O Sonho de Eva

O Sonho de Eva Chico Anes

Resenhas - O Sonho de Eva

Vitor Emmanuell 12/09/2013

Dormir pode ser um jogo perigoso
Sabe aquele tipo de livro que tira a sua respiração? Mas com a sua respiração, ele leva junto toda a sua sanidade e você achava que sabia tudo sobre sonhos, até agora. O Sonho de Eva é um daqueles livros que merecem continuação do ponto exato de onde parou. Vamos com calma que vou explicar tudo aos poucos.

O Sonho de Eva começa com a morte de Anna. Eu tinha que falar sobre isso, entendem? Nem é spoiler, afinal sempre divulgam os primeiros capítulos e isto está na sinopse, fui bem claro? Anna pula do 20º andar, e até acho que Clarice Falcão se inspirou neste livro para falar de morte, andar, etc.

Eva Abelar é uma mulher forte, determinada, eu até diria que uma das minhas heroínas secretas. Aquelas personagens que amamos e queremos para a nossa vida real, sempre é assim, me apaixono fácil demais. Ela é uma mulher espetacular, digna de Oscar, e tudo mais. No dia em que Anna se suicida, Joachin, seu filho, autista, desaparece sem deixar rastros.

“A morte é o verdadeiro elixir da vida eterna! Elixir que todos nós deveremos provar, sem exceções!”

Imaginem o desespero da mulher ao perder a irmã e o filho que tanto amava? Sem contar que ter um filho autista significa ter trabalho em dobro para cuidar de seu filho. Até me arrisco a dizer que Anna era uma mulher muito poderosa, ela trabalhava em um projeto muito perigoso, o DreamGame, que permite a pessoa jogar enquanto dorme. Vejam até onde a nossa ficção brasileira chegou, se eu não conhecesse Chico Anes, apostaria que o livro era um Best seller daqueles, que vendem como água. Preciso dizer que o livro é perfeito?

“Os laboratórios de sonho da Yume excediam em muito tudo o que Eva tinha imaginado.
No lugar dos polígrafos para riscar, em metros e metros de papel, para as ondas cerebrais, os movimentos dos olhos e as tensões musculares – três registros necessários a qualquer avaliação científica das fases do sono – havia equipamentos que projetavam as medições em feixes em 3D.”

Eva é convidada a continuar o trabalho de sua irmã Anna, dentro da Yume, como e a única pista que Eva tem de seu filho, porque não aceitar? Um trabalho muito perigoso, mas que trará a Eva respostar que ela precisa. O livro trata de sonhos lúcidos, um assunto discutido no mundo inteiro que somente Chico Anes conseguiu escrever algo tão belo sobre o assunto.

“Apagou a lanterna, fechou o diário e o deixou no chão.
A falta de luz a impedia de distinguir qualquer objeto. Gostava de dormir na completa escuridão, a tela perfeita para pintar os sonhos.”

O Sonho de Eva é um livro cheio de aventura, romance, suspense e toda a fórmula que um bom livro exige para prender o leitor do início ao fim, sem mais delongas. A nossa literatura nacional está cada vez mais rica, com autores como Chico Anes. E aí, será que rola continuação?

Título: O Sonho de Eva
Autor: Chico Anes
Editora: Novo Conceito – Novas Páginas
Páginas: 304

Déborah - @lisossomos.lisos 01/08/2013

#ResenhaDeby - O Sonho de Eva

O livro conta a história da Dra. Eva Abelar que desenvolveu a teoria sobre os sonhos lúcidos e supraconsciência, ou seja, ter consciência de que você está sonhando.

Eva estava viajando para o exterior fazendo palestras sobre sua pesquisa quando recebe a notícia de que sua irmã pulou do prédio em que morava e está morta, a doutora fica desesperada com a perda da irmã e quando pergunta pelo seu filho, Joachim, os policiais dizem que não havia ninguém no apartamento.

A partir disso, Eva tenta desvendar a morte da irmã (uma vez que ela não acredita no suicídio) e o sequestro do filho que a deixa mais preocupada por ser um garotinho de apenas seis anos e autista.

Ela volta ao Brasil para lidar com tudo isso e recebe uma oferta para trabalhar na empresa que a irmã trabalhava. Eva acaba aceitando, pois acredita que a empresa e o experimento que está sendo produzido podem dar respostas sobre a morte de Anna e o paradeiro de Joachim. Sendo assim, ela se envolve numa trama perigosa onde dormir e sonhar podem ser muito perigosos.ㅤ

Achei a história sobre os sonhos lúcidos muito interessante. Imagina estarmos sonhando e sabermos que aquilo é um sonho; é incrível, pois poderíamos desfrutar de tudo com a consciência de que é apenas um sonho. Lógico que há também a parte do quanto pode ser assustador sonharmos e fazermos o que estamos sonhando achando que não vamos nos machucar, mas na verdade pode sim acontecer coisas ruins.

O livro é bom. A história dos sonhos lúcidos é ótima, mas como a Eva acaba se metendo em algo tão perigoso sem pensar muito nas consequências é um pouco sem nexo. Em alguns momentos eu achei que ela era muito burra, tudo bem que ela queria o filho de volta, mas ela podia tentar de uma maneira mais racional (não vejo como ficar presa em um lugar subterrâneo fosse ajudar).

Enfim, o livro tem seus bons e maus momentos, mas a história é intrigante. Recomendo para quem quer aprender mais sobre sonhos, Id, Ego e Super Ego.

VL 23/07/2013

Acabei de fechar meu exemplar de O Sonho de Eva, os tremores das últimas páginas ainda estão presentes em mim. Mas um livro tão complexo e completo como este merece ser resenhado no momento em que está fresco na memória, para que todos os turbilhões de sentimentos que senti durante a narrativa, surpreendente do autor brasileiro Chico Anes, sejam passados com exatidão.

Dra Eva Abelar é especialista em sonhos lúcidos, conhecida no mundo todo por suas teses. E é durante uma palestra que seu mundo desaba: sua irmã Anna – que trabalhava para empresa Yume, no projeto do DreamGame (onde o jogo acontece durante o sono) - suicidou-se e seu filho Joachim, que é autista, desapareceu. Eva então recebe a proposta da antiga empresa que sua irmã trabalhava para ocupar seu lugar.

Eva é uma personagem complexa, forte, esperta, fiel, que se vê em uma teia de mentiras, mais complicadas do que podia imaginar. Onde até mesmo seu subconsciente pode ajudá-la ou atrapalhá-la, cada pequeno detalhe é decisivo para que encontre Joachim, e dormir definitivamente se torna perigoso, e necessário. E é no meio dessas avalanches que descobrimos os segredos de Eva e a entendemos melhor.

A narrativa intercala o ponto de vista de cada personagem nos deixando a par de seus atos e pensamentos, as descrições dos sonhos são muito bem trabalhadas e importantes para a história como um todo. Além do tema abordado que é extremamente interessante todo este universo dos sonhos lúcidos deixa qualquer um intrigado, me peguei varias vezes desejando cochilar e “acordar” em meus sonhos. A também uma critica social super valida sobre como somos influenciáveis por toda a tecnologia que consumimos e como somos frágeis a elas. Além de vários questionamentos existenciais que o livro nos causa.

(...)

leia mais:

site: http://viciadasliterariamente.blogspot.com.br/2012/05/resenha-o-sonho-de-eva.html

Fabiane Ribeiro 16/07/2013

Resenha - O sonho de Eva
“Se vamos solidificar sonhos, pode contar comigo”

A literatura nacional vive uma ótima fase, com excelentes autores nos presenteando com textos criativos, ágeis e que serão apreciados por muito, difundindo assim nossas próprias ideias e nossa cultura. É o caso de O sonho de Eva, do autor mineiro Chico Anes.
A Dra. Eva Abelar dedica sua carreira a pesquisar os sonhos lúcidos, nos quais vivenciamos as sensações, como se estivéssemos acordados, de fato vivendo aquele sonho.
Ela está em um congresso em Viena, quando recebe a notícia de que duas grandes tragédias aconteceram com sua família no Brasil. Sua irmã, Anna, se suicidou, e seu filho, Joachim, que estava sob os cuidados de Anna, está desaparecido.
Tudo aquilo, além de triste, é estranho, pois Eva não consegue acreditar que a irmã seria capaz de tirar a própria vida. Além disso, o pequeno Joachim é uma criança autista, requer cuidados diferenciados, e tem algumas habilidades especiais.
Anna trabalhava na Yume, empresa de alta tecnologia, no desenvolvimento de um jogo que, utilizando-se dos sonhos dos jogadores, seria incrivelmente real e uma inovação, capaz de mudar o mundo e até alguns conceitos, como o livre-arbítrio.

“A terceira guerra mundial será a batalha pelo inconsciente coletivo, a guerra eletrônica, que terá como campos de combate os sonhos de todos” (Pág. 170).

Após a trágica morte da irmã, Eva é convidada a trabalhar na Yume, para ajudar na fase final das pesquisas que levarão o jogo ao mercado. Apesar de hesitar a princípio, os sonhos e os instintos de Eva dizem que a Yume pode ter as respostas não apenas sobre a morte de Anna, mas também sobre o paradeiro de Joachim.
Assim, ela parte para a China, determinada a obter respostas e a recuperar o filho, podendo contar com a ajuda de seu ex-namorado, Alec, que permanece no Brasil, seguindo rastros e também respostas que poderão ajudá-los a entender a complexidade do que está acontecendo.
Os sonhos lúcidos estão presentes em diversas partes da narrativa, permeando a vida de vários personagens, e sendo tão vivos, que podem chegar a impressionar. Há uma bela jogada da trama com a protagonista e a figura de mesmo nome, conhecida de todos nós, que, um dia, foi tentada no paraíso por uma serpente e um fruto proibido.

“A serpente torna a escalar os galhos e volta com outra fruta. Em vez de jogá-la, ela a morde, mastigando-a até transformá-la numa pasta viscosa, que lhe escorre pela boca. Desliza pela árvore, arrasta-se até meus pés e escala meu corpo nu, enlaçando-me” (Pág. 51).

A escrita de Chico Anes é ótima, assim como as informações dadas ao longo da narrativa sobre o universo onírico. Em alguns pontos senti-me apenas um pouco incomodada com alguns diálogos. Aprecio a caracterização que autor deu a cada personagem, tentando, inclusive, diferenciar a forma falada entre mineiros e paulistas, por exemplo, assim como as diferenças de idade. Porém, em alguns momentos, as formas de tratamento e a forma caricata como alguns diálogos foram escritos me incomodaram um pouco (sou paulista, mas vivi em Minas por cinco anos, onde fiz faculdade). Essa é a única ressalva, que certamente é apenas uma questão de gosto pessoal, em uma narrativa muito bem elaborada, cheia de ação e reviravoltas, com um final agitado, que, além de trazer respostas, não desagradará nenhum leitor.

Luiza 04/07/2013

Palmas para a Literatura Nacional!
Está aí um livro Nacional maravilhosamente bem escrito! Por que destaco que é Nacional? Acho importante compartilhar que estou desenvolvendo meu hábito por esta leitura, e estou adorando!

Chico Anes nos apresenta um mundo atual e futurístico ao mesmo tempo, em que os sonhos e a realidade podem estar mais perto que imaginamos. Os personagens foram pouco descritos, logo, a imagem dos mesmos ficaram meio vaga; mas nada que atrapalhe a compreensão da estória.

No livro, Chico Anes no apresenta a dra. Eva Abelar, famosa estudiosa sobre os sonhos lúcidos; que tem o filho desaparecido no mesmo dia que descobre que sua irmã se suicidou. Para descobrir tais acontecimentos, Eva aceita a proposta de trabalhar em uma grande empresa, a Yume.

Ao desenvolver o projeto que a Yume idealizou, Eva descobre ser um projeto bem perigoso, muito além de um simples jogo "virtual" como haviam dito. Sua equipe de pesquisa é composta por pessoas de diversas personalidades, de aspirante a prostituta à viciado em drogas; e descobre que lá, ninguém é realmente quem parece.

Enquanto isso no Brasil, o amigo psiquiatra de Eva, Alec (ex namorado) - e seu até então paciente Zed (um menino), procuram piscas de uma suposta "lenda" que pode ajudar Eva a resolver o mistério. Alec foi namorado de Eva até ela aparecer grávida, e terminar o namoro sem motivo algum, mas que ainda guarda o amor querendo retomar a história de onde pararam.

A estória melhora a cada virar de página, prendendo o leitor até o final. E este final foi sensacional. Como boa leitora de "thrilers", admito que no final já sabia qual personagem estava relacionado ao "outro lado". Não comentarei mais se não será spoiler, mas eu simplesmente adorei!

SUPER RECOMENDADO para quem quer um drama envolvendo repleto de eventos incríveis.

Beijinhos, Lu ♥

site: http://luizando.blogspot.com.br/2013/07/resenha-o-sonho-de-eva_4.html

Resumo 03/07/2013

Resenha do http://resumodeletras.blogspot.com.br/
Dra. Eva Abelar uma renomada psicóloga estava defendendo seu trabalho sobre sonhos lúcidos em Viena. Quando descobriu um terrível acontecimento. Sua irmã pulou do 20º andar do seu prédio e que seu filho, uma criança autista, havia desaparecido misteriosamente.
O filho de Eva, Joachim, era a vida dela. Mesmo não sendo fruto de um casamento, o menino era sem dúvida nenhuma era a pessoa mais importante em sua vida. Mesmo porque foi o único que restou e agora ela precisava achá-lo.
Alec seu ex-namorado estava doido atrás de alguma notícia para dar a Eva quando ela chegasse. Infelizmente não havia nenhuma. Seu paciente, sim Alec era psiquiatra, Zed o falou que uma sociedade secreta. Claro que ele não acreditou. Neste meio tempo Eva foi contratada por uma multinacional que fabrica games, a Yume, para realizar o término do trabalho de sua irmã Anna.
Anna trabalhava para a Yume usando os sonhos lúcidos para fazer games em que o jogador pareceria estar na vida real realizando o jogo, se era uma luta, sentia dor, adrenalina, se estava na corrida, sentia a velocidade do carro, o vento, tudo que sentimos na vida real se passa agora no virtual.
Eva aceita o trabalho, só assim poderá achar seu filho. Mas ela não esperava encontrar uma estrutura que encontrou na China. Todos estavam avisando que não era para ela ir, mas a sua teimosia a fez estar lá. Que perigos Eva enfrentou? Ela conseguiu terminar o projeto da irmã? E acima de tudo reencontrou seu filho? Leia “O Sonho de Eva” tenho certeza que seus sonhos não serão iguais!

Nota da Milena: Estava com muita expectativa para ler o livro do Chico. E te conto que não me decepcionei. O livro é muito bom. Do inicio ao fim. Não encontrei algo que dissesse “caracoles, isso não pode ser”. Tudo o que estudei em psicologia achei aqui. EGO, SUPEREGO e ID. Até sonhei, e não posso dizer que era lúcido, mas eu acordei dentro do sonho e sabia que estava sonhando hihihi Olha o projeto da a Dra. Eva Abelar nos meus sonhos pessoal hahaha Leia, você não se arrependerá?

Pandora 30/05/2013

Confesso que quando vi o titulo do livro me vieram à mente várias referencias de obras literárias e cinematográficas como os filmes Vanilla Sky com o Tom Cruise e Penélope Cruz e o A origem com o DiCaprio, o quadrinho clássico do Neil Gaiman "Sandman" sucesso das décadas de 1980 e 1990 assim como as obras de Freud e me preparei psicologicamente para encarar uma obra meio psicodélica e pirar!

Mas, surpreendentemente o livro não me pirou! Chico Anes nos conta a história de Eva Abelar, de como as pesquisas dela sobre os "sonhos lúcidos" despertam o interesse de pessoas no mínimo perigosas e lança ela dentro de uma perigosa aventura em busca da verdade sobre a morte de sua irmã e o desaparecimento de seu filho.

O texto do Chico mistura romance, suspense, teoria da conspiração e ficção cientifica contando uma história que em minha opinião daria uma ótima novela. Eva e Alec formam um par lindo, parecem mesmo ter saído de uma novela, eles se amam e se desejam silenciosamente, aliás, desejo e sensualidade latentes e reprimidos estão presentes em toda a narrativa, e muitas vezes angustiadamente, os dois polarizam a narrativa do livro, enquanto Eva vai parar do outro lado do mundo em busca de suas respostas, Alec vai parar do outro lado da História descobrindo teorias da conspiração e segredos escondidos em manuscritos guardados por motivos para lá de perigosos.

E enquanto Alec e Eva vão desenrolando o carretel da história na qual se meteram eles vão também desenrolando o carretel de sua relação e de seus traumas. E no caso de Eva eu até ouso afirmar que ela acaba descobrindo a si mesma e as suas potencialidades afetivas que jaziam oprimidas sob o peso de inúmeros traumas sofridos durante a adolescência e infância.

O livro todo é muito interessante, as reflexões de Eva, o mergulho de Alec na história misturando ficção e fatos, alguns dados sobre as teorias da psicologia muito interessantes, conhecimentos que muitas vezes ficam restritos ao universo acadêmico foram postos em circulação através do livro do Chico. Até que ponto é ficção até que ponto é realidade é uma coisa que o leitor se sente tentando, ou deveria sentir-se, apos ler o livro. Alguns resenhistas disseram que isso tornou o livro chato, mas eu acredito que literatura além de divertir pode e deve instruir, então achei ótimo essa mescla no livro do Chico.

No mais, sem querer ser chata e já sendo, o que não gostei no livro foi o fato da Eva ser professora de uma universidade particular, particularmente penso que uma professora suficientemente competente para ir palestrar em Viena no Brasil dentro do universo acadêmico brasileiro no mínimo séria professora de uma Universidade Federal ou na USP e séria no mínimo bolsista de produção do CNPq, órgão responsável por financiar pesquisas no Brasil. E sim Eva e o Alec falam lá no finalzinho do livro em "tese de mestrado", no Brasil no mestrado a gente produz uma dissertação e não tese.

Enfim, apesar desse detalhe em relação ao mundo acadêmico brasileiro eu curti a leitura de "O sonho de Eva".

Originalmente publicado em: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2012/07/resenha-do-livro-o-sonho-de-eva-de.html

Jung Angel 15/05/2013

Resenha o Sonho De Eva
Este foi um kit que não esqueci, pois a criatividade da editora, fez com que gravasse ele na mente. (Risos). Gostei muito do kit, além de char muito criativo, ele combina perfeitamente com a estória. O Sonho de Eva vêm acompanhado de uma caixa (linda) personalizada, marcador e um tapa olho tudo combinando com a capa do livro.

[...]“A mesma coisa? Prazer e terror podem ser a mesma coisa? Não importa. Você, que ganha a vida como mercenário, é bom saber: sonhos vão ser as armas das guerras deste século.”[...]

Alguns podem acabar pensando/achando o livro um pouquinho complicadinho em relação aos termos técnicos envolvidos no livro, mas isso é necessário pois a estória aborda muito da psicologia, filosofia e as teorias dos sonhos lúcidos, (o que eu adorei). É claro que é complicadinho alguns termos, mas nada que desmereça ou dificulte tanto a leitura.

site: https://lendocomaangel.blogspot.com/

Driely Meira 09/05/2013

O sonho de eva
Enrolei um pouco para ler, e quando comecei( há algum tempo atrás) enrolei maais ainda..lia dez páginas por dia, no mínimo.O livro conta a história de Eva Abelar, que trabalha com sonhos lúcidos. Sonho lúcido - é o termo que refere-se à percepção consciente que temos de um determinado estado ou condição enquanto sonhamos, resultando em uma experiência da qual temos uma recordação muito clara ("lúcida") e nítida, normalmente aparentando termos tido controle e capacidade direta sobre nossas ações e, algumas vezes, o próprio desenrolar do conteúdo do sonho.
Ela está no exterior quando é informada que sua irmã Anna se jogou do edifício de onde morava e que seu filho Joachim desapareceu.Eva se envolve em um perigoso “jogo”.Uma empresa chamada Yume, pretende criar um aparelho que faz as pessoas terem sonhos lúcidos, chamado DreamGame, e Eva é convidada para ficar no lugar de sua irmã na equipe que está “construindo o aparelho”.Eva desconfiada é capaz de arriscar sua própria vida para encontrar seu filho Joachim, que é autista.
Quando estava na metade do livro, fui me interessando cada vez mais por ele, inclusive anotei uma frase que gostei muito:
“Nossas noites geram sonhos em demasia para serem vividos numa só vida.Não há tempo para todos, não há tempo para se viver lá e aqui de forma completa”
Recomendo o livro, pois além de muito emocionante, nos faz pensar, hoje em dia, em pleno século XXI, é cada vez mais difícil saber quem é o verdadeiro inimigo, ele pode ser quem você menos espera.
Eva fica presa na China, em um “laboratório” subterrâneo, junto com outras pessoas da mesma equipe, Suzie, La Gorda,Nik, Tule, Kurt, Lee e Guus.O que me deixou muito triste, foi saber que depois de todo o esforço, alguns deles não tiveram o final esperado pelo leitor.O autor Chico Anes, estava na 22ªbienal de São Paulo, no dia 12 de Agosto, dando autógrafos.Me arrependi de ter enrolado tanto para ler O sonho de Eva...
Meu Canto 24/08/2017minha estante
To lendo bem devagar, ainda não devo ter chegado na parte interessante...
Vou continuar...
Espero que melhore.
Gostei da sua resenha. Bjs

Rita Nunes 20/04/2013

Livro muito bom! Gostei principalmente da criatividade. Hoje em dia os livros parecem muito repetitivos, este abordou um tema bem diferente. A narrativa excelente, personagens excelentes, mistérios que vão sendo revelados aos poucos. Tudo isso entremeado pelos sonhos das pessoas, alta tecnologia, pesquisas de vanguarda e uma conspiração que dura séculos.
Recomendo!

Marmaid 19/04/2013

O Sonho de Eva
>>> Resenha por Maria Salles

Primeiramente, gostaria de parabenizar a Novo Conceito pelo trabalho do livro. Até agora, nenhuma de suas publicações me decepcionou quanto a isso. Achei a capa linda, muito bem bolada. As artes da caixinha que veio o livro e do marcador também ficaram ótimas, combinou com a história perfeitamente. E a máscara de dormir é uma delícia! :D

Eu gostei do livro. Achei o tema bem elaborado, apesar de, na minha concepção, ser mais futurista – em momento algum é falado que ano se passa a história (acho que se fosse um século ou anos futuros teria especificado). Não vou dizer que é um tema inteiramente novo pra mim, pois já li algo parecido da Nora Roberts na Série Mortal, os vídeo games e o controle da mente etc, só que sem a parte dos sonhos lúcidos. O tema é até parecido, mas a história completamente diferente (dã).

Algo que eu achei super positivo foi o ritmo do livro. Chico não perdeu tempo com informações ou passagens inúteis. Sendo uma trama investigativa, foi uma manobra arriscada, mas bem sucedida. Assim, o livro não ficou enorme e cheio de partes que não servem pra muita coisa, se atendo apenas à história, de modo que não cansa a leitura com ‘enrolações’. O final foi tudo muito rápido, mas, pra mim, não deu aquela sensação de ‘falta algo’ ou de que foi um ‘final cuspido’ como muitos outros livros onde de repente, depois de tanta ação a mocinha está depressiva e sozinha tentando se recuperar (quem leu sabe qual livro estou me referindo, mas não vou dizer qual é pra não ser acusada de spoilers. rs).

"Todos aqueles sorrisos congelados pareciam esconder a angústia pela morte inevitável, morte que a cada ceifada no vasto campo de homens lançava nova afronta de desforra impossível."

Achei tocante o amor de Eva pelo filho e o como ela suprimia os problemas do passado e como isso apenas a vazia mal. A superação de sua própria culpa pelo o que aconteceu no passado veio aos poucos e foi decisivo, de certa maneira, para que ela pudesse se dar bem. Teve uma cena que eu realmente não gostei, que achei um tanto forçada, foi em um momento pelo livro (serei o mais vaga possível pra não dar informação demais) que ela deixa um bilhete com o sangue da menstruação dela. Tipo... what? Não sei se foi o fato de ter sido nojento ou ser algo que eu nunca pensaria ou não sei o que, sei que dessa cena não gostei. Hm.

Chico escreve bem e com desenvoltura, apesar de, às vezes, um ou outro diálogo não me agradar muito. Uma coisa que eu não gostei foi a seleção dos nomes brasileiros. Tinha uns nomes exóticos demais (Zed pra mim foi o pior). Pra um livro que se passa a maior parte do tempo entre dois países de continentes diferentes, eu acho que os nomes poderiam ser mais brasileiros, sabe? Temos, sim, alguns nomes exóticos e diferentes (quiçá estranhos e até feios)em nosso país, mas colocar a maioria dos nomes dos personagens brasileiros parecendo ser de outro país, pra mim, não colou muito.

Admito que teve uns momentos que fiquei meio perdida com as informações técnicas, sobre o jogo, psicologia e etc, mas fiquei ainda mais interessada por essa área (não que eu queira inventar um jogo desse tipo). Eu acho muito interessante e sou muito curiosa com neurociência, psicologia e tudo mais.

"- É difícil falar sobre o caráter das pessoas, filha. Nesta nossa época, quase ninguém se abre de fato. todos nós guardamos um par de assuntos interessantes no bolso da frente, três ou quatro piadas no bolso de trás, meia duzia de nomes e personalidades no bolso do paleto e, assim, saímos todos os dias para os nossos relacionamentos: com os bolsos cheios de mesmice e lixo. São bolsos rasos, como os relacionamentos que pretendemos construir com eles. Difícil julgar alguém com esse tipo de material, não acha?"

Eu gostei e indico o livro, uma literatura que seja baseada no romance de mãe e filho pra variar um pouco esse mundo de romances e com um tema pouco - okay, praticamente nunca - usado. Diferente, curioso e (olha a palavra ai de novo) interessante, com um toque de suspense, investigação e surpresas.

Sharon 09/04/2013

Não consegui pegar a história, me saltou nos olhos o machismo...
Dra Eva é tipo ultra gostosa, todos os homens a fim dela. Tudo bem, afinal, nem precisa ser tão gostosa assim nessa vida pra ser cantada, né? Mas ok, vamos dar um desconto também pra secretária "a quem as curvas do corpo compensavam a retidão dos traços do rosto" em nome da ficção científica, logo mais vai ter ficção científica.

Mas daí a cientista conhece a nova equipe de trabalho... não deu mais. Três homens são apresentados primeiro e descritos pelo rosto. "óculos redondos, que cobriam um par de olhos azuis e furtivos", "rosto quadrado e compacto, cabelos curtos" e "jovem de rosto magro e maltratado, etc. A mulher:

"- interrompeu a garota de mechas fartas e ruivas. Os cabelos vestiam um rosto atraente e despencavam sobre os ombros, ajudando a cobrir de vermelho os seios inflados que o decote pouco escondia."

Galera, é fogo, viu. Dá raiva. Eu tentei, escolhi como presente do Luciano no pontoLivro, achei que seria promissor... ai ai ai.
Sabrina 01/01/2015minha estante
Nossa, obrigada!!!!!! Pensei que tinha sido a única a me incomodar com o machismo desse livro!

Literatura 20/03/2013

E se você não fosse dono dos seus sonhos
Os sonhos são parte da nossa natureza mais profunda: face do subconsciente, inacessível, porta para nossos maiores segredos, medos e paixões. Tudo secreto. E se fosse possível acessá-los? Controlá-los? Vivê-los e tomar decisões dentro deles? E se um outro alguém pudesse interferir?

O Sonho de Eva (296 páginas, Novo Conceito) trata um pouco destes temas e nos leva a questionar os limites da tecnologia e da sanidade. Chico Anes discorre sobre o tema de sonhos lúcidos em seu romance, algo que vem ganhado espaço em blogs de ciências e nos círculos de conversas nerds. É possível acordar dentro do sonho? Perceber a realidade onírica vivenciada e manipulá-la ao seu prazer? A Dra. Eva Abelar, protagonista do livro, é pesquisadora sobre o tema e afirma ser possível, inclusive utilizando técnicas para alcançar tal estado. A empresa Yume trabalha no projeto DreamGame, em que o jogador poderia jogar sonhando: transformando sonhos lúcidos em lucro.

O livro começa com uma morte: Anna, irmã de Eva, suicida-se. Joachim, filho autista da protagonista, desaparece nessa mesma noite. Logo após, Eva é convidada para trabalhar em Yume, substituindo sua irmã. Optando por aceitar a oferta, a pesquisadora parte numa tentativa de obter mais pistas sobre o paradeiro do filho e o suicídio misterioso da irmã.

Assim, a história passa a transcorrer em dois espaços: no Extremo Oriente, nas instalações da empresa Yume, para onde a doutora é transferida, e no Brasil, onde Alec – amigo e paixão platônica de Eva – conduz uma investigação, em busca de documentos históricos e cercado por ligações perigosas. Além disso, uma parte das descobertas é feita no universo onírico criado no sonho lúcido de Eva, sempre na busca pelo filho.

Os personagens são fortes, bem criados e com uma história pregressa que justifica parte de suas atitudes e que se amarra bem à trama. Aos poucos, vamos conhecendo o passado e ele se torna parte de nossas dúvidas, as quais são sanadas com o transcorrer da obra. Acredito que alguns personagens criados foram desnecessários e ficaram um pouco mal trabalhados, mas isso não atrapalhou de modo algum a condução da leitura.

Para ver a resenha completa, acesse o site: