Cantiga de Esponsais

Cantiga de Esponsais Machado de Assis

Resenhas - Cantiga de Esponsais

Larissa.Cruz 09/03/2018

O conto CAntiga de Esponsais e narrado em 3 pessoa , conta a historia do Mestre Rimao que era regente de orquestra mais seu grande sonho mesmo era ser um grande musico , qaundo se casou com sua esposa ele começou a criar uma peça que se chamava Cantiga de Esponsais porem sua esposa morreu entao ele nao acabou de fazer a obra. O conto mostra que a vida e cheia de aultos e baixos .
Ana Paula Paim 08/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Grace 13/03/2018minha estante

Sophia.GonAalves 09/03/2018

Resenha
Muito interessante esse conto pois fala de um homem que possui dentro de si um mundo de harmonias que el não pode compor. O mestre Romão gostaria muito de ter o dom de compor músicas, só que ele não conseguir colocar no papel e isso o deixava muito triste. Ele uma vez se casou e tentou compor de novo, mas sua esposa veio a falecer e ele parou. Um tempo depois ele adoeceu, aponto de acabar com tudo ele acaba escutando uma melodia que ele procurava por muito tempo, e depois de escultar uma moça cantando pra seu amado o mestre Romão faleceu.
Ana Paula Paim 13/03/2018minha estante
Machado consegue (presente histórico, por conta da atemporalidade da sua obra) discutir a criação e inspiração com sutileza e simplicidade! Temas tão subjetivos, porém, Machado amplia nossa percepção das verdades "irrevogáveis", só depende do nosso ponto de vista e do nosso lugar. E viva Machado de Assis! Abraços

Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Os dois tematizam aspectos relacionados à música, a incapacidade humana e a busca de uma vida inteira por um desejo, por um sonho, uma realização pessoal.

Julia.Neves 09/03/2018

Cantiga de Esponsais
O personagem Romão é um regente que tem um grande sonho de ser compositor . Este conto tem como tema a música , sonhos e fracassos , e ele é bastante parecido com do homem célebre gostei bastante dele .
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante

Louise Priscila C Gomes 2°L 09/03/2018

Romão Pires um homem de cabelos brancos, com mais ou menos sessenta anos, solitário cuja única companhia é um escravo velho, chamado Pai José. Embora Romão fosse um ótimo músico, ele se sentia triste por executar somente obras alheias sendo que o que ele mais queria era produzir grandes melodias.
quando Romão se casou, ele tentou escrever uma música para a esposa animado pela inspiração que parecia provir dos primeiros tempos de casado. Apenas algumas notas no papel, sem conexão, este foi o resultado da sua primeira experiência.
Como guardava o papel desde aquele tempo, ao se ver próximo da morte, Romão decide pegá-lo novamente e tentar finalizar sua cantiga para a falecida esposa. Ao ver dois jovens recém-casados pela janela, a surpresa do músico é grande, já que, depois de desistir da canção, ele escuta a jovem apaixonada cantarolando as notas que ele sempre procurou para finalizar sua cantiga de esponsais. Naquela mesma noite, Mestre Romão morre

Maria 09/03/2018

Aluna:Maria Alice série:2 j Prof:Grace Cantiga de esponsais
Esse conto tem como tema principal a música,o personagem principal se chama mestre Romão,músico conhecido no Rio de janeiro,seu sonho sempre foi ser um grande compositor,logo que casou começou a criação de uma nova peça,uma cantiga de esponsais.
Após uma apresentação ele vai pra casa doente,aflito,mesmo pedindo por remédios,sentia q sua vida estava no fim.tentou continuar sua cantiga de esponsais,porém não obteve êxito,escutou uma música de um casal e ficou admirado,a música que ele tanto procurava, infelizmente,para tristeza do leitor,ele acaba morrendo na mesma noite, decepcionado.

Raiana Souza 09/03/2018

Cantiga de esponsais
o conto "cantiga de esponsais" é um conto narrado em 3° pessoa. O conto fala sobre um homem que tinha um sonho em ser músico porém não tinha inspiração por causa do seu comportamento.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Qual o tema tratado pelo autor no conto? Qual questão é apresentada? O que achou do texto?

Henrique 05/03/2018

Cleiton Ribeiro 2M

Machado de Assis, Cantiga de Esponsais.
Em 1813, na igreja do Carmo, Romão Pires regia a orquestra da festa, com alma e devoção. Ele era um velho de cabeça branca, bom músico, bom homem.
A missa cantada acabou, mestre Romão jantou e foi para casa, onde morava com pai José, um preto velho.
Tinha um cravo, para o qual tocava algumas vezes. Mestre Romão gostaria muito de ter o dom de compor músicas. Possuía dentro de si um mundo de harmonias originais, porém não conseguia exprimir no papel. Isso causava melancolia.
Começou a compor um canto esponsalício, três dias de casado, em 1779. Sua mulher faleceu anos depois, e o canto nunca foi terminado.
Mestre Romão adoeceu do coração, cinco dias após a festa. Pegou o canto guardado na gaveta, mandou trazer o cravo e tentou acabar a obra.
Viu um casal pela janela. Reproduziu algumas notas, sem inspiração, impaciente, rasgou o papel escrito. Foi então, que ouviu a moça cantar para o marido, justamente com a nota musical que procurara anos sem achar. Ele ouviu triste e à noite morreu.
Grace 27/03/2018minha estante

Sanmara.Santos 09/03/2018

cantiga de esponsais
Romão regente de orquestra e casado tinha vontade de compor músicas, possuía a melodia, mas não conseguia exprimir no papel.Romão tinha um cravo para qual tocava algumas vezes, então ele começou a compor um canto esponsalício. Sua mulher faleceu anos depois, e o conto nunca foi terminado. Romão já adoentado, pegou o conto e mandou trazer o cravo tentando terminar o conto.Foi então que ouviu a moça contar para o marido, justamente com a nota musical que faltava e procurava a anos, ele ouviu triste e pela noite morreu.

vi_duarte 09/03/2018

É um conto romântico e ao mesmo tempo triste. O ator principal é um regente que tem um grande sonho de ser compositor e ser reconhecido, mas as circunstâncias da vida faz ele se apaixonar e perceber que a sua amada tem o dom de compôr e assim é reconhecida.
Ele tem um amor que "rouba" o sonho do seu amado.
Grace 04/04/2018minha estante
OK

Renata lavine 2A 06/03/2018

Cantiga de esponsais
Machado de Assis com um grande conto do mestre Romão, o homem onde tinha toda a melodia dentro de si e não conseguir passar para o papel o deixando com muita raiva, mestre Romão gostaria muito de ter o dom de compor músicas pois era o grande sonho dele, o fato de não conseguir o deixava triste. Com o passar do tempo sua mulher havia falecido, o mestre mesmo depois da morte dela não havia conseguido compor a grande musica, e então ele morreu tempos depois ao ver um jovem fazer de forma tão natural o que tinha tentado a anos, o Conto e do início ao fim com muitas frustrações.

Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
Alguns textos são mais significativos e despertam nosso interesse, portanto, continue suas leituras machadianas. Com certeza, irá se encantar por algum texto.

Gabriel.Vilas 08/03/2018

gabriel vilas 2J
Cantiga de Esponsais de Machado de Assis, narrado em terceira pessoa, conta-nos a história de mestre Romão, músico conhecido no Rio de janeiro, nos idos de 1813.
Seu comportamento, normalmente circunspecto e triste, transformava-se ao reger. Diante da orquestra, mestre Romão experimentava intensa alegria e satisfação.
Durante toda a vida, o mestre acalentou o sonho de ser um grande compositor, contudo faltava-lhe inspiração, apesar de ser exímio executor de peças alheia.
Logo que casou, aliás, mestre Romão, começou a composição de uma peça – uma cantiga de esponsais, a qual, mesmo após a morte precoce da esposa, permaneceu inacabada.

Fernanda.Costa 08/03/2018

Cantiga de esponsais
Esse conto retrata sobre o reconhecimento, uma hora você tem outra hora não, é bastante frustrante.
Não nascemos para ser bom em tudo, mas podemos melhorar naquilo que temos a nós oferecer uma para a vida.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Recomendo uma nova leitura para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.