A Ditadura da Beleza e a Revolução das Mulheres

Resenhas - A Ditadura da Beleza e a revolução das mulheres

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Pefico 07/02/2011

Sem dúvida, péssimo.
Augusto Cury nos traz esta pérola da literatura brasileira chamada ‘A ditadura da beleza e a revolução das mulheres’. Como alguém interessado em entender melhor sobre questões do misterioso universo feminino e estimulado por uma crítica positiva de uma amiga, pedi este livro de presente. Agora que terminei, preciso ir ao neurologista pra descobrir se houve algum dano permanente.

O autor, logo no prefácio, justifica a brilhante ideia que foi responsável por tornar este livro material para reciclagem dizendo: ‘Preferi escrever (este livro) em forma de ficção, pois sinto necessidade de recriar imagens inesquecíveis que estão na minha mente’. Eu gostaria muito que ele não tivesse sentido a necessidade de escrever ficção, por que então não teria provocado em mim a necessidade de pôr fogo no livro.

A Ditadura da Beleza e a Revolução das Mulheres conta a estória do super psicólogo Marco Polo, que resolve qualquer problema psicológico em quatro sessões (ou seu dinheiro de volta), e Falcão, um filósofo-ex-medigo que nem o escritor sabe direito de onde surgiu. Esses dois homens estão à frente de um movimento de revolução contra a Ditadura da Beleza, uma doença social imposta pela mídia, pelo capitalismo e por todos os outros demônios do século XXI cujo único objetivo é manter as mulheres e adolescentes com baixa auto estima.

E o que mais dói em A Ditadura da Beleza e a Revolução das Mulheres é que debaixo de toda a escrita de péssima qualidade existe um material excelente. Esse material inclui estatísticas sobre a Ditadura da Beleza e informações do próprio autor, que é psiquiatra, relevantes para os interessados em entender melhor essa doença social. Estes dados, aliás, foram certamente o motivo que impulsionou pessoas do Brasil inteiro a ler este livro. Mas o que você ganha ao comprar esta pérola é um monte de personagens pobremente mal construídos, um protagonista que é obviamente o alter-ego do escritor e um plot que poderia ter sido pensado por uma criança de cinco anos que já assistiu todos os filmes da Disney. Tivesse esse livro sido escrito como não-ficção, ele teria vinte páginas, e não duzentas, e seria o tipo de coisa que todo mundo precisa ler de quando em quando para perceber as amarras que limitam nossa auto-estima. Como está, ‘A ditadura da beleza e a revolução das mulheres’ é material pra alimentar aquelas maquininhas de picotar papel.
Mariane 29/08/2011minha estante
"pefico", que tal ler "O futuro da Humanidade" antes?..ai voce vai entender de onde ele tirou os "personagens pobremente mal construidos", já que marco polo e falcao se conheceram nesse livro. Boa sorte com seu neurologista e decida se vai botar fogo ou picotar o livro...

Andréa 23/01/2012minha estante
Eu li O futuro da humanidade antes, achei-o excelente...e por este motivo comprei A ditadura da beleza, o qual é um lixo sem criatividade, concordo totalmente com a resenha acima.

Bruno Oliveira 29/08/2012minha estante
Eu li esse livro porque uma amiga me recomendou o autor, aí escolhi esse título por tratar de um assunto bem relevante.

O ruim do Cury é que ele é um escritor muito, muito fraco. Tudo é tão superficial que chega a ser ofensivo. Parece novela da globo. Embora o tema seja muito legal, a maneira como tudo é desenvolvido é terrível. Saber de um assunto não significa saber expô-lo, e mais, não significa saber dar um tratamento literário adequado a ele. Literatura pede, digamos, dotes, cuja ausência faz um livro que se pretenda ficção ficar ruim.

De qualquer modo, para pessoas que leem apenas esse tipo de literatura pobre, acho positivo que haja livros que abordem temas importantes. Penso que é melhor do que se ficassem apenas em coisas como Paulo Coelho e tal.

Mari 04/12/2012minha estante
Realmente, esse livro só serve para reciclar mesmo.

Sheila 20/01/2013minha estante
Emprestei esse livro e rezei p não receber de volta, já que ganhei de presente e não podia jogar no lixo. Já havia comentado em "O vendedor de sonhos" e repito aqui: a intenção até que é boa e é nítida a presença de um propósito, mas o autor escorrega na criação da trama, que (na minha opinião) é apelativa e foge do bom senso. Já vi de perto o peso dessa tal ditadura que ele tanto fala, mas não concordo que o caminho pra cura de uma pessoa com esse tipo de distúrbio deva ser tratado desse jeito absurdamente utópico. Eu, definitivamente, não gostei.

Manuela 06/06/2014minha estante
amigo, se me permite uma indicação, a julgar pelas suas palaveas, aposto que você apreciaria muito mais "O Mito da Beleza", escrito por Naomi Wolf. fica a dica ;)

Jana Mayara 28/01/2019minha estante
Concordo plenamente o livro é tão mal escrito que fica chato! Repetitivo sem motivos e ainda por cima não desenvolve o real tema que é imposto. Eu realmente não entendo a fascinação por esse autor já tentei ler 2 livros dele e abandonei os dois por tédio.

Chris Guedes 27/11/2009

Augusto Cury tem um ritmo quase didático característico, o que torna sua leitura, para o leitor mais exigente, enfadonha e óbvia. Todavia, o conteúdo deste livro é bastante contextualizado na discussão sobre os padrões de beleza presentes em nossa sociedade. Minha única reclamação é que os problemas se dissolvem rápido demais, forçando uma objetividade desnecessária e passando a idéia de que a coisa é meio simples de resolver, quando, na verdade, sabemos que não é. A despeito disso, uma mensagem positiva e extremamente acessível; recomendável.
ELAINE 19/02/2012minha estante
puxa, faço minhas as suas palavras, descreveu o livro perfeitamente, parabéns

Ademi.Silva 10/02/2020minha estante
Leitura obrigatória para toda mulher ... E homens que admitam e respeitam as mulheres ou querem entende.las melhor

Carla1372 12/02/2024minha estante
Onde começa a leitura ? É pago ?

Laura Irthes 02/09/2016

Decepção
Eu peguei o livro emprestado e, pelo título, achei que se tratava de algo. Porém, na realidade o livro não mostrava nada disto. Ao ler que se tratava de um romance eu desanimei, mas resolvi ler. A cada página, uma nova decepção. Começando pela escolha das personagens que são muito distantes da maioria da população brasileira. Resultado? Desisti da leitura. Esperava um livro que tratasse o assunto com mais seriedade e sem tanta utopia, além de um texto que não fosse ficção.
Adrielly 21/02/2017minha estante
undefined

nicoleeeee 30/04/2023

Todas as mulheres deveriam ler!
Como não amar o cury? eu amei minha experiência com o livro, abriu a minha mente para problemas ""fora da minha bolha"" talvez eu tenha me identificadokk, a escrita mt boa, as citações sobre Jesus, como a nossa sociedade está doente, achava que o livro seria na narrativa da Sarah (a primeira paciente), mas okk minha única reclamação é que os problemas são resolvidos mt "rápidos" e nos sabemos que quando o assunto é beleza é tão complicado lidar... mas o livro é desenvolvido. apenas leiam!!
Rebeca1092 30/12/2023minha estante
Já ouvi falar desse titulo, pretendo colocar na lista, se tratando de Augusto Cury não tenho dúvidas de que seja bom.

Marciele Silva 27/05/2014

Por que abandonei o livro
Gente, comprei este livro pelo fato de falar sobre a ditadura da beleza, no livro fala realmente minha opinião que não devemos ligar para os padrões de beleza. Porém, abandonei este livro logo nos primeiros capítulos porque ele é um livro muito auto ajuda e tipo eu tinha que ter algum problema com padrões de beleza ou achar que tinha um problema ou algo para vencer. Mas, não deixe de ler este livro só porque eu não gostei, se você gosta de livros de auto ajuda ou se já leu algum outro do Augusto Cury e gostou, você vai gostar. Realmente, Augusto Cury é um ótimo escritor mais o fato da Auto ajuda nunca me agradou, e eu já sabia disso quando comecei a lê-lo
Allen Iacara 24/11/2017minha estante

Sheila 21/01/2013

Já havia comentado em "O vendedor de sonhos" e repito aqui: a intenção até que é boa e é nítida a presença de um propósito, mas o autor escorrega na criação da trama, que (na minha opinião) é apelativa e foge do bom senso. Já vi de perto o peso dessa tal ditadura que ele tanto fala, mas não concordo que o caminho pra cura de uma pessoa com esse tipo de distúrbio deva ser abordado desse jeito absurdamente utópico. Eu, definitivamente, não gostei.
Daniela sdc 14/04/2019minha estante
Simplesmente concordo muito. Esse livro é utópico!

Lu 20/11/2009

Fui adorando no começo. No meio achei meio chatinho e depois gostei no final. Passa uma boa lição. Muitas pessoas deveriam ler!
Pandora 21/02/2015minha estante
Ótima resenha!

Kênia 03/11/2012

Dramaticamente entediante
Talvez tenha lido este livro na época errada, ou quem sabe não seja meu estilo de livro - de modo geral detesto auto-ajuda, apesar deles sempre terem uma ou outra lição em suas páginas - o fato é que não gostei do livro.

A história retrata dramas femininos de mulheres apegadas demais a imagem e propõe uma análise psicológica das relações mulher x mundo e relação mãe x filha. Faz tempo que li o livro, por isso não saberia precisar detalhes, mas o melo-drama, me incomodou bastante.

Bruno Oliveira 26/08/2014minha estante
É só um livro ruim, moça, não precisa se responsabilizar tanto por não ter gostado.

Patita's 19/01/2009

Gosto muito dos livros do Augusto Cury, e este é o que mais gosto. O último que li, talvez por isso... cada vez gosto mais deste autor.
Este livro me fez chorar, sorrir e refletir bastante. Consegui, logo no começo do livro, aprender coisas muito valiosas. E o melhor de tudo é que usei o que aprendi, conversando e demonstrando meu carinho pela minha família. Isso nos rendeu uma ótima conversa, ou melhor, ainda nos rende ótimas conversas, e diálogo com os pais é tudo. Recomendo a todos, e espero que a leitura e o aprendizado sejam tão valiosos qto foram pra mim. ;-)

Renali 25/03/2009

Beleza sem escravidão
Sempre achei que todas as mulheres devem se cuidar, mas exagerar já é outro assunto e este livro mostra exatamente o exagero a que certas mulheres vem se submetendo em nome da beleza. Muito bom!

Nah S 09/04/2024

A Ditadura da Beleza e a Revolução das Mulheres - Algusto C.
Poderia ter sido melhor. O livros tem algumas partes boas que demonstram a realidade das mulheres com disfunções alimentares trazidos pela excessiva preocupação com o próprio corpo.
Para mim, Augusto Cury é um excelente profissional, mas como escritor de romance, deixa muuuuito a desejar. A leitura é na maior parte maçante, o enredo, raso, com "frases feitas" bastante batidas, e só não abandonei o livro por não gostar de fazer isso. Só não foi pior que Prisioneiros da Mente, que na minha opinião foi 100% horrível, contraditório e sem lógica.
Estava muito interessada em ler esse livro sobre a ditadura da beleza e distorções de imagem, muito provocadas pela nossa atual e excessiva exposição à mídias que estabelecem padrões de beleza rigirosissimas e inacessíveis, que provocam uma constante comparação interna e por conseguinte, a insatisfação com a própria imagem.
Até foi uma leitura que provoca reflexão, porém, gostaria que o livro tivesse sido escrito de maneira direta e não em forma de romance. O espaço teria sido melhor aproveitado, o tema mais diretamente abordado e acredito que teria sido bem mais proveitoso e muitas mais pessoas poderiam vir a ler este livro e ter uma boa experiência.
De qualquer forma não me arrependi de ter lido, no entanto, mereceu apenas duas estrelas.

Quel 14/07/2009

Mulheres,leiam!
Um livro para despertar as mulheres que vivem o pesadelo de perseguir uma "beleza" que não é saudável. Como psicanalista,Cury retrata a insatisfação,solidão e a angustia que permeiam a vida de uma linda modelo escrava de sua aparência.Quando ela está a ponto de perder completamente sua alegria de viver,uma revolução contra a ditadura da beleza começa.
Só faltou aí um dvd da "Campanha pela real beleza" promovia pela Dove.(rs)
Gordinhas e magrinhas,leiam!!

RafaelG 03/08/2009

História inverossímil
O livro pode ter uma mensagem importante, que não é para se preocupar demais com a beleza a ponto de morrer por ela, mas a história é meio forçada.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6