Os Quatro Amores

Os Quatro Amores C. S. Lewis

Resenhas - Os Quatro Amores

Nessa 26/09/2022

Que livro...
Esse livro é simplesmente maravilhoso, é um dos meus favoritos agora. Lewis é genial, e estou muito ansiosa para reler esse livro tão esclarecedor.
Maysa 09/10/2022minha estante
Simmmm ???

AdriLittig 23/04/2024

Os quatro amores
CS Lewis descreve e reflete sobre os quatro amores como se distinguem e se relacionam.
Afeição
Amizade
Eros
Caridade
O amor pode se tornar um ídolo, e quando isso acontece ele se transformará num demônio.
Nosso amor pelo ser amado não pode ser maior do que o amor pelo autor do Amor? ?
Vale a pena meditar nos amores e como podem ser dádivas dadas por Deus e como podem ser enganos e prisões quanto ficamos em nós mesmos ???

Thamara 03/02/2022

Incrível
Ao começar leitura, não imaginei o tanto que iria gostar dele! Foi surpreendente e um aprendizado maravilhoso! Lewis é sem dúvidas um grande autor!

Maninha 26/02/2021

Os Quatro Amores
É um livro INCRÍVEL que fala sobre os quatro amores naturais: afeição, amizade, eros e a caridade.
Lewis é muito feliz em suas colocações, abrindo a mente do leitor inúmeras vezes. Porém, como todo livro dele, tem a escrita complexa, dificultando o entendimento.
Para compreender melhor, recomendo que leia com calma e vontade.

Evelin Bianca | @paginasete7 18/02/2022

#3 - Criados para amar e ser amados
C. S. Lewis, com sua escrita fascinante, se propõe nesse livro a falar sobre o mais elevado de todos os sentimentos. Afeição, Amizade, Eros e Caridade são Os Quatro Amores descritos pelo autor, que também classifica o amor em Dádiva e Necessidade, e comenta sobre nosso amor pelos sub-humanos, mencionando os prazeres da vida, amor à natureza e patriotismo.

Segundo Lewis, a Afeição é o amor mais natural e familiar do ser humano, enquanto a Amizade é o menos natural e necessário. Lewis comenta sobre os movimentos que surgem de grupos de amigos, e como Deus escolhe unir pessoas através da amizade. Sobre o amor Eros, o autor apresenta sua natureza transitória, apesar de suas promessas de permanência, e o desejo de estar juntos, que considera sofrer com a pessoa amada melhor que estar feliz separados.

Finalmente a Caridade é apresentada como o amor por aqueles que não são amáveis, e como o amor divino transforma nossos amores naturais, e apenas ao serem transformados esses se tornam eternos. Lewis fala do infinito amor de Deus, amor-dádiva sem limites, cria seres humanos unicamente para amá-los.

Com uma linguagem mais simples que outros livros do autor, de uma forma um tanto poética, Os Quatro Amores é um belo livro que vale muito a leitura.

03/26
189 páginas
Lido: de 30/01 a 07/02/22

Deyzelena.Moreira 11/03/2022

Amores
Os amores que tomam o lugar de Deus não são amores de verdade, mas sim demônios. O amor deve nos levar a Deus. Recomendo muito a leitura

Cris 20/03/2021

Muito bom!
Então, para mim não foi tão fácil ler, mas se você já está acostumado com a escrita de C. S. Lewis você vai reter muito mais do que eu consegui. Com toda certeza vou precisar de uma releitura hahahah

Amanda Tadeu 07/05/2022

Lindo e aplicável
Neste belo livro, Lewis mostra os tipos de amor, explicando-os de uma forma linda e ensinando as aplicações que isso trás a nossa vida.

Os quatro amores não é apenas uma análise do amor, mas traz conselhos, reflexões e até broncas.

Amei o livro, mas isso não é novidade, já que foi Lewis que escreveu.

Marina 19/10/2021

"O melhor dos amores nunca é cego."
"Desde que na verdade precisamos uns dos outros ("não é bom que o homem esteja só"), então o fato de este sentimento não surgir como amor-Necessidade no consciente (em outras palavras, o sentimento ilusório de que é bom para nós ficarmos sós) é um sintoma espiritual nega tivo, da mesma forma que a falta de apetite é um sintoma médico negativo porque os homens precisam de alimento."
Em poucas páginas grandes revelações e reflexões são feitas, foi meu primeiro contato coma obra de C. S. Lewis e eu amei, fiquei em êxtase e admirada com a forma que ele escreve e explica o seu ponto de vista. É um livro profundo, marcante e com certeza irei reler.
"Não existe um investimento seguro. Amar é ser vulnerável. Ame qualquer coisa e seu coração irá certamente ser espremido e possivelmente partido. Se quiser ter a certeza de mantê-lo intacto, não deve dá-lo a ninguém, nem mesmo a um animal."

Nubia 17/07/2021

Um livro incrível
Sabe aquele livro que você tem a sensação de estar ao lado do autor conversando sobre cada palavra maravilhosa que ele escreveu . Este é este livro e não poderia descreve-lo de outra maneira ,como incrível e merecer de ser 5 estrelas e favorito.

Sara.Marques300 25/07/2020

Como o título já diz, o livro "Os quatros amores" de C.S Lewis vai trazer uma reflexão acerca de quatro tipos de amor. A afeição, a amizade, o Eros e a caridade.
Assim como no livro "Cristianismo Puro e Simples" do autor, esse livro em questão também se trata de uma adaptação feita a partir de entrevistas concedidas à rádio BBC.
Seguir tópicos de estudo da obra:
INTRODUÇÃO/CAPÍTULO 1:
Logo na introdução do livro Lewis inicia uma reflexão referente a dois tipos de amor, o "amor-Necessidade" e o "amor-Dádiva". O 'amor-Necessidade" seria aquele tipo de amor onde um necessita do outro. Um exemplo seria uma criança/bebê que necessita da sua mãe, seja pelo leite que a mãe produz ou pela segurança que a mesma gera. Já o "amor-Dádiva" seria o amor de entrega/doação. Aquele tipo de amor que faz um pai de família trabalhar sem parar para que no futuro seus filhos tenham uma melhor condição de vida. Pode ser que esse pai nunca veja esse sonho se realizar, sua vida pode ser ceivada antes mesmo de ver seus filhos desfrutando do seu trabalho, porém por amor ele o faz.
"Não havia dúvida sobre qual era o mais parecido com o Amor que é próprio de Deus. O Amor divino é o amor-Dádiva. O Pai dá tudo que é e tem ao Filho. O Filho dá a si mesmo de volta ao Pai, e dá a si mesmo ao mundo".
CAPÍTULO 2- AFEIÇÃO
A afeição é o tipo de amor mais humilde e mais amplamente difuso, é o amor desenvolvido através da convivência, do relacionamento, da familiaridade, da repetição. Segundo Lewis, é melhor para uma criança conviver por 5 anos com um jardineiro ranzinza e desenvolver o amor afeição por esse senhor, do que um jardineiro novo e simpático.
A afeição tem muito pouco a ver com a meritocracia, não é uma questão de merecer ou não esse amor. Lewis diz que é um tipo de amor muito comum entre familiares, só pelo amor afeição para juntar tantas pessoas diferentes unidas.
"Um momento libertador acontecer quando alguém diz pela primeira vez, e com esse significado, que apesar de ele não ser o "meu tipo", é um homem muito bom "do jeito que ele é"..., mas, de fato, cruzamos uma fronteira. Estamos aprendendo a apreciar a bondade e a inteligência em sim, e não meramente a bondade e a inteligência temperadas e servidas ao nosso próprio gosto."
CAPÍTULO 3- AMIZADE
Segundo Lewis, o "amor-Amizade", seria o amor menos "instintivo" e menos "necessário", já não precisaríamos dele para nossa sobrevivência. Ao mesmo tempo, esse amor é algo que nos eleva quase acima da humanidade, livre de dever, quase livre por inteiro do ciúme, sem necessidade de ser necessário, é eminentemente espiritual.
"Pessoas que tenham amigos verdadeiros serão mais difíceis de manejar ou de serem abordadas; mais difíceis para as boas autoridades corrigirem e as más autoridades corromperem".
CAPÍTULO 4- EROS
Para Lewis, o "amor-Eros" seria aquele estado de se estar emocionalmente "apaixonado", de se "estar amando", e que o Eros não está necessariamente ligado a conotação sexual (vênus). Tido isso, ele levanta uma reflexão sobre a relação sexual (vênus) sem o "Eros" e vice-versa.
"Usamos uma expressão infeliz quando dizemos, sobre o homem cheio de desejo andando pelas ruas, que ele "quer uma mulher". Na verdade, uma mulher é exatamente o que ele não quer. Ele quer um prazer para o qual uma mulher é apenas uma peça necessária do equipamento... Por outro lado, o Eros faz um homem realmente desejar, não uma mulher, mas uma mulher em particular. De uma maneira misteriosa, mais indiscutível, o amante deseja a mulher Amada, ela mesma, não o prazer que ela pode dar".
CAPÍTULO 5- CARIDADE
Diferente dos demais amores, o "amor-Caridade" não é um amor natural, mais sim dado unicamente por Deus. É o tipo de amor que eleva os demais amores e transparece para o próximo nossa relação com Deus.
"Se uma pessoa não é espontânea com seus queridos deste mundo a quem ele vê, é bem mais provável que também não seja com relação a Deus, a quem ele não vê".

site: @saramarques300

Estande.de.Esperanca 06/02/2023

Afeição, amizade, Eros e caridade: os quatro amores.
Se você é alguém que aprecia uma boa reflexão sobre o amor e sua natureza, prepare-se para ser envolvido por "Os quatro amores" de C.S. Lewis! Este livro incrível examina o assunto a partir de uma perspectiva cristã, e o resultado é simplesmente fascinante.

C.S. Lewis é conhecido por sua escrita cativante, e este livro não é exceção. Ao longo das páginas, você será levado a refletir sobre as quatro formas de amor que Lewis apresenta: Afeição, Amizade, Eros e Caridade. Cada capítulo é uma jornada enriquecedora, e você vai se surpreender com a profundidade das aprendizagens.

Agatha 12/02/2021

Me fez refletir sobre o meu amor pelas coisas e pelas pessoas, mas me fez refletir principalmente o meu amor pelo Senhor, primeira reflexão que tive foi "será que tô tendo um amor necessidade pelo Senhor?" Só vou citar essa mesmo rsrs Jesus falou demais comigo nesse livro.

Acho que seria um livro que eu leria de novo

Indiano 28/02/2022

Simplesmente genial
Lewis nunca decepciona, seu talento para dissecar tantas definições e torná-las tão simples e completas é incrível!

Thati 28/02/2021

Visões de amores
Os quatro amores são : Afeição, amizade, Eros e Caridades.
O autor examina cada um e apresenta a diferença entre eles
Apresenta os três primeiros amores como naturais e o último como Divino.

Afeição é o mais humilde dos amores, ignora inclusive a diferença entre espécies.

A amizade é o menos natural e o instintivo todavia é o menos ciumento.

Eros é o mais sensual, nobre e puro, dos amores. Ele não deseja o ato em si, mas uma pessoa em particular

Todavia os amores naturais não são suficientes. E a caridade os aperfeiçoa e habilita a amar aquilo que não é amável.