Inocência

Inocência Visconde de Taunay

Resenhas - Inocência

uiliandalpiaz 11/08/2011

Tamanha inocência...
"Inocência" é um romance precioso e instigante, não à toa é reconhecido e celebrado como um dos maiores clássicos de nossa literatura. Taunay percorre escritos de fatos fictícios com tamanha disposição que incorrem-lhe a dubitável sensação de estar entre o real e o ficcional.

A perfeita descrição do ambiente e dos minuciosos acontecimentos do sertão de Mato Grosso (o que seria hoje o MS) revela brilhantes linhas de regionalismo, bem como de valorização e exposição da cultura de "certo Brasil" até então não tanto desbravado. Este regionalismo presente na obra se reforça nas características das personagens, nas dicotomias entre o homem sertanejo, o homem da cidade, o homem estrangeiro e nos costumes morais prezados com certa mescla do conservadorismo e de repressão à mulher, também inerente à época.

O romance ainda apresenta a quase excelência na escrita do autor, fidelidade ao estilo Romântico do período, bem como é recheado de nuances psicológicos dentre as personagens. Enfim, o livro possui bons ingredientes que lhe fazem jus à fama, bem como apresenta grande riqueza de informações e valores psicológicos, históricos e/ou geográficos atribuindo-lhe o distinguível e reconhecido mérito literário.

Gláucia 19/07/2011

Inocência - Visconde de Taunay
Do Romantismo Brasileiro, o título que mais gostei, talvez por parecer ter um pezinho no Realismo e por ser Regionalista, estilo que aprecio.

Elô 14/03/2011

O livro é bom. não queria admitir isso, pqe cismei com o professor que eu nao gosto desse tipo de livro. mas eu gostei mt da historia e da forma tao pura de amor de Inocencia e Cirino.
Só que o final me decepcionou, quem já leu provavelmente deve entender o que eu digo. mas é um lindo romance, adorei

Luu~ 26/04/2010

muiito ruim :/

ok. assumo, eu pulei o primeiro capitulo, e agora, to me apaixonando por esse livro! qe raiva!
Mirella 07/04/2015minha estante
O mesmo ocorreu comigo, no início estava entediante a leitura, mais adiante começou a ficar interessante.

Mateus80 27/02/2019minha estante
Comigo foi o mesmo. Achei o primeiro capítulo entediante, mas do segundo em diante eu não consegui parar de ler, e esse nem é um dos livros do tipo que eu tô habituado.

Lilia Carvalho 09/03/2010

Gostei!
Livro belíssimo!

Li rapidinho e adorei esse reomance regionalista.
Olivro nos coloca frente a frente com a realidade dos sertões e coma realidade da mulher em determinadas regiões.
Adorei!

Graci 12/01/2010

Livro sem graça demais
Gente, é sério...Eita livro chato...
Eu só li tudo mesmo pq eu tinha uma prova para fazer sobre o mesmo...Eu não aguentava mais ler isso...
Ler obrigada já é o Ô...Imagina ler uma literatura RUIM OBRIGADA...Putz....

Débora 31/12/2009

Eu achei a história muito interessante.Mas realmente, pra quem não gosta desse estilo todo enrolado, o livro vai ser muito chato.

Daiani.Cris 27/12/2009

Ele fala 15 páginas só do sertão, niguém merece, e a história só começa a ficar legal na metade do livro, quando você não aguenta mais.

Kelly 23/12/2009

Mais um....
Mais um livro obrigatório na época de escola, achei esse livro chatissimo, mais um que não consegui ler até o final.

Guilherme 09/04/2010minha estante
"Livro obrigatório". esta não é uma frase para amantes da leitura.

Eduardo Virgili 23/12/2009

Este também foi lido no colégio, tive de apresentar um trabalho sobre ele. Romance clássico.

d3legado 02/08/2009

bão :D
gostei do livro, com o final meio que surpreendente..

Donga 30/05/2009

Superficial
Achei esse livro muito superficial, a hitória fala muito pouco sobre seus personagens ,em especial a menina Inocência que aparece muito pouco atuando na história, na maior parte ela é apenas citada pelos demais personagens .( claro, isso na minha opinião )

Goldenlion85 05/02/2009

Uma leitura super realista,a visão atual no nordeste e amazonia,
uma história tipo tristão e isolda.
o autor descreve lindamente os costumes da pessoas simples,
super recomendada.