Cinco Minutos

Cinco Minutos José de Alencar

Resenhas - Cinco Minutos

milebook 27/05/2024

Esse conto foi realmente muito interessante, foi a minha primeira leitura clássica brasileira e fiquei muito feliz de ter aproveitado a leitura. Ao contrario do que eu imaginava, esse conto não foi complicado para ler e conseguiu me prender do início ao fim.
É uma historia que me impressionou a cada página, sempre me fazendo ler mais para saber o que ia acontecer. Porém sinto que historias do romantismo nao são para mim, tiveram muitas coisas que achei esquisitas mas não foi um conto que odiei, na verdade me impressionou

Manuela.Hernandez 26/05/2024

"Non ti scordar di me"
Li por causa da escola e achei uma experiência diferente de leitura. Por ser um romance urbano, a narrativa ocorre na cidade do Rio de Janeiro e aborda os costumes burgueses da época. Há diversas críticas aos hábitos urbanos e seu espaço, que ao ser comparado com o do campo se torna desprestigiado, dividindo as sensações dos lugares: cidade como formigueiro, sempre caótica e barulhenta, e o campo como símbolo de tranquilidade, demonstrando a essência humana. A paixão presente na história é altamente idealizada e fantasiosa, tendo sempre um caráter moralizante, principalmente para as mulheres, visto que a personagem é retratada como frágil, tímida e educada, ensinando um exemplo de comportamento para as leitoras da época. O amor é um símbolo de redenção, tanto para o narrador personagem por se livrar da vida cotidiana apática, quanto para Carlota, que se curou de sua doença. Há muito drama e muito sentimentalismo, além de descrições excessivas, que me fizeram penar para ler um livro minúsculo, José de Alencar pegou pesado, por isso não gostei tanto. Achei interesante, no entanto, os ?cinco minutos? serem responsáveis pela história de amor.

anna3140 26/05/2024minha estante
diva adorei que vc colocou o conteúdo

Manuela.Hernandez 27/05/2024minha estante
KKKKKKKK

Renata Cavalcante 18/05/2024

Linda história!
Adorei a leitura desse livro. Sabe aquele livro que lhe aquece o coração? Esse é um desses livros. Livro rápido de ler, até porque a história me prendeu demais, fiquei curiosa pra saber como iria terminar e simplesmente amei. Indico demais.

leiladavitoria 17/05/2024

O último romântico
Quando estava no 8° ano, a professora passou esse livro para lermos. Lembro que comecei a leitura mas não conseguia terminar, achava chato, difícil de entender. Resolvi tentar a leitura novamente agora, mais de 15 anos depois e achei a leitura leve e muito fofinha. O romantismo é hiper exagerado (no bom sentido), e a história é muito louca com todos os encontros e desencontros entre os protagonistas.

MarcosQz 11/05/2024

Non ti scordar di mi!
Um rapaz perde seu ônibus habitual e espera pelo próximo, é nesse ônibus que ele conhece sua amada que faz de tudo para se manter incógnita. Encontros e desencontros, viagens e um amor que não finda, só aumenta a cada dia. Um amor intenso e surreal, que depois de passear por tantos finalmente acontece.

José de Alencar escreve um romance intenso, apaixonante e vibrante, podemos sentir o amor dos dois personagens de forma quase palpável. É o puro romantismo, no seu mais alto nível.

Tutu1301 05/05/2024

Absurdamente incrível
Um livro que reflete a grandiosidade do romantismo brasileiro. Um amor exagerado e ultra-romântico que encanta por sua magia e espontaneidade. José de Alencar atinge o patamar de gigantes do romantismo mundial como Goethe, Keats e Lamartine. Escrito com maestria e perfeição.

gabrieoart 02/05/2024

Do fim ao "Broxante"
Como uma obra clássica a linguagem e mais refinada, porém de certo modo fácil e tranquila.
A história em si é boa exceto o final que foi meio "broxante" e irrealista/sem sentido o que me decepcionou.Talvez a história teria acabado logo no começo se ela contasse tudo.
Na parte do romance entre os dois, eu até gostei, mesmo sendo meio "irritante", (Talvez seja o estilo da época...)

Shine1 28/04/2024

Tão romântico
Ele é tão apaixonado por ela, mesmo que tenham se visto em um único momento. E foi incrível ver o amor deles ultrapassar o medo dela. Intensos é a palavra que define eles.

gimenes.bruu 23/04/2024

Bom, mas a linguagem é difícil
Quando eu comecei a ler foi mega difícil me habituar com a linguagem antiga, a maioria das palavras eu tinha que pesquisar pra entender, acho que esse foi o único motivo pelo qual eu enrolei muito pra ler, porque a história em si é boa e criativa, esses são os únicos motivo de eu ter dado essa nota pro livro. Ouvi várias pessoas dizendo que o livro era ruim pela história ser muito distante de uma realidade, mas eu não vejo isso como um problema, e sim como uma fantasia que me fez entrar em um novo mundo, em geral, eu gostei do livro, mas a leitura é arrastada.

Isabelly 21/04/2024

Li para um trabalho da escola.
É uma leitura fácil, apesar do livro ser antigo.
Bom para quem quer um livro cheio de declarações romanticas.

Aline.Haverroth 19/04/2024

Confesso que só li esse por conta de um trabalho escolar, mais que história bem desenvolvida, bem escrita, sensacional

Dodô 16/04/2024

Adorei o livro. Tanto o primeiro conto, quanto o segundo. Me admiro com a forma simples que José de Alencar conseguiu desenvolver duas histórias tão tocantes e puras.

Nanã 15/04/2024

É um romance encantador e surpreendente, que arrancou meu sorriso e me fez sentir o amor "impactante" do narrador. Não digo paixão a primeira vista, mas um amor despertador e misterioso. Não posso esquecer do drama que envolve o casal.
"Non ti scondar di me".
Darte 15/04/2024minha estante