Incidente em Antares

Incidente em Antares Erico Verissimo

Resenhas - Incidente Em Antares

Carol B. 12/07/2020

Primeiro, a confissão: nunca tinha lido Érico Veríssimo. A proposição foi posta em um grupo de leitura e confesso que seu início arrastado me desanimou. Porém tanto me lembrava o início arrastado de um dos melhores livros que já li (o Cem anos de Solidão) que resolvi continuar. E que bom! Que livro! Com um estilo irônico de escrita, que traz nessa linha temas políticos e históricos difíceis, Incidente em Antares é um livro incrível.

Hélio 28/06/2020

Atual e necessário
Em tempos onde a morte e seus números nos assombram diariamente, como não se envolver com um texto que trata com humor inteligente de questões tão sérias como a política brasileira.
O fato é que, muitas coisas não mudam, e algumas dessas imutabilidades ao longo de décadas, é o que talvez mais me atinge no texto incisivo de Érico Veríssimo.
Obviamente, por eu ser gaúcho e ter experienciado na minha infância situações tão comuns dessa ?cultura bairrista? também tiveram seu valor de impacto. Situações a saber escritas 40 anos antes da minha infância, e que se passam 60, 70 antes de eu ter nascido, que não só se repetem, mas se perpetuam como identitárias.
A mensagem final: a morte e os mortos nos ensinam, mas precisamos deixar eles descansarem. Viver em assombro é uma ilusão negacionista a enfrentar e confrontar nosso verdadeiro problema: os vivos e a vida, e todas as complexidades dessa relação, que em tudo, tem algum reflexo político.

Fernanda Melo 01/10/2022

Incrivelmente atual!
Li pela primeira vez em 2006 e como esse livro cresceu pra mim.
" Povo que não conhece a própria história está condenado a repetí-la."
E se, durante uma greve geral, os insepultos resolvessem voltar para um acerto de contas? Tem realismo mágico, mas também muita história do Brasil mesclando o enredo.
Antares não está nos mapas, mas existiu, ou ainda existe!
Márcia Naur 01/10/2022minha estante
Concordo plenamente com você. Preciso reler essa obra prima.
Aliás, Érico é fantástico. Teve uma época da minha vida que eu lia um atrás do outro, todos do Verissimo

Fernanda Melo 01/10/2022minha estante
Deveria ser mais conhecido, né? Lerei agora Olhai os lírios do campo, mas para 23 o desafio será O tempo e o vento. Cia das letras bem que poderia fazer um edição melhor de Incidente, pois essa edição de bolso é sofrível!

Concordo com você.
A série O tempo e Vento e Um certo Capitão Rodrigo são demais. Muita espiritualidade envolvida.

Márcia Naur 01/10/2022minha estante
Série Clarissa é linda também.

Peter.Molina 09/01/2024

A morte leva as máscaras
Este livro conta a história do estranho incidente em Antares, cidade fictícia no sul do Brasil, quando 7 mortos que não haviam sido enterrados por conta de uma greve geral, voltam à cidade reclamar pelo sepultamento digno. Nesse retorno, eles revelam toda a podridão de seus moradores e desmascaram o falso moralismo de outros. Não se assustem com a primeira parte do livro, que mais parece um relato da história do Brasil, mas ela é necessária para explicar o incidente. Um livro que denuncia muito do que acontece nos bastidores da política, polícia, magistrado e outros campos. Escrita envolvente, muitas vezes engraçada, por outras chocante. Recomendo fortemente.

ErickdeAlbuquerque 04/11/2021

Excelente!
Uma leitura muito enriquecedora. É o primeiro livro de Érico Veríssimo que eu leio e fiquei maravilhado com a forma dele escrever, que vocabulário riquíssimo!
O autor trata de diversos assuntos, principalmente políticos, mas toca em moral, ética, religião e questões sociais e existenciais. Por meio de vários personagens, vai abordando temas muito relevantes para os nossos dias, e principalmente para o cenário político que estamos vivenciando. Ler esse livro é um favor a ser feito a mente e ao bom senso.
Tudo isso está entremeado de um humor sem igual, que traz uma leveza para leitura, sem tirar a importância dos temas tratados.
Acredito que Érico Veríssimo era um pensador crítico da realidade, e conseguia enxergar além de ideologias e correntes políticas, tinha um senso de verdade interior e expressou isso em seu livro.
Esse foi apenas o primeiro de muitos livros que quero ler deste autor. Recomendadíssimo.

Grosman0 21/12/2022

Um livro - não sobretudo mas completamente - político
Érico Veríssimo, eu já sabia que tu era bom pelas minhas aulas de Literatura no 3° ano do ensino médio mas não sabia que tu era bom desse jeito. Desse jeito bem ... consciente de classe.

Incidente em Antares se divide na parte 1 - contexto histórico e formação da cidade de Antares - que é mais chato e massante, o que é o único ponto negativo que vejo, porém é extremamente necessária para a total compreensão do incidente, em si. O autor da uma aula de história ao mesclar a história do Brasil com Antares, com direito a Getúlio Vargas em pessoa interagindo com a burguesia antarense.

Na parte 2 - o incidente - a narrativa me prende e leio veloz as páginas. Queria saber mais sobre o plano dos defuntos e como cada um com sua própria peculiaridade prejudicaria a elite de Antares. Descobrimos a história de mortes de cada um dos sete defuntos e a maioria é extremamente tocante e triste. Tudo fica ainda mais sensível quando lembramos o que viria depois, a ditadura militar.

A obra é uma grande sátira com a burguesia brasileira e nem por isso brinca com a realidade material e crua. Por exemplo, no final do livro quando o incidente já passou, o poderosos de Antares fazem de tudo para esquecer sobre e que os podres revelados sobre eles, caem no esquecimento. Você fica revoltado porque sabe que acontece dessa maneira aqui na vida real.

Prepando as próximas leituras do Érico Veríssimo.
Ligia14 21/12/2022minha estante
Eu quero MUITO ler ele mas acabei dropando na parte do contexto histórico porque me interessei por outro livro, aí deu por isso mesmo e ele ficou abandonado, mas quero retornar a leitura dele e pelo jeito vou ter que ler tudo de novo porque me esqueci KKKKKK

Grosman0 21/12/2022minha estante
A parte do contexto história tem hora que foi terrível mesmo, ainda mais pq eu não tava sabendo identificar que parte da historia do Brasil era aquela especificamente. Mas não desiste não que é mt bom ??

Ligia14 21/12/2022minha estante
Ai amg eu quero muito ler ? adoro livros clássicos, amo uma fofoquinha antiga, já leu o cortiço?

Grosman0 21/12/2022minha estante
Não li pq me soa chato mas daria uma chance sim

Ligia14 21/12/2022minha estante
Eu amei porque é um cortiço cheio de personagem e fofocas, é uma edificação pra uma fofoqueira literária como eu, uma baixaria total

Nota: 5 estrelas

Grosman0 21/12/2022minha estante
KKKKKKK vou ler só pela fofoca então

Marcella 30/05/2021

Incidente em Antares é um livro escrito em 1971, durante a ditadura militar, e sua narrativa é uma crítica ao regime da época. Ele aborda temas como exílio, tortura, censura, proibição de greve, e tudo isso de forma bem humorada e sarcástica.
Dividido em duas partes, a primeira é utilizada para contar a história da cidade de Antares, desde sua criação até a época em que se passa a história, bem como de seus principais personagens. São quase 200 páginas, um pouco cansativas, mas que praticamente dão uma aula de história do Brasil, principalmente na parte da evolução política
A segunda parte do livro narra, finalmente, o incidente. Durante uma greve geral dos trabalhadores, pedindo por melhores condições de trabalho, seis pessoas falecem. Os coveiros se recusam a enterrar os corpos e, durante a madrugada, os cadáveres se levantam. Ao perceberem que não foram enterrados, os 6 mortos decidem resolver pendências pessoais com os moradores da cidade.
É uma história muito engraçada, que mostra de forma cômica a hipocrisia da sociedade de Antares (um retrato do Brasil), onde os personagens principais se dizem pessoas de bem, da família tradicional, mas que fazem todo tipo de imoralidade às escondidas. Veríssimo nos faz pensar sobre os absurdos de um regime totalitarista e também sobre a falsidade das pessoas que detém o poder, que dizem se importam com o povo mas apenas satisfazem as próprias necessidades.

Pri 29/02/2020

Uma leitura incrível, história bem escrita e uma lição de história que deveria ser lida por muitas pessoas pois em pleno 2020 muitas coisas de incidente em Antares se aplicam ao período atual da política brasileira!

Djúlio 16/12/2021

Uma crítica ao Brasil em tom de divertimento
Mais um livro da literatura brasileira que me encanta! Nunca tinha lido nenhuma obra de Verissimo, apesar de saber de sua importância. Realizar a leitura durante o período Bolsonaro tem um certo valor, pois é possível comparar muito da mentalidade da época em que ocorre o Incidente com os dias atuais. Sendo de uma cidade interiorana e com muitos aspectos similares a Antares, também me fez conectar melhor com a obra. Os típicos personagens e suas respectivas personalidades, muito se assemelham ao cotidiano de uma cidadezinha no interior do Brasil e a forma como isso é construído é genial, pois o autor consegue deixar suas críticas num tom de sátira. É um livro com muitas informações políticas, mas para quem se interessa, a leitura flui fácil e há sempre um anseio para desvendar o que vem logo em seguida. O ressuscitar dos mortos me trouxe boas reflexões daquilo que se compreende como ser humano e suas humanidades. Ótimo, ótimo!

Sr. Campelo 20/12/2020

Sete Cadáveres num Coreto
"É 11 de 1963. Greve geral em Antares. O fornecimento de luz é interrompido, os telefones não funcionam mais, os coveiros encostam as pás. Dois dias depois, numa sexta-feira 13, sete pessoas morrem - entre elas d. Quitéria, matriarca da cidadezinha. Insepultos e indignados, os defuntos resolvem agir: querem ser enterrados. Reunidos no coreto, decidem empestear com sua podridão o ar da cidade. Enquanto ninguém os enterra, porém, resolvem acertar as contas com os vivos e passam a bisbilhotar e infernizar a vida dos familiares."

A premissa do enredo é simplesmente fantástica. Iniciei a leitura sem antes verificar resenhas a respeito da obra e sem nenhum conhecimento prévio. Logo, imaginei que seria apenas uma comédia um tanto funesta. Ledo engano! A obra apresenta, por trás de toda sua comicidade, um retrato da supressão da liberdade no período da Ditadura Militar no Brasil. É exatamente a habilidade do autor em abordar a temática pelo viés cômico que torna o romance genial - pois a supressão da liberdade nos tira toda a capacidade de rir, e Verissimo consegue, de forma brilhante, inserir o humor como uma característica marcante presente ao longo da narrativa.

"Desta vez abri a veia da sátira e deixei seu sangue escorrer livre e abundantemente." (Erico Verissimo)

P.s.: Você precisa ler este livro antes de morrer... ou mesmo depois de morto!

Nicoletti 14/05/2022

Caminhos para um incidente
Um livro que faz um passeio pela história do Brasil sob a perspectiva de uma cidade fundada por duas famílias conservadoras ao estilo de tantas outras. Sem pesar no julgamento político - mas também sem parecer aquém - Incidente em Antares é um delicioso romance ao qual não falta passagens memoráveis.

Marina 23/01/2024

Como a história do Brasil?
O livro começa fazendo um ótimo vínculo da ficção com a história política do Brasil, que prende e flui muito bem nessa primeira parte, porém?
Na segunda parte, apesar do autor construir detalhadamente todos os personagens e fatos que acontecem, incluindo humor inteligente e ironia, a história continua muito arrastada o que me fez perder um pouco o interesse em certo momento.
Mesmo que esse livro tenha sido escrito em meados de 1970, percebe-se ainda muitas semelhanças existentes dos personagens com a sociedade atual.

Lindsey 11/04/2017

Vamos falar de política..
Se você for um leitor desavisado e pegar esse livro pra ler baseando-se somente na sinopse, vixe, vai se sentir muito enganado. Nela diz que a história é sobre um evento ocorrido em 1963, onde defuntos se rebelam contra uma cidade que encontrava-se em greve, reivindicando o direito de serem enterrados. Pobre leitor! Até existe isso na trama, mas tá lá pro finalzinho. Só que não precisa ficar bravo, pois é um livro incrível, quase obrigatório se você for um ‘brasileiro que não desiste nunca’! Nessa história, Erico Verissimo conta através de metáforas inteligentíssimas toda a história política de nosso país, do coronelismo à ditadura. Mas não é uma daquelas histórias chatinhas que a escola quer que você decore. Verissimo conta tudo de forma irônica e contundente, através de relatos da vida do povo de uma cidadezinha do interior do Brasil chamada ‘Antares’. Agora, por que ‘Antares’? "Para mim quer dizer 'lugar onde existem muitas antas', disse Sr. Vacariano”. Poizé!
* Confira minhas outras resenhas no Instagram @livro100spoiler

site: https://www.instagram.com/livro100spoiler

Suemi.Oliveira 17/02/2021

Incidente em Antares - Érico Veríssimo
Publicado em 1971, o livro ?Incidente em Antares? é dividido em duas partes, sendo a primeira dedicada à contextualização do período histórico brasileiro ? Era Vargas ?, à explicação de como teria surgido a cidade fictícia de Antares/RS, na qual se passa toda a narrativa, e à apresentação das famílias Campolargo e Vacariano, cuja rivalidade atravessou diversas gerações. A segunda parte, por sua vez, é dedicada ao Incidente propriamente dito, que ocorre pouco antes do início da ditadura militar.

Ambas as famílias são coronelistas e latifundiárias. Os Vacariano são conservadores, ao passo que os Campolargo se intitulam progressistas, no entanto, ambas são elitistas e contra o progresso do proletariado. A rivalidade com o tempo chega ao fim, e ainda que com pensamentos divergentes, nasce uma amizade entre Tibério Vacariano, Zózimo Campolargo e suas respectivas esposas.

O desenvolvimento da trama é marcado pelas relações político-sociais que objetivam atender aos interesses individuais dos poderosos de Antares, sem jamais se preocupar com a coletividade. E é em 11 de dezembro de 1963, com o anúncio da greve geral de trabalhadores pertencentes aos mais diversos setores que ocorre uma interessante reviravolta: 7 moradores da pequena cidade falecem; sete indivíduos de classes sociais distintas, indo desde o bêbado Pudim de Cachaça até a matriarca da família Campolargo.

Já mortos, os 7 antarenses descobrem um único interesse em comum ? e tratam de se planejar e agir para ver seu objetivo ser concretizado. Para isso, não são medidos esforços: são levados a público os nomes de todos os envolvidos em corrupção e outros crimes arquitetados para o favorecimento de certos grupos da cidade gaúcha; os frágeis alicerces de diversas famílias são expostos, profissionais têm suas condutas altamente antiéticas escancaradas para todo o povo ? e não para por aí.

Porém, o que a população de Antares faz com as relevantes informações fornecidas pelos defuntos foi o que mais me surpreendeu. Assim como outros títulos da nossa literatura nacional, este clássico pode ser classificado como atemporal e deveras realista, embora se trate de ficção. Érico Veríssimo usa um pequeno povoado para descrever toda uma nação que, ao que tudo indica, parece não aprender com os erros, mesmo quando são escancarados em praça pública, e segue empurrando o que não é conveniente para baixo do manto da hipocrisia.
Alê | @alexandrejjr 17/02/2021minha estante
Perfeito, Suemi! É um romance de uma lucidez incrível! Encerrar uma obra da magnitude do Erico com esse romance é um feito para poucos.