Vá aonde seu coração mandar Susanna Tamaro
Susanna Tamaro
Susanna Tamaro

Resenhas - Vá Aonde seu Coração Mandar

Lumi Tie | @lumi.reads 26/04/2023

Quando li a sinopse eu entendi que seria uma história envolvendo avó e neta e… bem, é exatamente disso que se trata, mas é contada de maneira epistolar (através de cartas) e não possui a participação da neta, ela é apenas o destinatário desse diálogo unilateral.

Olga é uma senhora italiana de oitenta anos com uma relação difícil com a neta, de quem foi responsável pela criação uma vez que sua filha faleceu ainda nova. A nostalgia está presente desde o começo dos seus desabafos, direcionados à única pessoa que poderia se interessar, embora nem essa certeza ela possua.
A separação continental de ambas se deu por uma insatisfação da jovem em relação às expectativas que nutria pela sua responsável, a ânsia que sentia de ser compreendida e que nunca foi sanada. Olga, por sua vez, teria demonstrado certa apatia e conformidade com todas as indagações levantadas pela garota desde pequena. Essa diferença entre ambas arrastou o relacionamento ao limite, até se arrebentar.
A jovem vivaz, cheia de curiosidade e vontade – foi buscar novas aventuras nos Estados Unidos; a outra já bastante vivida e experiente se manteve na mesma casa onde criou a filha e depois a neta, e não sabe o que aconteceu com o próprio interesse pelas coisas; qualquer uma que fosse.

Você pode conferir a resenha completa no meu blog :D

site: https://lumireads.wordpress.com/2023/04/26/resenha-va-aonde-seu-coracao-mandar-susanna-tamaro/

Carol Minardi 17/12/2013

Lindo, lindo
Eu já tinha assistido o filme há quase dez anos quando, em uma livraria de Lisboa, encontrei o livro.

Li durante o vôo Lisboa-RJ e chorei tanto, mas tanto, que a aeromoça veio me oferecer um copo d'água.

A história é linda e tocante e fala da relação entre mãe e filha. Logo que cheguei no Rio, mandei o livro de presente para minha mãe, que morava em Porto Alegre. Ela amou, sublinhou várias partes.

Depois que minha mãe faleceu, este livro voltou para minha estante, mas não consigo ler nem a primeira página que caio num choro...

De qualquer forma é uma história linda, cujas personagens me acompanharão para sempre.

Recomendo!
mandie 07/10/2012minha estante
Otima resenha,quando eu acabar de ler, posto a minha aqui!

Shirlei.Barros 16/09/2023minha estante
Oi, Carol!

Você sabe como encontrar o filme? Ainda não consegui localizá-lo. Amei essa obra e já realizei três leituras dela. Li também a "continuidade" cujo livro se intitula "Ouça a Minha Voz". Ambos são apaixonantes!
Caso possa me ajudar, agradeço-lhe desde já.
Abç.,
Shirlei Canto

@sandraalmeidaeseuslivros 06/03/2023

Uma carta profunda e poética
O livro além de sensibilizar nos faz pensar a importância de sempre que possível fazer nossas escolhas através do que sentimos no nosso coração.

Confesso que minha expectativa era bem diferente, as reflexões e metáforas são belíssimas, porém na sua grande maioria tristes.

Ao resolver no fim de sua vida escrever uma carta para a neta, vamos conhecendo a história de três gerações, onde o vazio e a tristeza são muito mais fortes que os momentos de felicidade ou alegria.

Separei alguns quotes que pode expressar um pouco da profundidade das reflexões.

? As lágrimas que não saem se depositam no coração, com o passar do tempo se incrustam nele e o paralisam, tal como os depósitos calcários se incrustam e paralisam as engrenagens de uma maquina de lavar.?

? Será que existe algum modo de nos livramos do destino imposto pelo ambiente de origem, por aquilo que os nossos antepassados nos legaram através do sangue??

?? de toda a realidade que nos cerca, só conseguimos perceber uma faixa restrita.?

?Sabedoria e superficialidade não pertecem aos anos, mas ao caminho que casa um percorre.?

melissalfr 26/02/2023

Bonito.
Esse livro mexeu comigo, não esperava que os pensamentos de uma idosa me deixariam tão pensativa.
São muitas reflexões, muitas ideias e muitas experiências lindas, acho que é um ótimo livro para quem quer se encontrar, mas indico para qualquer um, chega a ser necessário.

Cíntia 15/05/2023

Não sei se é pelo momento que estou passando, mas não gostei da história.

O livro é todo narrado em primeira pessoa, cada capítulo inicia com uma data e é escrito em formato de cartas, mas mais parece um diário.

Não consegui me apegar a personagem principal, me senti muito insensível lendo, pois é muito bem escrito, a personagem principal conta sua história, angústias, pensamentos, arrependimentos, mas não gostei da história em si, achei tudo muito triste, irritante e depreciativo. Só na metade da história que é possível descobrir o nome de quem esta escrevendo as cartas, até então eu achava que era quase uma biografia e fossem cartas da autora mesmo. A escrita é rebuscada, por vezes poética e filosófica. Mas realmente foi muito difícil eu conseguir terminar de ler, eu queria muito saber como terminaria e fiquei um pouco decepcionada com final.

Não é um livro ruim. Provavelmente tocou e toca muitos corações, mas comigo realmente não fluiu. Talvez daqui há alguns anos, eu o releia e aprecie sua história.

Nihil 17/08/2023

Que escrita maravilhosa. Me senti triste, feliz, perdida e realizada junto com a personagem. O conhecimento que ela vai mostrando para nós com o passar das páginas e como ela foi amadurecendo na vida é muito legal. Achei uma leitura super leve é importante para refletirmos sobre a vida, a morte e quem somos

Jaderson.Felisberto 15/03/2023

A verdade é dura, mas é verdade
Não tem como não se apagar a esta ávo, não tem como.o ler sem se emocionar oh marcar alguma passagem do livro, não tem como não se sentir a neta lendo estas cartas uma vez que a avó já tenha partido, não tem como não sentir o sentimento que ela tenta passar.

Que Leitura prazerosa é reflexiva mais também de muito aprendizagem sobre a própria forma de se viver. E no final va aonde o seu coração mandar. ??

Ananda Faria 27/07/2023

Vá aonde seu coração mandar
O livro é uma carta de uma avó, nos seus dias finais, para sua neta.
A avó, após a morte da mãe, foi quem criou a neta que agora está na América.
Na carta, vamos conhecer a história da avó e toda experiência alcançada.

Camilla.Conti 19/06/2020

Lindo!
Esse livro, apesar de curto, é repleto de emoção. Trata-se de uma avó que narra sua vida, focando, principalmente, em realinhar os laços com a neta.
Recomendo muito a leitura, principalmente aos leitores que gostam de uma história sentimental.

Me sigam no Instagram @apaixonadapo 26/03/2023

Vá Aonde o Seu Coração Mandar
Uma avó italiana, que se vê sozinha após a partida da neta para estudar nos Estados Unidos, onde suas únicas companhias são um cachorro e uma rosa, que ela plantou junto com a neta.
Percebendo que já não irá viver muito tempo, decide escrever uma espécie de diário, como uma forma de despedida para sua neta querida. E nele, ela retorna ao seu passado, em sua vida conflituosa com seus pais, sua única filha e seu marido. Assim como vai revelando seus erros e acertos e suas belíssimas reflexões sobre a vida.
Minha opinião:
Nem preciso mencionar o quanto esse livro me comoveu. Me fez sentir uma enorme falta da minha amada avó, me fez analisar minha vida como filha e como mãe e até mesmo como eu seria como avó.
A autora tem uma escrita muito fluida, que daria para lê-lo em um dia, pois tem um pouco mais de 200 páginas. Mas fiz questão de ler bem devagar e ir saboreando e refletindo as páginas juntamente com a nossa personagem.
Que nos mostra alguns erros e outros acertos, suas feridas e cicatrizes que talvez nunca se cure, e como a vida nos leva a caminhos que por muitas vezes o achamos certo. Mas será mesmo que tomamos a decisão correta sempre? Ou poderíamos seguir nossas emoções e pegar a curva que achamos errada?
Acho que basta seguir nosso coração!
Me tocou demais, me fez refletir e muito e chorar como um bebê! Simplesmente sensacional e comovente. Recomendo de olhos fechados!
?E vocês vão aonde os seus corações mandarem?
? Livro cedido pelo Grupo Editorial Record e Verus Editora.

Nickoly.Sasse 17/05/2023

Não deu
Simplesmente não sei o que me aconteceu, o livro conseguiu me cativar pouco aos 89%, fiquei semanas dem ler por que não via motivos. Uma história bonita, não posso negar, mas acho que a maneira como é contada não me encantou, quem sabe leio novamente algum dia e me encante mais.

Jaque @blogmalucadoslivros 04/06/2023

Vá aonde seu coração mandar
Vá aonde seu coração mandar” é uma obra sensível e poética. Uma leitura curta, mas intensa, que nos leva a refletir muito sobre a vida e laços familiares.

Nesse livro conhecemos Olga, uma senhora que está perto do fim de sua vida e resolve deixar cartas para a neta que criou, mas que foi embora para outro país, brigada com a avó.

Tudo que sabemos de início e vamos descobrindo ao longo da trama, é que a relação das duas foi ficando estremecida ao longo dos anos e isso deixou vários assuntos pendentes e palavras não ditas.

Ao longo da trama vamos descobrindo gradualmente como a relação entre às duas foi ficando do jeito que ficou e o porque a meta de Olga decidiu mudar de país sem olhar para trás. “Vá aonde seu coração mandar” é uma leitura poética e triste do início ao fim. Me fez refletir muito.

Confesso que esperava mais do final, mas também entendi que esse final foi sensível, tocante e realista da forma que deveria ser. Afinal, a vida é cheia de altos e baixos, erros e acertos.

“Vá aonde seu coração mandar” é um livro curtinho, mas profundo e lindo. Eu enchi de post-It e terminei com o coração apertado por Olga e sua neta.

site: https://www.instagram.com/p/Csto3TlrH6p/

Bibi 04/02/2016

Lindo livro.
Li esse livro na adolescência por acaso, peguei na biblioteca pública. E me apaixonei! Li ele 3 x, uma vez por ano. Acho que esse livro deve ser lido por todas as mães, filhas, avós e netas. Um livro que nos mostra o mundo de outra perspectiva. Ótima leitura. A autora comanda muito bem essa "carta" de avó para neta.
Tanajara 28/10/2016minha estante
Vocês sabem onde posso ver o filme ou conseguir o livro online?

Sérgey 12/01/2021

Ainda não sei o fim
Momentos únicos de experiência e sinceridade propiciados por uma jovem senhora de 80 anos. Assim que terminei deu vontade de ler novamente de tão enriquecedor. Não é uma leitura das mais arrebatadoras mas arranca lágrimas dos mais sensitivos.
Se você quer se reconectar com sentimentos há muito esquecidos por serem bons demais, este é um bom quebra gelo do coração.

Geisi9 20/04/2023

Meus últimos dias foram na companhia do romance de Olga, uma avó italiana que, após passar mal e perceber que sua jornada estava terminando, registra uma carta contando momentos importantes de sua vida para a neta.

Situações simples do cotidiano, segredos revelados e atos de amor foram descritos de "peito aberto" em uma velocidade tão alta que não senti o tempo passar enquanto lia.

A leitura de "Vá aonde seu coração mandar" evidenciou a riqueza dos sentimentos que cada pessoa carrega e a relevância de ter coragem para encarar a vida de frente!