Cinco Minutos

Cinco Minutos José de Alencar

Resenhas - Cinco Minutos

Bruna.Krombauer 26/01/2023

Um doce de leitura
Esse foi o primeiro livro que eu já li
Em 2012 ganhei de um amigo e até hoje me marca profundamente.

Romance lindo, com um toque de bela adormecida no final.
Depois desse livro eu entendi como podemos nos apaixonar por alguém que não conhecemos.

Recomendo sempre!
Viva a literatura Nacional ??

clarafs 26/01/2023

cinco minutos
que livro incrivel!!! é a história de um cara contando pra prima dele sobre como ele conheceu sua amada, e toda a historia (repleta de várias viagens e descobertas) começou com um atraso de cinco minutos. A leitura é super leve e a linguagem é incrivel

Maju 20/01/2023

Primeiro contato com José de Alencar
São contos, eu acredito, por isso são tão pequenos. Não é algo que me marcou, por isso não dei mais estrelas... Mas eu gostei muito, a edição talvez tenha deixado a linguagem mais rebuscada. É algo que você quer ler mesmo não estando acostumado. Provavelmente vou ler mais desse autor, com "Iracema".

danielagarcia 18/01/2023

eu gostei muito do romance mesmo que me perdi em algumas falas. é uma tipica comédia romântica :))))

fanny.Dyatlov 18/01/2023

"Eu te amei desde o momento em que te vi! Eu te amei por séculos nestes poucos dias que passamos juntos na terra. Agora que a minha vida se conta por instantes, amo-te em cada momento por uma existência inteira. Amo-te ao mesmo tempo com todas as afeições que se pode ter neste mundo. Vou te amar enfim por toda a eternidade."

Não gostei tanto dos ????? ???????, ? ???????? me encantou mais.

Mickaela_ 16/01/2023

Uma comédia romântica com perfeitas dosagens ?
Esse livro é com certeza uma dos melhores do gênero "comédia romântica", José de Alencar nunca erra, romance e comédia na metida certa. Um livro leve q te deixa com um sorriso bobo no rosto, eu sei q algumas das coisas q tem nesse livro parece loucura, mas no meu ponto de vista o sentimento confuso q ele da é oq o torna único. Enfim muito, muito bom ?

kleyson 15/01/2023

Creio ser o primeiro livro que escancarou tudo que aprendi sobre o Romantismo na escola. O livro é todo poético, todo do que se faz sobre a idealização da mulher e o amor elevado!

Clara 13/01/2023

Em primeiro lugar eu tomei um susto em saber que Alencar era de Ceará. Em segundo a leitura.
As duas obras retratam a sociedade, os valores dos homens e romance brasileiro, onde o dinheiro é tratado com desdém e o sentimento humano é exaltado. Em Cinco Minutos eu quade chorei por causa de Carlota e em A Viuvinha fiquei impressionada com o quanto Carolina manteve-se forte por cinco anos sem saber nada do marido.

Rayssa414 13/01/2023

Só li por conta do trabalho escolar
Não gostei do romance, também não sou muito de fã de ler clássicos. A escrita me confundiu bastante, tive que ler e reler vários trechos para compreender e mesmo assim não funcionou.

O cavalo morre do nada, então só por isso -2 estrelas. Odeio mortes de animais.

Gabrielly 11/01/2023

A verdade é: li esse livro pra um trabalho da escola.
Quando eu comecei a ler esse livro pensei: ?Que saco, mais um desses clássicos chatos que vou ter que ler pra aula?, mas na real eu amei ele, uma história bem legal que me surpreendeu muito. Não achei a leitura maçante apesar da época em que foi escrito. Um livro legal pra quem quer começar a ler os clássicos

@livros.luna 08/01/2023

Não era amor platónico era real
Uma ficção de 1856 recheada de humor e devaneios filosóficos que busca explicar a Carlota, prima do personagem, o motivo da sua ausência que já conta dois anos. Mas, não é qualquer explicação, é uma história engraçada que começa com um atraso de cinco minutos para pegar um ônibus, depois, mais uma hora. Até que, o personagem vê-se sentado a caminho do seu destino e resolve imaginar que a pessoa ao lado o ama profundamente, ele não consegue ver o seu rosto, apenas escuta uma frase de despedida e fica buscando por aquela voz e perfume por dias.
A busca no mesmo ônibus, todos os dias e na mesma hora dão resultado, ele escuta uma voz idêntica dizendo a mesma frase de despedida, mas a voz era de uma senhora que mais tarde revelou ter uma filha e era por ela que ele buscava. A filha, correspondeu a suas investidas por meio de cartas onde explicava que tinha uma doença terrível, mas ele não desistiu. Apanhou balça, barco, cavalo...para encontrá-la quase sem vida, mas com um suspiro ela decide viver pelo amor e se fortalece, ficando com ele até o envio da carta.
O livro tem lindas declarações de amor e marcas da oralidade do século XVIII.

site: https://www.instagram.com/livros.luna/

Carol Lino 29/12/2022

O bom livro é feito com vocabulário amplo, enredo imprevisível e sem furos, personagens tridimensionais.

Amanda3494 27/12/2022

Só li porquê a minha escola me obrigou. Tipo, eu não gostei muito, talvez tenha sido a linguagem muito rebuscada. Não leria novamente

nishu 27/12/2022

Leitura da escola ????
Achei legalzinho, é muito louco a escrita da época, e realmente me intrigou...
Gostei até, como a obsessão era retratada como romance ou vice-versa.
Várias interpretações podem ser retiradas dessa história, principalmente sobre o "romance" dos antigos tempos...

nopedaorelha 24/12/2022

"Entusiasta da liberdade, não posso admitir de modo algum que um homem se escravize ao seu relógio e regule as suas ações pelo movimento de uma pequena agulha de aço ou pelas oscilações de uma pêndula"