O Evangelho Maltrapilho

O Evangelho Maltrapilho Brennan Manning

Resenhas - O Evangelho Maltrapilho

Sarah724 22/04/2020

O livro é muito impactante, faz a gente repensar a vida e se enxergar sob um ponto de vista diferente.

Catia Mauricio 15/04/2020

Ótimo
Esse é "aquele" livro....
Sua leitura é envolvente e com fatos sobre o cotidiano.

Que livro. Digo mais que livro

Maisa Cristina 09/04/2020

Um livro que te faz refletir sobre a grandiosidade da graça e do amor de Deus por nós.

Juh 17/03/2020

Necessário a todo Cristão!
Um livro incrível, que deve ser lido e relido quantas vezes forem necessárias, recomendo a todos que desejam conhecer o verdadeiro Evangelho!

Joy 12/03/2020

Simplesmente perfeito
Aaaah como esse livro me lembra de quem sou, como me encanta a leitura do mesmo!
Sou apaixonada por ele, e lerei sempre que possível!
Super indico!

Luc Candelore 10/03/2020

Chocante e belo.
Seja confrontado por essa leitura.
Logo no início o leitor se surpreenderá com a revelação de verdades simples e transformadoras sobre o evangelho, sobre o relacionamento com Jesus, com o Espírito Santo e com o Pai.
Lições sobre gratidão, humildade e graça permeiam toda a leitura e fazem com que o leitor mergulhe em um franca auto análise.

Gladstonier 23/02/2020

Bom, com ressalvas
É um livro excelente no que se refere à graça de Deus. Mas não trata sobre as consequências do pecado. É um livro recomendado para quem tem experiência em teologia, pois possui alguns equívocos sutis. Para quem não tem boa leitura teológica é um livro perigoso, pode levar a um estado de convivência pacífica com o pecado.

Marcos.Trindade 25/01/2020

Graça é graça e ponto!
O Evangelho Maltrapilho, apesar de ter sido um livro de difícil leitura por conta das palavras que não conhecia (talvez por razões contextuais da escrita), pude entender a mensagem que o autor quis passar. Algumas pessoas irão julgar o livro como incompleto, pois o amor de Deus não é "libertinagem", porém a proposta do autor não foi colocar uma vírgula ao descrever a graça de Deus. Graça é graça e ponto! O nosso erro e o que talvez nos distancia de Deus é pensar que apesar de Deus nos perdoar, de Deus esquecer dos nossos pecados precisamos exigir de nós uma "santificação legalista" que foge das nossas capacidades humanas. No decorrer da leitura percebi a grandeza da minha humanidade falha e o quanto eu preciso do ABBA de Grande Amor pra sobreviver "apesar" das minhas falhas. Que a minha aceitação para a Graça de Amor me faça um maltrapilho melhor e que Deus seja louvado apesar de tudo, afinal Ele é Deus e sempre e Ele sempre será louvado!

Elaine | Livroglota 06/12/2019

Preciosa Revelação da Graça
Há mais ou menos de um ano pra cá, eu tenho estudado e aprendido mais sobre o evangelho da graça e isso tem transformado minha vida.
O Evangelho Maltrapilho fala exatamente sobre essa transformação que a GRAÇA proporciona, esse livro é incrivelmente esclarecedor acerca da graça divina, ele é escandaloso, libertador exatamente como a graça.
Infelizmente hoje, ouvimos pouco sobre a graça e o pouco que ouvimos é superficial. Até ouvimos sobre ela mas estamos longe vive-la na íntegra. Geralmente ela nos é apresentada de uma forma tão resumida, diminuída ou errada que quando ouvimos pela primeira vez de forma detalhada nos perguntamos: Como foi que eu nunca ouvi isso?? É exatamente o que esse livro faz!
Você é totalmente constrangido e ao mesmo tempo maravilhado com o tamanho e a profundidade do amor de Deus, e o efeito disso é a leveza no espírito e a liberdade. Porque quando você conhece o AMOR nesse nível de clareza, todo o medo e visão de um Deus punitivo e vingativo se vai, pois:
“No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.” (1 João 4.18)

Em um trecho o autor fala:
“... a igreja evangélica dos nossos dias aceita a graça na teoria, mas nega-a na pratica. Dizemos acreditar que a estrutura mais fundamental da realidade é a graça, não as obras – mas nossa vida refuta a nossa fé. De modo geral o evangelho da graça não é proclamado, nem compreendido, nem vivido. Um número grande demais de cristãos vive na casa do temor e não na casa do amor.”
Ele também fala sobre os ensinamentos que vira e mexe recebemos, da necessidade de fazer para ser “aprovado”. Quando na verdade todo o trabalho já foi feito. Quantas vezes eu me senti culpada e fraca por não conseguir ser uma “supercrente” e pior, achando que Deus se desagradava de mim por conta da minha inconstância... Mas eu não conhecia a graça! Essa GRAÇA imerecida e maravilhosa que me foi dada pelo sacrifício do meu substituto Jesus; quando eu tento me santificar com minhas tolas tentativas medíocres, estou na verdade negando o sacrifício de Jesus. Pensa comigo: Se eu tivesse que me “santificar” pra merecer a salvação, qual o proposito de todo o trabalho de Deus em enviar Jesus?? Ele já fez TUDO por mim, eu só tenho que desfrutar e investir no meu relacionamento com Ele e proclamar essa mesma BOA NOVA as pessoas que ainda não conhecem.
“ No nosso afã de impressionar a Deus, nossos méritos de estrelas douradas, nossa afobação por tentar consertar a nós mesmos ao mesmo tempo em que escondemos nossa mesquinharia e chafurdamos na culpa são REPUGNANTES PARA DEUS E UMA NEGAÇÃO ABERTA DO EVANGELHO DA GRAÇA.”
Ual! Isso é muito forte!! Eu recomendo esse livro para cada cristão que ainda não entendeu de fato o que é e graça. E pra quem deseja conhecer um pouco mais. É uma leitura reveladora e incrível.
Quem já leu e qual a experiencia de vocês com o livro?

site: https://www.instagram.com/p/B5wLhXsjO82/

Cristiane 05/10/2019

Evangelho maltrapilho
Um divisor de águas na minha vida emocional e espiritual! Maravilhoso

brunkow 11/09/2019

O teu amor me constrange
Mudou a minha vida... grata Brennam Manning

Paty Santos 22/05/2019

A verdade contida nesse livro é simples e impactante. A certeza de que Ele me ama independentemente de qualquer coisa que faço me leva a outro nível de relacionamento com Ele. Brennan nos situa bem na nossa condição de maltrapilho e elucida brilhantemente o quanto nossa visão do amor de Deus é pequena e mesquinha. E como reconhecer nossa condição de nada nos trás liberdade e certeza de quem é Deus.
A nossa visão do Pai molda a nossa vida e por isso é tão importante conhece-lo.
Recomendo esse livro a todo cidadão da face da terra.

Javan.Roberto 06/03/2019

Obra linda de um Maltrapilho que depositou toda sua confiança na graça e no amor de Deus.

E nos abre a sua intimidade e relacionamento com Deus forjados nos altos e baixos da vida de um alcoólatra líder de ministério. Alguém tão maltrapilho que não conseguiu ser alheio as dores e fraquezas de outros.

Livro repleto de experiências contadas pelo autor e de como ele se relacionava com a sociedade e as injustiças a sua volta.

O que faz boa parte dos leitores ficarem ressentidos, é o fato de narrar a graça e o amor de Deus sem aquele velho peso da religiosidade. Motivo pelo qual pediram a cabeça de Jesus, pois o amor de Deus era escândalo para os religiosos.

Ainda em nossos dias o amor de Deus continua escandalizando aqueles que querem bater no peito e dizer: "Eu faço!".
Quando deveriam dizer: "Obrigado!", Por Jesus ter dito: "Está feito!".

Max 15/02/2019

A Exposição Incompleta a Respeito do Amor de Deus
Brennan Manning nos apresenta mais uma obra recheada das mais ricas ilustrações acerca da caminhada cristã, contendo uma infinidade de palavras e expressões que dificilmente usamos no dia a dia - marca registrada do autor (o que pode dificultar E MUITO a leitura para quem não tem o costume de ler obras assim, além de a leitura poder tornar-se cansativa para alguns).

Não é difícil compreender a mensagem que o autor quis nos passar. Mensagem essa que consiste no seguinte: Deus nos amou, nos ama e sempre nos amará. Não importa quem somos, e nada do que fizermos ou deixarmos de fazer fará com que Deus nos ame mais ou menos. Ele simplesmente nos ama e ponto final. É importante aceitarmos este fato.
PORÉM apenas este lado foi abordado no livro. Brennan Manning expõe apenas um lado da moeda, o que acaba se tornando uma jogada muito perigosa, pois dá uma margem muito grande para que pessoas acabem interpretando o amor de Deus como sendo um amor que aceita qualquer coisa (o que, na verdade não é amor. Pois onde tudo é aceito, pode ser qualquer coisa, menos amor).
SIM, Deus nos ama e sempre nos amará. Mas isso não significa que devamos continuar vivendo como bem quisermos. E faltou uma abordagem assim no livro.

O autor também comenta sobre a mentira na qual muitos de nós ainda vivemos, a mentira de mostrarmos para as pessoas uma imagem de cristão perfeito, que está sempre 100%, que não falha, que não tem fraquezas, um super homem ou super mulher (coisa que definitivamente não existe) - o que me fez dar um ponto positivo para o livro.
O escritor usou de textos bem ousados e complexos em várias partes da obra, é evidente que O Evangelho Maltrapilho foi fruto de muito estudo, mas realmente deixou a desejar no quesito "falar sobre o amor de Deus por completo", e não deixar a entender como se Deus aceitasse tudo. Compreendi a mensagem, fiz a leitura como se estivesse me alimentando de um peixe: comendo tudo, mas tirando as espinhas.

Finalizo deixando abaixo as seguintes frases em resposta ao Evangelho Maltrapilho:

"O amor suporta tudo, mas não aceita tudo. Pois o que tudo aceita, não é amor, mas omissão." (Paul Washer)

"Deus o ama tal como você é, mas se recusa a deixá-lo assim. Ele quer que você seja simplesmente como Jesus". (Max Lucado)

"Deus nos ama profundamente, mais do que podemos compreender. A verdade é que não podemos fazer nada para que Ele nos ame mais ou menos. Dito isso, porém, é importante destacar que somos encarregados do quanto Ele se agrada de nós... [2CO 5.9]". (John Bevere)
Matheus 29/11/2019minha estante
Acho que o principal ponto que ele ataca no livro é exatamente o legalismo. Ele foi escrito para um público amplo, mas principalmente cristãos que já são bem entendidos de teologia mas que estão a beira do ateísmo/suicídio diante de certos ênfases exagerada em determinismos inexistentes e na justiça de Deus (como se tivéssemos que ter prazer na condenação alheia em detrimento da Sua Graça Maravilhosa).

Como ele rebate acusações de universalismo, provavelmente vinda de pessoas que precisam de legalismo de confissões ritualísticas (ainda que isso coloque o 'sola scriptura' sob suspeita), é uma leitura altamente recomendada para irmãos reformados.

Franklin Moreno 05/08/2020minha estante
Sim, é isso que tá me deixando incomodado nesse livro

Renato.Vasconcelos 29/01/2022minha estante
Max concordo na maioria dos seus argumentos, mas discordo com o seu "PORÉM apenas este lado foi abordado no livro". O grande desafio é conhecer de fato "este lado da moeda" e de forma livre, espontânea, alegre RESPONDER a tamanha GRAÇA com a nossa SANTIDADE praticando os frutos do Espírito. De fato Deus quer que voltemos a Ele no âmbito da liberdade e da capacitação do Espírito Santo. O temor funciona como algo prioritário enquanto imaturos, depois o que nos move é o amor e o desejo de agradar a um Pai tão gracioso (o temor continua tendo seu papel, mas não mais como a principal força motriz da nossa espiritualidade). Jesus ao perdoar a mulher adúltera demonstra imensa graça e misericórdia e diz a ela: "Vá e não peques mais", Ele não disse "Fique aqui seguindo estas regras que se violadas te penalizará". O grande desafio é ir na liberdade e não pecar mais. Eu entendo que muitos não saberão lidar com a tamanha liberdade proposta por Jesus, mas esta liberdade não é um convite para pecar, mas passar a fazer aquilo que é sem o que o mesmo tenha feito isto debaixo de um julgo de regras (Jesus nos lê e vê integralmente e não apenas no nosso comportamento).