Os Quatro Amores

Os Quatro Amores C. S. Lewis

Resenhas - Os Quatro Amores

@liviaria 12/07/2020

afeição, amizade, eros, caridade
demorei um pouco pra terminar, mas gostei bastante. a leitura é difícil, mas é bastante interessante a forma que Lewis ver os quatro amores.

"não deixe sua felicidade depender de alguma coisa que você poderá perder"

Sara.Marques300 25/07/2020

Como o título já diz, o livro "Os quatros amores" de C.S Lewis vai trazer uma reflexão acerca de quatro tipos de amor. A afeição, a amizade, o Eros e a caridade.
Assim como no livro "Cristianismo Puro e Simples" do autor, esse livro em questão também se trata de uma adaptação feita a partir de entrevistas concedidas à rádio BBC.
Seguir tópicos de estudo da obra:
INTRODUÇÃO/CAPÍTULO 1:
Logo na introdução do livro Lewis inicia uma reflexão referente a dois tipos de amor, o "amor-Necessidade" e o "amor-Dádiva". O 'amor-Necessidade" seria aquele tipo de amor onde um necessita do outro. Um exemplo seria uma criança/bebê que necessita da sua mãe, seja pelo leite que a mãe produz ou pela segurança que a mesma gera. Já o "amor-Dádiva" seria o amor de entrega/doação. Aquele tipo de amor que faz um pai de família trabalhar sem parar para que no futuro seus filhos tenham uma melhor condição de vida. Pode ser que esse pai nunca veja esse sonho se realizar, sua vida pode ser ceivada antes mesmo de ver seus filhos desfrutando do seu trabalho, porém por amor ele o faz.
"Não havia dúvida sobre qual era o mais parecido com o Amor que é próprio de Deus. O Amor divino é o amor-Dádiva. O Pai dá tudo que é e tem ao Filho. O Filho dá a si mesmo de volta ao Pai, e dá a si mesmo ao mundo".
CAPÍTULO 2- AFEIÇÃO
A afeição é o tipo de amor mais humilde e mais amplamente difuso, é o amor desenvolvido através da convivência, do relacionamento, da familiaridade, da repetição. Segundo Lewis, é melhor para uma criança conviver por 5 anos com um jardineiro ranzinza e desenvolver o amor afeição por esse senhor, do que um jardineiro novo e simpático.
A afeição tem muito pouco a ver com a meritocracia, não é uma questão de merecer ou não esse amor. Lewis diz que é um tipo de amor muito comum entre familiares, só pelo amor afeição para juntar tantas pessoas diferentes unidas.
"Um momento libertador acontecer quando alguém diz pela primeira vez, e com esse significado, que apesar de ele não ser o "meu tipo", é um homem muito bom "do jeito que ele é"..., mas, de fato, cruzamos uma fronteira. Estamos aprendendo a apreciar a bondade e a inteligência em sim, e não meramente a bondade e a inteligência temperadas e servidas ao nosso próprio gosto."
CAPÍTULO 3- AMIZADE
Segundo Lewis, o "amor-Amizade", seria o amor menos "instintivo" e menos "necessário", já não precisaríamos dele para nossa sobrevivência. Ao mesmo tempo, esse amor é algo que nos eleva quase acima da humanidade, livre de dever, quase livre por inteiro do ciúme, sem necessidade de ser necessário, é eminentemente espiritual.
"Pessoas que tenham amigos verdadeiros serão mais difíceis de manejar ou de serem abordadas; mais difíceis para as boas autoridades corrigirem e as más autoridades corromperem".
CAPÍTULO 4- EROS
Para Lewis, o "amor-Eros" seria aquele estado de se estar emocionalmente "apaixonado", de se "estar amando", e que o Eros não está necessariamente ligado a conotação sexual (vênus). Tido isso, ele levanta uma reflexão sobre a relação sexual (vênus) sem o "Eros" e vice-versa.
"Usamos uma expressão infeliz quando dizemos, sobre o homem cheio de desejo andando pelas ruas, que ele "quer uma mulher". Na verdade, uma mulher é exatamente o que ele não quer. Ele quer um prazer para o qual uma mulher é apenas uma peça necessária do equipamento... Por outro lado, o Eros faz um homem realmente desejar, não uma mulher, mas uma mulher em particular. De uma maneira misteriosa, mais indiscutível, o amante deseja a mulher Amada, ela mesma, não o prazer que ela pode dar".
CAPÍTULO 5- CARIDADE
Diferente dos demais amores, o "amor-Caridade" não é um amor natural, mais sim dado unicamente por Deus. É o tipo de amor que eleva os demais amores e transparece para o próximo nossa relação com Deus.
"Se uma pessoa não é espontânea com seus queridos deste mundo a quem ele vê, é bem mais provável que também não seja com relação a Deus, a quem ele não vê".

site: @saramarques300

DAbora.AmAvel 29/04/2023

Os quatro amores
Para C.S. Lewis, o amor pode ser comunicado de quatro maneiras: Afeição, a forma mais básica de amar; Amizade, considerada a mais rara; Eros, o amor apaixonado; e Caridade, o maior e menos egoísta deles.

alexsandernsantos 31/12/2020

C. S. Lewis e a expressão dos quatro tipos de amor
"Não existe investimento seguro. O simples fato de se amar é uma vulnerabilidade. Ame alguma coisa e seu coração certamente ficará apertado e possivelmente partido. [...] O único lugar fora do céu onde você pode ficar perfeitamente seguro de todos os problemas e perturbações do amor é o inferno." (p. 163-164).

Para o mês de dezembro, me comprometi em iniciar a leitura de alguma obra de C. S. Lewis. Há anos eu queria ler algo desse escritor, mas somente agora isso foi possível. E a vontade de me aprofundar em seus outros escritos ficou ainda maior. Após ler Cristianismo puro e simples, finalizo o ano e a meta de leitura com a presente obra. E até aqui, foram duas excelentes experiências.

Em Os quatro amores, o autor entende que os tipos de amor existentes são a Afeição, a Amizade, o Eros e a Caridade. Inicialmente, Lewis conceitua dois termos, que são descritos como amor-Dádiva e amor-Necessidade. O primeiro é entendido como um amor doador, em que não há exigência de algo em troca. O segundo é proveniente, como o próprio nome sugere, de nossas necessidades, como, por exemplo, um recém-nascido que precisa dos cuidados de sua mãe. Nos demais capítulos, são expostos os conceitos, virtudes e deficiências dos amores.

De um modo geral, cada capítulo traz boas explicações e agregam valor. Os conceitos descritos no decorrer das páginas requerem muita atenção do leitor e, penso eu, que em uma primeira leitura não é possível entendê-los em sua plenitude. As releituras poderão preencher lacunas, e certamente eu as farei, pois bons livros são como boas refeições: se você gostou, precisa repetir.

Davi.Aquino 13/01/2021

Livro bom (não ótimo, muito menos excelente). Como de costume, Lewis usa apostos de forma excessiva, deixando a leitura cansativa. Ademais, há abordagens de conceitos um pouco retrógrados e machistas.

@estantedamolina 18/01/2021

Mais um livro fabuloso de C S Lewis que eu leio. Confesso que demorei pq as palavras difíceis me faziam ler mais de uma vez para entender. Entretanto, como suas outras obras que já li, me chamou muito a atenção, me ensinou muitas coisas e me deixou com um gostinho de quero mais. Indico para todos, especialmente para os que gostaram de Cristianismo Puro e Simples.

Indiano 28/02/2022

Simplesmente genial
Lewis nunca decepciona, seu talento para dissecar tantas definições e torná-las tão simples e completas é incrível!

ary^^ 09/09/2021

Neste livro C.S Lewis esplana o amor, dividindo o amor em quatro,a amizade,a afeição,o eros e a caridade.
A leitura foi bem tranquila e eu gostei da forma como o autor colocou o tema.

Bia 19/04/2022

amamos porque Ele nos amou primeiro
Acredito que esse foi o livro mais fácil do C.S. Lewis que eu já li até agora. Mas mesmo assim não deixou a desejar em reflexão e profundidade.

O autor divide o amor em 4: Afeição, Amizade, Eros e o mais importante deles, Caridade. Ele discorre sobre como o amor pode se tornar um deus se o colocarmos no lugar errado, traz lindas reflexões sobre a amizade e nos mostra(ou tenta) como somos profundamente amados por Deus.
Me lembrou mais uma vez da eternidade onde pertenço e como tudo que eu sou e faço é inerente ao amor de Deus por mim.

Recomendo esse livro com certeza, principalmente por ser uma leitura mais leve e com bastante metáforas e analogias. Pretendo reler ao longo da vida porque é muita coisa pra absorver!

"Iremos nos aproximar mais de Deus, não ao
tentar evitar os sofrimentos inerentes a todos os amores, mas ao aceitá-los e oferecê-los a Ele."

Alwany Marchon 31/01/2021

"Cada amor tem a sua arte de amar"
Mestre C.S Lewis nunca decepciona!
Como eu amo a escrita desse homem meus amigos, Quatro Amores foi uma leitura bem interessante que veio pra somar em muito para mim!

Alinee.Silveira 08/10/2021

Bom.
Aqui teremos amores nós quais somos bons e ruins. Amores que não prendem e nós fazer ser quem somos. Amores que precisamos modificar e personificar... Tudo no ponto de vista no qual devemos agir. É um livro bom.

Agatha 12/02/2021

Me fez refletir sobre o meu amor pelas coisas e pelas pessoas, mas me fez refletir principalmente o meu amor pelo Senhor, primeira reflexão que tive foi "será que tô tendo um amor necessidade pelo Senhor?" Só vou citar essa mesmo rsrs Jesus falou demais comigo nesse livro.

Acho que seria um livro que eu leria de novo

Alejandro.Jonathas 26/06/2022

Espantosamente atual
Ainda não li todas as obras de Lewis e estou longe de ser um especialista, mas está obra, até agora, que é mais atual pra mim.
Lewis apresenta todos os tipos de amores e mostra como cada um tem o seu papel a desempenhar e que todos possuem todos os tipos de amor, somente é destinado a pessoas diferentes.
Ressalto aqui sobre a amizade. Lewis não fala algo que pode ser considerado clichê, mas apresenta como uma amizade se inicia de um gosto comum e que cada pessoa desperta uma parte da personalidade no outro. Pode se encontrar também em um círculo de amizade alguns problemas. Lewis destaca alguns, dentre eles, a superioridade do círculo com o mundo externo.

Enfim, o livro é recheado de ilustrações que o autor cita para facilitar a compreensão, apresenta vários exemplos e em alguns momentos o teor se torna cômico, mas nunca fugindo do tema abordado.
Mais uma obra excelente de C. S. Lewis

Thati 28/02/2021

Visões de amores
Os quatro amores são : Afeição, amizade, Eros e Caridades.
O autor examina cada um e apresenta a diferença entre eles
Apresenta os três primeiros amores como naturais e o último como Divino.

Afeição é o mais humilde dos amores, ignora inclusive a diferença entre espécies.

A amizade é o menos natural e o instintivo todavia é o menos ciumento.

Eros é o mais sensual, nobre e puro, dos amores. Ele não deseja o ato em si, mas uma pessoa em particular

Todavia os amores naturais não são suficientes. E a caridade os aperfeiçoa e habilita a amar aquilo que não é amável.