Diva

Diva José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - Diva

Terapia literária 10/03/2022

Chega a ser um romance bem clichê e não é um dos melhores de Alencar, mas que vale a pena ser lido. Não vi nada de inovador, porém trás temas importantes.

Carol.Carvalho 27/06/2022

Falando de fluidez de leitura, esse foi melhor que o primeiro. Apesar de demorar 1 mês pra ler, eu li em uns 4 dias, voltando de onibus, não sei se por já ter lido Luciola. Mas, a temática comparada com a do outro é mais fraca. Não tem um dilema moral, dualidade, nem nada do tipo. É só o Augusto chorando atrás da Emília que eu achei um pooooorre as vezes. Ele era insististente e ela era indecisa, com muito te quero agora depois não te quero. Aí, muuuito chata, nossa senhora. Agora vou pro 3° e ultimo perfil de mulher.

juh_lo 03/11/2022

Não
Frienemies que tinha tudo pra ser ok. Entendo que reflete a época mas não!!
Do meio pro final começa a ficar mais tóxico. Então NÃO!

Duda 15/01/2024

Gostei, mas...
Emília não me cativou tanto quanto Aurélia (Senhora) e deve ser algo quase unânime entre quem leu Alencar. Uma mocinha mimada, caprichosa e até infantil em alguns momentos. Já Augusto, muito insistente e sem semancol! Não sei como essa história de amor pode convencer, mas devo dizer que, mesmo o final me dando um pouco de gastura, curiosamente o jogo de gato e rato me prendeu ao livro!

A escrita mais rebuscada do José de Alencar já me assustou mais, hoje consigo ter uma relação de boa com ela. E essa "trilogia" que marca a fase dos seus chamados romances urbanos me instiga pela sua característica principal que é, ao traçar perfis femininos, trazer protagonistas com mais "atitude" do que o que costumamos ver em outros romances da época. Enfim, gostei do livro apesar de ter revirado muito o olho com os personagens, kkkk

E já quero começar Lucíola!

ascaf 08/01/2023

Nunca imaginei que pudesse gostar de um livro da literatura clássica brasileira, mas eu gostei e muito! A linguagem é um pouco complicadinha por ser um livro antigo, mas eu gostei da história. Recomendo a leitura??

Carla.Parreira 09/11/2023

Diva
Livro composto por um manuscrito que Augusto Amaral teria enviado a Paulo, como confissões a um amigo. Diva é um romance urbano. Nele a heroína Emília, bela e rica filha mimada de um capitalista carioca fica dividida e confusa frente ao amor de Augusto, um médico que salvou sua vida quando ela era só uma pré-adolescente feia. Ambos ficam assim presos em jogos de amor, amizade e desprezo que são por vezes infantis e humilhantes. Augusto se declara, mas Emília diz não o amar. Diva relata o orgulho e machismo de um homem que confunde amor e paixão. Ele não aceita ser rejeitado porque o mais importante ainda é o poder sobre a mulher totalmente controlada. Ao não conseguir isso, Augusto renega seu amor. Emília, por sua vez, deixa de lado suas contradições e conflitos declarando amá-lo. Augusto percebe ainda amá-la e eles vivem felizes para sempre, num romance que segue ao pé da letra o estilo conto de fadas: heróis perfeitos, um obstáculo para o amor (a dúvida de Emília) e um final feliz no último instante.

mariasbritto 28/03/2023

Romantismo decepcionou
Livro arrastado que não se desenvolve, puro clichê mesmo ela sendo diferente de todas as outras, não curti

tallitafeitosa 19/04/2023

Que terror meu deus
Sem condições, q relação tóxica, q mulher doida, q cara doido, essa carta dela no final me deixou desesperada KKKKKKKKKKKKKKKKKK
dudaozx_ 03/05/2023minha estante
tenho a mesma opinião

Tatynha - @cantinho_datati 11/06/2013

Diva é um romance muito interessante e MUITO frustante.Pois conta sobre o amor entre Augusto do Amaral e a dona Emília.Mas antes de Augusto conseguir fazer com que Emília entenda que o amor dele é sincero e verdadeiro,ele sofre muitas humilhações,e chega até se iludir achando que ela nunca o amou e que nunca amará,quando,numa fração de segundos ela descobre que também o ama.Apesar disso eu gostei muito do livro.