O Vento Pela Fechadura

O Vento Pela Fechadura Stephen King

Resenhas - O Vento Pela Fechadura

Jackie 06/08/2014

Coisas de Stephen King
Uma história dentro de uma história, que conta outra história....Coisas de Stephen King.
Bom para matar as saudades dos personagens da série Torre Negra.

Gabriel 30/05/2014

"O tempo é um buraco de fechadura"
A Torre Negra vive em mim desde 2010, quando descobri a série e tentei lê-la mesmo não sendo fácil conseguir os livros. A história me conquistou completamente no Vol. I. Me fez acreditar que a paixão é algo intenso e fora do comum no Vol. IV. A história me chocou completamente no Vol VII e assim pôde viver eternamente em mim. Mas, e este volume desgarrado, lançado quase uma década após o último volume? Como ele iria se comportar quando eu o lesse, 2 anos após ter terminado a série? Essa pergunta ficou comigo até o dia que eu o peguei na mão e percebi que o elemento chave dele seria a nostalgia e tudo fluiria a partir dele.

É mágico ver o ka-tet de Roland novamente, apesar deles nem serem o foco do livro. Ver o Eddie brincalhão, a Susannah tendo seus ataques de nervoso (invocando a Detta), o Jake sendo um menino que ouve histórias e o Oi sendo Oi. A nostalgia foi imediata, mas não foi o único sentimento que eu pude sentir.

O livro é como Inception, só que em vez de sonhos, temos uma história dentro de uma história dentro de uma história. Há uma tempestade forte no caminho do ka-tet, e eles param e esperam a tempestade, chamada borrasca, passar. Enquanto eles esperam, Roland conta uma aventura sua de quando era jovem, um evento logo após os relatos de Mago e Vidro. Nessa história, que se chama Trocapele, é possível sentir outra nostalgia: a nostalgia de ver Roland jovem, ainda com suas aventuras, antes de perder notavelmente tudo. Enquanto conta essa história, Roland inicia um conto que marcou sua infância, chamado de O Vento Pela Fechadura.

O conto se mostra a parte mais importante do livro e carrega uma emoção pura de infância, que lembra especiais de natal na televisão, o amor incondicional de nossos pais por nós, O Mágico de Oz e histórias de cavaleiros. O Vento Pela Fechadura (conto), mesmo não tendo nenhum personagem do ka-tet de Roland, é o que mais vale a pena do livro porque ele tem uma interligação fantástica com a série em si e possui um sentimentalismo de despertar lágrimas. Esse é o jeito de King dizer: eu ainda posso surpreender vocês, meus caros, e posso fazer o coração de vocês sangrar.

Depois de todos os contos, voltamos com o ka-tet e vemos o que talvez seja o trecho mais triste de toda a série. Roland mostra um outro lado dele neste livro e, ao chegar ao seu final, entendemos um pouco mais sobre ele.

O Vento Pela Fechadura (livro) é um volume diferenciado de A Torre Negra, mas é tão bom quanto qualquer um deles. É dito que é possível lê-lo sem ter lido os 4 livros anteriores (já que este seria o Vol. 4,5, de acordo com o autor), mas ele possui vários acontecimentos passados, acontecimentos do final do Vol. IV, que podem prejudicar um pouco a leitura de quem ainda não leu a série. Mas é uma questão de conta e risco e nada impede alguém de fazê-lo.

O livro me fez sentir nostalgia, amor, raiva, ódio e pena. Percebi ao lê-lo que o amor que temos por outras pessoas pode ser intenso, mas nunca eterno, como o amor paternal/maternal. Eu li, ri, chorei. O livro é A Torre Negra. O livro é Stephen King. É tudo isso junto, misturado, e que forma um dos mosaicos mais belos que já vi. O Vento Pela Fechadura é assim, sai: maravilhoso. E eu agradeço.
Tamyres 13/06/2013minha estante
Lindo o que escreveu.

Lucia 17/06/2013minha estante
Sim, voce diz a verdade e eu agradeço, também fiquei com saudade da Torre Negra, linda resenha...

Elwing 29/06/2013minha estante
Excelente resenha... Parabéns! =)

Deia 01/07/2013minha estante
também adorei sua resenha, King é o meu autor favorito. E fiquei super feliz e empolgada quando soube do lançamento de mais uma história da Torre Negra, amo Roland Deschain e tava com muita saudade dele e seu ka-tet >.< Longos Dias e Belas Noites

Leila.Cavalcante 03/07/2013minha estante
Ah, cara, sério mesmo, eu fico emocionada com a sua resenha, eu sempre fico quando vejo que alguém compartilha meus sentimentos pelo ka-tet de Roland; quando eu vi falar desse livro a primeira vez, não tinha sido traduzindo ainda, daí pensei que nem seria, fiquei surpresa e mega feliz, não vejo a hora de ler.
Longos dias e belas noites, sai;.

Eduardo.Carvalho 04/08/2021minha estante
Nostalgia total.

Carina Pilar 15/04/2014

Muito bom!
Como grande fã de Stephen King e da série A Torre Negra, não pude deixar de passar este livro. Ele se encaixa entre os livros 4 e 5, de um total de 7, que agora tornaram-se 8.

Foi muito bom ter retornado ao mundo de Roland Deschain, o pistoleiro e seu ka-tet. Quem curte séries sabe como é ruim quando ela termina. E em "O Vento pela Fechadura" somos transportados para mais uma aventura da época da juventude do Pistoleiro, onde ele narra uma fábula que ouvia quando pequeno, esta continha personagens e mais características sobre a vida em Gilead e no Mundo Médio. E no fim acabou revelando informações importantes para o destino do grupo em busca da Torre.

Um livro muito bom!

site: www.CarinaPilar.com | Meus Livros e Minhas Histórias

Guliver 05/03/2014

Conhecendo mais do Mundo Médio
Não chego nem perto de ser um grande especialista em Stephen King. Provavelmente ainda não li nem um décimo de tudo o que ele já escreveu, mas mesmo assim o tenho como um dos meus autores favoritos. Sempre que falo dele para alguém, tenho que usar a palavra “genial”, é inevitável! No ano passado, antes de virar resenhista do Literatura, estava me aventurando na maior saga escrita por ele, a que dizem ser sua obra prima e para qual todas as outras convergem: “A Torre Negra”, num total de 7 volumes e 4000 páginas de uma aventura sem igual.

Esta resenha não é sobre a série original, embora escrever um artigo sobre esta não seria uma má ideia. Ocorre que a referência se faz necessária, pois, alguns anos após o lançamento do último volume, Stephen King lançou outro título explorando mais um pouco do universo que envolve a torre negra, o pistoleiro Roland Deschain e os outros quatro membros de seu Ka-tet.

Sim, Ka-tet. Se você não sabe o que a expressão significa, quer dizer que não leu os outros livros da série, e portanto, dar uma olhada nas próximas linhas pode tanto te deixar sem entender muita coisa quanto estragar alguma surpresa.

O Vento Pela Fechadura (Suma de Letras, 288 páginas) não é um livro para ser lido isoladamente. Dentro da cronologia da sequência original ele encontra-se entre Mago e Vidro (vol. IV) e Lobos de Calla (vol. V), quando Roland e seu Ka-tet, deixam o Palácio Verde onde enfrentaram o Homem do Tique-Taque e se dirigem às Callas. No caminho, eles se deparam com um fenômeno da natureza, a Borrasca, que os obriga a parar e arrumar abrigo por algum tempo dentro de um balcão abandonado. Para aguentarem a passagem do tempo, Eddie, Jake e Susannah pedem a Roland que conte mais uma história, assim como o fez em Mago e Vidro.

Para ler a resenha completa acesse:

site: http://www.literaturadecabeca.com.br/resenhas/resenha-o-vento-pela-fechadura-conhecendo-mais-do-mundo-medio/#.UxeINWJdXpw

Thone 11/02/2014

O Vento Pela Fechadura é dividido em duas estórias:

O trocapele que é uma aventura de Roland em sua juventude. A parte do trocapele achei meio fraca, a estória poderia ser mais emocionante, no meu ponto de vista faltou suspense por isso classifico essa parte com 3 estrelas.

O Vento Pela Fechadura é a estória que da o nome do livro, essa parte do livro Stephen King conseguiu criar uma estória digna da marca do autor. Seu personagem principal Tim viaja em uma grande aventura pela floresta cheia de perigos em busca da cura da visão mãe. classifico com 5 estrelas essa parte

na média o livro leva 4 estrelas, é uma boa leitura só não gostei do sotaque dos personagem, acredito eu que seja um erro do autor já que esse sotaque era do baronato de Susan e não de Gilead.

Alexandre 08/02/2014

Uma estória dentro da outra!
O Vento pela Fechadura é um livro incrível. Possui todos os elementos de uma estória de fantasia, suspense, ação e mostra um mundo onde existem pessoas, ambientes e até animais dos mais variados tipos.
Não li os outros livros da saga Torre Negra, mas com certeza após ler O Vento pela Fechadura, vou adquirir e conferir toda a saga.
Uma obra sensacional de Stephen King.

Adriana 13/01/2014

Que Saudade....
....De suas estorias....Viajei com voce, com Tim, com seu Ka-tet e nem percebia Borrasca passar....
A capacidade que vc tem de nos contar uma boa estoria é incrível!
Obrigado por voces existirem...

Marselle Urman 16/12/2013

Uma estória dentro de uma estória dentro de uma estória.
Embora cruelmente breve, foi divertido e delicioso esse reencontro com
Este pistoleiro tão falante e seu ka tet.

Realmente muito bom.

Fagner 15/09/2013

Roda, roda, roda...
Fiquei um pouco receoso com o lançamento desse livro. O mundo que foi estabelecido pelo autor nos livros anteriores é complexo e pode ser uma ferramenta maravilhosa de criação ou destruição de uma boa obra, porém a história é legal e a mistura que King fez entre os mundos ficou também é legal, ainda que simples se compararmos com os livros da série principal.

O universo da Torre Negra é expandido aos poucos, seja em HQ ou livro. Neste livro, são apresentadas duas histórias, com personagens diferentes, mas a mensagem que se extrai é muito importante na Terra Média: experiência. Os jovens são testados no mundo que seguiu adiante, aqueles que conseguiram superar os desafios impostos tiveram uma vida cheia de aventuras, não esperaram a morte chegar como vemos em todas as cidades onde o ka-tet passa rumo a Torre.

No fim, fiquei querendo mais, mesmo com o arco principal fechado acredito que ainda há espaço para boas aventuras, talvez a alguma coisa a respeito do pai do Roland. O personagem vira e mexe fala o quão foda era o seu progenitor e neste livro é narrada uma história curta sobre uma ação de seu pai.

Que venham mais histórias!

Henrique 10/09/2013

Muito bom rever velhos amigos.

Flavinha 09/09/2013

Resenha: O Vento Pela Fechadura - www.chatadoslivros.blogspot.com.br
Neste livro extra da Torre Negra, somos levados de volta para o Mundo Médio, exatamente na sequência do quarto volume da Saga, Mago e Vidro, e encontramos nossos pistoleiros Roland, Jake, Eddie, Susannah e Oi abrigados contra uma borrasca, uma tempestade poderosa que destrói tudo por onde passa.

Para se distrair durante o tempo em que a borrasca está ativa, Roland começa a contar uma história que aconteceu quando ele era ainda muito jovem, logo depois da morte de Susan e de sua mãe, onde ele e o pistoleiro Jamie foram designados por seu pai a ir até um baronato procurar um transmorfo que estava aterrorizando a região.

Quando eles chegam no baronato, presenciam assassinatos escabrosos praticados pela fera, do tipo em que as cenas farão parte dos seus pesadelos pelo resto de sua vida. Para a sorte de Roland, houve uma testemunha, um garoto chamado Bill Pequeno, que perdeu seu pai nesse terrível acontecimento.

Para proteger o garoto e conseguir com a ajuda dele, identificar o transmorfo, Roland prende o garoto na cela da delegacia local, e na tentativa de acalma-lo, começa a lhe contar sua história preferida, aquela que a sua mãe lhe contava quando ele era um garoto, O Vento Pela Fechadura.

O Vento pela Fechadura nos apresenta a Tim, um garoto que perdeu seu pai num “acidente”. Sua mãe se vê obrigada a se casar novamente com um admirador da adolescência para que eles não perdessem a casa, e o novo padrasto de Tim se mostra um verdadeiro cretino, enchendo a cara praticamente todos os dias e espancando a sua mãe.

Quando o cobrador de Gilead passa para cobrar os impostos, Tim conhece o Homem de Preto, que lhe mostra que a morte de seu pai na verdade não foi apenas um acidente, e o instiga a partir numa missão na qual seu êxito trará de volta algo muito importante para sua mãe.

Neste livro, acompanhamos três histórias que são narradas paralelamente. A dos pistoleiros que aguardam a borrasca passar, a de um Roland jovem, que está em busca de um transmorfo e a de Tim Coração Valente.

A que tem mais destaque é a de Tim, que dá nome ao livro, que nos mostra um garoto que ama profundamente a sua mãe e que se predispõe a enfrentar os piores perigos para recuperar algo importante que foi tirado dela.

A história de Tim foi muito emocionante e bonita, como um conto de fadas do Mundo Médio. Foi ótimo ler essa aventura e matar as saudades dos pistoleiros, em especial de Roland, que neste livro não se mostra tão durão como no primeiro volume da Torre.

Uma das coisas que me chamou a atenção nessa história foram as menções à obras famosas de outros escritores como O Mágico de Oz, O ReiArtur e As Crônicas de Nárnia, onde Aslam é citado como um dos guardiões do Feixe de Luz.

Também encontramos uma forte ligação desse livro com o livro Desespero do King, se você ainda não leu esse volume, pode conferir a resenha aqui.

Adorei o livro e estou torcendo pra que King escreva mais extras pra essa saga. Durante algumas passagens do livro, ele deixou a entender que vai, só espero que isso realmente se concretize.

site: www.chatadoslivros.blogspot.com.br

Nicolle 13/08/2013

Agora faço resenhas para o site Sobre Sagas

Acesse a resenha de O Vento Pela Fechadura aqui:

Samantha 13/08/2013

O vento pela fechadura: um conto de fadas do Mundo Médio
O pistoleiro e seu ka-tet se abrigam de uma tempestade. Enquanto estão abrigados, Roland narra uma história de sua juventude. A história é sobre quando ele ainda era muito jovem, depois de ter conhecido sua amada Susan Delgado (e depois de todos aqueles acontecimentos de Mejis e depois daqueles acontecimentos envolvendo sua mãe), e é designado para investigar uma série de crimes que estão ocorrendo na localidade de Derbaria. Lá, ele conhece o jovem Bill, criança que acaba de passar por uma situação muito dramática e Roland acaba se afeiçoando a ele, sendo uma espécie de irmão mais velho. Assim como eu contava histórias ao meu irmão mais novo, Roland conta então uma história ao pequeno Bill. O título dessa história é "O vento pela fechadura". É uma história muito linda, com muita aventura e fantasia, que possui evidente influência do universo de C.S. Lewis (de Crônicas de Narnia).

Para entender a história d'O vento pela fechadura, não é estritamente necessário ter lido os outros livros. Não fica claro se a história é real dentro do universo de "A Torre Negra" ou se é apenas uma história com alguns elementos reais para transmitir valores para crianças. Vou explicar: normalmente, quando contam a história de Pedrinho e o Lobo, queremos transmitir para as crianças que a mentira pode ser algo perigoso e que você pode perder seu crédito se for um mentiroso. Não significa que necessariamente houve alguém chamado Pedro e que mentiu sobre um lobo. No entanto, a situação é perfeitamente possível: um lobo ameaçando galinheiros e uma criança mentirosa.

Dentro do universo d'A Torre Negra, a história d'O vento pela fechadura parece ter a mesma função. Mas eu prefiro acreditar que Tim Ross, personagem principal da história, realmente tenha existido dentro do universo do Mundo Médio. A história começa com "Once upon a bye" no lugar do tradicional "Once upon a time". Once upon a time é o nosso "era uma vez". talvez usando o Once upon a bye o contador de história quer indicar que a história não é um conto da carrochinha, foi real. Ou é apenas mais um maneirismo do Mundo Médio.

Mais uma vez, King coloca crianças no papel de protagonistas com ação real, com personalidade própria e que tomam decisões importantes para a trama. Aí entra muito a semelhança de C.S. Lewis com King e a inspiração é muito clara nesse livro.

Se Stephen King quiser escrever outros livros da série "A Torre Negra", intermediários à heptologia já existente e com a mesma qualidade e graça d'O vento pela fechadura, eu vou ficar bastante satisfeita :)

Visite o meu blog (indico link abaixo) para ler mais sobre minhas impressões sobre este e outros livros.

site: http://meteoropole.com.br/?p=5084

Arthur Azure 11/08/2013

Ler "O Vento pela Fechadura" é como reencontrar grandes amigos que não via a tempos.
O título resume toda a experiência. King consegue incluir um pequeno trecho de aventura dentro da grandiosa saga que já é a A Torre Negra. Li com um sorriso no rosto porque é simplesmente incrível você ter a oportunidade de reencontrar esses personagens que deixaram MUITA saudades depois de você terminar o 7o livro.
infelizmente o livro é curtíssimo. Não gostei de um trecho no meio do livro onde Roland narra uma história da terra média e consome muitas páginas com um personagem completamente novo: Tim.

De qualquer forma, "O Vento pela Fechadura" é um pequeno reencontro para todos os órfãos de Roland, Jake, Susan e Eddie. Recomendo. :)