A Árvore que Dava Dinheiro

A Árvore que Dava Dinheiro Domingos Pellegrini

Resenhas - A Árvore Que Dava Dinheiro

Luan 02/05/2022

É um livro gostoso de ser lido!
Possui uma grande lição sobre a ambição e o dinheiro. A histórias é bem empolgante mas o final ficou meio sem graça.

Jackie! 07/04/2022

Brasileiro só se ferra!!!
Eu sou suspeita para falar desse livro, pois tenho um apego emocional muito grande com ele. Foi um dos primeiros livros que li, uma das primeiras leituras obrigatórias que eu gostei e um dos únicos que a minha mãe leu e gostou também.
A história em si é bem simples, um velho morre e deixa 3 sementes a serem enterradas como último pedido. Essas sementes geram árvores mágicas que dão dinheiro. Mas como o bom brasileiro só se ferra, o povo dá cidade acaba é com muitos problemas, por conta de todo esse dinheiro!
A narrativa é fluida e bem engraçada, tem um gostinho de Brasil, com várias gírias e situações com as quais todo o brasileiro já presenciou.
Ainda assim, continua sendo uma história muito simples e curta, sem muita explicação, mas que fez valer a releitura.

Malu108 31/03/2022

Muito perfeito
Peguei ele na biblioteca da escola. Ele é mt legal e curto, tem uma baita moral, as palavras são um pouco mais velhas, mas dá pra entender.

Mawkitas 06/03/2022

Novela preferida da minha infância
E se de repente, contradizendo o velho ditado, dinheiro começasse a dar em árvores? É o que acontece em Felicidade, cidadezinha interiorana muito pobre e simples. Recomendo. Excelente livro infanto-juvenil que agradará também aos adultos.

Maria.Carmo 14/02/2022

Simples e divertido!
Uma estória divertida, curta e de fácil entendimento. Uma boa opção para quem está começando a adquirir o hábito da leitura.

vasilisamorozko 06/01/2022

Primeiro: Cadê Essa Árvore?
"Mas alguma coisa não estava certa: ninguém falava com ninguém, todo mundo de mãos nas costas e olho no chão, como se de repente amanhecessem filósofos e andassem pensando. Pensando nisso, ela também olhou o chão e achou outra nota. O coração quase saiu pela boca; agachou, catou, enfiou nos peitos e não foi atrás do marido, virou filósofa também."

#08 - Segundo: Eu sou muito chata com essa coleção, depois de dez livros e só te gostado de dois eu sou muito pé atrás com as histórias, não sei se a magia infantil não funcione quando pego esses livros ou se eles são meio hum… problemáticos e bobinhos demais mas esse aqui é bem legal. Faz você pensar que a hierarquia social é bizarra em níveis inexplicáveis, e uma utopia pensar que se todo mudo tem dinheiro pra viver bem isso vai acontecer.

Já no início mostra pessoas comprando tudo porque pela primeira vez não precisam se preocupar se vai faltar grana, mas logo as coisas começam a sumir das prateleiras e o preço aumenta pra manter o equilíbrio. Ao ponto de que estavam vendendo caixa de papelão (que foram compradas, isso me deixou encabulada), e pessoas tendo dentro de casa a mesma coisa em grandes quantidades, apenas pelo prazer de ter.
E como felicidade de pobre dura menos que qualquer coisa nesse planeta, o dinheiro se mostra sem valor, ao se tornar pó quando alguém tenta levá-lo pra fora da cidade (o que realmente é engraçado, pra quer dinheiro se você não pode gastar ele?) e mesmo não tendo valor para o resto do mundo, o dinheiro causa grande confusão e mostra um lado cruel de seus moradores, ao ponto que eles precisam tomar providências pra se livrar das árvores.

A história é interessante e engraçada em muitos momentos, não é tão fantástica quando o escaravelho ou éramos seis porem ainda assim é muito melhor que todos os outros que já li o que me dá esperança pra pegar o próximo da coleção.

Gey_sa 03/01/2022

A árvore da inflação
Esse livro fez parte da minha infância, e a maneira como Domingos fala sobre assuntos "de adultos" com uma linguagem simples, direta e bem humorada.

juh 31/12/2021

"a única moral de uma história é ser bem contada"
Esse livro fazia parte da grade obrigatória da escola, mas acabou me divertindo enquanto lia! Por mais que pareça uma simples história repleta de reviravoltas em cima do surgimento de uma árvore que dava dinheiro, é possível observar o funcionamento da economia e como podemos acabar sendo manipulados pela sensação de poder que o dinheiro nos dá.
Em geral, foi uma leitura proveitosa!

Izzie 16/12/2021

Leitura obrigatória
Voltei aqui depois de muitos anos somente pra deixar registrado que A árvore que dava dinheiro deveria ser adotado como leitura obrigatória na escola. Ele ensina sobre economia, inflação e temas importantes de uma forma que a criança possa entender. Simplesmente rico em conteúdo e narrativa.

Josué Jacob 23/06/2018minha estante
Hahaha esse foi um dos meus primeiros também. É uma leitura excelente para reflexão. ?

@ninh@ 15/12/2021

A ARVORE QUE DAVA DINHEIRO - DOMINGOS PELLEGRINI
A ARVORE QUE DAVA DINHEIRO, ele é um livro nacional do autor Domingos Pellegrini voltado para área Infanto- Juvenil, é da Editora Ática, tem apenas 104 páginas, um livro bem fininho, possui um leitura bem gostosa e fácil de ler.
A história se passa na cidadezinha com nome de FELICIDADE, tudo começa com a morte do homem mais pão-duro da cidade que acaba deixando um testamento que mencionava que o sobrado onde vivia deveria ficar com a preta velha, as outras casas que tinha ficariam com os próprios inquilinos, tendo que pegar a escritura após dois anos ou tudo ficaria com a prefeitura e ainda tinha uma outra condição no testamento que era que eles deveriam plantar três sementes em uma cerimônia pública. Bom as três sementes foram plantadas apenas uma vingou, justamente essa que foi molhada com xixi do cachorro de rua. Ninguém entendia muito bem porque o velho tinha pedido para plantar as sementes e nem imaginavam que esta que vingou era mágica e que ela viraria uma arvore que desse dinheiro. Em uma certa manhã todos ficaram espantados com o que estavam vendo , bem na frente deles tinha uma arvore que dava dinheiro, eles não pensaram nem duas vezes e começaram a destroçar a pobre arvore, e plantar seus quintais arvores que tinha pegado. Bom todos pensaram que com uma arvore que dava dinheiro essa sua casa tudo estaria resolvido, certo? Mas não foi isso que aconteceu a maioria da população daquela cidade foi tomada pelo dinheiro e pelo consumismo, todos mudaram seu modo de agir tudo por causa do dinheiro, ficaram loucos e ainda mais com a chegada dos turistas na cidade, a situação ainda ficou pior, assim até fazendo modificações no aspecto da cidade. Apenas três pessoas não se deixaram influenciar pelo dinheiro foram eles : o bêbado, a doméstica e o açougueiro. Certo momento arvore parou de dar dinheiro, então apareceram os problemas, a população ficou descontrolada, pois os turistas estavam indo embora eles não conseguiriam mais arranjar dinheiro, então culparam arvore, resolveram avançar com os machados , batiam com raiva na arvore e chegaram até cuspir em seus troncos pela desgraça que acometeu na cidadezinha.

site: https://detalhefeminino.blogspot.com/2013/01/a-arvore-que-dava-dinheiro-domingos_29.html

Karoline67 07/12/2021

Releitura gostosa
Eu lembro que amava esse livro quando era criança, li ele duzentas vezes - e agora, já adulta, fiz outra releitura. Ele continua uma delícia de ser lido! Uma grande lição sobre a ambição e o dinheiro. Só tenho a impressão hoje de que o final ficou meio sem graça para uma novela tão empolgante.

wii 23/11/2021

Tive que ler tudo na pressa por que era um trabalho de escola
Mas até que gostei do modo como me fez mergulhar de cabeça na história
É bom pra passar o tempo até
6/0?

Luriam 14/11/2021

Eu senti o gosto de infância
Gostaria de ter lido na infância, amei a novela. Irei compartilhar com meu afilhado, acho que ele vai gostar .. leitura simples e fluida. Vale a leitura, muito gostoso de ler.

Aquele livro para ler em uma sentada, ótimo para tirar a ressaca.

DrAlu 14/09/2021

Até agora o melhor dos 3 primeiros livros da coleção vaga-lume.
História interessante, leitura fluida e rápida.