Seguindo a Correnteza

Resenhas - Seguindo a Correnteza

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Silvana.Clemente 28/09/2021

Perdeu o foco no final.
Seguindo a correnteza é o 27°livro do adorável detetive belga Hercule Poirot, um homenzinho com mania de ordem, com orgulho de sua inteligência e seu bigode, vaidoso de sua esperteza e capacidade esta é a primeira vez que se deixa enganar pela própria vaidade o que transmite humanidade ao personagem. A história é intrincada e o final surpreendente mesmo tendo descoberto parte da resolução do crime, no entanto essa historia em específico, me cansou: inicialmente é lenta, ela dá uns saltos nos acontecimentos que por vezes nos deixa perdidos e temos que voltar atrás, o último capítulo é totalmente dispensável e não característico dos livros de Agatha Christie, sempre focados no crime finalizando a história na sua descoberta.

Fabio Shiva 06/08/2010

Resolvi começar fazendo minha lista de “top-five” da Rainha do Crime (é claro que esta é uma lista pessoal):

1) O Caso dos Dez Negrinhos
2) A Casa Torta
3) O Assassinato de Roger Acroyd
4) O Misterioso Caso de Styles
5) Assassinato no Expresso Oriente

Desses cinco livros, três narram aventuras do detetive belga Hercule Poirot, com seus impecáveis sapatos, a cabeça em forma de ovo, os bigodões e as famosas “pequenas células cinzentas” que ele usava tão bem para deslindar os mais intrincados mistérios. O primeiro livro escrito por Agatha Christie, “O Misterioso Caso de Styles”, já trazia Poirot em grande forma. Aliás, assim como Mary Shelley, autora de “Frankenstein”, Agatha Christie começou a escrever graças a uma aposta, feita com a irmã. Benditas apostas!!!

Esse “Seguindo a Correnteza” (“Taken At The Flood” no original) também tem Poirot como herói. Se a trama aqui está distante do auge alcançado em outros livros, também está longe de figurar entre os poucos livros de Agatha Christie que se poderiam considerar “fracos”. Uma obra mediana, um meio termo, uma média do trabalho da autora. Tratando-se de Agatha Christie, isso equivale a dizer que a diversão é garantida e que o desafio intelectual de descobrir o culpado pode alcançar ou não o êxito, mas dificilmente será decepcionante.

Li agora esse livro pela segunda vez, o que traz um sabor totalmente diferente. É fascinante iniciar a leitura já sabendo a solução, e observar a maestria com que a Dama dispõe suas pistas e despistes.

(26.10.2007)

1usuario 04/08/2022

Eu concordo plenamente com a primeira resenha anexada do skoob sobre esse livro. A trama é muito boa! Comecei a gostar desde as primeiras páginas, consegui me apegar até a personagens dessa vez mas aquele último capítulo foi de matar. Vamos só fingir que ele não aconteceu. Não acrescenta em nada na história, faz é diminuir. Leiam até antes dele, é muito bom!

Fabi 30/06/2022

Começo e meio empolgantes, mas o desfecho fantasioso ao extremo me decepcionou. Ainda assim, vale a pena ler. Foi bom reler Agatha Christie.

syd 25/04/2022

rinha de rico.pdf
a resenha mais marcante que li falava que o último capítulo era desnecessário. e, após ler, isso destruiu boa parte do livro pra mim. sinto que todo o desenvolvimento de uma personagem determinada e perspicaz foi derramado no chão e escorreu ralo abaixo. simplesmente não havia sentido algum na existência dessa parte do livro.

quanto ao restante, consegui acertar parte do plot. o livro não deixou de ser surpreendente em sua complitude, o problema foi eu ler ele e imediatamente ficar puto por conta de detalhes banais que podiam simplesmente serem deixados em aberto. eu preferia que não houvesse aquilo do que terminar dessa forma.

Natalia.Eiras 03/06/2012

Gostei muito deste livro
Eu gostei muito deste livro, e o enredo é bem elaborado. É preciso prestar muita atenção nos detalhes apresentados no início do livro para desvendar este mistério.
A história gira em torno do drama de um família que pertencia a classe nobre inglesa, mas que devido à guerra, teve seus bens reduzidos. O único parente que ainda mantinha certa riqueza, tomava conta dos demais, sempre fazendo enormes empréstimos, comprando o que necessitavam, etc.
Acontece que esse parente, o Sr. Gordon Cloade, morre. E pra complicar ainda mais a situação dos demais parentes, ele se casou com uma mulher bem mais nova, durante uma viagem de navio, e a herança toda fica para ela e seu irmão mau encarado.
Todos os parentes, precisam de uma ajuda financeira, mas o irmão de Rosallen não permitirá que sua irmã seja explorada pelos parentes pobres do Sr. Cloade.
Quando todos tem certeza que para conseguirem ter algum dinheiro, será necessário matar Rosallen, eis que aparece um cadáver, mas de um homem supostamente desconhecido de todos.
Poucos minutos antes de ser encontrado morto, o homem pedia informações sobre Rosallen e o irmão, logo, eles estariam envolvidos no assassinato deste homem? O que ele queria com os irmãos? Quem é ele? Quem o matou e por quê?
Para resolver esse enigma, entra em cena o "Papa Poirot", como é carinhosamente chamado o famosos detetive belga que é capaz de resolver até o mais impossível dos casos apenas com suas "células cinzentas".
Boa leitura e preste atenção aos detalhes, pois essa trama é relativamente fácil de descobrir!

Carlos531 15/03/2022

Agatha Christie tolerante
Embora a narrativa seja muito bem construída como sempre, achei a Agatha Christie muito condescendente com os criminosos e estes criminosos, por sua vez, não eram assim muito inteligentes o que aliás é muito próprio deles. Outra coisa interessante é que nesta história Poirot não foi assim tão atuante, me pareceu meio apagado.

Annaplima 02/03/2023

"A versão aceita de certos fatos não é necessariamente a verdadeira. A evolução é um processo lento. Nunca diga tudo o que sabe - nem mesmo para a pessoa que você conhece melhor."
Gostei mas é um pouco arrastado.

Leleus 06/12/2023

O último capitulo.... (Não leiam)
O caso é muito legal, muito bem construído e chocante, se parasse no penúltimo capítulo ele ganharia pelo menos uma estrela a mais, mas mesmo relevando muita coisa pela época, simplesmente não dá pra lê ele em 2023 e não querer morrer.

emmanuelle.pitanga 03/04/2020

Dinheiro. Sempre ele!
Suspense ótimo. Nos deixa intrigados até o final. Reflete muito sobre a vida real.

Jaqueline.Sayumi 09/05/2020

Trama maravilhosa como somente Agatha Christie consegue montar. Vale a ressalva que o último capítulo é absolutamente desnecessário.

Danilo 02/03/2021

Amo Agatha, e nesse não foi diferente. O drama, assassinato, demorou para acontecer, teve mais história, contexto, mas mesmo assim, muito bom!!! Recomendo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6