Os Quatro Amores

Os Quatro Amores C. S. Lewis

Resenhas - Os Quatro Amores

@estantedamolina 18/01/2021

Mais um livro fabuloso de C S Lewis que eu leio. Confesso que demorei pq as palavras difíceis me faziam ler mais de uma vez para entender. Entretanto, como suas outras obras que já li, me chamou muito a atenção, me ensinou muitas coisas e me deixou com um gostinho de quero mais. Indico para todos, especialmente para os que gostaram de Cristianismo Puro e Simples.

Natysan 16/08/2023

Para o célebre escritor C.S. Lewis, o amor pode ser comunicado de quatro maneiras: Afeição, a forma mais básica de amar; Amizade, considerada a mais rara; Eros, o amor apaixonado; e Caridade, o maior e menos egoísta deles.

Larissa 02/07/2022

Muitos pontos interessantes para aponta-los e discutir sobre eles. Então, optei por apenas cita-los e fazer um breve comentário a respeito de cada, prometo não me prolongar, o meu objetivo aqui é só te mostrar o que você encontrará nesta obra e se você fará um bom uso dela. Bem, dito isso, vamos aos tópicos:
. Lewis começa nos dando definições breves de amores humanos que para ele são aproximações do Amor Divino.
. Ambivalência do patriotismo e suas facetas abordadas pela visão de Chesterton e de Kipling.
. Herdar uma tradição seria algo bom? Lewis afirma que isso leva ao patriotismo, o que para ele PODE produzir burros que dão coices e mordem.
. Para a Afeição não existem barreiras, é necessária familiaridade. É o amor mais humilde, já que não procura impressionar. Ela se dá pelo som de uma máquina de costura, pelo batuque do rabo do cachorro, por pantufas e roupas velhas, coisas humildes e despojadas.
. A amizade é o menos natural dos amores, não é essencial, mas somente esse amor parece nos levar ao nível dos deuses e dos anjos.
. Eros: ou estar apaixonado, amando e para o elemento sexual animal dentro do Eros: Vênus
. Para o Vênus deixo uma um pensando do Lewis: " o desejo por uma união que somente a carne pode mediar poderá ter a grandeza de uma busca metafísica, ao passo que a carne, nossos corpos mutuamente excluídos, faz com que isso esteja fora do alcance para sempre."
. Por que não se pode separar duas pessoas que estão apaixonadas? Porque preferimos compartilhar infortúnios e tristezas com a pessoa amada, do que viver feliz sem ela.

Finalizando com a caridade, nós todos a recebemos quando Deus nos fez objetos de seu amor, mesmo não o merecendo.
. Seria a eternidade uma forma de "aliviar" o período do luto, nos fazendo crer que ainda veremos a pessoa que nos deixou? Bem, isso é algo q o autor discorda veementemente, na visão dele, o luto nos faz lembrar de que não existe conforto terreno e que só encontraremos a verdadeira paz e felicidade na eternidade com Jesus Cristo.

Zaqueu 21/11/2021

As 4 formas de amar
Embora tenho já visto algo parecido sobre esse tema que muitos falam e vivem, nunca tinha tido uma experiência tão única como esta leitura.Lewis está com toda certeza se tornando um dos meus autores favoritos, sempre indo direto ao ponto e de certa forma leve e didática e ao mesmo tempo divertido.

Alwany Marchon 31/01/2021

"Cada amor tem a sua arte de amar"
Mestre C.S Lewis nunca decepciona!
Como eu amo a escrita desse homem meus amigos, Quatro Amores foi uma leitura bem interessante que veio pra somar em muito para mim!

Sam's 30/07/2022

Sensacional
Lewis nesse livro decorre sobre os quatro tipos de amores que nós seres humanos sentimos, como cada um é em sua essência, como reagimos e os perigos se abordadas da forma errada.
É legal a maneira em que ele não condena nenhum dos aspectos no amor, mas coloca cada um como uma ponte que nos faz ser mais parecidos com o que Deus queria que fossemos.
Muito bom!

Agatha 12/02/2021

Me fez refletir sobre o meu amor pelas coisas e pelas pessoas, mas me fez refletir principalmente o meu amor pelo Senhor, primeira reflexão que tive foi "será que tô tendo um amor necessidade pelo Senhor?" Só vou citar essa mesmo rsrs Jesus falou demais comigo nesse livro.

Acho que seria um livro que eu leria de novo

Thati 28/02/2021

Visões de amores
Os quatro amores são : Afeição, amizade, Eros e Caridades.
O autor examina cada um e apresenta a diferença entre eles
Apresenta os três primeiros amores como naturais e o último como Divino.

Afeição é o mais humilde dos amores, ignora inclusive a diferença entre espécies.

A amizade é o menos natural e o instintivo todavia é o menos ciumento.

Eros é o mais sensual, nobre e puro, dos amores. Ele não deseja o ato em si, mas uma pessoa em particular

Todavia os amores naturais não são suficientes. E a caridade os aperfeiçoa e habilita a amar aquilo que não é amável.

@JU.LENDO 18/12/2022

Uma mente brilhante
D todos dele esse foi um dos mais fáceis de entender. O capítulo sobre amizade é um alerta e aprendizado. 10/10 sempre.

Cristiana.Fortes 08/01/2023

"No Céu, eu desconfio, um amor que nunca tenha incorporado o Amor de Deus seria igualmente irrelevante, pois a Natureza terminou. Tudo que não é eterno está eternamente ultrapassado." p. 183

No fim das contas, os nossos amores naturais são como tipologias do amor de Deus. Não devem ser desprezados ou ignorados, mas nós apontar para e ilustrar algo eterno.

Carmem Nogueira 21/05/2021

Eu acho incrível a capacidade que o Lewis tem em trazer tanta riqueza em poucas páginas. Ele destrincha quatro amores: afeição, amizade, eros e caridade. Cada um deles detalhado e explicado em todas as suas formas e possibilidades.

rehc3 09/07/2021

Os amores...
Lewis trás de uma forma descomplicada e com exemplos de casos os amores, para as pessoas entenderem a diferença entre os quatro tipos de amor, mas todos eles estão centralizados no Amor. Fundamentados em Cristo e tendo como essência, Ele. Leitura super prática e tranquila de ler. Recomendo ?
Lay 09/07/2021minha estante
Lewis é incrível né?! gosto bastante de cartas de um diabo a seu aprendiz e grande divórcio, fica a sugestão :)

rehc3 09/07/2021minha estante
Cartas de Um Diabo a Seu Aprendiz já será a próxima leitura, estou empolgada pois ja vi muitos comentários positivos!! E amo os livros do Lewis, e te indico Cristianismo Puro e Simples ?

Lay 09/07/2021minha estante
vou adicionar a lista das próximas leituras, confesso que tenho um pouco de medo por todo mundo falar que ele é denso porém vai dar certo ksksks

DAbora.AmAvel 29/04/2023

Os quatro amores
Para C.S. Lewis, o amor pode ser comunicado de quatro maneiras: Afeição, a forma mais básica de amar; Amizade, considerada a mais rara; Eros, o amor apaixonado; e Caridade, o maior e menos egoísta deles.

Bia 19/04/2022

amamos porque Ele nos amou primeiro
Acredito que esse foi o livro mais fácil do C.S. Lewis que eu já li até agora. Mas mesmo assim não deixou a desejar em reflexão e profundidade.

O autor divide o amor em 4: Afeição, Amizade, Eros e o mais importante deles, Caridade. Ele discorre sobre como o amor pode se tornar um deus se o colocarmos no lugar errado, traz lindas reflexões sobre a amizade e nos mostra(ou tenta) como somos profundamente amados por Deus.
Me lembrou mais uma vez da eternidade onde pertenço e como tudo que eu sou e faço é inerente ao amor de Deus por mim.

Recomendo esse livro com certeza, principalmente por ser uma leitura mais leve e com bastante metáforas e analogias. Pretendo reler ao longo da vida porque é muita coisa pra absorver!

"Iremos nos aproximar mais de Deus, não ao
tentar evitar os sofrimentos inerentes a todos os amores, mas ao aceitá-los e oferecê-los a Ele."

Nubia 17/07/2021

Um livro incrível
Sabe aquele livro que você tem a sensação de estar ao lado do autor conversando sobre cada palavra maravilhosa que ele escreveu . Este é este livro e não poderia descreve-lo de outra maneira ,como incrível e merecer de ser 5 estrelas e favorito.