Diva

Diva José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - Diva

Luci_books 22/08/2023

Segundo livro da trilogia "Pefis de Mulheres", Diva tem uma história diferente da obra anterior “Lucíola”. Aqui conhecemos Emília ou Mila, uma jovem rica que brilha pelos bailes, o título se dá por ela ser comparada a uma diva ou divindade. Seu par é Augusto Amaral, médico e amigo de Paulo. O enredo se desenrola em um eterno jogo de cão e rato, cheio de intrigas, implicâncias, ciúmes, provocações, idas e vindas. Tem momento que o riso vem fácil e em outros que é “eita”. Como sempre José de Alencar da um show em descrever as mulheres e mesmo Mila sendo uma adolescente é inevitável, você passa a acha-la admirável.

Cheiro de Livro 15/10/2018

Diva
Continuo determinada na minha jornada de leitura de todas as obras urbanas de José de Alencar. O livro da vez é “Diva” e pela primeira vez entendi a ojeriza que muito dos meus amigos de colégio tinham de Alencar. O livro é chatíssimo.

Como nos livros anteriores os narradores tem alguma conexão, Paulo, o protagonista de “Lucíola” recebe cartas de Amaral que relata seu relacionamento com a jovem Emília. Amaral é um jovem médico que antes de embarcar para uma temporada na Europa salva vida de uma jovem recatada chamada Emília. Quando retorna ao Brasil a jovem tornou-se uma bela mulher que o despreza.

Emília é uma personagem chatíssima, voluntariosa, mimada e instável. Fica em um morde e assopra com o coitado do Augusto Amaral o livro todo. Primeiro não quer vê-lo, depois não quer que ele a toque, passam uns dias e tudo o que ela quer é passear com ele pelo jardim. As conversas entre Amaral e Emília são enfadonhas, com ele se declarando a cada minuto e ela o repelindo.

Todas as mulheres de Alencar tem esse espírito voluntarioso e são capazes de mudanças radicais de humores e amores. Em algumas isso é as torna mais interessantes, como em Lucia, ou as torna poderosas como Aurélia. Aqui essas características só tornaram Emília ainda mais chata. Passei o livro torcendo para que Amaral se apaixonasse por Julinha, uma personagem bem mais legal.

Continuarei na minha saga de ler todos os romances urbanos de José de Alencar, estou dedicada a essa tarefa. Diva me desanimou um pouco, é verdade, mas seguirei firme.

site: http://cheirodelivro.com/diva/

thecia 18/10/2022

mais um do Alencar
Vamos lá, estou dando 4,5 só porque não acho que superou Senhora, mas já me rendi completamente a José de Alencar, fico completamente presa nas histórias dele.
Diva conta a história do Augusto e da Emília e eles ficam presos em jogos de amor, amizade e desprezo que são por vezes infantis e outras humilhantes. Mas eu confesso que comparei eles um pouco com Aurélia e Fernando lá em Senhora, por isso a relação de Augusto e Emília não me encantou tanto.
Mas eu amo a narrativa do José de Alencar, como se ele realmente escrevesse cartas. E é mais um típico romance urbano do autor, que eu amo tanto, enredo simples, com personagens psicologicamente elaborados. A descrição dos costumes da alta sociedade e da corte, do que se passava dentro dos salões e da intimidade das alcovas das senhoras munido de um vocabulário rebuscado.
Por fim, não poderia deixar de comentar do prólogo do Alencar, ele afirma que, como defensor de uma língua em constante evolução, age em oposição ao clacissismo exagerado, que em nada contribui para o desenvolvimento da língua na literatura e busca o ?galicismo?.
Enfim, até agora, não me decepcionei com Alencar e seus romances, vou me aventurar em mais um, o autor realmente me pegou muito!

Mandy 11/05/2022

Não prometeu nada, e entregou tudo.
A história é envolvente, deixa o leitor com mais e mais vontade de ler.
O Romance conta a história de Augustus, jovem médico que se apaixona por Emília, que até então tinha um sentimento não recíproco. Augustus sofre com ciúmes, de ver como outros homens a cobiçavam; Mas ele não desiste e continua a se humilhar pelo amor de Emília.

Denise.Marreiros 31/01/2021

Todos que me conhecem sabem do meu amor pela trilogia Retrato de Mulher e o quanto admiro as mulheres descritas em cada obra.
Mila talvez seja a menos madura das três mas tem seu encanto e uma história que vale a pena ser lida. José de Alencar consegue escrever sobre mulheres de sua época com a propriedade que falta a muitos autores na atualidade. Um mestre!

Gab4eclipse 09/09/2022

Não sei oq dizer
Comecei a ler esse livro para uma lição na escola achei a leitura difícil porém com o tempo foi se tornando boa, mais odiei do que amei os personagens, sobre a historia não achei emocionante e nem muito boa, com o tempo se tornou agradável porém não me cativou e o final descreveria como decepcionante.
Doardoo 30/09/2022minha estante
Aaah também to lendo ele por causa da escola kkkk

ThainA327 09/06/2024

Não acredito que acabei! Queria esquecer ele inteiro pra poder ler de novo e ter as mesmas surpresas.

Achei lindíssima a escrita e o modo como as personagens são tratadas. Tudo muito bem detalhado, tirando o fato de que a idade da Emília oscilava entre 17 e 18 anos kkkkkk. E, falando na Emília, que personagem complexa, tão decidida, expressiva, e, ao mesmo tempo, enigmática!

Romance maravilhoso pra quem ama 'haters to lovers'.

Thábata 01/09/2016

Uma linda e típica história de amor - Diva
O livro "Diva" se trata de um romance urbano, no qual nele a heroína Emília, bela e rica, filha mimada de um capitalista carioca, fica dividida e confusa frente ao amor de Augusto.
O narrador, em primeira pessoa, é o homem que a ama, Augusto Amaral. A personagem Emília é uma adolescente muito retraída e tem aversão que estranhos a toquem. Até que uma enfermidade a leva quase à morte e então é chamado um médico recém-formado, amigo da família, o Dr. Augusto Amaral. Augusto dedica-se a Emília, mas a mesma se recusa a ser tocada e não o deixa sequer entrar no quarto. Apesar de tudo, Augusto consegue salvar a moça, o que faz com que ela o odeie, temendo que ele exija sua amizade como recompensa. Seguem-se várias discussões e brigas entre os dois, onde se revela o caráter de Emília, extremamente instável e voluntariosa. Os dois ficam assim presos em jogos de amor, amizade e desprezo que são por vezes infantis e outras humilhantes. Augusto se declara, mas Emília diz não o amar.
Augusto acaba por apaixonar-se por Emília, mas as atitudes dela são tão incertas que acabam por levá-lo ao desespero. Ao final, tudo se reequilibra e o romance entre os dois termina bem, quando Emília finalmente revela o seu amor pelo médico. E então eles vivem felizes para sempre, num romance que segue ao pé da letra o estilo folhetim: heróis perfeitos, um obstáculo para o amor (a dúvida de Emília) e um final feliz no último instante.
No final do Capitulo III, a personagem Emília é comparada a uma Vênus moderna, a diva dos salões, explicando assim o título do livro: Diva

Karen 15/05/2022

Romance do jeitinho que eu gosto
José de Alencar nunca decepciona! Emília se mostra uma garota mimada e birrenta, Amaral um panaca que faz dó. Kkkkkkk. Emília era bipolar (só pode) e Amaral tinha obsessão por ela. Hj, descrente do amor, acho que esse relacionamento não daria certo nunca, mas pra um romance ficcional tudo pode.

Geciane brilhante 10/11/2022

Diva traz a inocência e ousadia de uma mocinha misteriosa e caprichosa, que por vezes despertou um sentimento de raiva e incompreensão da personagem. Impossível não amar a literatura brasileira com seus mistérios e paixões.

"Na sombra sim, conheço que meu coração é bom. Pareço-me com as flores. De dia as cores mais vivas , de noite o perfume mais suave".