee, ri demais em vários momentos e confesso que encontrar isso nesses tempos sombrios é bão demaiss. Livro que te faz pensar e rir ao mesmo tempo é raro, raríssimo!
Pegar uma situação comum, greve geral e nos fazer pensar "como é que fica os mortos insepultos"? e mais, nos fazer lidar com esses mortos andando por aí e nos cobrando ser enterrados entre outros podres apontados é bizarro demais (haja imaginação, rs). Outra pergunta que não quer calar: "será que na morte somos todos iguais?" #ficaareflexão
A linguagem tem a mesma proposta de O tempo e o vento (que ainda estou para finalizar, falta os 2 últimos) e traz até alguns personagens de lá também, e claro o sempre polêmico "pai" dos pobres, Getúlio Vargas, fecha aspas! A discussão nunca para, hehehehe
Dito essas poucas palavras, vá ler o livro e venha conversar comigo, combinado?

Rafa Durães 13/11/2020

O Brasil de hoje escrito em 1971.
Que livro delicioso. Até a metade pode ser cansativo para algumas pessoas, pois fala muito sobre a história do Brasil, misturando personagens reais com fictícios, no caso explicando a linhagem e influência de moradores históricos de Antares. Depois que ocorre a tão esperada volta dos 07 mortos, o livro se torna outro e fica ainda mais incrível, sendo impossível deixá-lo de lado.
É realmente uma obra de arte literária de Erico Verissimo, uma crítica ácida sobre costumes sociais e a política do Brasil de 1971, ano de seu lançamento.
Ao final da leitura é impossível não ficar reflexivo e até meio assustado, pois é incrível como esse livro parece ter sido escrito hoje. É lamentável ver como não evoluímos nada depois de mais de 40 anos, como se nosso país tivesse parado ao voltado no tempo. Espero que as futuras gerações, ao lerem essa obra, não o identifiquem com o Brasil do futuro.

Agatha.Uchoa 31/08/2022

Ok
Demora uma eternidade pra entrar na parte de história que interessa? depois disso fica mais interessante
Alê | @alexandrejjr 11/09/2022minha estante
Mas a história que interessa é a do Brasil, não a alegoria que é Antares...

Agatha.Uchoa 13/09/2022minha estante
Entendo. Mas nesse livro o ?que interessa? é bem desinteressante.
Talvez goste mais de outras obras no futuro.

Francisco240 16/05/2022

Uma crítica aguda e bem humorada
Verissimo aqui desenvolve de maneira mais profunda uma sátira à política e à burguesia antigetulista.
O livro se desenvolve ao acordar de defuntos que iram desenterrar verdades "podres" e criticar duramente atos, preconceitos, achismo vigentes na década pré ditadura (1964-1985).
O livro é ao mesmo tempo não escrito é marcado por alívio cômicos ao estilo bem Brasil que apenas Érico Verissimo sabe fazer.
Margô 24/05/2022minha estante
É hilário...

Francisco240 24/05/2022minha estante
Demais! Eu ri horrores com esse livro

Rodolfo Vilar 02/04/2020

Um livro necessário
Obra espetacular! Além de mostrar a nossa historicidade, Érico Veríssimo se mostra mestre nas palavras e na forma de narração.
Rodrigo1001 03/04/2020minha estante
Tratando-se de literatura brasileira, é um dos meus favoritos!

Rodolfo Vilar 06/04/2020minha estante
Simmmm, Érico é Maravilhoso. Amo sua narrativa!