Cinco Minutos

Cinco Minutos José de Alencar

Resenhas - Cinco Minutos

Rafaela 18/12/2022

Cinco minutos
Eu li faz um tempinho, foi um dos livros q eu não esperava nada e acabei gostando muito. A forma q as coisas se conectam são.... lindas

Heley 04/12/2022

Romantismos típico de José de Alencar
A última vez que li uma obra de José de Alencar foi no ensino fundamental. É engraçado observar como a escrita do autor marca a sua vida, onde nas primeiras páginas lembrei dos textos lidos na escola. Cinco minutos traz a história de um homem que se atrasou 5 minutos para pegar um ônibus e acabou conhecendo o amor de sua vida. O texto é escrito em formato de carta, onde o personagem principal conta para a sua prima a saga de reencontrar esse amor avassalador (nível novela mexicana). Uma leitura curta e leve. Gostei!

Eliza.Breciani 13/11/2022

Éhrrr
Comecei a ler por causa da escola mas até que não foi uma leitura tão ruim! Flui, da pra entender e tem um final bom, eu até que gostei!

Priscila 10/11/2022

É interessante e misterioso kkkk de certa forma eu sofri junto com ele e senti toda melancolia da história, mas gostei bastante

Lu 24/10/2022

Novela das seis.
Romance romântico, com todos os dramas, ideais, sentimentalismo e inconsequência do amor.
É bem novela mesmo.

Elyene 01/10/2022

Releitura
Li pela primeira vez no Ensino Médio e lembro que foi uma das leituras que, na época, mais gostei. Talvez pela facilidade de compreensão, por ser curto, por ter me deixado interessada em saber o que ia acontecer. Como fazia muito tempo e eu pouco lembrava, resolvi reler. Bem... a temática acerca da finitude é o ponto alto pra mim. Mas, como um tom geral do livro, é tudo bem exagerado, fantasioso, para além de simplesmente romântico. Entendo porque apreciei na época, já é uma vitória imensa ler e entender um livro clássico na adolescência. No entanto, com a cabeça de hoje acabei questionando todas as cenas centrais e a imersão não foi das melhores. Como entendo que seja um bom livro de introdução para novos leitores, reconheço, ajnda assim, seu mérito.

Laura3437 19/09/2022

Um livro simples e pequeno que guarda uma grande história de amor. Cinco minutos que mudaram a vida de duas pessoas intensas que buscavam sair do monótono. Uma aventura que se transformou em uma paixão que levou ao amor.

Ju Biasuz 09/08/2022

Fiz a leitura desse livro para a escola e confesso que não gostei muito, achei confuso demais .

Nandinha 04/08/2022

Não tem erros, mas tem
Esse é um clássico que era publicado em jornais e revistas antigamente, por isso sua leitura é rápida e leve. Tem algumas coisas que eu não concordo, mas sua essência carrega assuntos e temas inimagináveis, aprendi mais com esse livro do que no último mês da minha vida.
Sou completamente apaixonada pela forma que o autor interage com o leitor, incrível

Afinal, vale a pena? Sim, um clássico maravilhoso

Maria 02/08/2022

Okay
É um conto antigo, então não me agrada muito. A premissa da história é estranha e um pouco problemática. Bastante romântica, na época em que se iniciou, então a apresentação tem pontos drásticos demais, o exagero não me agrada. É fácil de ler, mas é bem mais ou menos.

vitzyso 21/07/2022

?Sabe que sou o homem o menos pontual que há neste mundo; entre os meus imensos defeitos e as minhas poucas qualidades, não conto a pontualidade, essa virtude dos reis, e esse mau costume dos ingleses.?

Se eu pudesse apagar da memória esse livro só pra poder ler novamente, eu faria. Fazia muitos anos que eu não lia um clássico da literatura nacional, e esse me pegou em cheio. Lógico que não tem um livro sequer que eu não tenha me emocionado com o final (e chorado por dias), mas esse mexeu com o meu coração por eu não saber, e nem duvidar, o que o nome do livro significaria lá na frente. Não vou mentir que a curiosidade de saber sobre o personagem principal deixou uma coceira interminável atrás da orelha, mas Carlota com o seu jeito puro e especial fez com que eu esquecesse desse detalhe. Em nenhum momento do livro fiquei entediada ou achando chato, e isso me fez lembrar o quanto nossa riqueza literária nacional é linda. E deveria ser explorada mais.

Bia 19/07/2022

Leitura rápida e gostosa, que é nos apresentado nesse romance de José de Alencar com uma escrita primorosa.
E tudo ocorre pelo atraso, de cinco minutos.
Vale muito a pena, se envolver nessa leitura por alguns minutos.

Marcos 14/07/2022

Esse é o primeiro romance de José de alencar. Uma história curta em comparação aos outros romances do mesmo autor, mas não deixa de ser bem escrita, uma aventura sobre o amor. Vale a pena.