Seguindo a Correnteza

Agatha Christie

Resenhas - Seguindo a Correnteza

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Mari 18/08/2021

História que vai e volta
Esse livro me chamou a atenção porque muitas coisas foram fora do padrão

Não me senti confortável com o último capítulo, não teve sentido lógico, mas entendo a intenção da autora, que reconheço ser bastante realista quando se trata da mente humana.

A história gira em torno de vários potenciais assassinos. Diante de todas as possibilidades, existia a sensação constante de que algo não fechava na história, então o leitor consegue sentir que ainda tem mais a ser explicado. Sem eventos aleatórios de pessoas surgidas do nada sem motivo, com o andamento da investigação informações vão sendo explicadas, mas somente bem perto do final todos as pontas soltas são realmente esclarecidas. Apesar disso, um ponto ou outro, como a mulher do lenço laranja, pareceram fabricados depois que a história já estava com metade dela escrita, para justificar algo que ficaria solto.

Mad Jr 06/01/2010

Seguindo a Correnteza
"Há uma maré nos assuntos dos homens
Que, quando pega na cheia, conduz à fortuna;
Deixando-a passar, toda a viagem de suas vidas
Está fadada a baixios e misérias.
Em um mar muito abundante agora flutuamos,
E devemos pegar a corrente quando é propícia,
Ou perder nossos ousados empreendimentos."

Gordon Cloade é um homem de muitas posses, e sempre fez questão de manter toda a família sob suas asas, mas após uma viagem de negócios, casa-se com Rosaleen Underhay e morre num bombardeio, duas semanas após o casamento, sem deixar testamento.

De acordo com as leis vigentes da época, toda a fortuna passa para as mãos da recente esposa, que acaba virando alvo do ódio e rancor da família Cloade.

Um fator interessante é ainda o aparecimento da notícia de que ex-marido de Rosaleen, Sr. Underhay, poderia estar muito bem vivo, uma péssima notícia para nova rica, que, afinal, perderia o direito de desfrutar a fortuna dos Cloade.

A morte do "senhor-que-traz-más-notícias", que se identificou como Enoch Arden, só faz recair suspeitas sobre Rosaleen e o controlador irmão dela, David Hunter.

Só que Hercule Poirot não está xcompletamente satisfeito. Há questões, como: se David Hunter ou Rosaleen planejassem matar Enoch Arden, por que estavam juntando dinheiro para pagar a chantagem? Por que o morto não tem identificação verdadeira? Apesar de a morte de Enoch Arden não ser lucrativa aos Cloade, será que um deles não tinha um motivo obscuro para querê-lo fora do caminho?

A aparente suicídio do Major Porter, homem que identificou o morto como o 1º marido da Sra. Underhay só complica ainda mais a situação e deixa Poirot obstinado pela verdade.

Verdade que só ele conseguirá achar, não é?

Esse livro, apesar de não ser um daqueles livros fantásticos da Agatha, não chega a ser, de longe, ruim, fraco ou mesmo desinteressante. Ele é um livro com trama bem encaixada, histórias coniventes e final, como sempre, inimaginável =D

O final se encaixa muito bem com a citação no começo dessa resenha. Será que alguém é capaz de descobrir?

Rony 16/05/2021

Briga pela herança
Seguindo a correnteza se passa no pós guerra e como a guerra afetou todo o país, inclusive uma família de maioria liberal, mas que possuíam um parente rico que os sustentou a vida toda. Tudo muda quando este se casa com uma desconhecida e antes que pudesse refazer seu testamento, ele morre em um bombardeio. A família perdeu a fortuna e para piorar, o irmão de Rosaleen, não permite que nenhum dos Gordon toque no dinheiro, mas tudo muda quando um homem surge, alegando conhecer o ex de Roseleen, o que anularia seu casamento com o milionário, mas... este é assassinado. Quem cometeu o crime? David é mesmo o irmão de Roseleen? O primeiro marido dela ainda está vivo?
Gostei bastante da história, bem intrigante e tem que prestar muita atenção aos detalhes para descobrir o que está acontecendo, entretanto, tem aquelas coisas extraordinárias que somente o detetive tem acesso.
Um dos pontos que mais me desagradou foi o último capítulo que romantiza relacionamentos abusivos e tóxicos. Isso matou o livro. Ele estava ótimo até então.
Não vejo muito as pessoas falando sobre esse livro da Agatha, mas gostei muito e recomendo.

Vi 14/04/2011

Neste volume o famoso Hercule Poirot investiga um assassinato intrigante. No ano de 1944, Gordon Cloade, um milionário, acaba morrendo durante um bombardeio aéreo na cidade de Londres, deixando sua esposa Rosaleen como beneficiária, já que não havia deixado testamento.

Este homicídio que o pequeno blega investiga tinha tudo para ser cometido contra a herdeira, mas na verdade a vítima foi outra, inicia-se assim uma série de assassinatos na qual somente o detetive mais inteligente de toda Inglaterra pode solucionar.

Vale a pena!!!!!

Tati.Rosa 11/05/2021

Tinha lido várias resenhas que diziam que o último capítulo é desnecessário. Assino embaixo.
Boa trama, Poirot sempre divertindo.
Mas não é o melhor da Agatha.

Canteli Marcio 22/04/2024

Traumas da Guerra
O que me impressionou nesse livro é o contexto pós guerra que Agatha faz questão de salientar em várias ocasiões.

Realmente essa é uma experiência traumática que deixou sérias consequências no mundo real e até mesmo na ficção.

De resto essa foi mais uma história interessante de acompanhar e com vários plot twistes no final.

Mafer 20/03/2021

Eu achei esse livro MUITO bom mesmo, mas o último capítulo é totalmente dispensável. A Ágatha é uma escritora incrível e você pode perceber o talento dela nos livros, e esse é um exemplo deles. A forma que esses assassinatos se resolvem é muito bom! E mesmo que eu tenha acertado o que aconteceu e os motivos eu não acertei o assassino hevwjwhwuwh, e no final quando o Poirot revela, e você começa a pensar melhor você vê que era muito óbvio! Eu amei muito também ter a questão da família. Contudo eu fiquei ???? com o que aconteceu no último capítulo, desconsiderando ele o livro é muito bom!

Cris 08/01/2015

Inesperado final.
Uma herança, uma família se sentindo injustiçada, a herdeira jovem e um assassinato. Parece um crime simples de resolver, não? Mas não é!

Até quase a metade do livro, Agatha Chritie nos conta sobre a estória da família e, ao contrário da maioria dos outros livros, Poirot só aparece a partir daí.

Para quem está acostumado com livros de suspense, crimes e Sherlock Holmes como eu, pode até conseguir prever e identificar alguns elementos, mas nunca o final desse livro.
Algumas pessoas podem se decepcionar com as últimas páginas do livro, pois talvez não seja o final que todos que se envolvem com a estória iriam querer. Não posso falar muito sem dar spoilers...

Enfim, uma Agatha Christie um pouco diferente, mas que também gostei.
Fer Kaczynski 31/01/2015minha estante
Mais um livro da Agatha no Desafio que estou comentando, adoro ela tbm, cresci lendo seus livros!
Diferente dos outros livros dela pq? Dps vc me fala, bjs

Suzy 18/01/2023

Me prendeu até o final!
Gostei do livro porque de certa forma me prendeu até o final. Enrolou um pouco mas foi bom. No caso indo e voltando pra poder entender quem poderia ter cometido o assassinato. Ao mesmo tempo que só sabemos certas verdades reveladas no final. E também que certas partes ficava óbvio demais e eu desconfiava que poderia ir além, quase acertei mas muitas outras coisas foram mostradas. Foi uma história legal de se ler mas ainda me espanto com o final. Lynn é muito louca. E a Agatha era um pouco problematica.

Carolinaaaaaaaa 06/06/2022

3 estrelas por causa da folha branca
Não gosto, tem que evoluir pra amarela
A história é boa, diferente das que eu já li
Não começa de cara com assassinato, isso vem depois
É bom, mas não foi tão empolgante

Mary 08/12/2020

Eu não vi aquele plot chegando
Eu terminei o livro e eu literalmente me senti assim: ???. Principalmente com o último capítulo!!

Patrícia 06/12/2020

Muito bom!
Um dos melhores da Agatha na minha opinião, você fica presa do início ao fim na trama

maduxz 29/01/2023

Seguindo a correnteza
Mistério muito bom, trama bem envolvente que mostra as consequências mentais do pós guerra nas pessoas, além da xenofobia inata dos livros da A.C.
O último capítulo não existiu pra mim, vou tentar apagar da minha memória.

Michelle.Cristina 11/03/2020

Uma história bem escrita, tramas bem elaboradas.
Indico a leitura apesar de discordar do final da história

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6