Como água para chocolate

Como água para chocolate Laura Esquivel

Resenhas - Como Água para Chocolate

Nil 31/01/2021

Excelente livro.
O livro conta as histórias de uma família mexicana, intercaladas pelas receitas culinárias desenvolvidas por Tita, a personagem principal.
Como se trata de uma obra do realismo fantástico, as comidas acabam absorvendo os sentimentos de Tita e atingindo os comensais.
Durante todos os capítulos do livro, receitas são intercaladas ao corpo do enredo da história e, aqui, há dois pontos, sendo, a meu ver, um positivo e o outro negativo. O ponto positivo é que a autora conseguiu agregar as receitas ao corpo do texto de maneira muito fluida. O ponto negativo é que chega uma hora que, por apresentar tantos detalhes e tantos processos das receitas, fica um pouco maçante essa parte.

Arisa.RC 31/01/2021

Delícia
A leitura dessa obra típica da literatura fantástica latino-americana é deliciosa. A história é envolvente, dramática e surpreendente. A mistura de receitas, amores e sensualidade torna a leitura íntima, aconchegante, nos fazendo querer conversar com a protagonista, oferecer-lhe conselhos, colo e, é claro, provar suas receitas!

Evelice.Neves 29/01/2021

Sensasional!
Duas das coisas que mais gosto nesse mundo juntas: livro e comida! Não tem como dar errado, certo? Aqui, pelo menos, não. Esse romance super criativo conta a história de Tita, que tem o dom da culinária herdado da avó (sua comida é mágica, digamos assim). Ela se apaixona por Pedro, mas não consegue viver o amor de sua vida. Há tantos desencontros com esses dois.
O enredo é mágico e me ganhou logo de cara. Lembro que estava sempre com água na boca quando lia sobre as preparações culinárias de Tita.
Digo que ler esse livro é uma experiência maravilhosa e aguçará quase todos os seus sentidos (hello, olfato e paladar!). E se prepare pra sentir fome o tempo todo!

Iara.Borges 24/01/2021

Esse livro é absolutamente perfeito, uma verdadeira ode às comidas afetivas. É muito gostoso acompanhar a vida de Tita através das receitas e se encontrar pensando na propria história e as comidas q fazem parte dela. Da muita vontade de viajar pro México e se acabar de comer. É muito amorzinho.

Ana Bruno 24/01/2021

Gostei bastante
Literalmente um livro saboroso. E divertido! Cada capítulo tem uma receita que faz parte do contexto - dá vontade de provar várias delas! (Mas não parecem simples de fazer)
E na história, temos Tita, a caçula de três filhas de uma mãe rígida, que desenvolve um dom de culinária incrível e que vive no centro do furacão de emoções, tradições e complexidades da família. Doze "histórias" sequenciadas, recheadas de amor ou seus desdobramentos em diversos graus, tons e camadas, com toques de realismo mágico na medida! Gostei muito!

Amanda.Paes 06/01/2021

"Para ela, rir era uma forma de chorar"
Primeiro livro do ano de 2021, primeiro livro de uma autora mexicana para o Desafio Leia Mulheres.

Confesso que iniciei a leitura com um pé atrás por não ter nenhum interesse em cozinha... tive receio de que as receitas expostas ao longo do livro fosse atrapalhar a leitura, mas isso em momento nenhum aconteceu!

A leitura é leve e flui, com belíssimas alegorias e mostra de uma forma muito poética como nossa energia está em tudo, até nas comidas mais simples que preparamos.

Apaixonada por Tita!

Ana Luiza 05/01/2021

Sensível, mágico e estou faminta!
Eu amei tanto ler esse livro. Algo nele casou comigo de uma forma que modificou a forma como hoje eu cozinho, coisa que eu não gostava tanto de fazer. O final dele foi um soco no estômago para uma pessoa que gosta muito de racionalizar emoções. O debate sobre o papel da mulher e o valor dela é uma assunto que me incomodou ao longo do livro. A vida de Tita não é fácil e apesar de achar lindo o fim do enredo, sinto ele dolorosamente amargo. Acho que isso reflete muito o sabor do amor maduro ou o amor intenso que a personagem entrega a Pedro, que, de coração, não merecia nem um terço disso. Mamãe Elena também foi uma personagem que gerou várias reflexões com sua dureza e atitudes cruéis de alguém que parou de amar.

Se quiser saber mais do livro, deixei um texto no medium:

site: https://bananadinamite.medium.com/4-lendo-o-mundo-m%C3%A9xico-como-%C3%A1gua-para-chocolate-8d59c6261a58
Katia Rodrigues 27/01/2021minha estante
Excelente resenha! O livro também mudou a forma como cozinho, como me relaciono com a comida. Tento não cozinhar com raiva, para não matar ninguém ?. Concordo que Pedro não merecia um terço do amor e da dedicação que Tita tinha por ele.

Ana Luiza 28/01/2021minha estante
Eu ainda não me contento com ela ter ficado com ele. Mas foi uma ótima história e essa conexão com a comida é a melhor coisa.

Júlia 30/12/2020

Ótimo livro! Mas se preparem, ele dá fome! Fome no sentido literal da palavra e fome de leitura. O livro traz toda a magia e mística da culinária mexicana, o enredo é traçado a partir das receitas preparadas com excelência por Tita e acompanha toda a vida da personagem. Por ter toques de realismo mágico e ter um enredo baseado em relações familiares, me lembrou Cem anos de solidão, quem já leu sabe que é uma ótima referência.

Nat 30/12/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
O livro é uma viagem e por temperos e comidas mexicanas. Tita aprendeu a cozinhar muito bem e passa suas emoções para as comidas; as pessoas que as comem também sentem os desejos e as angústias da personagem. Ela é proibida de se casar pois, por tradição, a filha mais nova deve cuidar da mãe na velhice. E então descobrimos outros costumes, outras receitas, e histórias escondidas. Leitura muito leve e gostosa!

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Vilamarc 14/12/2020

Culinária transgressora
Pela primeira vez leio um livro que me instigou a imaginar, com todos os sentidos, olfato e paladar, além da experiência tátil.
Como água para chocolate é uma celebração sensorial, além de seu caráter reconfortante e inspirador.
Ambientado em plena Revolução Mexicana de 1910, Laura Esquivel nos presenteia com esse romance latinão que não dispensa o triângulo amoroso, o peso opressor das tradições familiares e os segredos do passado, narrado em cenas tropicais e calientes. Assim, temos Mamãe Elena voltando do além para impedir o romance de Tita e Pedro, esposo de sua irmã Rosaura.
Mas óbvio que o destaque são as cenas culinárias intercaladas ao romance. Como o capitão revolucionário lendo receitas para descobrir o ponto de bola da calda de açúcar sob as ordens ameaçadoras da generala Gertrudis. Muito bom!
As receitas são como as regras sociais que confrontadas as vidas individuais, ganham sabores diversos, e chamam a transgressão.
kellen.ssb 14/12/2020minha estante
Sua resenha me instigou a lê-lo rs

-Lá- 17/12/2020minha estante
Vila, tem dois livros que são "continuação"

Ingrid.Pardinho 12/12/2020

Uma boa leitura
Essa leitura me prendeu de tal forma que a devorei em pouco tempo. Me decepcionei com o fim, mas a obra como um todo é muito bem construída.

Alyne.Queiroz 28/11/2020

Sensacional
Um das melhores leituras do ano, é muito interessante a proposta do livro, unir receitas com eventos e emoções que acontecem no seio de uma família mexicana, vc quase consegue sentir o gosto e o cheiro descritos com tanta paixão, é uma ótima porta de entrada pra quem quer conhecer o realismo fantástico

Catarine Heiter 13/11/2020

Iniciei a leitura deste romance sem conhecer nada da história (e sem nem ter lido a sinopse). Uma primeira olhada no sumário já me agradou, assim como a leitura da primeira página; pois logo percebi que seria uma história contada com muita criatividade! Somos apresentados a uma receita a cada capítulo, mas não simplesmente a descrição de ingredientes e modo de preparo. A autora nos apresenta o contexto de preparação daquela receita, assim como os sentimentos envolvidos neste processo, com consequentes efeitos naqueles que se deliciam com o resultado final. Uma trama familiar muito interessante (no estilo novela mexicana) se desenvolve a partir disto, com episódios fantásticos e hilários; que me mantiveram interessada até a última página. Experiência de leitura bastante interessante e que indico, com certeza!

Esta leitura foi motivada pelo Desafio DLL 2020, na categoria ‘De capa azul’.

Analice 08/11/2020

Sem igual
Trata-se de um romance sem igual... A tutora traz magia à cozinha e ao ato de cozinhar, deixando as histórias muito mais profundas e elaboradas. E que história mais linda de amor! É um livro surpreendente que vale cada página de leitura, com um final arrebatador!

Ellen 26/10/2020

'A verdade! A verdade! Olhe, Tita, a pura verdade é que a verdade não existe. Tudo depende do ponto de vista das pessoas.'