O Evangelho segundo Jesus Cristo

O Evangelho segundo Jesus Cristo José Saramago




Resenhas - O Evangelho Segundo Jesus Cristo


421 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Douglas Brilhante 06/06/2023

Simplesmente fantástico (como sempre)!

Todos os livros que li do Saramago são:

?E se??

E se Jesus, Rei dos Reis, também fosse um homem comum com toda a nossa humanidade embutida?

No evangelho do autor português, o tão conhecido caminho da história de Jesus é adptado para uma narrativa mais crítica, palpável e, honestamente, até mais provável.

Com genialidade, humor e extrema lucidez, Saramago nos faz refletir sobre as contradições óbvias e outras sutis do evangelho correntemente estabelecido e Jesus é recriado na dupla face dos seres humanos sem perder sua essência messiânica e iluminada.

Perfeito. 10/10.
comentários(0)comente



Jotinha 05/06/2023

O envagelho por outros olhos
Esta narrativa de José Saramago trás a tona uma nova visão sobre todo o percurso da vida de Jesus, ainda presente todo a religiosidade que os trechos originais possam propocionar porém a forma como o texto se conduz com um ênfase nas dramas das personagens é belíssimo. Sou cristão porém li esta obra apenas como mais uma narrativa antiga e me surpreendi, a maneira como José conduz o texto é incrível, não há cortes para diálogos ou detalhes no ambiente, tudo é conduzido propositalmente numa linha só te mergulhando naquela história sobre Bem, Mal, redenção, Divino e o mais importante sobre a Morte. Toda os subtextos presentes na Bíblia aqui tomam mais vida e com esta maior evidência se tornam mais "livres" para debate, como todos os relacionamentos que Jesus teve em vida e como eles influenciaram ele. Em suma, um belo livro até mesmo para aqueles que não forem cristãos, deem uma chance para esta obra e busquem as mensagens que ela tenta enfatizar.
comentários(0)comente



Mari 04/06/2023

Ler Saramago já é de tirar o fôlego (no sentido literal também, com sua aversão aos pontos e vírgulas e suas páginas inteiras de uma só frase), e? Saramago né? acho que esse nome por si só já é uma resenha inteira.
Dessa vez não foi diferente, a ideia é genial. Importante começar a ler tendo em mente que não são a mesma coisa, mas o livro reconta a história da bíblia. É a reconstrução, a reinterpretação, a atribuição de sinestesia à historia de forma crítica e irônica, trazendo as sensações, as ambiguidades, tirando um pouco o foco do divino e colocando na existência de tudo que há de humano ali. Não uma ?troca?, mas uma sobreposição do objeto.
É uma visão da narrativa pela versão do sentimento das mulheres também, com a percepção da maternidade, com novos questionamentos sobre as relações. É a primeira vez que alguém se interessou por escrever sobre como Maria pode ter se sentido com as primeiras palavras e os primeiros passos de Jesus, por exemplo.
Mesmo tão interessante, preciso dizer que deixei pela metade ? não é NEM um pouco fácil de ler, nem se compara a ?As Intermitências da Morte?, por exemplo. Depois de um ano inteiro tentando, sobram umas 200 páginas para eu voltar depois. É realmente admirável pensar que alguém um dia resolveu parar para escrever uma ideia e que disso saiu um livro, então me dói abandoná-los no meio, sempre fico curiosa com o final? mas tudo bem porque o final dessa eu já sei.
Procurando, aleatoriamente, algo que marquei, encontrei: ?(?) o abandono do corpo não exprime senão a dor de uma alma.?
comentários(0)comente



FabioMartineli 29/05/2023

Indispensável
Vale completamente o tempo dispendido em sua leitura.
Apesar da dificultosa escrita, em algumas páginas já se pega o jeito da leitura.

Agora, sobre o seu conteúdo, impar, impactante e indispensável! A humanização de Jesus, os papeis de cada personagem, momentos tristes e épicos...tudo faz com que valha o Nobel recebido por Saramago.

Principalmente a cena do diálogo ao barco, é chocante e indescritível.
comentários(0)comente



Sabrina 27/05/2023

Saramago era um homem de muita coragem! Escreveu sua versão da história do filho de Deus, com direito a muita ironia, reflexões fortíssimas e tiradas divertidíssimas. O evangelho na versão do filho, a escolha, a aceitação, o propósito de Deus, o diabo, o bem e o mal, aquilo que está em nós. Que livro, que genialidade, quanta coisa pra repensar, quanta provocação. Simplesmente sensacional!
comentários(0)comente



Carlos 27/05/2023

O Evangelho Segundo Jesus Cristo
Saramago consegue tornar a história do INRI ainda mais interessante, incluindo diálogos e acontecimentos imaginados por ele.

Leitura muito fluida, surpreendentemente esse foi o meu primeiro contato com o autor e agora pretendo ler a sua bibliografia.
Marlo R. R. López 27/06/2023minha estante
Leitura muito fluida, tá de brincadeira né? kkkkk




"Aonde você vai Sam?" 25/05/2023

Saramago seja louvado!
No ocidente fortemente marcado pela cultura judaico-cristã, creio não haver nenhum livro mais importante que esse.

É, provavelmente o melhor livro escrito nós últimos cem anos (e, tudo indica, que pelos próximos cem também).

Não é o evangelho segundo Saramago, o homem; é o evangelho segundo a humanidade. Uma humanidade livre das correntes douradas da religião.

Enquanto se matar e morrer por causa de Deus, seja lá o que Diabo seja isso, esse livro permanecerá sendo essencial ao que quer que seja o ser humano!

Saramago seja louvado
Saramago seja lido
"São Saramago", dai-nos lucidez, defendei-nos do obscurantismo, afastai os fanáticos.

Amém!
comentários(0)comente



Chelly @leiodetudo 25/05/2023

Infelizmente só cabe 5 estrelas.
É o segundo livro de Saramago que leio e já concluí que tudo dele é muito custoso de ler, mas é igualmente maravilhoso. Tá claro por que ele ganhou um Nobel. Esse livro pode ser muito difícil ainda mais para pessoas religiosas ou com pouca flexibilidade de separar a história bíblica da versão criada por um ateu. Eu entendo e não critico. Mas aos que desejarem encarar, sugiro ir de mente aberta. Traga consigo todas as perguntas que nunca te foram respondidas sobre a passagem de Cristo na terra e desfrute da versão do Saramago sobre a vida e morte de Jesus.
comentários(0)comente



Beatriz.Alves 20/05/2023

O evangelho segundo Jesus Cristo
Livro de leitura necessária. A polêmica é seu material de origem, mas as reflexões suscitadas nos levam a repensar os alicerces da civilização ocidental.
comentários(0)comente



Danilo116 19/05/2023

Uma nova visão sobre a história de jesus e a vida
O livro traz uma figura mais humanizada de jesus,um jesus que ama,que chora,que briga e traz uma visão diferente da tipicamente apresentada e conhecida.Ele te surpreende ao mostrar cenas/passagens muito conhecidas , porém com um novo ar ou ideia sempre te surpreendendo.Uma ótima para qualquer leitor,ele começa bem ruim(não vou mentir) porém ele te surpreende mais pro final
Ricardo 19/05/2023minha estante
O começo foi bem maçante mesmo, mas me prendeu do meio pro final. Sem saber terminei quase no mesmo time que vc. Que bom que gostou da leitura!




Andrey 15/05/2023

Sensacional
Estou impactado com esse livro, forte candidato para o melhor livro lido de 2023. Esse é um daqueles que vc precisa estar pronto, deve ser lido, apreciado e debatido.
comentários(0)comente



Daiane.Mazzetto 01/05/2023

Saramago sendo Saramago
Confesso que o começo do livro é enfadonho e pensei muito em desistir. Mas persisti porque gosto muito do Saramago... aí veio a parte de Jesus, Deus e o Diabo na barca e foi um deleite e do nada aparece um Fernando Pessoa. Saramago sendo Saramago... nos proporcionando reflexões muito incríveis.
comentários(0)comente



Alexandre 26/04/2023

Uau
Caras, que livro! Saramago foi ousado em escrevê-lo, mas, ao meu ver, nunca desrespeitoso. A história tem muito pouco da Bíblia, e traz um Jesus mais humanizado, que comete erros e tem sentimentos mundanos.
Minha parte favorita foi o debate entre Deus e Jesus sobre o fururo da religião após o sacrifício que ele teria que fazer. Divertidíssimo!
comentários(0)comente



Clarissa 24/04/2023

Saramago é sempre um soco no estômago pra mim, seja pela crítica pesada, seja pelo sarcasmo que parece pular de algumas frases do nada! Entendo perfeitamente que esse autor jamais gostou de traduções das suas obras. Ninguém conseguiria atingir o nível dele. O final desse livro dá toda uma nova dimensão à história de Jesus contada na Bíblia, e de uma forma muito mais humana e que faz muito mais sentido no contexto do que a própria história original! E tem um papo cabeça lá pelo meio do livro entre Jesus e um outro personagem (rs), que é de aplaudir de pé. Simplesmente genial.
comentários(0)comente



Crixtina 23/04/2023

Saramago e sempre Saramago
Acho uma leitura difícil mas quando você entra no texto nem a falta de pontuação te incomoda
Livro muito interessante com reflexões além no normal !! Indico a leitura

?Acontece isto muitas vezes, não fazemos as perguntas porque ainda não estávamos preparados para ouvir as respostas, ou por termos, simplesmente, medo delas.?
Maria Antônia Galhardo 23/04/2023minha estante
Amei esse trecho destacado




421 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |