A Viuvinha

A Viuvinha José de Alencar

Resenhas - A Viuvinha

C.lavocat 21/01/2024

Classico meio chato
O final foi lindo francamente, mas de resto a história era mto chata, a viuvinha só é citada lá pro final e não vi graça na história, palavras difíceis demais, e eu tive dificuldade de entender, mas vai até que foi legal

Nati 02/12/2023

Uma verdadeira poesia??
José de Alencar nos presenteia com essa obra que para mim, está mais para uma poesia!
Gostei da escrita, do enredo, do desenrolar?
Um livro curtinho que da para ler em um dia.

Jorge nos mostra que podemos sim viver em excessos, ter uma vida boêmia? porém, não poderemos fugir das consequências que uma vida desregrada e sem responsabilidades pode resultar.

Gostei!!! Me identifiquei com algumas partes!!!
??

BlancBunny 14/11/2023

A beleza do luto e o sacrifício supremo pelo amor.
A viuvinha, de José de Alencar, é um livro lindo e triste, mostra a beleza do luto por aquele que verdadeiramente amamos, mostra a beleza do sacrifício que muitas vezes estamos dispostos a fazer para proteger a pessoa amada. Ah... como pode um livrinho conter muitas emoções e sentimentos? Como podem 64 páginas conter a profundidade de duas almas apaixonadas? Não sei como, mas esse livro consegue.

Mariana Rodrigues 11/11/2023

A Viuvinha
A viuvinha é a história curiosa de um homem que simula sua morte para não sucumbir à vergonha de uma situação financeira desastrada. Publicado em 1857, é o terceiro livro de José de Alencar. Como Senhora, Lucíola e Cinco minutos, A viuvinha se inclui entre os romances urbanos escritos pelo autor, que nos dão uma riquíssima descrição da vida na corte, a vida burguesa do Rio de Janeiro de meados do século XIX, seus costumes, modas e tipos característicos

Maria 17/10/2023

Conhecendo ainda as obras do autor
Como já diz o título, esse é o meu segundo texto que leio do José de Alencar, o seu conto está cheio de reflexo da época a qual foi escrito, como valores e costumes e exemplos disso está em como o José de Alencar ressalta a virgindade de uma moça, o que está relacionado diretamente com o valor religioso de "ser puro" ou como repudia o modo de viver de Jorge, ou até sobre o valor do trabalho. Já os costumes da época, está também muito bem claro na sua Obra Viuvinha, como por exemplo: o casamento de moças jovem com caras mais velhos, onde Carolina só tinha 15 anos quando se casou com Jorge, ou mesmo a preocupação de Jorge de não se casar com Carolina e isso lhe causar prejuízos por afetar sua "inocência" isso demonstra o machismo de uma época, ou mesmo a vergonha que sente Jorge ao jantar num ambiente denominado de pessoas pobres demonstra um preconceito de uma época. Enfim, a minha opinião é que esses livros são necessários e esclarecer quando estamos falando em entender mais sobre os costumes e valores de uma época, e não é atoa José de Alencar ser um dos autores clássicos da literatura brasileira, onde vive a introdução do romantismo no Brasil e é super importante lemos esses clássicos tendo consciência do contexto histórico o qual escreve José de Alencar.

nikkelodeon 01/10/2023

Clássico gostosinho
Li por obrigação, mas nunca gostei tanto de ser obrigado a fazer algo.

Algumas das pessoas que leram comigo não gostaram da escrita, mas já era esperado, afinal é um livro romântico de 1800 e bolinha, então era óbvio que a escrita e as descrições iriam ser meio massantes, mas para ser sincero não foi tão ruim quanto eu imaginei.

O plot é meio que esperado - pelo menos foi pra mim -, mas mesmo assim consegue te prender. Resumindo, é bem bom, eu recomendaria como um livro para iniciantes de leitura clássica ou pra quem quiser ler um romancezinho brasileiro com vibe vitoriana.

maria.duda 30/09/2023

Gostei bem mais desse do que Iracema, a escrita é bem mais fácil de entender
gostei da história, principalmente do plot que era algo que eu realmente não esperava que um livro dessa época teria

TalesVR 29/09/2023

Romântico até o osso
O ruim de ler José de Alencar é que as suas expectativas com o amor romântico vão crescendo até atingir patamares irreais. Um perigo que gosto de correr, aceito os termos.
Angelica213 29/09/2023minha estante
Esse livro é muito fofo

Amanda.Lima 27/09/2023

Um admirador secreto
A história de Jorge e Carolina é aquele romance leve e puro, de leitura fluida e apaixonante. A parte mais interessante são as noites a espera do admirador secreto.

regianeoa.regi 18/09/2023

Romance de leitura, mas com alguns detalhes ausentes
A Viuvinha é um romance pequeno, onde a história de desenvolve muito rápido.
O final foi surpreendente, mas acho que teria que os fatos foram acontecendo de forma inusitada, sem dar tempo para o leitor assimilar o desenrolar da história.

Mariana2302 15/09/2023

Tive que ler para fazer uma prova da escola, e por ser um clássico tem uma escrita muito rebuscada e uma leitura um pouco cansativa.

Andreya.Stella 14/09/2023

Do martírio a felicidade
Fica claro que apesar das provações é possível encontrar o amor e a felicidade! Adorei, história surpreendente.